Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

RH ágil: veja como implantar esse conceito na sua empresa

Saiba o que é o RH ágil, como implementar a estratégia e como as metodologias ágeis podem melhorar a motivação dos funcionários na sua empresa.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 9 minutos

Mulher apontando para uma parede com anotações, conversando com duas outras mulheres.

A metodologia de RH ágil visa aumentar a agilidade dos processos e entregas dentro da empresa, como adaptações à mudanças com treinamento e suporte para os profissionais, focados em engajamento, capacitação e independência da equipe.

Otimização, agilidade e adaptação rápida são conceitos cada vez mais exigidos em negócios modernos, principalmente quando se relaciona à área de tecnologia. Esse conceito também se estende para o setor de gestão de pessoas, no qual o RH ágil é uma chave importante e se diferencia do RH tradicional.

O resultado é um time mais colaborativo e engajado, além de um clima organizacional mais colaborativo e motivador.

Veja a seguir mais detalhes do assunto, como os benefícios, forma de implementação e ferramentas para um RH ágil na sua empresa. Boa leitura!

O que são os métodos ágeis?

A metodologia ágil, também conhecida como Agile, foi criada em 2001 por engenheiros de software que perceberam que suas entregas não estavam correspondendo à velocidade com que a indústria de tecnologia funcionava.

Por meio de um manifesto, esse grupo desenhou uma nova forma de fazer entregas contínuas e mais ágeis, feitas em ciclos menores de dedicação e de maneira mais fluida.

Isso é feito por meio da criação de times interdisciplinares e auto-organizados, chamados de squads, que realizam entregas em ciclos de duas a quatro semanas, chamados de sprints.

Enquanto no método de gestão tradicional um projeto é entregue só no final, sem a possibilidade de mudanças no meio do processo, a metodologia ágil prega que mudanças podem ser feitas a qualquer momento, conforme as entregas parciais são feitas, de forma que seja possível corrigir erros de percurso e fazer adaptações.

A colaboração é a chave nessa metodologia, que prega a troca de informações constante, de forma que a tomada de decisões seja compartilhada e mais embasada na cooperação.

A prioridade então é estar sempre entregando e se comunicando com o cliente, no caso do contexto do desenvolvimento de software, além de priorizar a transparência e a autonomia dos colaboradores.

O que é o RH ágil?

Com o sucesso das metodologias ágeis nas empresas de tecnologia, logo outras indústrias e setores começaram a perceber que essa é uma forma de trabalhar que poderia ser aplicada e melhorar as entregas em outras áreas. E com a gestão de pessoas não foi diferente.

O que é o Manifesto do RH Ágil?

Em 2019 surgiu o Manifesto do RH Ágil, que aplicou os conceitos do manifesto ágil original na área de RH e trouxe as seguintes diretrizes:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
  • Transparência mais do que sigilo;
  • Adaptabilidade mais do que prescrição;
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter;
  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas;
  • Ambição mais do que obrigação.

Além disso, o manifesto conta com alguns princípios, que dizem respeito de como fazer uma gestão mais humanizada e atualizada com as demandas atuais.

Mudanças no RH ágil

Os princípios do RH ágil consistem em: a importância de reconhecer que as pessoas podem se adaptar e mudar, a necessidade de criar ambientes mais colaborativos e autônomos e o papel do RH em ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho para fazer entregas cada vez melhores e mais rápidas.

Ou seja, o foco agora é total na inspiração dos colaboradores, trabalhando a motivação e a autonomia do time. O RH agora se torna um parceiro mais próximo, ajudando que a cultura da empresa seja mais focada em transparência, adaptabilidade e motivação.

Além disso, o RH fica focado em compreender a função de cada membro do time, de forma a desenvolver suas habilidades e empoderá-lo a tomar as melhores decisões de maneira colaborativa e autônoma. 

Dessa forma, o RH se torna mais próximo das tendências atuais em gestão de pessoas, sabendo lidar melhor com as novas demandas dos colaboradores atuais.

Como tornar o RH mais ágil?

Agora que você entende o que são metodologias ágeis, quer saber como aplicar a metodologia ágil no RH da sua empresa para melhorar o engajamento do time e a velocidade das entregas? Confira algumas dicas que preparamos nesse sentido.

Estude a metodologia ágil

O primeiro passo para começar a deixar o RH da empresa mais ágil é estudar as metodologias ágeis, como a Agile e Scrum.

Este artigo já é um bom ponto de partida, mas é importante você buscar algum curso ou livro sobre a metodologia para entendê-la com mais profundidade antes de começar a aplicar.

Também é importante promover treinamentos para o time, de forma que todos estejam alinhados sobre o que é metodologia ágil, qual é a sua importância e como aplicá-la na empresa.

Engaje a liderança

De nada adianta querer iniciar uma nova metodologia de trabalho se as lideranças não embarcarem no projeto, não é mesmo?

Então, seu segundo passo é demonstrar para as lideranças o porquê da mudança de gestão para metodologias ágeis e contar com que eles estejam abertos para a novidade.

Dessa forma, você pode criar um ambiente favorável para o experimento com a nova metodologia e aumentar as chances de sucesso da implementação.

