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Saiba mais sobre o conceito de feedback para colaboradores e entenda como realizá-lo para ter melhores resultados. Acesse o artigo e confira.
Empresas que valorizam o seu capital intelectual sabem como dar feedback de maneira saudável aos colaboradores. Esse é um aspecto muito importante porque afeta diretamente o clima organizacional, a produtividade e até mesmo a imagem da organização no mercado, podendo ser considerada (ou não) como um bom local para se trabalhar.
Neste artigo, vamos explicar o que é feedback, a importância da realização dessa avaliação, como ela pode ser entregue seja positiva ou negativa, o que deve ser analisado no feedback e traremos alguns exemplos práticos. Continue a leitura para saber mais!
O conceito de feedback pode ser definido como um processo comunicativo que envolve duas ou mais pessoas, podendo ser uma avaliação individual, ou uma avaliação mútua, como, por exemplo, uma liderança avaliando um liderado e vice e versa.
Essa avaliação pode se referir ao comportamento, entrega de demandas, atendimento de prazos, dentre outros aspectos que podem ser pertinentes ao cotidiano dos envolvidos.
O processo de feedback não é focado apenas nos resultados obtidos no período avaliado, mas também nas habilidades e competências, uma vez que elas influenciarão no atingimento de metas futuras.
A existência de feedback dentro de uma empresa nos passa a impressão de espaço aberto para o diálogo, com o objetivo de que as pautas discutidas sejam benéficas tanto para a organização como para o colaborador.
Sendo assim, o feedback é muito importante para orientar e esclarecer a posição de um profissional em suas atividades. Com esse retorno, o colaborador entenderá como está o seu desempenho em relação à expectativa da organização. Além disso, ele também compreenderá como a sua função afeta os outros setores da empresa, o que ajuda a melhorar o clima organizacional.
Isso é essencial para que a estrutura da equipe seja eficiente e produtiva. Além disso, é interessante que os profissionais também sejam estimulados a dar retorno. Dessa forma, oferecerão informações relevantes sobre as dificuldades do cotidiano, permitindo que adaptações e otimizações sejam feitas.
Como o conceito de feedback é amplo, é importante adequar a estratégia de comunicação para a situação em questão, pois essa adaptação auxilia os gestores a criar um processo de feedback personalizado e adequado.
Por esse motivo, a seguir apresentaremos diferentes tipos de feedback para uma orientação mais assertiva conforme tom, situação e foco.
Esse é o tipo de feedback que todo colaborador deseja receber, pois tem como foco ressaltar os pontos fortes e parabenizar a pessoa avaliada pelos seus feitos.
Normalmente, esse tipo de feedback é concedido quando o colaborador supera as expectativas em entregas e atingimento de metas.
É necessário ter cautela e empatia ao realizar um feedback positivo, para que a pessoa avaliada não se sinta constrangida ou que os elogios proferidos ultrapassem o limite da autoconfiança.
O feedback negativo é o maior desafio para quem precisa enfrentá-lo, mas também é importante e indispensável, pois a identificação de falhas no processo de trabalho do colaborador visando uma melhora nos resultados é importante tanto para a empresa quanto para a pessoa avaliada.
Esse tipo de feedback também exige cuidados, no sentido de que a conversa não pode ser permeada por um discurso negativo que em vez de motivar o colaborador a melhorar, irá desmotivá-lo.
Portanto, não se limite somente em apresentar os pontos negativos, também busque soluções juntamente com o colaborador para que em um futuro próximo o cenário seja diferente.
O feedback corretivo é necessário quando o colaborador comete erros e precisa ser orientado para corrigi-los, além de precisar de orientações para que possa evoluir, com o intuito de evoluir a performance do colaborador.
É indicado que esse tipo de feedback seja repassado de forma individual para que o colaborador não fique constrangido e uma situação que poderia ajudá-lo a se desenvolver se torne um constrangimento.
Esse tipo de feedback é considerado como o mais completo, uma vez que é pertinente que nessa comunicação sejam apontados pontos fracos e fortes do colaborador, para traçar o caminho de desenvolvimento profissional de acordo com o perfil do avaliado.
A realização desse feedback não precisa ter como motivação uma situação específica, pode ocorrer de forma programada a cada trimestre, por exemplo.
É comum que nesse feedback sejam abordados temas como: assiduidade; comunicação e relacionamento; trabalho em equipe; capacitação; gestão do tempo e produtividade; dentre outros temas que forem julgados como pertinentes.
O feedback motivador é importante de ser realizado em momentos em que o colaborador necessita de ânimo e engajamento para dar sequência nas demandas do cotidiano, principalmente em momentos de dificuldade.
Assim como nos demais tipos de feedback, o perfil do colaborador deve ser analisado, isto porque há pessoas que se motivam diante de dificuldades e obstáculos e outras que travam e não conseguem agir.
Esse tipo de feedback faz parte da estratégia de avaliação 360º, a qual tem como característica incluir feedbacks e avaliações de diferentes pessoas.
Feedback que engloba os envolvidos na equipe: liderança e liderados, propiciando que além de haver a realização de feedback por parte do gestor, também tenha dos colegas de trabalho.
Importante ressaltar que esse tipo de avaliação deve ser realizada anonimamente para preservar os colaboradores.
Feedback tradicional que consiste na avaliação do superior imediato em relação ao colaborador subordinado.
