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Um clube de vantagens tem como objetivo reconhecer, recompensar e motivar os colaboradores, proporcionando-lhes acesso a descontos, promoções, serviços e outras vantagens exclusivas.
Clube de vantagens é um programa de fidelidade que as empresas oferecem para incentivar a lealdade dos clientes. Há também o clube de benefícios corporativos, que foca em trazer vantagens e oportunidades aos colaboradores da organização, estimulando a retenção.
Hoje, não basta ter um bom produto — claro, ele é essencial para fazer sua empresa prosperar —, mas é preciso pensar na fidelização e no ticket médio dos clientes. Por essa razão, o clube de vantagens tem se tornado tão comum no mercado.
Por que vender apenas um café se você pode oferecer pontos para trocar por um café grátis ou brindes da sua marca? Ou por que ter apenas a assinatura de um software se você consegue integrar demais setores com outras ferramentas?
Entretanto, um clube de vantagens não existe apenas pensando no cliente final — é possível ter um clube de benefícios para seus colaboradores, fazendo com que a motivação no trabalho e retenção sejam ainda mais interessantes.
A seguir, falamos mais sobre clubes de vantagens e como oferecê-lo!
Clube de vantagens é um programa de fidelidade ou um sistema de recompensas oferecido por empresas com o intuito de incentivar a lealdade dos clientes e promover a repetição de compras ou a utilização de serviços.
Quem participa de um clube de vantagens costuma acumular pontos, milhas ou outros tipos de recompensas com base em suas compras ou atividades, que podem ser trocados por benefícios, descontos, produtos gratuitos ou outros privilégios. Esse é um clube de vantagens típico.
Agora, pensando num clube de benefícios que a empresa oferece a seus colaboradores, ele tem a intenção de proporcionar benefícios adicionais aos seus funcionários além do salário e dos benefícios padrão.
Esse clube ou programa tem como objetivo recompensar, motivar e reconhecer os colaboradores, proporcionando-lhes acesso a descontos, promoções, serviços e outras vantagens exclusivas.
Por exemplo, os colaboradores podem obter descontos em uma variedade de produtos ou serviços, como viagens, eletrônicos, academias, farmácias, compra de livros, cursos, pacotes de academia etc.
Existem alguns tipos de clube de vantagens, sejam eles focados na experiência do consumidor ou do colaborador. A gente explica logo abaixo!
Esse é um tipo clássico de clube de vantagem. Muitas empresas, especialmente as de setores como aviação, hotelaria e varejo, oferecem programas de fidelidade.
Quem faz parte acumula pontos, milhas ou créditos por suas compras ou interações com a marca, que podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos no futuro.
Nesta opção, as pessoas pagam uma taxa com regularidade (mensal, trimestral, anual) para receber produtos ou serviços exclusivos. Exemplos incluem clubes de vinhos, livros, cosméticos e alimentos gourmet.
Pode ser interessante fazer parcerias com outras empresas para atrair mais clientes e melhorar a oferta.
Nesse clube de vantagem, os membros têm descontos em uma variedade de produtos ou serviços. Em geral, as pessoas recebem um cartão físico, digital ou mesmo por meio do CPF ou CNPJ para obter descontos em estabelecimentos parceiros.
É comum em bancos e financeiras e também em serviços de telefonia.
Nessa opção, os membros têm acesso a ofertas exclusivas em pacotes de viagem, hospedagem, aluguel de carros e outras experiências relacionadas a viagens.
Esses clubes oferecem descontos ou benefícios em eventos culturais, como shows, teatros, cinema e outros eventos ao vivo.
Aqui, as pessoas participantes recebem descontos ou acesso exclusivo a academias, spas, centros de bem-estar e serviços de saúde.
Com um mundo cada vez mais digital, existem clubes que oferecem acesso a softwares, cursos online, e-books e outros produtos digitais por uma taxa de assinatura.
Algumas empresas oferecem clubes de vantagens para seus funcionários como parte dos benefícios do trabalho, incluindo descontos em produtos e serviços, bem como acesso a eventos exclusivos.
Acaba sendo bem interessante porque a percepção de salário vai muito além do que consta no holerite, e permite aos funcionários desenvolverem suas habilidades, terem mais saúde, entre outros.
As possibilidades são infinitas e variam de acordo com o programa. O principal é conhecer seu público para oferecer aquilo que faça realmente a diferença, trazendo mais competitividade.
