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Despesas corporativas

KPIs financeiros: quais são e como monitorá-los para manter sua empresa em dia

KPIs financeiros são métricas utilizadas para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, departamento ou projeto. São indicadores essenciais para monitorar a saúde da organização e ajudar na tomada de decisões estratégicas.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

É simples para a sua empresa avaliar o ROI? Ou seja, o retorno sobre os investimentos feitos, sejam esses investimentos feitos em publicidade, colaboradores, treinamento de equipe etc.

E quanto ao capital de giro, que permite medir a liquidez de uma empresa e sua capacidade de quitar obrigações a curto prazo?

O ROI e o capital de giro são dois exemplos de KPIs financeiros essenciais para todo negócio. Mas, além desses dois, existem vários outros que precisam ser monitorados com frequência para que os gestores possam tomar as melhores decisões.

Por exemplo, se uma campanha de publicidade trouxe pouco retorno, como melhorá-la ou o que fazer no lugar dela? Esse tipo de decisão ajuda uma empresa a se manter longeva.

Neste artigo, nós tratamos a fundo dos KPIs financeiros que você precisa acompanhar para um bom planejamento financeiro!

O que são KPIs financeiros?

KPIs financeiros, ou indicadores-chave de desempenho financeiro, são métricas utilizadas para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, departamento ou projeto. Esses indicadores são essenciais para monitorar a saúde financeira de uma organização e ajudar na tomada de decisões estratégicas.

Existem inúmeros tipos de KPIs financeiros, como margem operacional, margem bruta, ROI, Lifetime Value, entre outros. O importante é escolher os indicadores que melhor refletem os aspectos financeiros cruciais para o sucesso do negócio e monitorá-los de perto ao longo do tempo.

Um ponto essencial na hora de medir KPIs é garantir que a metodologia SMART se aplique a eles. Ou seja, sempre que você escolher um KPI para analisar, ele deve ser:

  • Específico (Specific), ou seja, claros e bem definidos, evitando ambiguidades. Eles devem responder às perguntas: Quem está envolvido? O que precisa ser alcançado? Onde isso vai acontecer? Qual é o propósito?
  • Mensurável (Measurable), no caso, devem ser quantificáveis, de modo que seja possível avaliar o progresso e determinar quando foram alcançados. Isso envolve definir critérios específicos e indicadores de sucesso.
  • Atingível (Achievable), mesmo que sejam desafiadores, precisam ser realistas. Eles devem representar algo que seja possível de alcançar com os recursos disponíveis, incluindo tempo, dinheiro, habilidades e conhecimento.
  • Relevante (Relevant), nesse caso, precisam estar alinhados aos objetivos gerais da organização ou com os objetivos pessoais. Eles devem ser importantes e contribuir para o progresso ou o sucesso em uma área específica.
  • Temporal (Time-bound), que significa ter um prazo definido para conclusão. Isso ajuda a criar um senso de urgência e a manter o foco e a motivação para alcançá-los.

Indicadores ou KPIs e métricas são a mesma coisa?

As métricas e os KPIs trazem respostas ao planejamento de uma empresa e são bons indicadores para as decisões dos gestores. Mesmo que muito usados em conjunto, KPIs e métricas têm suas diferenças.

As métricas são utilizadas como base para que os KPIs possam ser medidos. Já os KPIs são dar continuidade para as informações das métricas e trazem dados mais sólidos e complementares para melhorar a estratégia do seu negócio.

Podemos considerar as métricas como o diamante bruto, já os KPIs são a joia pronta — no caso os indicadores definidos pelos gestores para analisar o desempenho e os resultados da organização. São esses KPIs que melhor explicam o resultado de ações da empresa.

De qualquer forma, a avaliação de desempenho dos resultados deve ser feita por meio da interpretação das métricas e dos KPIs. Para ficar mais claro, confira nossos exemplos que permitem compreender melhor a diferença:

Em relação a vendas

  • Métrica: Quantidade de vendas
  • KPIs: tempo do ciclo de venda, quantidade de leads qualificados, desempenho de cada vendedor ou vendedora.

