Veja 4 principais KPIs de RH que sua empresa deve acompanhar

June 30, 2020
Recursos Humanos

Os KPIs de RH, também conhecidos como métricas de RH, são ferramentas que ajudam a estruturar um RH estratégico para otimizar o alcance dos objetivos da empresa. Essa análise auxilia nas tomadas de decisões, oferecendo ao gestor dados confiáveis e que estão alinhados à realidade da organização.

Nesse sentido, fazer uso desses KPIs é fundamental para acertar nos investimentos do negócio e, também, para reduzir os custos de várias operações.

Neste artigo, vamos mostrar a você as 4 principais métricas de RH que precisam ser acompanhadas, a fim de otimizar a gestão e garantir o engajamento dos seus colaboradores. Acompanhe!

1. Absenteísmo

O absenteísmo refere-se à ausência do colaborador na empresa. Ou seja, indica o quanto um funcionário tem faltado no trabalho. Quando esses números são muito altos, significa que é preciso avaliar o clima organizacional e verificar o que tem influenciado a ausência dos colaboradores.

Os problemas podem estar relacionados ao estresse, à sobrecarga de trabalho, conflitos com a liderança, dificuldades no relacionamento entre os colaboradores, entre outros. O cálculo é realizado da seguinte forma:

Absenteísmo = horas perdidas / (horas trabalhadas + horas perdidas) x 100

2. Turnover

Oferecer aos seus colaboradores benefícios que os valorizem como profissionais é essencial para diminuir os índices de turnover. O clima organizacional também é um fator que influencia muito na decisão de permanecer na empresa ou não.

Quando o turnover aumenta, a empresa não só perde talentos, como também sofre com o aumento dos custos relacionados aos desligamentos e novas contratações. Para saber como está o turnover de sua empresa, é preciso realizar o seguinte cálculo:

Turnover = (número de admissões + número de desligamentos) / 2 / número total de funcionários

3. Indicador de reclamações trabalhistas

Cumprir os direitos dos trabalhadores é uma obrigação das empresas. Além disso, também é preciso estar atento aos conflitos organizacionais e aos problemas de gestão. Nesse sentido, manter uma boa reputação no mercado, com índices baixos de reclamações trabalhistas, é fundamental para atrair mais talentos para o seu negócio.

Na hora de fazer o cálculo desse indicador, é importante levar em consideração um período de 12 meses. Feito isso, você deve seguir a seguinte fórmula:

Reclamações trabalhistas = (número de reclamações / número de profissionais desligados) x100

4. Indicador de benefícios

Os benefícios são excelentes atrativos que ajudam a manter os talentos dentro da empresa, motivando-os a melhorar seu desempenho para auxiliar no crescimento da organização. Com mais qualidade de vida, os colaboradores tendem a otimizar a sua produtividade e, inclusive, seus resultados.

Embora esse tipo de investimento seja de extrema importância, é necessário que não prejudique o orçamento da empresa. Sendo assim, usar o indicador de benefícios é fundamental para garantir que nada sairá do seu controle. O cálculo é feito assim:

Benefícios = gasto total com benefícios / total de profissionais

Ao considerar os KPIs de RH, você consegue identificar gargalos que prejudicam o clima organizacional e, ainda, tem a oportunidade de criar estratégias que visam melhorar a experiência dos seus colaboradores, motivando-os a melhorarem seu desempenho todos os dias.

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