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Setembro amarelo é o mês dedicado a falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Nas empresas, esse cuidado deve existir o ano todo. Veja o que fazer!
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional feita durante todo o mês com foco na prevenção ao suicídio e em discutir mais sobre a saúde mental dos brasileiros no sentido de conscientizar a população sobre a importância de estar saudável psicologicamente. É extremamente importante para derrubar mitos sobre depressão e diversos outros transtornos psicológicos.
Não faz muito tempo, o termo saúde mental ganhou destaque em nosso país e passamos a discutir mais questões sobre suicídio, depressão, transtorno bipolar, de ansiedade, entre outros. Isso está diretamente relacionado ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, extremamente necessária.
Afinal, no Brasil, entre 2011 e 2020, os números de mortes autoprovocadas cresceram cerca de 35%, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Só em 2020 foram registrados mais de 12.800 casos de suicídio.
É preocupante ver que tantas pessoas deixam de ver uma saída para os próprios problemas, até porque, sempre existe uma solução. Além disso, é importante olhar para a saúde mental da população como uma forma de prevenção: 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
É nesse ponto que as ações do Setembro Amarelo no mundo corporativo são tão necessárias. Continue lendo para saber mais!
O Setembro Amarelo é um mês todo dedicado à prevenção ao suicídio e a discutir mais a saúde mental dos brasileiros no sentido de conscientizar a população sobre a importância de estar saudável psicologicamente. A ideia é que as ações e campanhas deste mês perdurem por todo o ano, tornando a discussão um hábito mais recorrente na nossa sociedade.
Durante o mês de setembro, é comum ver campanhas na mídia (internet, TV, rádios e mídia impressa) apontando para dados sobre suicídio e as formas de prevenção — sim, porque sempre existe um jeito de prevenir e, quanto mais discute-se esse o tema, mais claro isso fica para todas as pessoas que podem estar passando por doenças mentais (depressão, transtornos de ansiedade, de bipolaridade, entre outros) ou que conhecem alguém nessa situação.
As empresas do setor privado podem e devem se engajar nesse momento e fazer ações que tragam algum apoio e alerta a seus funcionários e, neste artigo, traremos vários exemplos práticos.
O Setembro Amarelo resulta do trabalho da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) junto do Conselho Federal de Medicina (CFM). O mês de setembro foi o escolhido porque, no dia 10 deste mês, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, como foco em setembro.
Tanto a ABP quanto o CFM desenvolvem diversos materiais que as pessoas podem acessar sobre o Setembro Amarelo, entre eles a Cartilha Suicídio Informando Para Prevenir e as Diretrizes para propagar o Setembro Amarelo, fora diversos outros materiais que você consegue acessar pelo site oficial do Setembro Amarelo.
Hoje, sabemos que a saúde das pessoas envolve não apenas o bem-estar físico, mas também o bem-estar mental.
Saúde mental tem a ver com entender as exigências da vida e nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ou seja, ter saúde mental significa saber que nem sempre as coisas saem como a gente deseja, mas que isso não é motivo para perder a vontade de viver.
Uma vez que passamos cerca de 1/3 do nosso dia trabalhando e convivendo com colegas de trabalho, é essencial que as empresas prestem atenção à saúde mental de seus colaboradores e trabalhem a favor dela — não apenas durante o mês de setembro. A seguir, falamos mais sobre isso
Veja algumas ideias que podem ser incluídas na empresa não apenas em setembro.
Essa é uma ação pontual, para acontecer em setembro mesmo. Ter palestras sobre a prevenção ao suicídio e falar de saúde mental é sempre um bom caminho, uma dica é trazer psicólogos de fora ou de dentro da empresa, além de indicar os canais oficiais do Setembro Amarelo.
Quais são os benefícios corporativos que sua empresa oferece aos colaboradores para que possam tratar da saúde e bem-estar? Uma opção é facilitar o acesso a tratamentos psicológicos e cuidados com a saúde física, como consultas com nutricionistas e acesso a academias ou personal trainers.
