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Benefícios corporativos

Clube de vantagens: conheça os tipos e como criar

Um clube de vantagens tem como objetivo reconhecer, recompensar e motivar os colaboradores, proporcionando-lhes acesso a descontos, promoções, serviços e outras vantagens exclusivas.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 10 minutos

Clube de vantagens é um programa de fidelidade que as empresas oferecem para incentivar a lealdade dos clientes. Há também o clube de benefícios corporativos, que foca em trazer vantagens e oportunidades aos colaboradores da organização, estimulando a retenção.

Hoje, não basta ter um bom produto — claro, ele é essencial para fazer sua empresa prosperar —, mas é preciso pensar na fidelização e no ticket médio dos clientes. Por essa razão, o clube de vantagens tem se tornado tão comum no mercado.

Por que vender apenas um café se você pode oferecer pontos para trocar por um café grátis ou brindes da sua marca? Ou por que ter apenas a assinatura de um software se você consegue integrar demais setores com outras ferramentas?

Entretanto, um clube de vantagens não existe apenas pensando no cliente final — é possível ter um clube de benefícios para seus colaboradores, fazendo com que a motivação no trabalho e retenção sejam ainda mais interessantes.

A seguir, falamos mais sobre clubes de vantagens e como oferecê-lo!

O que é um clube de vantagens?

Clube de vantagens é um programa de fidelidade ou um sistema de recompensas oferecido por empresas com o intuito de incentivar a lealdade dos clientes e promover a repetição de compras ou a utilização de serviços. 

Quem participa de um clube de vantagens costuma acumular pontos, milhas ou outros tipos de recompensas com base em suas compras ou atividades, que podem ser trocados por benefícios, descontos, produtos gratuitos ou outros privilégios. Esse é um clube de vantagens típico.

Agora, pensando num clube de benefícios que a empresa oferece a seus colaboradores, ele tem a intenção de proporcionar benefícios adicionais aos seus funcionários além do salário e dos benefícios padrão. 

Esse clube ou programa tem como objetivo recompensar, motivar e reconhecer os colaboradores, proporcionando-lhes acesso a descontos, promoções, serviços e outras vantagens exclusivas.

Por exemplo, os colaboradores podem obter descontos em uma variedade de produtos ou serviços, como viagens, eletrônicos, academias, farmácias, compra de livros, cursos, pacotes de academia etc.

Quais são os tipos de clube de vantagens?

Existem alguns tipos de clube de vantagens, sejam eles focados na experiência do consumidor ou do colaborador. A gente explica logo abaixo!

Programas de fidelidade

Esse é um tipo clássico de clube de vantagem. Muitas empresas, especialmente as de setores como aviação, hotelaria e varejo, oferecem programas de fidelidade

Quem faz parte acumula pontos, milhas ou créditos por suas compras ou interações com a marca, que podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos no futuro.

Clubes de assinatura

Nesta opção, as pessoas pagam uma taxa com regularidade (mensal, trimestral, anual) para receber produtos ou serviços exclusivos. Exemplos incluem clubes de vinhos, livros, cosméticos e alimentos gourmet.

Pode ser interessante fazer parcerias com outras empresas para atrair mais clientes e melhorar a oferta.

Cartões de desconto

Nesse clube de vantagem, os membros têm descontos em uma variedade de produtos ou serviços. Em geral, as pessoas recebem um cartão físico, digital ou mesmo por meio do CPF ou CNPJ para obter descontos em estabelecimentos parceiros.

É comum em bancos e financeiras e também em serviços de telefonia. 

Clube de viagens

Nessa opção, os membros têm acesso a ofertas exclusivas em pacotes de viagem, hospedagem, aluguel de carros e outras experiências relacionadas a viagens.

Clubes de entretenimento

Esses clubes oferecem descontos ou benefícios em eventos culturais, como shows, teatros, cinema e outros eventos ao vivo.

Clubes de saúde e bem-estar

Aqui, as pessoas participantes recebem descontos ou acesso exclusivo a academias, spas, centros de bem-estar e serviços de saúde.

Clubes de produtos digitais

Com um mundo cada vez mais digital, existem clubes que oferecem acesso a softwares, cursos online, e-books e outros produtos digitais por uma taxa de assinatura.

