Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Recruitment marketing: a ferramenta para atrair talentos

Precisa de ajuda para atrair talentos para sua empresa? Saiba agora como a ferramenta recruitment marketing pode te ajudar!

Criado em

Atualizado em

por Michele Fernandes

Leia em 6 minutos

Os colaboradores apresentam um papel significativo no sucesso de qualquer empresa, e é por essa razão que todos os setores de RH atualmente buscam os melhores talentos para preencher as vagas que estão em aberto. Todavia, conseguir o candidato certo exige mais do que somente anunciar a vaga.

O fato é que as empresas estão deixando de lado os métodos tradicionais de recrutamento e agora estão utilizando o marketing de recrutamento para achar os melhores talentos. É aí que entra uma ferramenta importante: recruitment marketing. Mas você sabe do que se trata?

Neste post, falaremos sobre o conceito, sua importância, como ela pode ser aplicada na empresa e qual a relação entre marketing e recrutamento. Continue a leitura!

O que é recruitment marketing?

O recruitment marketing é o processo de promoção da sua marca como empregadora ao longo de todo o ciclo de recrutamento para atração, engajamento e nutrição de relacionamentos com talentos mais qualificados para a vaga. A sua principal finalidade é atrair candidatos para se candidatarem aos novos cargos da sua empresa.

Ele possibilita que uma empresa construa um relacionamento mais benéfico com potenciais candidatos e compartilhe determinado detalhes acerca da sua marca, a fim de disponibilizar evidências da proposta de valor do colaborador.

Além disso, ele é um processo que atrai e nutre pessoas talentosas para sua empresa, por meio do marketing voltado para elas. O principal intuito do marketing de recrutamento é fazer com que os indivíduos se candidatem às vagas em aberto que sua empresa tem disponíveis. O recruitment marketing é na verdade o estágio inicial da aquisição de talentos.

É possível usar muitas metodologias nessas estratégias, incluindo:

  • vídeos;
  • eventos;
  • mídia social;
  • postagens em blogs;
  • entrevistas com funcionários.

Por exemplo, é possível criar uma seção própria em seu site onde os colaboradores falam sobre sua vida profissional e os motivos pelas quais eles gostam de trabalhar em sua organização e também compartilhar fotos e vídeos de seus escritórios nas mídias sociais.

O objetivo final, ao construir sua própria estratégia de recruitment marketing, é aumentar a conscientização sobre sua marca empregadora, comunicar seus valores externamente e atrair pessoas com ideias parecidas.

Qual a sua importância?

Veja agora por que o recruitment marketing é tão importante para sua empresa!

Minimiza o custo de contratação

Devido ao fato de gerenciar o custo de contratação ser uma das decisões importantes que os recrutadores precisem tomar. Normalmente, o custo de contratação de um candidato seria comparado a quantidade de novos colaboradores. Às vezes, o número pode diferir dependendo do número de candidatos que enviam suas inscrições.

O recruitment marketing ajuda a reduzir o custo por meio da automação. Um recrutador pode enviar, postar e fazer upload de vídeos para toda a semana em poucas horas. A única tarefa restante é monitorar as contas, a fim de engajar seguidores e aumentar o número de talentos na empresa.

Incentiva o engajamento dos funcionários

O recruitment marketing não engloba somente o setor de RH, mas toda a força de trabalho. O marketing da marca da sua empresa oferece uma oportunidade para que todos compartilhem suas ideias.

Seus colaboradores podem compartilhar suas histórias para ajudar os candidatos em potencial a entender por que eles devem trabalhar para a organização. Notavelmente, eles querem saber sobre o trabalho em si e as chances de oportunidades de crescimento na carreira.

Cria diversidade

Sem dúvida, uma equipe diversificada, maximizará o sucesso da sua empresa. Equipes com mais diversidade têm mais chances a apresentar uma performance melhor do que equipes sem essa característica. O fato é que um dos maiores desafios entre as empresas é alcançar a diversidade da equipe.

E, o recruitment marketing possibilita segmentar pessoas específicas. Por exemplo, é possível criar conteúdo e eventos personalizados com o intuito de alcançar de forma direta a equipe desejada de candidatos.

→ Leia também: O que é ESG? Entenda o conceito e importância para a sua empresa!

Qual a relação do marketing com o recrutamento?

Marketing e recrutamento são dois conceitos que usam técnicas semelhantes e podem andar de mãos dadas, cada uma para seus próprios objetivos. No marketing tradicional, as organizações elaboram estratégias para contar a história de sua organização, promover seus serviços ou produtos, além de alcançar clientes em potencial.

Na união do marketing e do recrutamento, as empresas conseguem elaborar estratégias para mostrar sua história cultural, promover seu local de trabalho e colaboradores. O recrutamento atrai talentos para as vagas, já o marketing atrai talentos para as empresas.

Inclusive, no recrutamento, uma descrição do trabalho é anunciada em vários quadros de empregos para busca de candidatos, enquanto o marketing desenvolve uma variedade de conteúdo e comercializa esse conteúdo, por meio de vários canais de recrutamento para criar conscientização, gerar seguidores, capturar leads, incentivar referências de colaboradores, assim como trazer candidatos a vaga de emprego.

Como ele pode ser aplicado?

Aqui estão as principais etapas do marketing de recrutamento:

Criar consciência

A primeira etapa para o recruitment marketing é conscientizar os candidatos talentosos. A maioria dos candidatos é passiva e uma organização deve comercializar sua marca em plataformas, onde esses indivíduos passam a maior parte do tempo. Principalmente, a equipe de recrutamento deve criar um conteúdo de excelência, que atraia talentos qualificados e faça com que a organização se destaque no mercado.

Gerar interesse

É importante despertar o interesse em sua empresa criando conteúdo e informações úteis que viabilizarão o aumento do apelo dos candidatos em potencial. É possível definir um plano eficaz para o seu conteúdo, a fim de assegurar a geração de dados consistentes e referentes às suas campanhas. Se você quer manter os candidatos lendo seu conteúdo, a maneira certa de fazer isso é criando um cronograma para o seu conteúdo.

Fidelizar os candidatos

Nesta etapa, é preciso manter a decisão dos candidatos de ingressar na sua empresa. Você já criou consciência sobre a posição disponível da sua organização e criou interesse neles, porém, o que tornará sua empresa única é o que ela oferece em comparação com os outros. Descreva as funções, remuneração, benefícios e outras informações importantes que um candidato em potencial precisa saber antes de tomar sua decisão final.

Impulsionar a ação

Por fim, convide os candidatos a se candidatarem a vagas abertas quando surgirem. É possível fazer isso realizando a revisão do processo de inscrição para eliminar qualificações desnecessárias. O fato é que complicar o processo de candidatura pode ocasionar em poucas pessoas interessadas nas vagas.

Por mais que nem todos os candidatos possam atender a todas as qualificações no recrutamento, será uma ótima oportunidade para aumentar seu grupo de candidatos para vagas de emprego futuramente.

Agora ficou muito mais fácil aplicar o recruitment marketing em sua empresa. Lembrando que é importante não se esquecer de utilizar conteúdos que de fato tenham a ver com o que a organização pode promover aos seus talentos. Atraí-los e engajá-los pode ser ações mais fáceis, porém, é a conversão, que mostrará o quanto são realmente efetivas.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Michele Fernandes

Marketing

Profissional da área de comunicação há mais de 10 anos, com especialidade em criação e estratégia de conteúdo B2B em empresas de tecnologia.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.