Promova a mudança de mindset

As metodologias ágeis só funcionam em empresas que também pensam de maneira ágil, ou seja, buscando a autonomia, a colaboração e o desenvolvimento.

Caso a empresa tenha processos muito engessados, baseados em hierarquias rígidas e centralizadoras, é importante promover uma mudança de mindset antes de começar a aplicar a nova metodologia. 

Mapeie as principais demandas

Antes de começar a trabalhar com a metodologia ágil, identifique quais são as principais demandas que o RH tem no momento. Quais são os principais gargalos? Qual é a prioridade da empresa?

Aí você consegue entender onde vai começar a atuar, se é em recrutamento e seleção, no desenvolvimento de pessoas ou qualquer outra demanda de RH que a empresa tenha. Enfim, é hora de elencar prioridades e o ponto de partida.

Monte seu squad

Uma vez que você mapeou os desafios, é hora de escalar o time que vai te ajudar a enfrentá-los. Os squads são times interdisciplinares e você deverá entender qual recurso você terá para montá-lo.

Além disso, é importante designar um scrum master, ou seja, uma pessoa responsável por engajar o time, organizar a reunião de montar as sprints e acompanhar o andamento das tarefas.

Organize seu backlog

Desafios mapeados, time montado e capacitado, agora é hora de traçar quais são as tarefas que serão feitas para alcançar os objetivos prioritários. Não se preocupe com organizar a sprint ainda e mapeie tudo que precisa ser feito.

Planeje sua sprint

Agora, com o backlog definido, é hora de montar a sprint, pegando no backlog as tarefas que serão desenvolvidas naquele ciclo de dedicação.

É normal que nas primeiras sprints o time ainda não tenha dimensão de quantas tarefas consegue realizar por ciclo, mas com o tempo essa percepção vai se desenvolvendo e vocês terão mais facilidade para definir quantas tarefas pegar e com qual prioridade.

Quais as vantagens dos métodos ágeis?

O RH tem poder de influenciar na produtividade da equipe e, consequentemente, na lucratividade e relacionamento com o cliente.

As empresas que seguem o conceito de RH ágil usufruem dos benefícios abaixo.

Foco no bem-estar dos colaboradores

A aplicação desse conceito tem entre as suas propostas desenvolver o profissional atrelado ao respeito das etapas evolutivas, motivação e crescimento saudável.

Existe um plano para treinamento e desenvolvimento do colaborador, as etapas são seguidas sem avanços e cobrança em excesso. O suporte foca na evolução gradual e positiva para ambas as partes.

Maior desenvolvimento

Mais do que impor regras na empresa, motivar a rotação de colaboradores e buscar novos empregados fora, o RH ágil tem o conceito de valorizar os recursos da empresa.

Nesse caso, foca mais no desenvolvimento do profissional, amplia a capacitação da equipe, promove aprendizagem e dá oportunidade para a pessoa seguir uma trajetória dentro da empresa.

Troca de conhecimento aprimorada

No conceito do RH tradicional cada profissional é responsável pelo seu trabalho e deve garantir que será feito, mas no RH ágil a aplicação dessa ideia é diferente.

O colaborador continua responsável pelo seu trabalho, porém existe troca com outras pessoas, somando conhecimento, colaboração e até tomadas de decisão mais assertivas, devido a várias visões e setores envolvidos.

Quais as principais ações do RH na realidade ágil?

O departamento de recursos humanos ainda é visto como um setor cheio de burocracias, mas com o conceito de RH ágil é possível quebrar essa visão equivocada. Para adotar a metodologia, a empresa deve ter a cultura e objetivos muito claros para determinar um plano de ação.

Tendo essas definições, é hora montar um planejamento com ações a serem feitas, como focar em treinamentos, oferecer cursos, dar suporte para líderes, entre outros.

É importante colocar metas para cumprir e persegui-las com estratégias eficientes. Invista em um bom recrutamento e seleção, aposte nos benefícios flexíveis e valorize o clima organizacional para dar mais sustentação ao seu plano de RH ágil.

Por fim, agora que você sabe o que é, os benefícios e como implementar o RH ágil em sua empresa, não deixe de utilizar ferramentas digitais que ajudam na gestão desse processo. 

Veja em nosso artigo Gestão de RH: 7 novas tecnologias e apps que podem ajudar ótimas dicas de outras ferramentas para contribuir com o RH ágil.

Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site agora mesmo!‍

Dúvidas frequentes

O que é metodologia ágil para RH?

RH ágil, ou uso de metodologia ágil para RH, consiste em aplicar as teorias da agilidade nos processos do RH tradicional, com o objetivo de tornar a área mais eficiente.

O que significa gestão ágil?

Gestão ágil é um modelo de gestão que utiliza as teorias ágeis, adequadas de acordo com o cenário. Por exemplo, a gestão de um RH pode ser ágil ao adequar as teorias no dia a dia da área de recursos humanos.

Como implantar RH ágil?

Para implantar um sistema que contribua para o RH ágil, os gestores e empresas devem investir em formação dos colaboradores, treinamentos específicos e adequação dos times de acordo com as novas funções. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.