Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Saiba quais são as vantagens e desvantagens do home office

Com a pandemia da COVID-19, muitas empresas tiveram que se adaptar ao home office rapidamente. Mas será que vale a pena investir nesse modelo em longo prazo? Descubra!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 16 minutos

Com a aceleração do modelo de home office no país dentro das empresas, em grande parte, decorrente do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, muitas instituições continuam adeptas ao teletrabalho.

Isso porque muitas pessoas se identificaram com o home office e suas vantagens, apesar do regime possuir também algumas desvantagens.

 Apesar de o trabalho remoto ser uma tendência de RH em constante crescimento, muitos gestores têm dúvidas sobre essas vantagens e desvantagens do home office e se vale a pena investir nesse tipo de infraestrutura. 

Neste artigo vamos falar exatamente sobre isso. Acompanhe!

Como funciona o home office?

O home office é um modelo de trabalho no qual substitui-se a estrutura física de um escritório por um ambiente virtual

Dessa maneira, todas as ferramentas de trabalho são migradas para hospedagens em nuvem e que podem ser acessadas de qualquer lugar e compartilhadas em tempo real, como softwares e aplicativos.

A implementação do home office pelas empresas começa com o mapeamento de todos os processos, bem como as ferramentas necessárias para os colaboradores desempenharem suas atividades.

Com os recursos definidos, também é preciso estabelecer boas práticas, assim como acontece no ambiente físico, e fornecer treinamento para esses profissionais.

Para que o home office funcione de maneira adequada, tanto para os gestores, quanto para os colaboradores, é preciso que seja implementada uma infraestrutura adequada

E não é tão simples quanto parece. E é por isso que o home office tem suas vantagens e suas desvantagens. Mas estamos aqui para te auxiliar em todo esse processo.

E é sobre essas vantagens e desvantagens do home office que falaremos no próximo tópico. Siga com a gente!

Quais são as vantagens e desvantagens do home office?

Apesar de possuir diversas vantagens, o home office também possui desvantagens e devemos estar atentos a elas. Por isso, separamos-as em tópicos para você conferi-las e não perder nada!

Vantagens do home office

  • Flexibilidade: a interação com os processos de trabalho se torna menos burocrática;
  • Satisfação: os colaboradores tendem a se sentir mais felizes e satisfeitos com a empresa devido aos benefícios intangíveis que ganham, como tempo com a família e fuga do trânsito;
  • Economia: devido à infraestrutura ser em nuvem, a empresa tem redução significativa com instalações, recursos e maquinários físicos;
  • Otimização: os processos se tornam mais otimizados, com ganho de produtividade e agilidade;
  • Conforto: trabalhar no conforto de casa pode proporcionar alguns momentos a mais de descanso, como o tempo que seria gasto para deslocamento, por exemplo. Além disso, você também pode organizar sua própria infraestrutura de trabalho.

Desvantagens do home office

  • Controle: a falta do contato pessoal torna os processos de gestão e controle ainda mais difíceis;
  • Horários: segundo os dispostos na Lei Nº 13.467, o teletrabalho não se aplica às jornadas de trabalho expressas na CLT, como 44 horas semanais. É preciso controlar por produção;
  • Comunicação: além de reduzir a troca de informação entre os funcionários, as mensagens podem chegar distorcidas devido ao excesso de comunicação escrita;
  • Isolamento: com a falta de interação social, os colaboradores ficam mais propícios a desencadear transtornos emocionais.

Como ajudar os funcionários com a produtividade durante o home office?

Por ser um modelo de trabalho ainda em fase de ascensão no nosso país, é comum que os colaboradores precisem de apoio para se adaptarem e manterem a produtividade

Mas não existe uma fórmula mágica. Porém, adotar bons hábitos e estabelecer uma rotina faz toda a diferença!

Neste momento, você pode orientá-los na criação de rotinas que separem as responsabilidades pessoais das profissionais e que ajudem a reduzir os impactos na saúde – tanto física, quanto mental.

Além disso, é importante investir em comunicação clara com o time para garantir que nenhum dado se perca na troca de informação virtual, como criar um canal único, por exemplo. 

E vale a pena desenvolver campanhas de integração social para estreitar os laços, como cafés virtuais e benefícios corporativos

Uma forma da organização como um todo apoiar os colaboradores na adaptação ao trabalho remoto é oferecendo um auxílio home office, para ajudar no pagamento de novos equipamentos e materiais para o trabalho, além de contas como internet e energia elétrica.

