Descubra como pode ser fácil aplicar diferentes tipos de benefícios corporativos

June 30, 2020
Benefícios

Você já percebeu como nossos olhos brilham quando ganhamos algum presente inesperado? Talvez seja um brinde exclusivo, um desconto em uma compra, um mimo de um amigo ou uma promoção especial de uma loja.

Não importa o tipo de agrado, os que recebem esse presente se sentem bastante valorizados e felizes. É exatamente esse o efeito que os diferentes tipos de benefícios corporativos têm sobre os profissionais de uma empresa.

Neste artigo, apontaremos vários deles e mostraremos como utilizá-lo na organização. Acompanhe os próximos tópicos e melhore seus resultados!

Conheça alguns tipos de benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são vantagens que a empresa oferece para o time interno. De acordo com o relatório “The business case for employee health and wellbeing – a report prepared for investors in people”, produzido por Stephen Bevan (Heard of Institute for employment studies), os benefícios são também um investimento que a organização faz nos colaboradores.

Ainda, segundo o estudo, o retorno sobre esse investimento é percebido no bem-estar físico e emocional da equipe. Em consequência disso, os profissionais ficam mais produtivos, comprometidos e engajados com as estratégias do negócio. Para presenciar esse clima na empresa, os gestores precisam conhecer e aplicar alguns tipos de benefícios corporativos na organização. Vejamos alguns deles.

Horário de trabalho flexível

Um modelo de jornada de trabalho padronizado não beneficia todos os colaboradores, uma vez que cada pessoa tem um ritmo circadiano (relógio biológico) diferente. Para uns, o ápice da produtividade acontece pela manhã, enquanto outros produzem melhor no período da tarde ou da noite. Quando a empresa permite que o time escolha o horário em que deseja trabalhar, maravilhas acontecem.

Uma delas é a gratidão que os profissionais têm pelo respeito da instituição em relação ao bem-estar deles. Além disso, essa liberdade aumenta a felicidade do time, pois mostra que a empresa tem confiança na sua responsabilidade e maturidade.

Porém, quem realmente ganha com esse benefício corporativo é a organização, que observa a otimização e o aumento da qualidade nos serviços. Para implantar o horário de trabalho flexível, as empresas costumam adotar dois modelos de jornada:

  • horário variável: determina-se um período em que a presença do colaborador na empresa é obrigatória. O modo como ele cumprirá o restante do tempo fica a critério do profissional. Outra maneira é a permissão de escolher a parte do dia em que o trabalho será realizado, desde que a carga horária estipulada pela empresa seja cumprida;
  • compensação de horas: a organização autoriza que os profissionais trabalhem mais tempo durante um dia e conquistem folgas em outras datas. Algo parecido acontece na compensação por banco de horas, que permite aos colaboradores acumularem períodos de trabalho para tirar folgas ou descansar e depois compensá-los com mais horas de labor.

Plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios corporativos mais amados pelos colaboradores. Essa informação foi revelada em uma pesquisa feita pela agência Clutch. De acordo com esse estudo, mais da metade dos profissionais entrevistados disseram que ele aumenta a satisfação no trabalho.

Na verdade, muitos preferem um bom plano de saúde a salários mais altos. Algo impressionante, concorda? O motivo disso é que esse benefício favorece o bem mais precioso que um colaborador pode ter: a sua saúde física e emocional. Em contrapartida, a empresa reduz as taxas de absenteísmo (faltas ao trabalho) e de turnover (rotatividade de profissionais) relacionadas a problemas de saúde.

Além disso, com o bem-estar físico “em dia”, o time exerce suas atividades com mais otimismo, tranquilidade e felicidade, resultando na melhora do clima interno. Mas como implementar esse benefício? Uma boa estratégia é oferecer um plano básico e permitir que os profissionais insiram pacotes de serviços médicos de acordo com as suas necessidades.

Há também a possibilidade de incluir serviços de saúde na política de meritocracia (prática de conceder benefícios a colaboradores que se destacam em algum processo interno). Como assim? Digamos que um profissional tenha atingido um alto nível de desempenho nas suas funções. Como retribuição, a empresa o presenteia com seções de massagem ou outro tipo de tratamento alternativo.

Inventivos à prática de esportes

Ainda falando de benefícios corporativos voltados para a saúde dos colaboradores, incluiremos nesse grupo o incentivo à prática de esportes. De acordo com o livro “Habits of a Happy Brain”, escrito por Loretta Graziano Breuning, o bem-estar pessoal está ligado à produção dos hormônios conhecidos como o “quarteto da felicidade”: serotonina, endorfina, oxitocina e dopamina.

Quando estamos cheios desses hormônios, o cérebro envia sinais elétricos que reduzem o estresse, a depressão e melhoram o humor. Em resumo, colaboradores que praticam atividades físicas “fecham as portas” para sentimentos que destroem a produtividade e geram emoções que fazem bem para eles e para os colegas de trabalho.

Algumas empresas decidem oferecer descontos para os funcionários em academias e outros centros de práticas esportivas. Outras implantam uma área interna customizada para a realização de atividades físicas. Há ainda organizações que permitem uma redução na carga horária para os profissionais que praticam algum tipo de esporte.

Qual é a recompensa dessa prática para a empresa? Os colaboradores trabalham com mais empolgação, os conflitos internos causados pelo estresse diminuem, o desempenho do time aumenta e os lucros do negócio sobem consideravelmente.

Bolsas de estudos

As bolsas de estudos contribuem para a elevação do nível intelectual dos profissionais. Além disso, a carreira empresarial deles é favorecida, e os reflexos disso são vistos na eficiência e na qualidade dos serviços que realizam. Esse benefício pode ser concedido para a conclusão de uma graduação, especialização universitária ou curso profissionalizante.

Assim, os colaboradores desenvolvem competências e adquirem conhecimentos que serão muito úteis para a empresa. Além disso, a organização aumenta a sua atração e a retenção de talentos. Afinal, a cultura do aprendizado é uma prática muito valorizada no mundo corporativo.

Para ter sucesso na implantação de benefícios, as empresas podem contar uma parceria especializada nesse assunto: a Caju. Por meio de uma plataforma de benefícios, ela ajuda as organizações a planejarem, organizarem e gerenciarem essa prática. É possível personalizar a cesta de incentivos para os funcionários de acordo com as suas necessidades.

Além disso, com o auxílio de um cartão de benefícios, os colaboradores desfrutam dos mimos que a empresa oferece. Sem dúvida, unir a prática de incentivos com uma parceria eficiente é o segredo do sucesso da sua gestão.

O que achou do nosso artigo? Descobriu como aplicar diferentes tipos de benefícios corporativos? Quer implantar essa prática eficiente no seu negócio? Então, fale agora mesmo com o time de especialistas da Caju!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form