Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Recrutamento contínuo: como é e por que faz a diferença?

Em vez de esperar por uma vaga específica para procurar candidatos, organizações que adotam o recrutamento contínuo estão sempre à procura de talentos interessados em fazer parte da equipe.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 7 minutos

Recrutamento contínuo é um método de buscar a aquisição de novos talentos o tempo todo, mesmo que a empresa não tenha vagas abertas. É importante porque traz mais opção de escolha e permite ter mais tranquilidade na busca por bons talentos.

Perder ou ter que desligar um funcionário em cima da hora pode trazer algumas dores de cabeça se você não tem logo uma pessoa para substituir. Segundo dados da Go Remotely, 67% das grandes empresas sofrem ao terem que preencher posições.

Por isso, algumas organizações têm apostado no recrutamento contínuo. Esse modelo propõe um banco de talentos que facilite todo esse processo.

Já ouviu falar da prática de recrutamento contínuo? Neste artigo, trazemos os detalhes!

O que é recrutamento contínuo?

O recrutamento contínuo, também conhecido como recrutamento permanente ou perene, é uma abordagem para a aquisição de talentos em que as empresas mantêm um processo de recrutamento ativo e constante, independentemente de haver ou não posições de emprego imediatamente disponíveis. 

Em vez de esperar por uma vaga específica para começar a procurar candidatos, as organizações que adotam o recrutamento contínuo estão sempre à procura de profissionais qualificados e interessados em fazer parte da equipe.

A metodologia tem como objetivo criar um banco de talentos, permitindo que as empresas construam relacionamentos com candidatos potenciais ao longo do tempo. Assim, quando surge uma oportunidade, a empresa já tem um grupo de candidatos previamente identificados e pode agir de maneira mais eficiente na contratação.

O recrutamento contínuo envolve o uso de várias estratégias, como:

  • a participação em eventos de networking,
  • a manutenção de uma forte presença online,
  • o estabelecimento de parcerias com instituições educacionais,
  • a construção de uma comunidade com os talentos,
  • a promoção da marca empregadora. 

Essas práticas ajudam as empresas a atrair talentos proativamente e a construir uma reputação positiva no mercado de trabalho.

Lembrando que o recrutamento contínuo é especialmente relevante em setores onde a competição por talentos é acirrada e a atração e retenção de profissionais qualificados são fundamentais para o sucesso organizacional.

Como fazer a prospecção no recrutamento contínuo

Confira nossas dicas para seu processo de recrutamento contínuo:

Defina o perfil de talento desejado

Identifique as habilidades, competências e características culturais desejadas para a sua empresa. Também vale analisar as tendências do mercado para entender as habilidades emergentes.

Além disso, mapeie o tipo de competência que os times da sua organização precisam e tenha isso em mente no recrutamento contínuo.

Utilize recrutamento online

Garanta que sua empresa esteja presente em redes sociais como LinkedIn, Twitter e outras relevantes para a sua indústria. Assim como participar de grupos e fóruns onde profissionais do seu setor compartilham informações.

Outra dica é o Inbound Recruiting, que permite que os talentos encontrem suas vagas de forma mais orgânica, barateando custos.

Participe de eventos e feiras

Esteja presente em eventos do setor para conhecer talentos e promover sua marca. Outra ideia é fazer webinars ou eventos online.

Estabeleça relações com instituições de ensino

Mantenha parcerias com universidades e instituições de ensino. As feiras de carreira e eventos acadêmicos também são uma maneira interessante de prospectar continuamente.

Mantenha um processo seletivo contínuo

Realize entrevistas exploratórias mesmo quando não há vagas abertas. Isso cria um banco de talentos para futuras oportunidades.

Promova a marca empregadora (employer branding)

Destaque a cultura da empresa e seus valores, reforçando a marca empregadora. Você pode fazer isso mostrando cases de sucesso de colaboradores e até os incentivando a fazer postagens sobre trabalhar na empresa, numa espécie de gamificação.

Utilize ferramentas de recrutamento

Use sistemas de gerenciamento de candidatos para acompanhar como eles estão. Outra opção são as plataformas de recrutamento online para ampliar sua visibilidade.