Como você pôde perceber, as vantagens e desvantagens do home office permitem entender melhor os resultados proporcionados por esse modelo e ajustar o que for preciso. 

Mas também é necessário acompanhar as ações implantadas. Por isso, invista em tecnologia para monitorar esses resultados a distância.

Sabia que a adoção de boas práticas é essencial para ter uma equipe produtiva e engajada? 

Então, continue a leitura e descubra agora mesmo como criar uma política de home office na sua empresa!

4 dicas imprescindíveis para manter a produtividade no home office!

  1. Estabelecer uma rotina com horários definidos de início, horário de almoço e término de jornada de trabalho é essencial. Por mais que o profissional esteja fora do ambiente interno da empresa, é necessário entender que as responsabilidades continuam as mesmas.
  2. Outro ponto importante se refere à vestimenta, que precisa seguir o padrão utilizado no exercício das funções dentro da organização. As roupas muito informais, como as que vestimos nos momentos de folga em casa, tendem a diminuir nosso senso de produtividade.
  3. Igualmente importante é a organização do local de trabalho. Quando falamos de organização, nos referimos à construção de um ambiente tipicamente empresarial. Para isso, o melhor a fazer é escolher um cômodo da casa e transformá-lo em escritório. Dessa maneira, não haverá disputa de atenção com a televisão, a movimentação de familiares ou a proximidade com a cama – que poderá ser um convite à improdutividade.
  4. Além disso, o profissional precisa se desconectar de dispositivos eletrônicos e das redes sociais, deixando abertos apenas os canais de comunicação com a empresa para evitar distrações. Uma boa estratégia também é estipular intervalos curtos para conferir notificações e, é claro, tomar um belo café para manter a motivação.

A importância da saúde no home office

A saúde do colaborador é um dos aspectos mais importantes para levarmos em consideração, principalmente no modelo de trabalho home office, quando o colaborador não está fisicamente no mesmo ambiente de seus gestores e, portanto, pode estar havendo uma negligência maior com sua saúde.

A saúde no trabalho envolve os componentes físicos, psíquicos, emocionais, sociais e biológicos e estão diretamente relacionados com a produtividade dos profissionais.

Abaixo vamos tratar de pontos importantes que podem ajudar a manter a saúde dos seus colaboradores em dia! Acompanhe!

Ergonomia no home office: saiba como oferecer mais saúde aos seus colaboradores!

A ergonomia é um conceito sobre a relação dos colaboradores com seus equipamentos de trabalho. 

Logo, a ergonomia no home office se refere ao seu bem-estar relacionado às condições de trabalho remoto, em que são assegurados os mesmo direitos e qualidade de um serviço presencial na empresa.

O empregador deve levar em conta essa questão de manter ou elevar o padrão de conforto para o colaborador em home office, a fim de garantir a sua produtividade e proteger a saúde emocional e física do colaborador. 

Por isso, veja algumas dicas de como manter a ergonomia no home office!

Promova a utilização dos equipamentos de trabalho de maneira adequada no home office

Se preocupar com a ergonomia no home office é essencial para evitar excesso de cansaço e indisposição.

Por isso, oriente seus colaboradores a utilizarem uma mesa e cadeira adequada de acordo com a sua estatura e terem atenção à distância dos equipamentos. Por exemplo:

  • pessoas com 1,60 de altura, utilizar mesas com 60 cm de altura;
  • pessoas com 1,75 de altura, utilizar mesas com 70 cm de altura;
  • apoiar as coxas completamente na cadeira e fazer um ângulo de 90º com as pernas;
  • manter o computador a 75 cm de distância dos olhos e ângulo de 10º a 20º da mesa.

Incentive pausas durante o expediente de trabalho remoto

Mesmo no trabalho remoto é comum seguir a mesma jornada e rotina que no presencial. Contudo, como as comunicações ficam todas praticamente só no digital, pode ser que o colaborador faça menos movimentos.

Ficar na mesma posição por horas pode causar sobrecarga muscular e influenciar na produtividade dos profissionais

Por isso, estabeleça pausas de alguns minutos para mudarem de posição, alongarem ou andarem pela casa. Além disso, criar mensagens automáticas para lembrar o colaborador de fazer pequenos intervalos pode ser uma boa estratégia.

Ofereça a infraestrutura necessária para o home office de seus colaboradores

Muitas pessoas não têm condições de criar em casa um ambiente de acordo com as recomendações técnicas de ambiente para trabalho. 

Às vezes, falta uma boa iluminação, um local sem barulho, uma mesa e, principalmente, uma cadeira adequada para comportar as 8 horas de trabalho por dia.

