Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Como promover o desenvolvimento profissional nas empresas

O desenvolvimento profissional é toda prática ou ação que o indivíduo realiza para adquirir conhecimento para melhorar sua prática profissional, seja por meio de treinamento de habilidades técnicas, seja pelo aperfeiçoamento de soft skills.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 12 minutos

Pessoa sentada com expressão feliz no rosto.

Promover uma cultura de desenvolvimento profissional da sua empresa é imprescindível para aumentar a satisfação dos colaboradores com o próprio trabalho e a retenção de talentos. Por meio do desenvolvimento profissional, é possível melhorar os resultados, otimizar a qualidade das entregas e desenvolver profissionais mais alinhados com a cultura organizacional.

Um levantamento do LinkedIn apontou que ter oportunidades de desenvolvimento profissional é o principal fator de preferência dos colaboradores ao escolherem uma empresa para trabalhar. Esse quesito é tão importante, que ganhou até de flexibilidade e remuneração como um fator decisivo para a permanência dos talentos nas empresas.

Portanto, que tal entender melhor como trabalhar essa estratégia na sua empresa? Continue conosco e confira nosso guia completo sobre o desenvolvimento profissional! Vamos explicar desde o conceito, até as melhores práticas para lapidar os talentos da sua equipe. Acompanhe!

O que é desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional é toda prática ou ação que o indivíduo realiza para adquirir conhecimento para melhorar sua prática profissional, seja por meio de treinamento de habilidades técnicas, seja pelo aperfeiçoamento de soft skills.

Porém, apesar de o desenvolvimento profissional muitas vezes ser associado com o objetivo do colaborador de melhorar de cargo e conquistar promoções, a realidade é que o mercado de trabalho atual exige que mesmo pessoas que já estão em posições de destaque continuem a se atualizar sobre as novidades que surgem em suas áreas de atuação, em um processo de evolução e educação contínua.

Esse processo exige um protagonismo do colaborador, que deve estar engajado nos seus próprios objetivos de carreira e crescimento, mas pode ser feito tanto de maneira individual e autônoma, quanto com um apoio da empresa, em ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

O incentivo pode vir da elaboração de um PDI que vise atacar as principais lacunas de conhecimento do profissional em questão, quanto de uma cultura de troca de conhecimentos e aprendizado contínuo.

Para desenvolver as ações de desenvolvimento profissional, o colaborador pode utilizar recursos como:

  • participação em cursos;
  • leitura de livros;
  • participação em eventos profissionais e workshops;
  • envolvimento em grupos profissionais;
  • mentorias;
  • grupos de estudos.

Por que é importante desenvolver profissionalmente a equipe?

Agora que você entendeu o conceito, vamos nos aprofundar nas vantagens de investir profissionalmente na equipe.

Ao ajudar o colaborador a se engajar no seu desenvolvimento profissional, a empresa se mostra como um agente promotor de conhecimento, além de mostrar que valoriza os talentos da empresa.

Acompanhe os principais benefícios de aplicar essa estratégia sistematicamente na sua empresa!

Retenção de talentos

O primeiro benefício em investir no desenvolvimento profissional de funcionários é o aumento na retenção de talentos e a redução da taxa de turnover, que é uma prioridade recorrente para os times de RH em qualquer empresa.

Isso porque o foco no desenvolvimento dá oportunidade aos colaboradores de se capacitarem para crescer na empresa, aumentando as chances de promoções e conquistas de novos cargos e responsabilidades.

Dessa forma, o funcionário se sente valorizado e vê perspectivas de crescimento na própria empresa, evitando a percepção de que o colaborador precisa sair para conseguir evoluir nos seus objetivos profissionais. 

Assim, é possível diminuir as demissões e melhorar o engajamento e a motivação da equipe em conquistar seus objetivos profissionais enquanto ajuda a empresa a crescer.

Melhoria de resultados

Além de melhorar os índices do RH, investir em ações de desenvolvimento profissional tem o potencial de melhorar os resultados da empresa como um todo, gerando mais lucro e entregas melhores.

Isso porque funcionários mais capacitados para suas tarefas conseguem aumentar sua produtividade e a qualidade do seu desempenho, gerando tarefas executadas com mais precisão e habilidade.

É importante destacar que o desenvolvimento de pessoas também tem o potencial de capacitar o profissional em soft skills relevantes para a melhoria do clima organizacional, o que também aumenta a produtividade como um todo.

Mais inovação

Ao ter um time comprometido com o seu próprio desenvolvimento profissional contínuo, além de conquistar entregas melhores, você garante também profissionais alinhados com as novidades do mercado e da sua área de atuação.

