Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Liderança humanizada: saiba como aplicá-la nas empresas

Descubra como as organizações que adotam a liderança humanizada cuidam do bem-estar de seus colaboradores, garantindo um ótimo diferencial competitivo.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 6 minutos

Você já ouviu falar em liderança humanizada? Embora o conceito seja recente, esse tipo de gestão já tem sido praticada por diversas empresas há bastante tempo. 

Além disso, em decorrência da pandemia de Covid-19, essa tendência aumentou, pois o impacto causado pelo isolamento foi tamanho que gerou a necessidade de aumentar o cuidado com as pessoas, inclusive no ambiente corporativo.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre esse tipo de liderança e descubra como aplicá-la na sua empresa!

O que é liderança humanizada?

A liderança humanizada é aquela que dedica um olhar empático e mais humano para a equipe. Nesse modelo de gestão, o líder deve manter um olhar solidário que prioriza a qualidade de vida e o ser humano, sem deixar de lado os aspectos que se revertem em resultados para o negócio, tais como a produtividade da equipe, a qualidade do trabalho e etc.

Hoje em dia, a tendência é que cada vez mais os profissionais sejam vistos como seres integrais. 

Isto é, em que tanto o lado profissional como o pessoal devem ser levados em conta no ambiente de trabalho, sendo valorizados os sentimentos e emoções, além das habilidades, conhecimentos, atitudes e entregas de cada colaborador.

Algumas das principais vantagens e diferenciais competitivos da liderança humanizada são:

  • garante uma maior produtividade para a empresa;
  • mantém a saúde organizacional;
  • retém talentos;
  • proporciona lucros cada vez maiores;
  • garante que os colaboradores valorizem a cultura da empresa;
  • atrai mais investidores e clientes;
  • estimula o sentimento de pertencimento, entre outros. 

O líder humanizado

Enquanto grande parte dos líderes entende mais de negócios do que de pessoas, os líderes humanizados são aqueles com alto grau de autocrítica, autorregulação, que praticam a autorreflexão e o autoconhecimento. Eles também têm uma visão madura e integral de sua equipe, valorizando e respeitando a diversidade.

Líderes humanizados, com sua sensibilidade empática engajam pessoas, porque compreendem a importância do fator humano na produtividade e resultados da empresa. 

Entretanto, isso não quer dizer que esse tipo de líder deixe de lado as suas atribuições técnicas, por exemplo. Pelo contrário, na liderança humanizada o gestor deve cumprir o papel de direcionar, delegar e cuidar da sua equipe – sendo aquele que ensina e aprende com cada um dos seus liderados.

Eles envolvem e transformam, promovendo impactos positivos nos processos produtivos.

→ Leia também: Como líderes podem se preparar para os desafios de 2022 

Como aplicar a liderança humanizada nas empresas?

Agora que você já sabe a importância da liderança humanizada, é hora de entender como colocá-la em prática na sua empresa. 

Esse processo pode parecer complicado, mas não é! Aplicar a liderança humanizada em uma empresa não é nada complexo, pois o essencial é que os líderes valorizem tanto as suas habilidade técnicas (hard skills) quanto as humanas (soft skills), mantendo-as presentes e ativas em seu dia a dia.

Em outras palavras, as empresas que contam com lideranças humanizadas valorizam o seu capital humano, ao invés de pensar e prezar apenas pelo aspecto técnico.

Assim, colaboradores se sentem participantes do negócio, passando a valorizar o todo e elevando os resultados aos mais altos padrões de performance e produtividade.

Para aplicar a liderança humanizada na empresa é preciso implantar os pilares que formam as bases desse modelo de liderança: 

  • ter propósitos humanos;
  • orientação para pessoas; 
  • liderança madura;
  • e, cultura consciente. 

Confira agora as principais dicas para implementar a liderança humanizada. 

Invista em formações para os líderes

Um dos primeiros passos para desenvolver bons líderes humanizados é investindo em formações, principalmente em habilidades como empatia, escuta ativa e solidariedade. 

Nesse sentido, ofereça ferramentas para que esses gestores estejam cada vez mais focados em desenvolver o seus conhecimentos e habilidades humanas. 

Incentive o autoconhecimento

O autocuidado e autoconhecimento são características imprescindíveis para os líderes humanizados. 

Afinal de contas, nada melhor para uma equipe do que um líder que seja exemplo. Uma boa dica para incentivar o autoconhecimento é fornecer materiais como cursos e livros, que estejam disponíveis para consulta sempre que o profissional precisar. 

Aposte em feedbacks construtivos

Os feedbacks construtivos são extremamente importantes para formar líderes humanizados. Eles devem aprender a estar sempre dispostos a ouvir demandas, propostas e desabafos dos seus colaboradores, mantendo um diálogo aberto e acolhedor. 

→ Leia também: Confira 5 dicas valiosas para acelerar o seu desenvolvimento pessoal

A liderança humanizada constrói ambientes saudáveis!

Quando um colaborador trabalha em um ambiente saudável, em que não precisa temer ser quem é, onde sente-se confortável para dividir suas opiniões,  porque sabe que trabalha em uma empresa onde o desenvolvimento humano é valorizado, automaticamente essa pessoa tem um maior grau de pertencimento.

Essa mesma pessoa, assim como todas as outras com as quais divide esse ambiente ideal de trabalho, têm mais chance de buscar soluções e tem iniciativas para agregar valor à sua equipe e à sua empresa –  ou seja, percebe a empresa como se fosse sua, faz parte dela. 

Nesse sentido, equipes que contam com líderes inspiradores são mais proativas!

A escuta ativa do líder o faz se colocar no lugar do outro, reconhecer e valorizar as dores de seus colaboradores. Assim, esse gestor procura ajudar de modo que cada pessoa se sinta amparada, sabendo que nesse universo todos dependem um do outro para que cheguem a um lugar comum – aos objetivos e resultados esperados pela empresa. 

As empresas sabem que o seu capital humano faz toda a diferença, e com uma liderança humanizada todos ganham! Líderes e liderados caminham juntos, o que tende a impactar a produtividade e o crescimento da empresa, onde todos encontram o máximo de sentido em suas atribuições. 

É possível desenvolver esse tipo de liderança em tempos de home office?

Os desafios promovidos pela pandemia mudaram o modelo de trabalho tradicional, do 100% presencial para modelos remotos – home office e híbrido. Nesse contexto, os líderes passaram a ser ainda mais influenciadores de processos dentro e fora das empresas, presencialmente e a distância.

Atualmente, vivemos contextos empresariais diferentes, em que os novos desafios evidenciaram a necessidade de superação para as empresas e pessoas se recuperarem dos altos e baixos, precisando de doses extras de humanidade para isso. 

O cenário atual pede reconhecimento, escuta ativa, valorização do ser humano. Ou seja, reconhecimento de que há uma interdependência ainda maior para o alcance de objetivos. 

Em vista disso, contar com uma liderança humanizada é mais do que uma alternativa, tornando-se uma verdadeira necessidade para manter a empresa ativa e atrativa no mercado. 

Diante dos novos formatos de trabalho, todos precisam se sentir seguros e produtivos para continuar impactando positivamente os resultados da organização. 

Por fim, lembre-se que a liderança humanizada deve se manter em ritmo de melhoria contínua, já que é notável a sua influência no trabalho dos colaboradores, seu potencial que soma esforços para o crescimento e desenvolvimento organizacional. 

E aí? Gostou das dicas? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.