Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

RH ágil: veja como implantar esse conceito na sua empresa

Saiba o que é o RH ágil, como implementar a estratégia e como as metodologias ágeis podem melhorar a motivação dos funcionários na sua empresa.

Criado em

Atualizado em

por Michele Fernandes

Leia em 9 minutos

Mulher apontando para uma parede com anotações, conversando com duas outras mulheres.

A metodologia de RH ágil visa aumentar a agilidade dos processos e entregas dentro da empresa, como adaptações à mudanças com treinamento e suporte para os profissionais, focados em engajamento, capacitação e independência da equipe.

Otimização, agilidade e adaptação rápida são conceitos cada vez mais exigidos em negócios modernos, principalmente quando se relaciona à área de tecnologia. Esse conceito também se estende para o setor de gestão de pessoas, no qual o RH ágil é uma chave importante e se diferencia do RH tradicional.

O resultado é um time mais colaborativo e engajado, além de um clima organizacional mais colaborativo e motivador.

Veja a seguir mais detalhes do assunto, como os benefícios, forma de implementação e ferramentas para um RH ágil na sua empresa. Boa leitura!

O que são os métodos ágeis?

A metodologia ágil, também conhecida como Agile, foi criada em 2001 por engenheiros de software que perceberam que suas entregas não estavam correspondendo à velocidade com que a indústria de tecnologia funcionava.

Por meio de um manifesto, esse grupo desenhou uma nova forma de fazer entregas contínuas e mais ágeis, feitas em ciclos menores de dedicação e de maneira mais fluida.

Isso é feito por meio da criação de times interdisciplinares e auto-organizados, chamados de squads, que realizam entregas em ciclos de duas a quatro semanas, chamados de sprints.

Enquanto no método de gestão tradicional um projeto é entregue só no final, sem a possibilidade de mudanças no meio do processo, a metodologia ágil prega que mudanças podem ser feitas a qualquer momento, conforme as entregas parciais são feitas, de forma que seja possível corrigir erros de percurso e fazer adaptações.

A colaboração é a chave nessa metodologia, que prega a troca de informações constante, de forma que a tomada de decisões seja compartilhada e mais embasada na cooperação.

A prioridade então é estar sempre entregando e se comunicando com o cliente, no caso do contexto do desenvolvimento de software, além de priorizar a transparência e a autonomia dos colaboradores.

O que é o RH ágil?

Com o sucesso das metodologias ágeis nas empresas de tecnologia, logo outras indústrias e setores começaram a perceber que essa é uma forma de trabalhar que poderia ser aplicada e melhorar as entregas em outras áreas. E com a gestão de pessoas não foi diferente.

O que é o Manifesto do RH Ágil?

Em 2019 surgiu o Manifesto do RH Ágil, que aplicou os conceitos do manifesto ágil original na área de RH e trouxe as seguintes diretrizes:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
  • Transparência mais do que sigilo;
  • Adaptabilidade mais do que prescrição;
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter;
  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas;
  • Ambição mais do que obrigação.

Além disso, o manifesto conta com alguns princípios, que dizem respeito de como fazer uma gestão mais humanizada e atualizada com as demandas atuais.

Mudanças no RH ágil

Os princípios do RH ágil consistem em: a importância de reconhecer que as pessoas podem se adaptar e mudar, a necessidade de criar ambientes mais colaborativos e autônomos e o papel do RH em ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho para fazer entregas cada vez melhores e mais rápidas.

Ou seja, o foco agora é total na inspiração dos colaboradores, trabalhando a motivação e a autonomia do time. O RH agora se torna um parceiro mais próximo, ajudando que a cultura da empresa seja mais focada em transparência, adaptabilidade e motivação.

Além disso, o RH fica focado em compreender a função de cada membro do time, de forma a desenvolver suas habilidades e empoderá-lo a tomar as melhores decisões de maneira colaborativa e autônoma. 

Dessa forma, o RH se torna mais próximo das tendências atuais em gestão de pessoas, sabendo lidar melhor com as novas demandas dos colaboradores atuais.

Como tornar o RH mais ágil?

Agora que você entende o que são metodologias ágeis, quer saber como aplicar a metodologia ágil no RH da sua empresa para melhorar o engajamento do time e a velocidade das entregas? Confira algumas dicas que preparamos nesse sentido.

Estude a metodologia ágil

O primeiro passo para começar a deixar o RH da empresa mais ágil é estudar as metodologias ágeis, como a Agile e Scrum.

Este artigo já é um bom ponto de partida, mas é importante você buscar algum curso ou livro sobre a metodologia para entendê-la com mais profundidade antes de começar a aplicar.

Também é importante promover treinamentos para o time, de forma que todos estejam alinhados sobre o que é metodologia ágil, qual é a sua importância e como aplicá-la na empresa.

Engaje a liderança

De nada adianta querer iniciar uma nova metodologia de trabalho se as lideranças não embarcarem no projeto, não é mesmo?

Então, seu segundo passo é demonstrar para as lideranças o porquê da mudança de gestão para metodologias ágeis e contar com que eles estejam abertos para a novidade.

Dessa forma, você pode criar um ambiente favorável para o experimento com a nova metodologia e aumentar as chances de sucesso da implementação.