Clubes de benefícios corporativos

Algumas empresas oferecem clubes de vantagens para seus funcionários como parte dos benefícios do trabalho, incluindo descontos em produtos e serviços, bem como acesso a eventos exclusivos.

Acaba sendo bem interessante porque a percepção de salário vai muito além do que consta no holerite, e permite aos funcionários desenvolverem suas habilidades, terem mais saúde, entre outros.

Quais são os tipos de benefícios oferecidos nos programas?

As possibilidades são infinitas e variam de acordo com o programa. O principal é conhecer seu público para oferecer aquilo que faça realmente a diferença, trazendo mais competitividade.

Para clientes

Dependendo to tipo de programa de vantagem, pode-se oferecer:

  • Descontos exclusivos em produtos ou serviços específicos para membros do clube.
  • Sistema de acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos, descontos ou experiências exclusivas.
  • Cashback, ou seja, devolução de parte do valor gasto em compras, geralmente em forma de crédito para futuras compras.
  • Acesso antecipado a promoções ou novos produtos, permitindo que os membros tenham acesso antes dos demais clientes.
  • Experiências exclusivas, como acesso a eventos, workshops, webinars ou outras atividades exclusivas para membros do clube.
  • Frete gratuito ou com desconto em compras realizadas por membros.
  • Atendimento prioritário e personalizado para quem faz parte do clube.
  • Produtos ou serviços personalizados, customizados de acordo com as preferências ou necessidades dos membros.
  • Parcerias com outras empresas para oferecer benefícios adicionais, como descontos em restaurantes, cinemas, academias, entre outros.
  • Conteúdos exclusivos e inéditos como artigos, vídeos, newsletters, e-books ou cursos online exclusivos para quem participa do clube.
  • Programas de recomendação, incentivando as pessoas participantes a indicar novos clientes, oferecendo benefícios para ambos os lados.
  • Comunidade virtual na qual os membros possam interagir, compartilhar experiências e receber recomendações.
  • Testes e acesso prioritário a novos produtos ou serviços antes do lançamento oficial.

Para colaboradores da empresa

É claro que eles podem variar, mas em geral são:

  • Descontos em produtos e serviços, como lojas, restaurantes, cinemas, academias, hotéis, viagens, entre outros.
  • Benefícios em saúde e bem-estar, como descontos em planos de academia, terapias alternativas, nutricionistas, entre outros.
  • Descontos ou acesso gratuito a cursos, workshops, palestras e outras formas de capacitação.
  • Ofertas especiais em produtos bancários, seguros, investimentos, entre outros.
  • Premiações, brindes ou outras formas de reconhecimento para os colaboradores mais engajados ou que alcançaram metas específicas.
  • Serviços que facilitem a vida dos colaboradores, como assistência personalizada, creche etc.
  • Descontos em ingressos para teatros, museus, shows ou outros eventos culturais.

Quais são as vantagens em se oferecer um clube de benefícios?

Pensando no clube de benefícios corporativos, as vantagens são de mão dupla, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Vem saber mais!

Para as empresas

1. Aumento da satisfação dos funcionários

Um clube de benefícios pode incluir descontos em produtos e serviços variados, como restaurantes, academias, cinemas, viagens, entre outros. 

Esses benefícios extras podem melhorar a qualidade de vida dos funcionários e aumentar sua satisfação no trabalho.

2. Retenção de talentos

Ao oferecer benefícios adicionais, as empresas podem se destacar no mercado de trabalho e atrair profissionais talentosos. Além disso, funcionários satisfeitos são menos propensos a deixar a empresa.

É muito importante que sua companhia saiba comunicar essas vantagens ao mercado, tornando-a mais atrativa.

3. Melhora na produtividade

Funcionários satisfeitos e motivados tendem a ser mais produtivos. Os benefícios podem servir como um incentivo adicional e ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo, de mais camaradagem.

4. Imagem da empresa fortalecida

Oferecer um clube de benefícios pode melhorar a reputação da empresa, demonstrando que ela valoriza seus funcionários e se preocupa com seu bem-estar. Também conhecido como employer branding, que torna a companhia ainda mais respeitada.