Isso abre as portas para ideias inovadoras surgirem na empresa, o que pode ajudar na resolução de problemas e gargalos que travam o andamento das tarefas, além de potencializar o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam as demandas atuais do consumidor.

Dessa forma, a empresa pode se tornar uma referência em inovação e qualidade de atendimento.

Fortalecimento do employer branding

Por falar em referência, ao investir consistentemente em ações de desenvolvimento de pessoas, você fortalece a marca empregadora da empresa, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados e assistidos em seu desejo por crescimento e aprendizado.

Isso melhora a motivação e o engajamento do time com suas tarefas diárias e com a empresa, além de aumentar a satisfação dos funcionários com o próprio trabalho, uma vez que eles passam a enxergar mais sentido no que fazem.

A reputação da empresa passa a ser, então, de uma organização que valoriza e reconhece as pessoas que permanecem com ela, impactando diretamente na motivação dos funcionários e facilitando as ações de recrutamento e seleção.

Como trabalhar o desenvolvimento profissional na equipe?

Apesar de ter tantos benefícios para colaboradores e empresas, estimular o desenvolvimento profissional de maneira macro não é uma tarefa fácil. Além de investimento, é preciso o engajamento de todos, desde stakeholders e gestão, até os funcionários.

Porém, não é uma tarefa impossível. Veja algumas dicas para estimular o crescimento da equipe e fortalecer as habilidades dos talentos da empresa!

Estruture ações de treinamento e desenvolvimento

O primeiro passo para trabalhar o desenvolvimento do time é fortalecer as ações de treinamento e desenvolvimento feitas pela empresa

Isso envolve treinamentos, workshops, cursos profissionalizantes e outras ações que visam o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills necessárias para o crescimento da equipe e o preenchimento dos gaps de competências que gargalam as entregas diárias.

Porém, é preciso que essas ações sejam planejadas e estejam alinhadas tanto com os objetivos e metas da empresa, quanto com o plano de desenvolvimento individual de cada funcionário, de forma que objetivos individuais e coletivos se alinhem.

Dessa forma, é possível estimular um desenvolvimento profissional que seja benéfico tanto para a empresa, quanto para o funcionário, que terá suas possibilidades de crescimento potencializadas.

Se a sua empresa ainda não tem uma estratégia sólida nesse sentido, comece realizando um diagnóstico dos principais gaps de competências da empresa e os pontos que o time precisa e quer desenvolver. Dessa forma, você já terá um ponto de partida para pensar o desenvolvimento profissional da equipe de maneira macro.

Crie uma cultura de desenvolvimento contínuo

Desenvolver ações isoladas de desenvolvimento de pessoas na empresa pode, sim, gerar algum impacto imediato, mas, para ter resultados consistentes no médio e longo prazo, é necessário incluir o desenvolvimento profissional na cultura da empresa.

Assim, você cria um ambiente favorável ao desenvolvimento e aprendizado contínuos, além de fortalecer o employer branding e estimular a troca de conhecimento e o trabalho em equipe.

Isso pode ser feito desde a seleção de talentos que tenham foco em se desenvolver continuamente — por meio do acompanhamento de fontes de referência de suas áreas de atuação — até na promoção pela empresa de ações de desenvolvimento do time, como workshops, treinamentos e grupos de estudos.

Além disso, as lideranças devem dar o exemplo, mostrando-se sempre abertas para novas ideias e para receber feedbacks sobre processos e práticas que já não fazem mais sentido para o time.

Estimule o autoconhecimento

Um dos primeiros passos no processo de desenvolvimento profissional é saber quais são seus pontos fortes e fracos. Para isso, é necessário o autoconhecimento, uma etapa de reflexão na qual o colaborador precisa pensar onde está hoje, onde quer ir e o que deve ser feito para atingir os objetivos esperados.

É preciso, portanto, que essa reflexão seja estimulada pela empresa, para o funcionário poder saber seu ponto de partida e compreender também quais são os próximos passos que ele deve dar em busca dos seus objetivos profissionais.

Feedbacks e a elaboração de avaliações 180 graus podem ser importantes nesse processo, para ajudar o colaborador a se conhecer, desde os pontos fracos, até as potencialidades.

Ofereça recursos

De nada ainda o incentivo ao desenvolvimento se a empresa não oferecer os recursos necessários para isso, não é mesmo? Além de um apoio com o desenvolvimento do PDI e o alinhamento às políticas de T&D da empresa, é necessário apoiar o funcionário para que ele consiga se dedicar ao seu desenvolvimento profissional.