É comprovado que, quando estamos bem fisicamente, a saúde mental também sai ganhando. E a verdade é que muita gente não busca auxílio psicológico, nutricional ou com foco em atividade física por não receber esse incentivo, nem ter como pagá-los.
Lembre-se de que esses não são os únicos que também estimulam o bem-estar, ainda é possível oferecer vale-cultura, cursos de aprimoramento, incentivos financeiros, entre outros. Todos trabalham a autoestima dos colaboradores e melhoram também o senso de pertencimento.
Claro que os benefícios com foco em bem-estar e saúde mental devem ser ofertados ao longo de todo o ano, não apenas no Setembro Amarelo, mas o mês é um bom momento para relembrar os funcionários que eles existem!
Vale tanto pausas no dia a dia, como momentos para um cafezinho, seja na empresa ou no home office, em que o funcionário pode estender e fugir um pouco das entregas. Ou também dias de folga, seja no aniversário do colaborador ou como algum tipo de bonificação por metas conquistadas.
Exercer o ócio é importante para estimular a criatividade e também para evitar a Síndrome de Burnout, que é um distúrbio causado pelo excesso de trabalho.
E tem mais: por mais que as férias sejam direito do trabalhador, garanta que eles possam usufruí-las dentro do período aquisitivo e de acordo com seus planos de viagem.
Metas impossíveis de atingir. Colegas excessivamente competitivos. Falta de transparência. Tudo isso, a longo prazo, acaba afetando a saúde mental dos colaboradores — esse não é o foco, certo? Até porque, os colaboradores são o bem mais rico de uma companhia.
Por isso, primeiro, faça pesquisas para entender como anda o clima organizacional na sua companhia. Na sequência, é o momento de trabalhar pelo engajamento nas equipes, socialização entre os colaboradores (como happy hours ou cafés) e implementar a cultura do feedback para auxiliar na gestão de conflitos.
Também é interessante fazer contratações de novos colaboradores dentro do padrão cultural da empresa, para garantir que o clima e a cultura organizacional não se percam conforme o quadro de funcionários se renova.
Muitas empresas passaram a trabalhar 100% home office e isso acaba afastando as pessoas, que podem acabar não se sentindo tão parte do negócio e dificultando as socializações.
Quando possível, marque encontros presenciais ou então disponibilize uma ajuda de custos para que aconteçam happy hours virtuais. Ao estabelecer laços de amizade, é possível melhorar o engajamento dos times e até mesmo abrir um canal para desabafar sobre o que nos aflige, que tal?
Ajudar pessoas com mais necessidades pode fazer com que nosso senso de pertencimento aumente e nossa vida ganhe um propósito maior, sabia? Sua empresa pode começar trabalhando junto de ONGs da região e mostre isso para os colaboradores, propondo que eles também façam parte.
Além de todas as ações que a gente propôs acima, sua empresa pode ter um psicólogo no time, com parte da agenda aberta para que os funcionários marquem quando sentirem necessidade.
Essa pessoa ainda pode ser a responsável por elaborar uma política de bem-estar, ajudar na cultura de feedback, entre outros.
Ter um ambiente seguro para conversar sobre o que incomoda também é uma forma de entender como fazer melhorias no clima organizacional.
Existem diversas formas de fazer isso. Uma das possibilidades é ofertar um cartão de benefícios que ofereça o auxílio saúde para a realização de sessões de terapia, como é o caso do Caju. Ainda é possível fazer parcerias com empresas de saúde mental.
A Caju Benefícios facilita que sua empresa ofereça benefícios flexíveis e de simples acesso para o colaborador, além de ter uma rápida implementação — que traz agilidade ao RH. Outra vantagem é que toda a praticidade tem custo zero para sua empresa!
A dica final é usar o momento do Setembro Amarelo para repensar seus benefícios com foco no bem-estar dos colaboradores e trabalhar em ações e melhorias do que já existe para que todos contem com suporte para momentos de dificuldade. Lembre-se de que o site do Setembro Amarelo tem materiais e links seguros para indicar aos colaboradores.
Agora, se quiser repensar seu pacote de benefícios, fale com um especialista da Caju agora mesmo!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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