Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Como implementar uma gestão por competências?

A gestão por competências equilibra as necessidades e a capacidade de entrega de cada colaborador. Enquanto a gestão de competências gerencia todas as competências organizacionais e profissionais. Saiba mais!

Criado em

Atualizado em

por Caju

Leia em 5 minutos

Novas exigências do mercado, com relação às soft e hard skills (habilidades comportamentais e técnicas dos colaboradores), pedem que as empresas entendam e implementem em sua cultura organizacional a gestão por competências.

Não se trata mais de implementar apenas a gestão de competências, que tem a ver com os resultados das tarefas realizadas pelos colaboradores. Requer-se também a gestão por competências, focada nas habilidades de colaborador, no que cada um é capaz de entregar. As duas formas, juntas, são um tremendo diferencial competitivo. 

Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é gestão por competências?

A gestão por competências é a prática de identificar as principais habilidades necessárias para que um colaborador alcance o desempenho desejado em sua função específica e, em seguida, desenvolva e otimize essas habilidades de acordo com a estratégia de negócios de uma empresa.

Entendemos por competências a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes de um colaborador. Esses três elementos são conhecidos pela sigla “CHA”. 

De forma resumida, conceituamos abaixo o que significa essa sigla: 

  • conhecimento é a soma das experiências, o que e por que deve ser feito; 
  • habilidades é o know-how, como fazer o que deve ser feito;
  • atitudes é a ação e determinação para fazer o que deve ser feito.

As competências organizacionais são divididas em básicas e essenciais. As básicas são as atividades necessárias para a empresa se manter em operação. Já as essenciais são aquelas que destacam a empresa no mercado no cumprimento de seus objetivos, aumentando suas vantagens competitivas. 

Gestão por competências vs. Gestão de competências

Gestão por competências é um método utilizado pelo RH para gerenciamento das soft e hard skills dos colaboradores da empresa. Por meio desse método, identificam-se as perspectivas da empresa com relação ao seu capital humano. 

Sintetizando, é um método que abre um link entre as estratégias da empresa e o investimento em desenvolvimento para compor equipes de alta performance e ter um alinhamento entre o profissional e suas funções.

Esse método impacta a performance individual e coletiva na medida em que importa o cruzamento entre a expectativa da empresa em relação a cada colaborador e o que cada colaborador pode oferecer e entregar efetivamente à empresa.

Gestão de competências é um método que habilita o acompanhamento da execução das tarefas e os resultados, otimiza o processo de contratação para compor equipes bem estruturadas. Requer a participação ativa de todos colaboradores e setores da empresa.

Os resultados e impactos desse modelo começam de imediato, podendo ser também aparecer em médio e longo prazo, dependendo do processo. Sendo possível mensurar os resultados de melhorias significativas, individuais e coletivas. 

A empresa consegue aumentar sua capacidade operacional, produtiva e estratégica ao colocar em prática esses dois métodos de gestão. Cuja adesão implica em mudança de cultura, e isso envolve a empresa como um todo. 

A gestão por competências equilibra as necessidades e a capacidade de entrega de cada colaborador. Enquanto a gestão de competências gerencia todas as competências organizacionais e profissionais.

Como aplicar a gestão por competências?

Para implementar esse modelo de gestão por competência, é necessário ter um objetivo e ter mapeadas as competências, tanto as básicas quanto as essenciais da empresa. Também é importante ter conhecimento de todas as atividades realizadas por cargo, o descritivo de cada cargo.

Desse modo, o RH terá um descritivo e saberá quais são as competências indispensáveis ao negócio, e terá condições de angular o que precisa ser melhorado ou mudado. 

A empresa poderá investir e direcionar com efeito e especificamente quais treinamentos, orientações e qualificações são necessárias, até mesmo quais profissionais deverá recrutar para determinadas funções, reduzindo erros, riscos, baixo resultado, entre outros problemas de rotina.

→ Leia também: O que é ESG? Entenda o conceito e importância para a sua empresa!

Vantagens da gestão por competência

Uma das maiores vantagens é a redução de erros — ter pessoas erradas em funções erradas, com baixa qualidade, uma vez que a empresa poderá alocar as pessoas conforme suas competências e ter um bom resultado.

Entre as principais vantagens, citamos:

  • alta capacidade de entrega, com qualidade;
  • melhoria na produtividade e no engajamento;
  • compatibilidade entre as expectativas mútuas;
  • comunicação clara, objetiva e transparente;
  • cultura organizacional de pertencimento;
  • incentivo ao autoconhecimento e à autogestão de carreira;
  • melhor direcionamento de treinamento e desenvolvimento;
  • melhoria contínua dos processos e projetos;
  • retenção de talentos e redução do turnover.

A implantação da gestão por competência aliada ao desenvolvimento dos colaboradores resulta no alcance de metas e objetivos comuns. 

Mapear as competências é como uma pista de mão dupla; é tão essencial para a empresa identificar se cada profissional está adequadamente exercendo a função que lhe compete, como para que cada profissional possa ter a oportunidade de agregar valor para si e para a empresa.

Graças à tecnologia, tornou-se fácil gerenciar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores por meio de indicadores de desempenho, de modo a otimizar o investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas. 

Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site agora mesmo!‍

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Caju

A Caju é uma empresa de tecnologia fruto do empreendedorismo brasileiro para aqueles que enxergam pessoas por trás dos seus colaboradores. Oferecemos produtos mais flexíveis e inovadores que transformam as interações e relações entre pessoas e empresas em uma nova experiência.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.