Aprenda como engajar os colaboradores mesmo à distância

November 30, 2021
Recursos Humanos

A tendência do home office verificada no ano passado devido à pandemia continua em alta no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) aponta que a intenção dos brasileiros de permanecerem trabalhando em casa só cresce. Segundo o estudo, 73% dos profissionais estão satisfeitos com o trabalho em casa e 78% desejam manter a mesma rotina após a pandemia, ante 70% no ano passado. 

Entretanto, apesar da preferência, as pessoas relatam ter uma jornada de trabalho muito maior do que a estipulada no contrato e apenas 29% das empresas oferecem ajuda de custo com internet e 13% com conta de energia. Diante desse cenário, o desafio das empresas é se adaptarem a novos modelos de gestão, onde o trabalho remoto é possível e liberado. O relatório Future Workforce Report 2018 aponta que, das mais de mil organizações analisadas pelo estudo, 57% não têm políticas internas estabelecidas para essa modalidade de trabalho. Por isso, é fundamental fazer a gestão de presença dos funcionários e manter a transparência das relações profissionais. Confira algumas tendências para começar!

Comunicação

A comunicação é essencial para uma boa relação entre profissionais e gestores e também a chave para o engajamento dos times. Por isso, as empresas precisam solucionar os problemas de comunicação interna e estabelecer uma cultura de valorização dos talentos, e a tecnologia pode ser uma grande aliada. Além de permitir feedbacks e comunicados, existem plataformas de gerenciamento estratégico do RH que possibilitam visualizar os objetivos dos times e da empresa para quem não está o tempo todo na sede física. Embora as ferramentas digitais facilitem a comunicação no dia a dia, no entanto, as conversas presenciais também são indispensáveis, principalmente entre líderes e colaboradores. 

Personalização

Cada profissional tem suas dificuldades e distrações em casa, principalmente durante a pandemia. Por isso, o gestor precisa ter empatia e reconhecer que a situação de cada colaborador é única. Cabe ao líder identificar as necessidades de sua equipe e flexibilizar o trabalho para manter o engajamento à distância. Existem algumas práticas que podem ser adotadas, como definir horários adaptados à realidade de cada um e facilitar as entregas.

Capacitação

Plataformas de educação também são imprescindíveis no mercado de trabalho remoto. Esse tipo de ferramenta garante que todos estejam capacitados, mesmo em home office, além de garantir o espírito de colaboração entre os colegas. Nos ambientes de e-learning, os colaboradores podem compartilhar seus pensamentos, perguntas e ideias por meio de fóruns, videoconferências, entre outros. Independente de onde esteja, o profissional também quer oportunidades para desenvolver sua carreira. Ofereça trilhas de conhecimento que o ajude a melhorar suas habilidades de forma alinhada com o mercado, uma vez que gerenciar talentos a distância garante o sucesso deles e também da organização. 

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