Fique por dentro das vantagens e desvantagens do home office

June 30, 2020
Recursos Humanos

Estamos vivendo uma das maiores pandemias da história. E o caos gerado por ela, atrelado à necessidade do isolamento social, tem exigido que as empresas tomem medidas emergentes. Dessa maneira, até mesmo as organizações que tinham toda a sua estrutura presencial estão migrando para o ambiente virtual.

Apesar de o trabalho remoto ser uma tendência de RH em constante crescimento, muitos gestores têm dúvidas sobre as vantagens e desvantagens do home office e se vale a pena investir nessa infraestrutura como modelo de trabalho. E neste artigo vamos falar sobre isso. Veja!

Como funciona o home office?

O home office é um modelo de trabalho no qual substitui-se a estrutura física de um escritório por um ambiente virtual. Dessa maneira, todas as ferramentas de trabalho são migradas para hospedagens na nuvem e que podem ser acessadas de qualquer lugar e compartilhadas em tempo real, como softwares e aplicativos.

O processo de implantação do home office pelas empresas começa com o mapeamento de todos os processos, bem como as ferramentas necessárias para os colaboradores desempenharem suas atividades.

Com os recursos definidos, também é preciso estabelecer boas práticas, assim como acontece no ambiente físico, e fornecer treinamento para esses profissionais.

Quais são as vantagens e desvantagens do home office?

De acordo com o IBGE, nos últimos seis anos houve um crescimento de 44,4% no número de trabalhadores remotos. Porém, existem vantagens e desvantagens na implantação do home office. Entenda melhor!

Vantagens

  • flexibilidade: a interação com os processos de trabalho se torna menos burocrática;
  • satisfação: os colaboradores tendem a se sentir mais felizes e satisfeitos com a empresa devido aos benefícios intangíveis que ganham, como tempo com a família e fuga do trânsito;
  • economia: devido a infraestrutura ser em nuvem, a empresa tem redução significativa com instalações, recursos e maquinários físicos;
  • otimização: os processos se tornam mais otimizados, com ganho de produtividade e agilidade.

Desvantagens

  • controle: a falta do contato pessoal torna os processos de gestão e controle ainda mais difíceis;
  • horários: segundo os dispostos na Lei Nº 13.467, o teletrabalho não se aplica às jornadas de trabalho expressas na CLT, como 44 horas semanais. É preciso controlar por produção;
  • comunicação: além de reduzir a troca de informação entre os funcionários, as mensagens podem chegar distorcidas devido ao excesso de comunicação escrita;
  • isolamento: com a falta de interação social, os colaboradores ficam mais propícios a desencadear transtornos emocionais.

Como ajudar os funcionários com a produtividade durante o home office?

Por ser um modelo de trabalho ainda em fase de ascensão no nosso país, é comum que os colaboradores precisem de apoio para se adaptarem e manterem a produtividade. Neste momento, você pode orientá-los na criação de rotinas que separem as responsabilidades pessoais das profissionais e que ajudem a reduzir os impactos na saúde.

Além disso, como líder, é importante investir em comunicação clara com o time para garantir que nenhum dado se perca na troca de informação virtual — criar um canal único, por exemplo. E vale a pena desenvolver campanhas de integração social para estreitar os laços, como cafés virtuais e benefícios corporativos.

Como você pôde perceber, as vantagens e desvantagens do home office permitem entender melhor os resultados proporcionados por esse modelo e ajustar o que for preciso. Mas também é necessário acompanhar as ações implantadas. Por isso, invista em tecnologia para monitorar esses resultados a distância.

Sabia que a adoção de boas práticas é essencial para ter uma equipe produtiva e engajada? Então, aproveite a leitura e descubra agora mesmo como criar uma política de home office na sua empresa!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form