Mensure e ajuste a estratégia

Analise métricas como taxa de conversão, tempo médio de contratação e eficácia de fontes de candidatos. Depois, é só ajustar sua estratégia com base nos resultados obtidos.

Mantenha o relacionamento com talentos

Mantenha contato regular com os candidatos em seu banco e envie atualizações sobre a empresa e oportunidades futuras.

Boas práticas de recrutamento contínuo

Se você pretende investir no recrutamento perene, essas dicas vão ajudar:

Tenha uma comunicação ativa com banco de talentos

Mantenha uma comunicação proativa e regular com os membros do banco de talentos. Vale enviar atualizações sobre a empresa, cultura organizacional e oportunidades futuras.

Outra ideia é realizar pesquisas periódicas para entender suas expectativas e interesses.

Demonstre cuidado com as pessoas

Aborde os candidatos com respeito e transparência durante todo o processo. Ofereça feedback construtivo mesmo para candidatos não selecionados.

Também é muito válido manter um banco de talentos inclusivo e diversificado.

Ofereça treinamentos e desenvolvimento

Forneça acesso a treinamentos e desenvolvimento profissional, mesmo para aqueles que não foram contratados imediatamente.

Promova a aprendizagem contínua e destaque as oportunidades de crescimento dentro da organização.

Crie conteúdos engajadores

Compartilhe conteúdo relevante, como artigos, vídeos e webinars, para manter os talentos interessados na empresa.

Mostre a cultura da empresa e os valores através de histórias de sucesso e testemunhos de funcionários.

Faça eventos de networking

Realize eventos regulares, como encontros (mesmo que virtuais), webinars ou cafés, para promover o networking entre a equipe de recrutamento e os membros do banco de talentos.

Proporcione oportunidades para os candidatos conhecerem a equipe e entenderem melhor a empresa.

Tenha um sistema de feedback contínuo

Implemente um sistema de feedback contínuo para melhorar constantemente os processos de recrutamento. Ouça as sugestões dos candidatos e ajuste as práticas com base nas suas experiências.

A importância de recrutar sempre

Fazer recrutamento contínuo permite que seu processo de seleção seja mais detalhado, com mais tempo para encontrar bons contatos. Ainda existem outros benefícios:

Rápida resposta a vagas emergentes

Ao manter um banco de talentos, as organizações podem preencher posições de maneira mais eficiente, uma vez que já possuem candidatos pré-qualificados. Isso é particularmente útil para vagas urgentes ou situações de alta demanda.

Redução do tempo de contratação

Como há um grupo pré-existente de candidatos interessados e qualificados, o processo de seleção e contratação pode ser mais ágil. Fator crucial para funções críticas em que o tempo é um fator importante.

Economia de recursos

O recrutamento contínuo pode reduzir os custos associados à publicação de anúncios de emprego, triagem massiva de currículos e realização de entrevistas extensas. Isso se deve ao fato de que uma parte desse trabalho já foi realizada durante a fase de construção do banco de talentos.

Melhor qualidade de contratação

Ao manter relacionamentos a longo prazo com candidatos, as organizações têm a oportunidade de avaliar melhor as habilidades, personalidades e ajuste cultural dos candidatos antes de tomar decisões de contratação.

Desenvolvimento de marca empregadora

O recrutamento contínuo permite que as empresas construam e fortaleçam sua marca empregadora ao manter uma presença consistente no mercado de talentos. Isso pode atrair proativamente candidatos talentosos que desejam trabalhar para a empresa.

Adaptação à evolução do mercado

As necessidades das empresas e do mercado podem mudar ao longo do tempo. O recrutamento contínuo permite que as organizações ajustem rapidamente sua força de trabalho em resposta a mudanças nas condições do mercado.

Lembre-se de que o recrutamento contínuo pede cuidado com os candidatos. Não é apenas sobre sua empresa, mas também sobre os interessados em trabalhar nela, ok?

Você deve saber que multibenefícios reforçam sua marca empregadora, né? Então, baixe agora nosso Dossiê dos Multibenefícios 2024!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.