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Benefícios corporativos

No mercado ou no restaurante? Veja onde os colaboradores mais usam o cajuzinho

Analisamos o comportamento de consumo de quem recebe o cartão Caju e identificamos como (e onde) as pessoas preferem gastar o saldo do vale-alimentação

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 4 minutos

O vale-alimentação e o vale-refeição são benefícios corporativos essenciais, que impactam diretamente no dia a dia de empresas e seus colaboradores. Entre outras coisas, eles ajudam a proporcionar o bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores, sendo a garantia de uma alimentação adequada, principalmente durante o expediente de trabalho. 

Tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição são benefícios bem importantes, e embora não sejam obrigatórios por lei, geralmente estão entre os benefícios mais oferecidos pelas empresas.

Pensando na importância dessas categorias de benefícios e em ajudar na construção de uma oferta de valor que faça mais sentido para os talentos que a sua empresa quer atrair, decidimos analisar o perfil de consumo dos colaboradores brasileiros que recebem benefícios de alimentação e refeição no cartão Caju. Veja o que a gente descobriu!

Mercados ou restaurantes?

Olhamos para os dados de uso de mais de 330 mil pessoas, em mais de 19 milhões de transações financeiras para coletar informações sobre gastos do vale-alimentação dos trabalhadores em mercados e bares e restaurantes.

Os colaboradores que usam o cajuzinho gastam, por mês, R$ 291 em bares e restaurantes e R$ 366 em mercados com o benefício. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2023.

Segundo os nossos dados, os colaboradores brasileiros realizam por mês uma média de oito transações em bares e restaurantes, com gasto médio de R$ 38. Já para os mercados, a média mensal é de seis transações, com R$ 56 gasto em média por transação. 

Ainda de acordo com nossa análise, os mercados representam 47% do gasto total do vale-alimentação, enquanto os bares e restaurantes somam 33%

Entre os colaboradores que recebem VA, 71% consomem em restaurantes em geral. Nos mercados, esse número chega a 80%.

Para um melhor entendimento dos tipos de gasto do VA, fizemos uma distinção dos principais estabelecimentos visitados pelos colaboradores. Os locais foram classificados segundo a metodologia dos MCCs (Merchant Category Code) — que é o cadastro de quatro dígitos do estabelecimento na maquininha de cartão.

Para bares e restaurantes, a distribuição foi a seguinte:

  • (5812) Restaurantes;
  • (5814) Lanchonetes e fast foods;
  • (5462) Confeitarias;
  • (5813) Bares e pubs;
  • (5441); Loja de doces;
  • (5921) Cervejas, vinhos e licores. 

Já para os mercados, consideramos:

  • (5411) Mercearias e supermercados;
  • (5099) Atacadistas e distribuidores de mercadorias;
  • (5811) Distribuição de produtos alimentícios;
  • (5422) Açougues;
  • (5399) Lojas de mercadorias gerais;
  • (5451) Lojas de produtos lacticínios;
  • (5499) Lojas de alimentos variados.

Destaques por região do Brasil

Norte

A região Norte  é a que mais gasta com mercados, tendo 51% do gasto total do VA nesses tipos de estabelecimentos. Além disso, conta com 82% dos usuários comprando em mercados.

Nordeste

No Nordeste, o consumo em mercado é predominante com 47% do gasto total da categoria contra 23% do consumo em restaurantes e bares.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, os colaboradores tendem a gastar R$ 100  a mais em mercados em relação a restaurantes e bares, durante o mês.

Sudeste

A região Sudeste é a que mais se destaca no consumo em restaurantes e bares, com o maior número de usuários proporcionais (75%), com o maior ticket médio por transação (R$39) e com o maior gasto mensal (R$ 312).

Sul

No Sul, o gasto mensal por colaborador em mercados é o mais alto, atingindo R$ 374, sendo 12% superior em comparação com as demais regiões em média.

Cartão refeição VS cartão multibenefícios

Um cartão refeição é feito especificamente para despesas com a alimentação do colaborador (e pode ter outros custos agregados dependendo do fornecedor). Por outro lado, o cartão multibenefícios apresenta muito mais possibilidades, pois agrega diferentes categorias em um único cartão, como mobilidade, home office, cultura, saúde e educação.

E a flexibilidade não precisa ser mais um problema para o RH. Respeitadas as normas trabalhistas e sindicais referente a cada uma das categorias de benefícios, a empresa tem autonomia para escolher quais delas deseja disponibilizar para uso dos seus colaboradores

Na prática, isso quer dizer que, caso o empregador ofereça todas as categorias de multibenefícios (ou mais de uma), fica a critério dele definir se o colaborador pode ou não fazer a transferência entre saldos.

A única exceção é a categoria de Alimentação, que tem uma regra específica — e já é travada antecipadamente pela Caju. A nova lei do vale-alimentação, como ficou conhecida a Lei nº 14.442/22, proíbe o desvio de finalidade do auxílio-alimentação pago pelas empresas aos colaboradores.

Além da versatilidade, o cartão multibenefícios também tem ampla aceitação, dando mais flexibilidade e autonomia para o colaborador — que não precisa mais se limitar a usar o benefício só naqueles estabelecimentos que aceitam o seu vale.

Leia também: Tendências de benefícios para 2024

O cajuzinho é um cartão bandeira Visa, aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos no Brasil e no mundo. Quer conhecer mais sobre os multibenefícios da Caju? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas! 

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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