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A comunicação assíncrona é aquela que não ocorre em tempo real. Saiba como utilizá-la de maneira mais efetiva na sua empresa.
Comunicação assíncrona é o tipo de comunicação que não é feita em tempo real, como a que ocorre por e-mail, por exemplo. Uma pessoa envia a mensagem e quem a recebe pode acessá-la e respondê-la quando preferir. E para que esse formato seja efetivo, é preciso comunicar-se de maneira objetiva.
A comunicação assíncrona é um tema que tem ganhado destaque nas empresas, principalmente em tempos em que o trabalho remoto se torna cada vez mais comum. O formato traz comodidade para quem recebe as mensagens, no entanto, é necessário ter alguns cuidados para não perder a agilidade na hora de se comunicar.
Quer saber mais sobre o que é, quais são as vantagens e como fazer uma comunicação assíncrona efetiva na sua empresa?
Continue a leitura!
A comunicação assíncrona é aquela que não é feita em tempo real. Uma pessoa envia a mensagem e quem a recebe pode visualizá-la na hora que desejar e só depois respondê-la. Por conta disso, o modelo traz mais comodidade para quem recebe a comunicação.
Por outro lado, comunicar-se dessa maneira pode levar mais tempo. Por isso, é fundamental priorizar a objetividade na hora de enviar mensagens desse tipo. Um exemplo clássico de comunicação assíncrona é o email.
Se a comunicação assíncrona é a que não ocorre em tempo real, fica fácil deduzir do que a comunicação síncrona se trata. Nesse formato, os envolvidos se comunicam simultaneamente, como ocorre por telefone ou videoconferência, por exemplo.
Dessa forma, tem-se mais agilidade, pois é possível esclarecer dúvidas mais facilmente. Ao mesmo tempo, esse tipo de comunicação interna exige dedicação total das pessoas que participam da conversa.
A comunicação assíncrona é bastante útil para ocasiões em que é preciso fazer discussões mais profundas, que exigem reflexão antes do envio da mensagem. Ao responder um email, por exemplo, é possível avaliar o que foi dito anteriormente, pensar com calma e só então dar um parecer que agregue à discussão.
Além disso, no caso de equipes que trabalham de maneira remota, em diferentes fusos horários, o formato é mais conveniente. Isso porque é importante, nesses casos, evitar o imediatismo, respeitando os horários de cada pessoa. Nesse sentido, a comunicação assíncrona cai como uma luva para times em home office.
O modelo também permite manter registros mais facilmente. Ler posteriormente uma thread de emails é mais fácil do que ter acesso ao que foi falado em uma reunião, por exemplo.
Em alguns casos, como em reuniões de brainstorming ou de planejamento, a comunicação síncrona, em tempo real, pode ser a melhor alternativa. Porém, para a empresa, a comunicação síncrona também representa um alto custo, uma vez que os envolvidos precisam se dedicar inteiramente a essa tarefa.
Um momento em que é importante comunicar-se em tempo real é quando existe urgência para resolver um problema, como uma crise. Nessas situações, é preciso tomar decisões rapidamente, sem a possibilidade de aguardar horas por uma resposta.
Outros exemplos são comunicados sobre demissões, promoções, decisões sobre projetos e celebrações. Nos outros casos, porém, o mais produtivo para as empresas é a comunicação assíncrona.
Existem algumas dicas úteis para usar a comunicação assíncrona de maneira mais efetiva. Confira quais são a seguir:
Nos últimos anos, surgiram diversas ferramentas que facilitam a comunicação assíncrona. Elas servem tanto para equipes remotas quanto presenciais, trazendo mais agilidade para o dia a dia.
O Google Workspace, antes chamado de G Suite, traz diversas ferramentas para empresas, como Gmail, Google Docs e Google Spreadsheets. As plataformas são bastante úteis para comunicação assíncrona, permitindo trabalhar em documentos de formatos variados, deixando comentários e recebendo avisos por email.
A versão corporativa é paga, podendo ser customizada com o domínio da empresa.
Existem diversos aplicativos de mensagens corporativos, transferindo para um chat mensagens que antes eram enviadas por email.
O exemplo mais conhecido é o Slack, que permite comunicações mais rápidas. Existe tanto a versão gratuita, mas com recursos limitados, e a paga, onde é possível criar canais para diferentes equipes, projetos ou temas de interesse. O aplicativo pode, é claro, ser usado de forma síncrona, caso as partes estejam online simultaneamente.
Mas também é útil para a comunicação assíncrona.
Porém, para fazer bom uso desses apps, é fundamental que a equipe conheça as boas práticas, utilizando as ferramentas de forma produtiva. Além disso, as lideranças podem orientar os colaboradores sobre as melhores ocasiões para usar cada canal.
Atualmente o mercado possui diversas de ferramentas de gerenciamento de projetos, com versões pagas e gratuitas. Trello, Asana, Monday e ClickUp estão entre as mais comuns.
Elas auxiliam na criação de tarefas, definição de prazos e distribuição das demandas entre os diferentes membros da equipe.
Muitas vezes, principalmente para equipes que trabalham à distância, é difícil dar feedbacks ou solicitar alterações por email. Nesses casos, para não precisar abrir uma call, pode ser uma boa ideia gravar a própria tela e o áudio.
Entre as ferramentas que possibilitam isso, o Loom é a mais popular. O aplicativo permite orientar colegas de maneira simples e conta com versão gratuita, mas com tempo de gravação e armazenamento limitado.
Como você pode ver, a comunicação síncrona e a assíncrona não se excluem. Existem situações em que uma ou outra é a mais adequada. Por isso, a dica é combiná-las, conforme as necessidades da empresa e do dia a dia dos times.
Por exemplo, uma reunião por videochamada pode ser melhor aproveitada caso os tópicos a serem discutidos tenham sido compartilhados anteriormente por alguma ferramenta. Assim, as pessoas já chegam mais preparadas e é possível usar o tempo do encontro para tirar dúvidas.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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