Isso pode ser feito por meio do oferecimento de cursos e treinamentos realizados pela própria empresa, mas também pela instituição de um auxílio-educação que o colaborador possa usar na aquisição de livros, cursos e outros recursos necessários para o seu desenvolvimento.

Dessa forma, é possível demonstrar com clareza que o comprometimento da empresa com o desenvolvimento profissional não é só algo para constar na apresentação de cultura, mas algo que é vivido e priorizado por todos. 

Incentive a autonomia

Por fim, para ter uma equipe comprometida com o próprio desenvolvimento profissional, é necessário fortalecer a autonomia do time.

É preciso que o funcionário tenha a liberdade e a responsabilidade de executar seu trabalho sem microgerenciamento, de forma que ele precise pensar em soluções e propor formas de executar as tarefas, sem precisar da aprovação e tutela de um gestor para executar todas as suas funções.

Dessa forma, você dá espaço para o funcionário crescer e se desenvolver, além de estimular o pensamento crítico e o exercício da responsabilidade. Porém, é claro, o gestor deve estar sempre disponível para tirar dúvidas e fornecer feedbacks, de forma que o colaborador possa entender quais pontos ainda precisa aprimorar.

Além disso, o colaborador deve ser a pessoa responsável pelo seu próprio desenvolvimento, pois apesar da empresa oferecer todo o ambiente e recursos necessários para o crescimento, o colaborador que deve assumir para si o compromisso de buscar seus objetivos de carreira.

Qual o principal objetivo do desenvolvimento profissional?

Para o indivíduo, o principal objetivo do desenvolvimento profissional é ampliar os horizontes profissionais, proporcionando mais oportunidades de crescimento e o desenvolvimento de habilidades importantes tanto para a boa execução das atividades, quanto para a conquista dos objetivos do colaborador.

O desenvolvimento profissional ainda ajuda o colaborador a se manter atualizado, gerando entregas mais alinhadas com o que é exigido pelo mercado, melhorando a resolução de problemas e abrindo possibilidades de inovação.

Para as empresas, o principal objetivo do desenvolvimento profissional é a valorização dos funcionários, impactando em melhores resultados, retenção de talentos, aumento da motivação e engajamento e fortalecimento da cultura, dentre outros benefícios que já abordamos neste guia.

Qual a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional?

O processo de busca pelo desenvolvimento pessoal é uma ótima oportunidade de trabalhar suas habilidades, competências e talentos para potencializá-los ao máximo

Também está diretamente ligado a uma melhor qualidade de vida, aumento das capacidades individuais e realização. Para as empresas, o sucesso individual e coletivo dos colaboradores é fundamental para entregas de alto desempenho.

Porém, há uma confusão entre os conceitos de desenvolvimento pessoal e profissional, que não se referem ao mesmo processo.

Apesar de ambos impactarem no aperfeiçoamento de hard skills e soft skills, o desenvolvimento profissional é focado no aperfeiçoamento relacionado à carreira, ou seja, na qualificação profissional do indivíduo.

Já o desenvolvimento pessoal está mais ligado ao crescimento como um todo, abrangendo aspectos relacionados emocional, físico, comportamental, espiritual e interpessoal, dentre outros.

Desenvolvimento profissional além do básico

Neste guia, abordamos com profundidade o desenvolvimento profissional, explicando a sua importância, objetivos e as principais práticas que podem ser empregadas para aplicar essa estratégia na melhoria dos resultados da empresa.

Com um pacote de multibenefícios, os gestores de recursos humanos ganham um grande aliado para promover o desenvolvimento profissional dentro das empresas.

Por exemplo: os recursos para educação e cultura podem ser alocados no mesmo cartão de alimentação, simplificando a gestão, como o Caju.

Acesse o site da Caju e conheça mais sobre multibenefícios, premiações e despesas corporativas.

Gostou desse conteúdo? Então confira a seleção de artigos a seguir e descubra mais sobre desenvolvimento pessoal e profissional:

Dúvidas frequentes

Qual a importância do desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional é um conjunto de ações realizadas com o objetivo de aprimorar as capacidades profissionais de um indivíduo. Então, a importância do desenvolvimento é, justamente, elevar a capacidade do profissional.

Quais os objetivos para desenvolvimento profissional?

Nas empresas, os objetivos dos planos de desenvolvimento profissional envolvem a retenção de talentos, melhoria de resultados, inovação no trabalho e fortalecimento do employer branding.

Como elaborar um plano de desenvolvimento profissional?

Para criar um plano de desenvolvimento profissional, é preciso: estruturar ações de treinamento, estimular o autoconhecimento e oferecer recursos para os profissionais.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.