A empresa, por sua vez, deve orientar o colaborador a tentar se resguardar em um espaço mais reservado em sua casa, pelo menos durante o horário de trabalho, e que seja iluminado e arejado

Quanto ao material utilizado para trabalho, o empregador deve, pelo menos, ter à disposição uma mesa e cadeira adequadas, bem como notebook para a utilização em home office. 

Outra opção é a empresa disponibilizar um auxílio home office para os colaboradores, a fim de ajudar no pagamento de despesas com materiais para trabalho e contas como energia elétrica e internet.

Incentivar atividades físicas e alongamentos são fundamentais para a manutenção da saúde

Para evitar lesões e transtornos musculares causados pelo trabalho, e também manter a saúde emocional e física e produtividade dos profissionais, a empresa deve investir em ginástica laboral e até em treinamentos para aprenderem sobre postura.

Esse trabalho será de conscientização dos colaboradores quanto a importância de manter o corpo em movimento durante o trabalho remoto e a posição correta para as atividades. 

Por outro lado, estimulará de uma a três vezes ao dia a pausa para alongamentos, o que resultará em mais qualidade de vida para os profissionais dentro da empresa, melhorando o clima organizacional.

A falta da ergonomia no home office pode implicar em problemas de saúde, como dores musculares crônicas, com necessidade de fisioterapia ou afastamento, problemas de estresse e ansiedade, entre outros. 

Diretamente o impacto será na produtividade do profissional, sem contar o aumento de rotatividade de empregados e despesas da empresa.

Fadiga do Zoom: veja como combater esse problema no home office

Muitas pessoas que trabalham no modelo home office, atualmente, são impactadas pelo excesso de reuniões remotas que acontecem no seu dia a dia. 

Devido a esse excesso de reuniões virtuais, originou-se a chamada fadiga do Zoom. Ela costuma causar estresse e cansaço nos profissionais, que precisam realizar atividades virtualmente, tendo que ficar muitas horas conectados em dispositivos eletrônicos.

E essa é uma das desvantagens do modelo home office. Porém, é possível combatê-lo com algumas dicas que mostraremos adiante. Veja!

Quais as causas da fadiga do Zoom?

Algumas das principais causas da fadiga do Zoom são:

  • mobilidade reduzida nas chamadas de vídeo;
  • cansaço visual ocasionado por haver uma distância menor entre os olhos e a tela;
  • excesso de comunicação não verbal, que é quando há mais comunicação com gestos;
  • efeito espelho por muito tempo, quando ficamos olhando para a nossa imagem por longo período de tempo.

Quais os sintomas da fadiga do Zoom?

Alguns dos principais sintomas da fadiga do Zoom são a ansiedade e o estresse antes mesmo de realizar a videoconferência, além de esgotamento mental e cansaço em outras situações do dia a dia. 

Isso ocorre devido ao fato de não haver outros estímulos para o cérebro, como cheiros, percepção de espaço, entre outros.

Inclusive, em virtude do atraso que há nas respostas das videochamadas, muitas vezes por causa da conexão, o colaborador pode ter a sensação de não estar sendo ouvido.

O que fazer para combater esse problema?

Agora que você sabe o que é a fadiga do Zoom, as causas e sintomas, é muito importante saber como combater o problema. Acompanhe! 

  • Evite ligar a câmera nas vídeo chamadas: uma ótima dica é alterar a configuração padrão da plataforma de videoconferência, a fim de que quando entrar em uma reunião, não apareça seu rosto. Caso seja preciso, tire um tempo para verificar se está bem no campo de visão da câmera e depois desative a câmera novamente.
  • Posicione a câmera mais distante do seu rosto: outra dica que pode ajudar é posicionar a câmera em uma posição mais afastada da sua face. Assim, é possível ter um campo de visão da câmera mais amplo e ter uma movimentação maior.
  • Procure não acompanhar o bate-papo: por último, é preciso evitar acompanhar o bate-papo da chamada durante a videoconferência a todo tempo. Afinal de contas, desse modo o cérebro continuará o processamento de diversos estímulos. 

É muito importante que a empresa fique de olho se seus colaboradores estão apresentando os sintomas citados, a fim de buscar soluções para melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente, seu desempenho no trabalho. 

Lembrando que também é importante pedir a opinião dos colaboradores sobre o assunto.

Como criar uma política de home office na sua empresa?

Assim como o ambiente interno de uma empresa tem regras que direcionam o ritmo das demandas, o trabalho a distância deve seguir o mesmo modelo. 