O fato de ser um feedback tradicional não o coloca como uma ação ruim, pois ele é importante, assim como os demais, o que devemos tomar cuidado é que ele não seja o único, deixando o colaborador sem a oportunidade de avaliar que está acima na hierarquia.
A autoavaliação é um exercício de autoconhecimento e muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores.
Neste cenário, a pessoa deve ser incentivada a analisar suas ações recentes no ambiente profissional, analisando pontos fortes e fracos do trabalho que vem desempenhando.
Considerando que algumas situações são comuns no cotidiano empresarial, a seguir abordaremos alguns exemplos práticos de feedback diante de situações fictícias que podem vir a ocorrer:
A primeira ação que pensamos em tomar em um cenário como esse é pressionar os colaboradores responsáveis, porém isso pode gerar uma entrega sem ou com pouca qualidade.
Nesse cenário, sugerimos que haja uma conversa aberta, introduzindo que a entrega do projeto está atrasada e que você gostaria de compreender o que ocorreu e o que pode ser revisto para que seja possível definir uma nova data de entrega viável e o quanto antes, visando tanto a empresa quanto a qualidade do processo.
Tomar atitudes assim que identificar que determinado colaborador está desmotivado é essencial para o desenvolvimento dele e qualidade das entregas.
Nesse caso, o ideal é chamar o colaborador para conversar e tentar compreender o que está ocorrendo, se é algo de cunho pessoal ou pertinente ao ambiente de trabalho, sugerir um plano de ações que inclua o feedback motivacional anteriormente citado.
Que todas as pessoas erram nós já sabemos, porém no contexto empresarial, dependendo do erro pode haver grande impacto, por esse motivo, a partir do momento que for identificado que um colaborador cometeu um erro é necessário agir.
A ação precisa ser voltada para reparar o erro e o feedback precisa seguir a linha de apresentar o erro ao colaborador, apresentar quais cuidados poderiam ter sido tomados para evitar a situação e dar voz ao colaborador para que ele se expresse e também opine sobre como poderia ter agido diferente para evitar o erro.
Feedbacks positivos têm tanta importância quanto os negativos e devem estar presentes no contexto empresarial.
Portanto, diante da situação de conquista por parte de um profissional não hesite em conceder um feedback positivo, parabenize-o, demonstre sua opinião sobre quais ações o fizeram alcançar essa conquista e dê a oportunidade de falar também sobre o que ele acredita que foi essencial.
A forma como você convidará o colaborador para participar do feedback é muito importante e pode fazer com que ele fique mais à vontade ou mais tenso com a situação. A seguir, confira algumas técnicas e dicas para dar o feedback ao colaborador da melhor maneira possível.
Confira previamente se o colaborador está trabalhando, pois caso não tenha sido encaminhada uma comunicação previamente, é preciso respeitar a organização do profissional no decorrer do dia para não prejudicar o andamento de alguma demanda, garantindo que o diálogo iniciará da melhor forma possível.
Não é aconselhável, nem profissional, chegar no momento do feedback de maneira improvisada. Estruturar um documento com os principais pontos a serem comentados pode ajudar a organizar as ideias.
O feedback deve ser relacionado ao trabalho e não à pessoa. Assim, os comentários precisam se restringir ao desenvolvimento profissional e como as tarefas devem ser realizadas.
Por mais difícil que seja apontar as falhas dos colegas de trabalho, é muito importante que haja sinceridade. Além disso, é preciso ser claro e objetivo para que as pessoas entendam o que não está adequado e o que deve ser feito.
Iniciar uma reunião com bons comentários sempre ajuda a preparar os colaboradores para receberem também os feedbacks negativos, favorecendo um clima cordial e profissional. Por isso, comece os comentários elogiando as competências e comportamentos que estão sendo positivos para o desenvolvimento do trabalho.
É preciso reforçar os comentários com exemplos concretos. Isso ajuda o colaborador a perceber com maior clareza o que está sendo informado. Assim, sempre que possível, é interessante também mostrar dados para justificar as opiniões.
Além da clareza e objetividade, é importante que o gestor indique o que pode ser feito para o aprimoramento. Nesse sentido, é possível dar dicas sobre comportamentos e posicionamentos que poderão ser úteis para a rotina de trabalho.
Primeiramente, é importante entender a respeito de qual tipo de feedback a avaliação se refere, pois isso pode influenciar nos argumentos que você utilizará para reforçar as boas ações do colaborador.
Portanto, ao escrever uma avaliação positiva, busque apresentar os pontos e ações em destaque que fizeram com o que o colaborador chegasse até esse patamar, sempre relacionando palavras positivas com ações que de fato ocorreram.
Escrever uma avaliação negativa pode ser mais complicada do que uma positiva, uma vez que é preciso tomar cuidado para não desmotivar o colaborador e acabar sendo uma avaliação desconstrutiva.
Ao redigir uma avaliação negativa busque equilíbrio entre apresentar erros e acertos, apresente soluções a partir de um plano de ações para que o colaborador saiba como alterar suas ações e mudar o resultado da avaliação no futuro.
No decorrer deste artigo, abordamos os diferentes tipos de feedback que podem ser realizados no contexto empresarial e também apresentamos alguns exemplos práticos e que podem estar presentes em sua empresa.
Portanto, o que será avaliado depende muito do tipo de feedback que o momento e a situação necessitam. A avaliação também pode ser determinada pela periodicidade da avaliação, de quem está sendo avaliado e qual situação a empresa se encontra.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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