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As pessoas são o maior patrimônio de um negócio. Então por que não colocá-las no centro das ações? Saiba como fazer isso com o people centric!
Você já ouviu falar em people centric?
Se as pessoas são o principal patrimônio de um negócio, nada mais justo do que colocá-las no centro das estratégias e decisões. É por isso que cada vez mais empresas têm investido em estratégias people centric, que motivam os colaboradores, trazendo benefícios como ganho de produtividade e retenção de talentos.
Se você tem dúvidas sobre o tema, continue a leitura para descobrir o que é, quais são os benefícios e como tornar-se uma empresa people centric na prática.
People centric é um modelo de gestão empresarial que prioriza as pessoas que fazem parte do negócio, colocando-as no centro das estratégias, ações e decisões tomadas pela empresa. O termo vem do inglês e pode ser traduzido como “centrado nas pessoas”.
A ideia é reconhecer que os indivíduos são mais importantes que processos ou ferramentas e que investir neles é uma ótima maneira de obter melhores resultados. Ao adotar o people centric, parte-se do princípio de que o cuidado com o capital humano se refletirá nos outros componentes da empresa, fazendo com que o negócio seja bem-sucedido.
Para ilustrar essa ideia, podemos pensar na satisfação dos clientes. Imagine uma empresa que não investe em desenvolvimento, plano de carreira, salários competitivos ou em um bom pacote de benefícios. Ao se sentirem desmotivados nesse ambiente, é de se esperar que esses mesmos funcionários prestem um atendimento ruim aos consumidores.
Não existe uma maneira única de fazer uma gestão people centric. Porém, existem alguns princípios que os negócios costumam seguir:
Ainda em dúvida se vale a pena ou não investir em uma gestão people centric? Trazemos, a seguir, 5 benefícios de adotar essa estratégia.
Já ouviu falar que é mais barato manter seus clientes do que conquistar novos? O mesmo vale para a sua equipe. Com uma estratégia people centric é possível evitar gastos com turnover alto, desligamentos e processos seletivos que precisam ser realizados constantemente.
Pessoas não trabalham motivadas somente por um salário. Ao focar nos colaboradores, trazendo soluções que impactam positivamente em sua vida profissional e pessoal, a empresa também contribui para que eles sejam mais comprometidos e engajados.
A maneira como você trata a sua equipe pode ter impacto positivo ou negativo na sua marca empregadora. Isso porque os funcionários comentam com colegas de profissão e a palavra se espalha, sem falar no impacto que sites de avaliações, como o Glassdoor, possuem. Ao focar nas pessoas, seu negócio consegue atrair os melhores talentos no mercado.
Funcionários satisfeitos ajudam a construir um clima organizacional saudável, onde a colaboração é prioridade. Nesse ambiente, as pessoas podem crescer profissionalmente sem esquecer suas vidas pessoais, um equilíbrio que contribui para o bem-estar dos colaboradores.
O people centric impacta tão positivamente na experiência dos funcionários que isso se reflete, inclusive, no atendimento que eles oferecem aos clientes.
Agora que já falamos sobre o que é e quais são os benefícios do people centric, podemos focar em como adotar essa cultura no seu negócio. A seguir, trazemos alguns passos de como fazer isso.
O primeiro passo para adotar a cultura people centric na prática é a cultura organizacional. Ela é a base para qualquer ação. Por isso, se atualmente a sua não é voltada para pessoas, pode ser interessante revê-la e adicionar esses pontos.
É importante que todos na empresa estejam alinhados com essa cultura, entendendo o que é people centric e se comprometendo em adotar a abordagem. Os colaboradores precisam sentir que de fato fazem parte da empresa.
Um dos princípios da cultura people centric é a inclusão das pessoas. Por isso, é fundamental permitir que os colaboradores tenham sua individualidade.
Mais do que isso, a empresa pode aproveitar os diferentes perfis e vivências de cada um para construir soluções mais inovadoras.
O excesso de trabalho e a falta de tempo para atividades de lazer com a família e os amigos podem levar o colaborador a desenvolver problemas como a Síndrome de Burnout. Além de prejudicar a saúde do colaborador, isso faz com que a empresa precise substituir o colaborador caso ele seja afastado para tratar dessas questões, por exemplo.
O melhor, portanto, é promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A adoção de metas realistas, flexibilidade de horários e programas de cuidado com a saúde mental podem ajudar.
As lideranças são peça-chave quando o objetivo é implementar a cultura people centric. É por isso que se faz necessário desenvolvê-la para adotar as melhores práticas. Negócios bem-sucedidos em estratégias desse tipo colocam treinamentos à disposição dos funcionários para desenvolverem principalmente soft skills como uma boa comunicação.
Os gestores precisam adaptar suas práticas conforme cada colaborador e ter uma abordagem focada no desenvolvimento de cada um, e não somente voltada para o alcance de resultados. Eles precisam saber ter as conversas certas com os funcionários, reconhecer esforços e planejar os próximos passos em cada situação.
Os feedbacks são parte fundamental da cultura people centric. A voz dos colaboradores é necessária para trazer novas ideias e sugestões de melhoria.
Nessas conversas também é possível discutir o plano de carreira e outros pontos que contribuem para a motivação dos vendedores.
Ter processos estruturados é necessário para uma rotina de trabalho. Porém, é interessante que eles não sejam extremamente rígidos, reconhecendo também a capacidade das pessoas de lidarem com diferentes situações.
Estratégias implementadas? É o momento de acompanhar os seus resultados. Para isso, defina e acompanhe métricas de desempenho para medir a satisfação dos colaboradores. Um exemplo é o eNPS. Como esses resultados são mais quantitativos que qualitativos, é fundamental fazer pesquisas de clima e colher feedbacks.
Na hora de escolher o pacote de benefícios que será oferecido aos seus funcionários, é preciso também levar o people centric em conta. Uma boa opção traz mais controle para os funcionários, permitindo que eles utilizem o valor disponibilizado pela empresa conforme suas necessidades pessoais.
Um exemplo são as soluções oferecidas pela Caju. Somos uma empresa brasileira de tecnologia que oferece multibenefícios, premiações e despesas corporativas.
Por meio do nosso cartão multibenefícios, os colaboradores podem desfrutar, em um único cartão, dos diferentes benefícios oferecidos pela empresa, podendo transferir o saldo recebido entre diversas categorias, como alimentação, refeição, saúde e cultura. O Cajuzinho pode, ainda, ser usado para premiar os colaboradores.
Assim, a empresa escolhe quais categorias vai oferecer e os colaboradores têm autonomia para decidir como e onde gastar.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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