Dados sobre o departamento de RH

  • Métrica: quantidade de funcionários na empresa
  • KPIs: taxa de turnover, e-NPS dos colaboradores, absenteísmo

Lembrando que tanto as métricas quanto os KPIs precisam ser analisados em um espaço de tempo fechado, que pode ser quinzenal, mensal, bimestral, trimestral ou até anual. Essa frequência de análise é muito particular em relação ao KPI ou dado e em relação ao jeito que a empresa monitora tudo, ok?

Qual é a importância dos KPIs financeiros?

Os KPIs financeiros são fundamentais para a gestão eficaz de uma empresa, fornecendo insights valiosos que orientam a tomada de decisões estratégicas, como a redução de gastos ou melhor controle de despesas. A gente detalha melhor seus benefícios abaixo:

Tomada de decisões relevantes

Os KPIs financeiros fornecem dados quantitativos e objetivos que ajudam os gestores a tomar decisões informadas. Eles permitem uma avaliação precisa do desempenho financeiro da empresa e ajudam a identificar áreas de melhoria ou oportunidades de crescimento.

Por exemplo, se um dos KPIs é o nível de satisfação dos colaboradores e vemos que ele está abaixo do ideal, podemos pensar em estratégias para melhorá-lo, evitando o absenteísmo e possível turnover.

Acompanhamento da saúde financeira

Os KPIs financeiros servem como indicadores-chave da saúde financeira da empresa. Eles ajudam a monitorar métricas como liquidez, rentabilidade, endividamento e fluxo de caixa, permitindo que os gestores identifiquem tendências e façam ajustes conforme necessário para garantir a estabilidade financeira.

Ao entender que a liquidez da empresa não está no nível ideal, os responsáveis podem repensar investimentos a longo prazo, optando por outros com mais liquidez.

Melhoria contínua

Ao monitorar regularmente os KPIs financeiros, as organizações conseguem identificar áreas que precisam de melhoria e implementar estratégias para otimizar o desempenho. Isso pode envolver redução de custos, aumento da eficiência operacional, otimização de investimentos ou desenvolvimento de novas fontes de receita.

Ao compreender quais são as ações urgentes, uma empresa evita ter que fazer ações que mexam demais em sua estrutura. Por exemplo, se o endividamento está alto, vale renegociar com bancos, buscar mais verba com investidores, etc.

Redefinições rápidas

Em um ambiente de negócios em constante mudança, os KPIs financeiros permitem que as empresas identifiquem rapidamente problemas ou oportunidades emergentes. Isso permite que elas ajustem suas estratégias e operações de forma ágil para se adaptar às condições do mercado e manter a competitividade.

Por mais sólida que seja uma empresa, ela precisa de flexibilidade para se manter num mercado competitivo e que muda a todo momento. Os KPIs financeiros trazem essa elasticidade à empresa, isso, claro, desde que os gestores estejam dispostos a fazer mudanças.

Transparência e prestação de contas

O uso de KPIs financeiros promove a transparência dentro da organização, fornecendo uma visão clara do desempenho financeiro para todas as partes interessadas, incluindo acionistas, investidores, colaboradores e parceiros comerciais. 

Na prática, com essa transparência, é possível construir confiança e promover uma cultura de prestação de contas que vai mantendo a marca empregadora mais e mais forte.

Alinhamento de objetivos

Os KPIs financeiros podem ser usados para alinhar os objetivos individuais e departamentais com os objetivos financeiros gerais da empresa. Isso ajuda a garantir que todos os membros da equipe estejam trabalhando em direção aos mesmos resultados financeiros, promovendo a coesão e o foco organizacional.

Uma empresa na qual as vendas estão abaixo do esperado podem reforçar ações de marketing, buscar parcerias ou mesmo treinar os vendedores para uma nova metodologia.

O importante é que cada KPI financeiro funcione como uma bússola ou um mapa, apontando para ações que tragam melhorias à saúde financeira de uma organização. Inclusive na hora de analisar as despesas operacionais.

9 principais KPIs financeiros para acompanhar na sua empresa

Na dúvida de quais KPIs funcionam para sua empresa? A seguir, a gente conta quais são e explica os principais deles!

