O que é avaliação 180 graus e por que você deveria usá-la?

June 30, 2020
Recursos Humanos

Para que você consiga manter o bom andamento das atividades de seus colaboradores, é importante fazer avaliações periódicas do desempenho deles. Assim, sua empresa vai estimular a melhoria contínua, por meio de feedbacks, com foco no que cada pessoa precisa mudar em si.

Existem algumas técnicas e maneiras de medir o desempenho, e uma das mais conhecidas e vantajosas é a avaliação 180 graus.

Quer entender como ela funciona, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa? É só continuar a leitura!

O que é e como funciona a avaliação 180 graus?

Nessa estratégia, o superior avalia todos os seus subordinados e eles se autoavaliam. Assim, o gestor imediato tem a oportunidade de medir o desempenho de cada colaborador individualmente.

Geralmente, a avaliação 180 graus é feita por um formulário, que precisa ser pautado em alguma métrica. Antes de aplicar o questionário, é importante orientar os respondentes, para que ajam com sinceridade e não levem nada para o lado pessoal. Aqui, é essencial demonstrar sempre a importância de cada pessoa para que a organização funcione bem. Além disso, todos precisam entender por que é necessário se abrir para receber o feedback.

O formulário costuma se basear nas metas determinadas para o período. Assim, conta com alguns aspectos a serem analisados, de preferência de maneira quantitativa, o que gera mais confiabilidade. Os fatores avaliados vão depender de cada caso concreto, mas podemos citar alguns exemplos:

  • assiduidade;
  • comprometimento;
  • flexibilidade;
  • entrega de resultados;
  • relacionamento interpessoal.

Após a aplicação, com base nas respostas do questionário, o gestor de RH da empresa dará o feedback a cada pessoa, na expectativa de conseguir trabalhar os pontos negativos e aprimorar os positivos.

Qual a importância dessa avaliação?

Esse tipo de avaliação, quando feita com transparência e honestidade, é totalmente confiável e válida para trabalhar os pontos fortes e fracos de cada colaborador. Assim, todos se desenvolvem juntos e trazem melhores resultados. Citaremos, a seguir, alguns benefícios da avaliação 180 graus.

Autoconhecimento

Na correria do dia a dia, as pessoas costumam apontar os erros e os defeitos de seus pares, mas se esquecem totalmente de se autoavaliar. Esse exercício é um momento que o colaborador vai ter para olhar para dentro de si e identificar como pode ser melhor e contribuir ainda mais para o crescimento da equipe.

Além disso, com base no feedback de seu gestor, a pessoa consegue perceber como é vista pelos outros. Nesse sentido, pode ser que existam pontos negativos que o avaliado não enxergava. Assim, há a possibilidade de que ele tente melhorar, buscando ser o talento que a empresa idealiza. Da mesma forma, podem existir pontos que ele achava que eram negativos, mas que são vistos como positivos pelo gestor.

Engajamento

Esse momento de troca de feedbacks estreita os laços entre o gestor e seus subordinados. Por isso, é bastante propício para mostrar o quanto cada um é essencial para a realização de um bom trabalho. Assim, o colaborador vai se sentir importante para a organização.

Com o feedback positivo, a pessoa tende a se engajar ainda mais para gerar melhores resultados. Com o feedback negativo, ela vai fazer de tudo para mudar suas atitudes, na expectativa de mostrar seu verdadeiro potencial. Porém, lembre-se: isso só vai acontecer se o feedback for feito de maneira correta e se a equipe estiver consciente da importância desse momento. Caso contrário, pode ter um efeito reverso e desmotivar os colaboradores.

Como vimos, a avaliação 180 graus precisa ser feita com bastante cuidado. Em contrapartida, ela contribui muito para o crescimento da empresa e de cada pessoa que a compõe. Por isso, vale a pena investir nessa ferramenta para alavancar os seus resultados.

Agora que você já sabe tudo sobre a avaliação 180 graus, confira também 5 dicas de como investir na motivação de seus colaboradores.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form