Promova a mudança de mindset

As metodologias ágeis só funcionam em empresas que também pensam de maneira ágil, ou seja, buscando a autonomia, a colaboração e o desenvolvimento.

Caso a empresa tenha processos muito engessados, baseados em hierarquias rígidas e centralizadoras, é importante promover uma mudança de mindset antes de começar a aplicar a nova metodologia. 

Mapeie as principais demandas

Antes de começar a trabalhar com a metodologia ágil, identifique quais são as principais demandas que o RH tem no momento. Quais são os principais gargalos? Qual é a prioridade da empresa?

Aí você consegue entender onde vai começar a atuar, se é em recrutamento e seleção, no desenvolvimento de pessoas ou qualquer outra demanda de RH que a empresa tenha. Enfim, é hora de elencar prioridades e o ponto de partida.

Monte seu squad

Uma vez que você mapeou os desafios, é hora de escalar o time que vai te ajudar a enfrentá-los. Os squads são times interdisciplinares e você deverá entender qual recurso você terá para montá-lo.

Além disso, é importante designar um scrum master, ou seja, uma pessoa responsável por engajar o time, organizar a reunião de montar as sprints e acompanhar o andamento das tarefas.

Organize seu backlog

Desafios mapeados, time montado e capacitado, agora é hora de traçar quais são as tarefas que serão feitas para alcançar os objetivos prioritários. Não se preocupe com organizar a sprint ainda e mapeie tudo que precisa ser feito.

Planeje sua sprint

Agora, com o backlog definido, é hora de montar a sprint, pegando no backlog as tarefas que serão desenvolvidas naquele ciclo de dedicação.

É normal que nas primeiras sprints o time ainda não tenha dimensão de quantas tarefas consegue realizar por ciclo, mas com o tempo essa percepção vai se desenvolvendo e vocês terão mais facilidade para definir quantas tarefas pegar e com qual prioridade.

Quais as vantagens dos métodos ágeis?

O RH tem poder de influenciar na produtividade da equipe e, consequentemente, na lucratividade e relacionamento com o cliente.

As empresas que seguem o conceito de RH ágil usufruem dos benefícios abaixo.

Foco no bem-estar dos colaboradores

A aplicação desse conceito tem entre as suas propostas desenvolver o profissional atrelado ao respeito das etapas evolutivas, motivação e crescimento saudável.

Existe um plano para treinamento e desenvolvimento do colaborador, as etapas são seguidas sem avanços e cobrança em excesso. O suporte foca na evolução gradual e positiva para ambas as partes.

Maior desenvolvimento

Mais do que impor regras na empresa, motivar a rotação de colaboradores e buscar novos empregados fora, o RH ágil tem o conceito de valorizar os recursos da empresa.

Nesse caso, foca mais no desenvolvimento do profissional, amplia a capacitação da equipe, promove aprendizagem e dá oportunidade para a pessoa seguir uma trajetória dentro da empresa.

Troca de conhecimento aprimorada

No conceito do RH tradicional cada profissional é responsável pelo seu trabalho e deve garantir que será feito, mas no RH ágil a aplicação dessa ideia é diferente.

O colaborador continua responsável pelo seu trabalho, porém existe troca com outras pessoas, somando conhecimento, colaboração e até tomadas de decisão mais assertivas, devido a várias visões e setores envolvidos.

Quais as principais ações do RH na realidade ágil?

O departamento de recursos humanos ainda é visto como um setor cheio de burocracias, mas com o conceito de RH ágil é possível quebrar essa visão equivocada. Para adotar a metodologia, a empresa deve ter a cultura e objetivos muito claros para determinar um plano de ação.

Tendo essas definições, é hora montar um planejamento com ações a serem feitas, como focar em treinamentos, oferecer cursos, dar suporte para líderes, entre outros.

É importante colocar metas para cumprir e persegui-las com estratégias eficientes. Invista em um bom recrutamento e seleção, aposte nos benefícios flexíveis e valorize o clima organizacional para dar mais sustentação ao seu plano de RH ágil.

Por fim, agora que você sabe o que é, os benefícios e como implementar o RH ágil em sua empresa, não deixe de utilizar ferramentas digitais que ajudam na gestão desse processo. 

Veja em nosso artigo Gestão de RH: 7 novas tecnologias e apps que podem ajudar ótimas dicas de outras ferramentas para contribuir com o RH ágil.

Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site agora mesmo!‍

Dúvidas frequentes

O que é metodologia ágil para RH?

RH ágil, ou uso de metodologia ágil para RH, consiste em aplicar as teorias da agilidade nos processos do RH tradicional, com o objetivo de tornar a área mais eficiente.

O que significa gestão ágil?

Gestão ágil é um modelo de gestão que utiliza as teorias ágeis, adequadas de acordo com o cenário. Por exemplo, a gestão de um RH pode ser ágil ao adequar as teorias no dia a dia da área de recursos humanos.

Como implantar RH ágil?

Para implantar um sistema que contribua para o RH ágil, os gestores e empresas devem investir em formação dos colaboradores, treinamentos específicos e adequação dos times de acordo com as novas funções. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Michele Fernandes

Marketing

Profissional da área de comunicação há mais de 10 anos, com especialidade em criação e estratégia de conteúdo B2B em empresas de tecnologia.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.