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Cultura organizacional

Recruitment marketing: a ferramenta para atrair talentos

Precisa de ajuda para atrair talentos para sua empresa? Saiba agora como a ferramenta recruitment marketing pode te ajudar!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 6 minutos

Os colaboradores apresentam um papel significativo no sucesso de qualquer empresa, e é por essa razão que todos os setores de RH atualmente buscam os melhores talentos para preencher as vagas que estão em aberto. Todavia, conseguir o candidato certo exige mais do que somente anunciar a vaga.

O fato é que as empresas estão deixando de lado os métodos tradicionais de recrutamento e agora estão utilizando o marketing de recrutamento para achar os melhores talentos. É aí que entra uma ferramenta importante: recruitment marketing. Mas você sabe do que se trata?

Neste post, falaremos sobre o conceito, sua importância, como ela pode ser aplicada na empresa e qual a relação entre marketing e recrutamento. Continue a leitura!

O que é recruitment marketing?

O recruitment marketing é o processo de promoção da sua marca como empregadora ao longo de todo o ciclo de recrutamento para atração, engajamento e nutrição de relacionamentos com talentos mais qualificados para a vaga. A sua principal finalidade é atrair candidatos para se candidatarem aos novos cargos da sua empresa.

Ele possibilita que uma empresa construa um relacionamento mais benéfico com potenciais candidatos e compartilhe determinado detalhes acerca da sua marca, a fim de disponibilizar evidências da proposta de valor do colaborador.

Além disso, ele é um processo que atrai e nutre pessoas talentosas para sua empresa, por meio do marketing voltado para elas. O principal intuito do marketing de recrutamento é fazer com que os indivíduos se candidatem às vagas em aberto que sua empresa tem disponíveis. O recruitment marketing é na verdade o estágio inicial da aquisição de talentos.

É possível usar muitas metodologias nessas estratégias, incluindo:

  • vídeos;
  • eventos;
  • mídia social;
  • postagens em blogs;
  • entrevistas com funcionários.

Por exemplo, é possível criar uma seção própria em seu site onde os colaboradores falam sobre sua vida profissional e os motivos pelas quais eles gostam de trabalhar em sua organização e também compartilhar fotos e vídeos de seus escritórios nas mídias sociais.

O objetivo final, ao construir sua própria estratégia de recruitment marketing, é aumentar a conscientização sobre sua marca empregadora, comunicar seus valores externamente e atrair pessoas com ideias parecidas.

Qual a sua importância?

Veja agora por que o recruitment marketing é tão importante para sua empresa!

Minimiza o custo de contratação

Devido ao fato de gerenciar o custo de contratação ser uma das decisões importantes que os recrutadores precisem tomar. Normalmente, o custo de contratação de um candidato seria comparado a quantidade de novos colaboradores. Às vezes, o número pode diferir dependendo do número de candidatos que enviam suas inscrições.

O recruitment marketing ajuda a reduzir o custo por meio da automação. Um recrutador pode enviar, postar e fazer upload de vídeos para toda a semana em poucas horas. A única tarefa restante é monitorar as contas, a fim de engajar seguidores e aumentar o número de talentos na empresa.

Incentiva o engajamento dos funcionários

O recruitment marketing não engloba somente o setor de RH, mas toda a força de trabalho. O marketing da marca da sua empresa oferece uma oportunidade para que todos compartilhem suas ideias.

Seus colaboradores podem compartilhar suas histórias para ajudar os candidatos em potencial a entender por que eles devem trabalhar para a organização. Notavelmente, eles querem saber sobre o trabalho em si e as chances de oportunidades de crescimento na carreira.

Cria diversidade

Sem dúvida, uma equipe diversificada, maximizará o sucesso da sua empresa. Equipes com mais diversidade têm mais chances a apresentar uma performance melhor do que equipes sem essa característica. O fato é que um dos maiores desafios entre as empresas é alcançar a diversidade da equipe.

E, o recruitment marketing possibilita segmentar pessoas específicas. Por exemplo, é possível criar conteúdo e eventos personalizados com o intuito de alcançar de forma direta a equipe desejada de candidatos.

→ Leia também: O que é ESG? Entenda o conceito e importância para a sua empresa!

Qual a relação do marketing com o recrutamento?

Marketing e recrutamento são dois conceitos que usam técnicas semelhantes e podem andar de mãos dadas, cada uma para seus próprios objetivos. No marketing tradicional, as organizações elaboram estratégias para contar a história de sua organização, promover seus serviços ou produtos, além de alcançar clientes em potencial.

Na união do marketing e do recrutamento, as empresas conseguem elaborar estratégias para mostrar sua história cultural, promover seu local de trabalho e colaboradores. O recrutamento atrai talentos para as vagas, já o marketing atrai talentos para as empresas.

Inclusive, no recrutamento, uma descrição do trabalho é anunciada em vários quadros de empregos para busca de candidatos, enquanto o marketing desenvolve uma variedade de conteúdo e comercializa esse conteúdo, por meio de vários canais de recrutamento para criar conscientização, gerar seguidores, capturar leads, incentivar referências de colaboradores, assim como trazer candidatos a vaga de emprego.

Como ele pode ser aplicado?

Aqui estão as principais etapas do marketing de recrutamento:

Criar consciência

A primeira etapa para o recruitment marketing é conscientizar os candidatos talentosos. A maioria dos candidatos é passiva e uma organização deve comercializar sua marca em plataformas, onde esses indivíduos passam a maior parte do tempo. Principalmente, a equipe de recrutamento deve criar um conteúdo de excelência, que atraia talentos qualificados e faça com que a organização se destaque no mercado.

Gerar interesse

É importante despertar o interesse em sua empresa criando conteúdo e informações úteis que viabilizarão o aumento do apelo dos candidatos em potencial. É possível definir um plano eficaz para o seu conteúdo, a fim de assegurar a geração de dados consistentes e referentes às suas campanhas. Se você quer manter os candidatos lendo seu conteúdo, a maneira certa de fazer isso é criando um cronograma para o seu conteúdo.

Fidelizar os candidatos

Nesta etapa, é preciso manter a decisão dos candidatos de ingressar na sua empresa. Você já criou consciência sobre a posição disponível da sua organização e criou interesse neles, porém, o que tornará sua empresa única é o que ela oferece em comparação com os outros. Descreva as funções, remuneração, benefícios e outras informações importantes que um candidato em potencial precisa saber antes de tomar sua decisão final.

Impulsionar a ação

Por fim, convide os candidatos a se candidatarem a vagas abertas quando surgirem. É possível fazer isso realizando a revisão do processo de inscrição para eliminar qualificações desnecessárias. O fato é que complicar o processo de candidatura pode ocasionar em poucas pessoas interessadas nas vagas.

Por mais que nem todos os candidatos possam atender a todas as qualificações no recrutamento, será uma ótima oportunidade para aumentar seu grupo de candidatos para vagas de emprego futuramente.

Agora ficou muito mais fácil aplicar o recruitment marketing em sua empresa. Lembrando que é importante não se esquecer de utilizar conteúdos que de fato tenham a ver com o que a organização pode promover aos seus talentos. Atraí-los e engajá-los pode ser ações mais fáceis, porém, é a conversão, que mostrará o quanto são realmente efetivas.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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