Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
A análise de dados de RH envolve a coleta, processamento e interpretação de informações relacionadas ao pessoal de uma organização.
A análise de dados de RH envolve a coleta, processamento e interpretação de informações relacionadas ao pessoal de uma organização. Por exemplo, se o turnover está alto, pode ser um bom momento de repensar estratégias de retenção.
A análise de dados no RH, ou em qualquer outro setor de uma empresa, funciona como uma bússola ou um mapa do tesouro. O conjunto de dados, após processado e interpretado, aponta para quais melhorias uma empresa e seu setor devem fazer. Podemos arriscar a dizer que sem dados não há crescimento seguro, simples assim!
Por isso, é superimportante monitorar os indicadores essenciais de Recursos Humanos para que a tomada de decisão seja estratégica. Você já faz isso? Quais são as ferramentas usadas nesse processo?
No artigo a seguir, trazemos mais detalhes sobre a importância da análise de dados no RH. Continue lendo!
A análise de dados é o processo de examinar, limpar e modelar dados visando descobrir informações úteis, tirar conclusões e apoiar a tomada de decisões. Esse processo pode envolver diversas etapas e técnicas, dependendo do tipo de dados e dos objetivos da análise.
Já a análise de dados no RH, faz exatamente isso que apontamos acima, porém com dados específicos de recursos humanos. O objetivo é obter insights que possam melhorar a gestão de pessoas e apoiar decisões estratégicas.
Em geral, toda análise de dados, incluindo people analytics, passa por esses pontos:
Ou seja, recolher dados relevantes de fontes variadas, como bancos de dados, pesquisas, sensores, registros de transações, etc.
Essa limpeza tem a ver com preparar os dados para análise, removendo inconsistências, erros e duplicações. Isso pode incluir a correção de dados faltantes e a padronização de formatos.
No caso, se trata de realizar uma análise preliminar para entender as características dos dados. Isso pode envolver estatísticas descritivas, visualização de dados e identificação de padrões ou tendências iniciais.
Trata-se de aplicar métodos estatísticos para examinar os dados e testar hipóteses. Isso pode incluir análise de correlações, regressões, testes de significância, etc.
A modelagem consiste em desenvolver modelos analíticos ou preditivos para entender relações complexas entre variáveis ou fazer previsões. Isso pode incluir técnicas como regressão, clustering (agrupamento), ou algoritmos de aprendizado de máquina.
Analisar os resultados obtidos para extrair insights significativos e fazer recomendações baseadas nas conclusões. Isso envolve a contextualização dos dados e a compreensão do impacto das descobertas.
Aqui, é preciso criar representações visuais dos dados, como gráficos e dashboards, para facilitar a compreensão e a comunicação dos resultados. A visualização ajuda a revelar padrões e tendências que podem não ser evidentes a partir de tabelas e números brutos.
Passado por todos os pontos anteriores, é hora de utilizar as informações e insights obtidos para tomar decisões informadas. Isso pode envolver a formulação de estratégias, a implementação de mudanças ou a comunicação dos achados a outras partes interessadas.
People Analytics, ou análise de dados de RH, permite que os departamentos de recursos humanos tomem decisões mais informadas e baseadas em dados, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz dos recursos humanos. A People Analytics funciona a partir dos seguintes pontos:
Os dados podem ser coletados de várias fontes, incluindo sistemas de gestão de recursos humanos, como informações sobre funcionários, salários, cargos, etc. Também são obtidos via pesquisas e questionários, incluindo feedbacks.
Outras boas fontes são performance e avaliações, recrutamento e seleção, com dados de candidatos, processos de recrutamento, tempos de contratação, etc. Além das informações de treinamentos e desenvolvimentos. Também é essencial ter dados de turnover.
No cenário de análise de dados de RH, essa limpeza consiste em garantir que as informações sejam precisas e relevantes. É necessário garantir que cada entrada seja única e corrigir informações incorretas ou inconsistentes.
A análise exploratória consiste em examinar os dados para identificar padrões e tendências básicas. Isso pode incluir:
Aqui, é preciso aplicar técnicas estatísticas e de modelagem para obter insights mais profundos. Por exemplo, como de regressão, que nos possibilita entender a relação entre diferentes variáveis, como o impacto das características dos funcionários no desempenho.
Também é bacana fazer a análise de cluster para segmentar funcionários em grupos com características semelhantes. Assim como a análise de tendências para identificar padrões de longo prazo, como aumentos ou quedas na satisfação ao longo do tempo.
