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A gestão por competências equilibra as necessidades e a capacidade de entrega de cada colaborador. Enquanto a gestão de competências gerencia todas as competências organizacionais e profissionais. Saiba mais!
Novas exigências do mercado, com relação às soft e hard skills (habilidades comportamentais e técnicas dos colaboradores), pedem que as empresas entendam e implementem em sua cultura organizacional a gestão por competências.
Não se trata mais de implementar apenas a gestão de competências, que tem a ver com os resultados das tarefas realizadas pelos colaboradores. Requer-se também a gestão por competências, focada nas habilidades de colaborador, no que cada um é capaz de entregar. As duas formas, juntas, são um tremendo diferencial competitivo.
Continue a leitura e saiba mais!
A gestão por competências é a prática de identificar as principais habilidades necessárias para que um colaborador alcance o desempenho desejado em sua função específica e, em seguida, desenvolva e otimize essas habilidades de acordo com a estratégia de negócios de uma empresa.
Entendemos por competências a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes de um colaborador. Esses três elementos são conhecidos pela sigla “CHA”.
De forma resumida, conceituamos abaixo o que significa essa sigla:
As competências organizacionais são divididas em básicas e essenciais. As básicas são as atividades necessárias para a empresa se manter em operação. Já as essenciais são aquelas que destacam a empresa no mercado no cumprimento de seus objetivos, aumentando suas vantagens competitivas.
Gestão por competências é um método utilizado pelo RH para gerenciamento das soft e hard skills dos colaboradores da empresa. Por meio desse método, identificam-se as perspectivas da empresa com relação ao seu capital humano.
Sintetizando, é um método que abre um link entre as estratégias da empresa e o investimento em desenvolvimento para compor equipes de alta performance e ter um alinhamento entre o profissional e suas funções.
Esse método impacta a performance individual e coletiva na medida em que importa o cruzamento entre a expectativa da empresa em relação a cada colaborador e o que cada colaborador pode oferecer e entregar efetivamente à empresa.
Gestão de competências é um método que habilita o acompanhamento da execução das tarefas e os resultados, otimiza o processo de contratação para compor equipes bem estruturadas. Requer a participação ativa de todos colaboradores e setores da empresa.
Os resultados e impactos desse modelo começam de imediato, podendo ser também aparecer em médio e longo prazo, dependendo do processo. Sendo possível mensurar os resultados de melhorias significativas, individuais e coletivas.
A empresa consegue aumentar sua capacidade operacional, produtiva e estratégica ao colocar em prática esses dois métodos de gestão. Cuja adesão implica em mudança de cultura, e isso envolve a empresa como um todo.
A gestão por competências equilibra as necessidades e a capacidade de entrega de cada colaborador. Enquanto a gestão de competências gerencia todas as competências organizacionais e profissionais.
Para implementar esse modelo de gestão por competência, é necessário ter um objetivo e ter mapeadas as competências, tanto as básicas quanto as essenciais da empresa. Também é importante ter conhecimento de todas as atividades realizadas por cargo, o descritivo de cada cargo.
Desse modo, o RH terá um descritivo e saberá quais são as competências indispensáveis ao negócio, e terá condições de angular o que precisa ser melhorado ou mudado.
A empresa poderá investir e direcionar com efeito e especificamente quais treinamentos, orientações e qualificações são necessárias, até mesmo quais profissionais deverá recrutar para determinadas funções, reduzindo erros, riscos, baixo resultado, entre outros problemas de rotina.
→ Leia também: O que é ESG? Entenda o conceito e importância para a sua empresa!
Uma das maiores vantagens é a redução de erros — ter pessoas erradas em funções erradas, com baixa qualidade, uma vez que a empresa poderá alocar as pessoas conforme suas competências e ter um bom resultado.
Entre as principais vantagens, citamos:
A implantação da gestão por competência aliada ao desenvolvimento dos colaboradores resulta no alcance de metas e objetivos comuns.
Mapear as competências é como uma pista de mão dupla; é tão essencial para a empresa identificar se cada profissional está adequadamente exercendo a função que lhe compete, como para que cada profissional possa ter a oportunidade de agregar valor para si e para a empresa.
Graças à tecnologia, tornou-se fácil gerenciar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores por meio de indicadores de desempenho, de modo a otimizar o investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
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