5. Fomento de um ambiente colaborativo

Benefícios compartilhados podem promover interações entre funcionários de diferentes departamentos, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado.

Por exemplo, parcerias com academias, descontos em restaurantes, programas culturais — isso tudo facilita a criação de vínculo entre todo mundo na empresa.

6. Redução do absenteísmo

Ao melhorar a satisfação e o bem-estar dos funcionários, as empresas podem observar uma redução nos índices de absenteísmo e presenteísmo, já que os funcionários se sentirão mais valorizados e motivados.

Para colaboradores

1. Acesso a serviços diferenciados

Dependendo dos benefícios oferecidos, os funcionários passam a poder fazer academia, esportes, serviço de nutrição e psicologia, descontos em farmácias, acesso a serviços de parceiros, etc.

Isso abre um leque de possibilidades que antes essas pessoas não tinham, fazendo-as ficarem ainda mais satisfeitas com a empresa, já que a melhora de vida é notável.

→ Leia também: Caju Mais: conheça a nossa solução para saúde e bem-estar do seu time

2. Melhora na qualidade de vida

Pensando exclusivamente nos benefícios focados em alimentação e saúde, os colaboradores têm maior qualidade de vida, se sentem mais saudáveis e até mesmo mais tranquilos e seguros com as vantagens.

3. Desenvolvimento de novas habilidades e educação continuada

Quando estamos falando em acesso a psicólogos e auxílio-educação, é fato que a gente passa a se conhecer mais e desenvolver novas habilidades

É possível ainda ter novos diplomas e se diferenciar no quesito educação, tendo currículos com mais peso.

4. Autonomia de escolha

Quando uma empresa oferece benefícios flexíveis, dá ao colaborador a possibilidade de escolher onde usar essas vantagens, o que traz autonomia ao colaborador e, claro, um leque maior de escolhas.

Como oferecer um clube de vantagens na empresa?

Anote as nossas dicas e comece agora mesmo!

Pesquise as necessidades e preferências dos colaboradores

Realize pesquisas regulares com os colaboradores para entender quais benefícios eles valorizam mais. Isso pode ser feito via questionários online, entrevistas individuais ou grupos focais.

Também mantenha um canal de comunicação aberto para receber feedbacks e sugestões sobre o programa de benefícios.

Escolha de uma empresa de benefícios bem-conceituada

Opte por uma empresa de benefícios que tenha uma boa reputação no mercado. Pesquise avaliações, depoimentos de outras empresas e o histórico da empresa em fornecer serviços de qualidade.

É fundamental que essa empresa ofereça soluções flexíveis, permitindo que você personalize o programa de acordo com as necessidades da sua empresa e dos colaboradores.

→ Leia também: Praticidade e liberdade em forma de benefícios: como a Caju mudou a experiência do time da SMAR APD

Busque parcerias estratégicas

Busque empresas e prestadores de serviços que possam oferecer descontos ou benefícios exclusivos para os colaboradores da sua empresa, aumentando as possibilidades. 

Se sua empresa tem trabalho remoto, trabalhe com marcas parceiras que tenham presença nacional, já se for presencial, foque na cidade onde está.

Considere saúde, bem-estar e educação

Claro que descontos em lojas e restaurantes é bacana, mas saúde, educação e bem-estar podem ser os focos de seu programa, trazendo mais qualidade de vida aos colaboradores. Inclusive, a educação financeira é importante!

Monitore para evoluir

Monitore a satisfação do programa de vantagens e entenda quais passos são importantes para evoluir, tornando-o ainda mais sólido. Novamente, pesquisas e feedback fazem a diferença, viu?

Bônus! A Caju como parceira para seu clube de benefícios corporativo

A Caju é uma empresa brasileira de tecnologia que oferece soluções em multibenefícios, premiações e despesas corporativas. São inúmeras possibilidades dentro de uma mesma plataforma, que é flexível para que você ofereça exatamente o que seu time de colaboradores precisa.

Como a Feirinha da Caju, que reúne parceiros como Zé Delivery, Rappi e Descomplica em descontos superinteressantes. Saiba mais como funciona a Feirinha da Caju!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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