Afinal, o home office apenas descentraliza a estrutura da organização por expandi-la para os locais em que os colaboradores exercem suas funções.

Assim, o nível de qualidade dos serviços e a cultura da empresa devem ser inseridos em cada escritório privativo dos profissionais. Mas como conseguir esse objetivo? Vejamos algumas estratégias eficientes.

1. Estabeleça a jornada de trabalho

Embora a nova reforma trabalhista (Lei 13.467) determine que os colaboradores em home office podem ser dispensados do controle de ponto, essa decisão fica a critério da empresa. 

Talvez, os gestores entendam que a jornada de trabalho por produção seja a mais adequada para os profissionais, uma vez que os motivará a manter o ritmo dos serviços mesmo longe das dependências internas da empresa.

Há também a opção de estabelecer para o trabalho em home office os horários oficiais internos para o início e o término.

Para isso, a organização precisará utilizar um software que permite os registros dos horários. Essa ferramenta possibilita o acesso ao controle de ponto por meio de um aplicativo instalado no dispositivo eletrônico dos colaboradores.

2. Utilize plataformas

As plataformas de gestão integram os dispositivos utilizados pelo time de colaboradores

Desse modo, os projetos e as tarefas dos setores organizacionais são acessados e atualizados em tempo real, mesmo que a equipe esteja trabalhando a distância. 

Por isso, as empresas precisam implantar sistemas como ERP, CRM e R&S para que os serviços não fiquem bloqueados.

Além disso, existem funcionalidades que auxiliam na comunicação entre os colaboradores. 

Isso é possível por meio de chats, videoconferências ou ligações via internet. Ferramentas como Zoom, Google Meet, Slack e Microsoft Teams podem ser úteis. Sem esses canais de interação, pode ocorrer um desalinhamento das metas, estratégias e demandas dos times

Em contrapartida, as plataformas de comunicação favorecem a marcação de reuniões entre líderes e liderados para, por exemplo, mensurar resultados.

3. Ofereça benefícios

Com a migração da equipe para o trabalho remoto, a empresa tem em mãos a oportunidade de elevar a satisfação dos profissionais por incluir novas opções na política de benefícios

Uma delas é um auxílio home office, para o custo com a internet gasta durante a prestação de serviços. Outra seria um aumento no vale-refeição para o “cafezinho” dos intervalos da equipe em home office.

Geralmente, os profissionais em trabalho remoto não têm a mesma estrutura ergonômica oferecida na empresa. Devido a isso, é possível oferecer benefícios relacionados à ergonomia, como visto anteriormente.

4. Cuide da segurança das informações

Oferecer equipamentos da empresa para que o colaborador possa trabalhar e que possua controles de acesso, ferramentas e recursos de segurança, senhas, autenticação em múltiplas etapas, criptografia e licenças, dentre outros recursos, juntamente com uma política de segurança da informação rígida é um bom caminho para manter sempre as informações da sua empresa seguras.

Quando os colaboradores acessam o sistema da empresa por meio de equipamentos pessoais, a questão é um pouco mais complexa e surgem novas preocupações: como evitar o vazamento dos dados corporativos? O que fazer para impedir a invasão do sistema por vírus e criminosos virtuais? 

A solução envolve o apontamento de diretrizes que comporão a política de segurança para trabalhos remotos e algumas medidas básicas oferecem uma boa margem de proteção, como: 

  • pré-aprovação de dispositivos eletrônicos que terão acesso a arquivos corporativos;
  • fornecimento de conexões “virtual private network” (VPN) para um tráfego seguro de dados;
  • permissões limitadas para os colaboradores de acordo com as tarefas específicas que eles realizam;
  • utilização da criptografia das informações;
  • conscientização do time em respeito às regras de segurança.

5. Mensure o desempenho dos seus colaboradores

As metas estipuladas pelos setores devem ser mantidas e sempre revistas conforme o objetivo da empresa e o desempenho do time monitorado. 

Assim, os gestores e seus times determinarão os prazos e tarefas, evitando que a produtividade da empresa sofra uma queda.

Caso a organização tenha o costume de usar metodologias de fluxo de trabalho, como Kanban e Scrum, uma boa alternativa é disponibilizá-las virtualmente para os trabalhadores em home office. 

Como forma de mensuração, a empresa utilizará os KPIs (indicadores) de produtividade. Desse modo, obtêm-se relatórios regulares que demonstram a realidade do desempenho do time.

E aí? Gostou das dicas? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.