Dependendo to tipo de programa de vantagem, pode-se oferecer:
É claro que eles podem variar, mas em geral são:
Pensando no clube de benefícios corporativos, as vantagens são de mão dupla, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Vem saber mais!
Um clube de benefícios pode incluir descontos em produtos e serviços variados, como restaurantes, academias, cinemas, viagens, entre outros.
Esses benefícios extras podem melhorar a qualidade de vida dos funcionários e aumentar sua satisfação no trabalho.
Ao oferecer benefícios adicionais, as empresas podem se destacar no mercado de trabalho e atrair profissionais talentosos. Além disso, funcionários satisfeitos são menos propensos a deixar a empresa.
É muito importante que sua companhia saiba comunicar essas vantagens ao mercado, tornando-a mais atrativa.
Funcionários satisfeitos e motivados tendem a ser mais produtivos. Os benefícios podem servir como um incentivo adicional e ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo, de mais camaradagem.
Oferecer um clube de benefícios pode melhorar a reputação da empresa, demonstrando que ela valoriza seus funcionários e se preocupa com seu bem-estar. Também conhecido como employer branding, que torna a companhia ainda mais respeitada.
Benefícios compartilhados podem promover interações entre funcionários de diferentes departamentos, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado.
Por exemplo, parcerias com academias, descontos em restaurantes, programas culturais — isso tudo facilita a criação de vínculo entre todo mundo na empresa.
Ao melhorar a satisfação e o bem-estar dos funcionários, as empresas podem observar uma redução nos índices de absenteísmo e presenteísmo, já que os funcionários se sentirão mais valorizados e motivados.
Dependendo dos benefícios oferecidos, os funcionários passam a poder fazer academia, esportes, serviço de nutrição e psicologia, descontos em farmácias, acesso a serviços de parceiros, etc.
Isso abre um leque de possibilidades que antes essas pessoas não tinham, fazendo-as ficarem ainda mais satisfeitas com a empresa, já que a melhora de vida é notável.
→ Leia também: Caju Mais: conheça a nossa solução para saúde e bem-estar do seu time
Pensando exclusivamente nos benefícios focados em alimentação e saúde, os colaboradores têm maior qualidade de vida, se sentem mais saudáveis e até mesmo mais tranquilos e seguros com as vantagens.
Quando estamos falando em acesso a psicólogos e auxílio-educação, é fato que a gente passa a se conhecer mais e desenvolver novas habilidades.
É possível ainda ter novos diplomas e se diferenciar no quesito educação, tendo currículos com mais peso.
Quando uma empresa oferece benefícios flexíveis, dá ao colaborador a possibilidade de escolher onde usar essas vantagens, o que traz autonomia ao colaborador e, claro, um leque maior de escolhas.
Anote as nossas dicas e comece agora mesmo!
Realize pesquisas regulares com os colaboradores para entender quais benefícios eles valorizam mais. Isso pode ser feito via questionários online, entrevistas individuais ou grupos focais.
Também mantenha um canal de comunicação aberto para receber feedbacks e sugestões sobre o programa de benefícios.
Opte por uma empresa de benefícios que tenha uma boa reputação no mercado. Pesquise avaliações, depoimentos de outras empresas e o histórico da empresa em fornecer serviços de qualidade.
É fundamental que essa empresa ofereça soluções flexíveis, permitindo que você personalize o programa de acordo com as necessidades da sua empresa e dos colaboradores.
→ Leia também: Praticidade e liberdade em forma de benefícios: como a Caju mudou a experiência do time da SMAR APD
Busque empresas e prestadores de serviços que possam oferecer descontos ou benefícios exclusivos para os colaboradores da sua empresa, aumentando as possibilidades.
Se sua empresa tem trabalho remoto, trabalhe com marcas parceiras que tenham presença nacional, já se for presencial, foque na cidade onde está.
Claro que descontos em lojas e restaurantes é bacana, mas saúde, educação e bem-estar podem ser os focos de seu programa, trazendo mais qualidade de vida aos colaboradores. Inclusive, a educação financeira é importante!
Monitore a satisfação do programa de vantagens e entenda quais passos são importantes para evoluir, tornando-o ainda mais sólido. Novamente, pesquisas e feedback fazem a diferença, viu?
A Caju é uma empresa brasileira de tecnologia que oferece soluções em multibenefícios, premiações e despesas corporativas. São inúmeras possibilidades dentro de uma mesma plataforma, que é flexível para que você ofereça exatamente o que seu time de colaboradores precisa.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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