A análise de dados de RH também precisa considerar o ato de transformar os resultados da análise em insights acionáveis, como:
A tomada de decisões é parte essencial do processo, já que as decisões via dados são mais seguras e eficientes. Por isso, use os insights para fazer recomendações e tomar decisões, como:
Leia também: Entenda como a BT Créditos otimizou o pagamento de benefícios usando Caju!
Vale a pena avaliar a eficácia das ações implementadas e monitorar continuamente os dados para ajustar estratégias conforme necessário. Alguns exemplos são:
A análise de dados transforma o RH em uma área mais estratégica, contribuindo para o sucesso organizacional. Como vantagens, podemos citar os seguintes pontos:
Com uma análise de dados consistente, os funcionários de RH conseguem fazer com que as decisões sejam fundamentadas em informações concretas, em vez de intuições ou suposições.
Assim, em vez de uma liderança sugerir um determinado benefício porque acha que vai ser melhor, o RH tem dados que comprovam qual benefício realmente é mais vantajoso.
Usando People Analytics, você passa a identificar os candidatos mais adequados no processo de recrutamento, analisando dados de desempenho e habilidades. Também mantém esses dados em um banco, facilitando contratações futuras.
É possível compreender o que motiva os funcionários a permanecer em sua empresa, o que pode ajudar a aumentar o engajamento e reduzir a rotatividade.
Armazenando dados de pesquisas e feedbacks, é interessante fazer cruzamentos para identificar lacunas de habilidades e planejar treinamentos personalizados. Dessa maneira, os treinamentos passam a ser mais embasados no que, de fato, fará a diferença em sua organização.
Avaliar dados demográficos de seus colaboradores permite promover políticas de diversidade e inclusão mais eficazes. Isso também traz entendimento de quais vagas afirmativas são necessárias para seu negócio.
A análise de dados de RH facilita a avaliação de desempenho de funcionários e equipes, permitindo feedback mais preciso.
Analisar tendências pode ajudar a prever necessidades futuras de pessoal e habilidades. Você passa a ter mais compreensão do turnover e pode manter um banco de talentos mais engajado.
Existem diversas análises e tipos de dados úteis para um time de RH. Nem todos precisam ser constantemente monitorados por você. A seguir, a gente cita os mais relevantes:
Implementar a análise de dados no RH não é um esforço isolado, mas um processo contínuo que exige engajamento de toda a equipe. É preciso seguir os seguintes passos:
Utilize softwares que armazenem dados de funcionários, como sistemas de folha de pagamento e gerenciamento de desempenho. Além disso, realize pesquisas de clima organizacional, engajamento e satisfação, garantindo que as perguntas sejam claras e objetivas.
Use avaliações de 360 graus e feedback contínuo para coletar informações sobre habilidades e competências. Outro cuidado é fazer benchmarks do setor, pesquisas de mercado e tendências para complementar suas análises.
Adote ferramentas como Power BI, Tableau ou Google Data Studio para visualizar e interpretar dados de maneira eficiente. Também é necessário usar um ERP ou um sistema de gestão de RH que integre dados de diferentes áreas, facilitando a análise cruzada.
Crie dashboards interativos para monitorar KPIs em tempo real, permitindo que a equipe de RH visualize rapidamente as métricas mais importantes.
Defina um cronograma para a realização de pesquisas e coletas de feedbacks, garantindo consistência. Use uma metodologia padronizada para conduzir entrevistas de desligamento e pesquisas de engajamento, facilitando a comparação de dados ao longo do tempo.
Após coletar os dados, estabeleça um processo para analisá-los e implementar ações baseadas nas conclusões.
Ofereça capacitações específicas sobre análise de dados e uso de ferramentas de BI para a equipe de RH. Além disso, realize workshops que ensinem como interpretar dados e transformá-los em insights práticos.
Acima de tudo, fomente uma cultura organizacional onde todos os colaboradores entendam a importância dos dados e estejam abertos a tomar decisões baseadas em informações.
Hoje, a análise de dados para o RH é vital para tornar o setor ainda mais eficiente para o crescimento da empresa como um todo. Na verdade, análise de dados é uma necessidade em todas as áreas de empresa. Por isso, vale a pena aprimorar seus sistema e tornar as decisões ainda mais data driven.
Aproveite que está no blog e faça o download de nosso eBook que mostra como usar datas comemorativas para impulsionar o engajamento dos colaboradores! É grátis e bem prático, viu?
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Coordenadora de Inbound Marketing e SEO
Sou coordenadora de Inbound Marketing na Caju, onde desenvolvo soluções de conteúdo voltadas para atender as principais dores e desafios do RH, especialmente na gestão de benefícios. Minha missão é ajudar gestores de RH a potencializarem sua estratégia de benefícios, conectando pessoas e empresas de maneira mais eficiente e humanizada.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.