1. Fluxo de caixa

Monitora a entrada e saída de dinheiro na empresa em um determinado período — essencial para garantir que haja liquidez suficiente para cobrir despesas operacionais e investimentos.

2. ROI

ROI é a sigla para “Return on Investment” em inglês, que traduzido para o português significa “Retorno sobre o Investimento”. É uma métrica utilizada para avaliar a lucratividade de um investimento em relação ao seu custo. 

Em termos simples, o ROI é calculado dividindo o lucro obtido com o investimento pelo custo do investimento e multiplicando o resultado por 100 para expressá-lo em termos percentuais.

3. LTV (Lifetime Value)

Representa o valor total que um cliente traz para a empresa ao longo de seu relacionamento como cliente. Isso é fundamental para determinar o retorno do investimento em aquisição de clientes.

4. Endividamento

Reflete a proporção de dívida em relação ao capital próprio da empresa, indicando sua capacidade de pagar dívidas e financiar suas operações. O endividamento alto exige plano de ação urgente — no Brasil, 6,7 milhões de empresas começaram 2024 endividadas.

5. Margem bruta

Calcula a diferença entre as receitas e o custo dos produtos vendidos. Este KPI traz entendimento sobre a rentabilidade dos produtos ou serviços da empresa.

6. Margem operacional

Indica a lucratividade das operações principais da empresa, subtraindo despesas operacionais do lucro bruto e expressando como uma porcentagem das receitas. A margem operacional também traz mais clareza na definição do seu fluxo de caixa.

7. Ciclo de Vendas

Mede o tempo médio que uma empresa leva desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento da venda. Ajuda a entender a eficiência das estratégias de vendas e marketing.

8. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Representa o custo médio para adquirir um novo cliente. É calculado dividindo os custos de marketing e vendas pelo número de novos clientes adquiridos no mesmo período.

9. Lucratividade

Reflete a capacidade da empresa de gerar lucro em relação às receitas, despesas e investimentos. Pode ser calculada de várias maneiras, como lucro líquido como uma porcentagem das receitas ou como retorno sobre o investimento (ROI).

10. Índice de liquidez

Este índice mede a capacidade de uma empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo utilizando seus ativos mais líquidos, ou seja, aqueles que podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

11. MRR

MRR, do inglês Monthly Recurring Revenue, ou Receita Mensal Recorrente é um KPI financeiro indicado para modelos de negócios baseados em assinatura ou modelos de negócios de receita recorrente. 

Refere-se à receita que uma empresa espera receber regularmente, geralmente em uma base mensal, de clientes que estão inscritos em seus serviços ou produtos por um período contínuo.

12. Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio, ou break even point, é um KPI financeiro que aponta o momento em que a startup ou empresa no início iguala suas receitas e despesas. A partir do ponto de equilíbrio contábil, ela pode trazer lucro.

Como fazer um monitoramento eficiente dos KPIs financeiros?

A gente sugere 6 passos essenciais para monitorar os indicadores financeiros:

Passo 1: Defina os KPIs financeiros que fazem sentido

Identifique os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que são mais relevantes para o seu negócio. Isso pode incluir coisas como lucro líquido, margem de lucro, retorno sobre investimento (ROI), capital de giro, entre outros. Nem todos os que listamos são interessantes, por isso, reflita bem.

Passo 2: Selecione as ferramentas certas para analisar os KPIs financeiros

Escolha as ferramentas e sistemas de monitoramento que melhor atendam às necessidades da sua empresa. Isso pode incluir software de contabilidade, planilhas eletrônicas avançadas ou sistemas de business intelligence. Lembrando que sistemas integrados trazem dados mais confiáveis

Passo 3: Garanta que toda equipe conheça e trabalhe com foco nesses KPIs

Quando todos no time conhecem os indicadores de desempenho, fica mais simples alcançá-los. Além disso, as metas individuais devem estar alinhadas aos KPIs financeiros-chave da sua empresa.

Passo 4: Analise os dados com regularidade

Estabeleça uma frequência regular para revisar os dados financeiros e acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas. Alguns dados devem ser analisados semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, dependendo da natureza do seu negócio.

Passo 5: Faça uma comunicação transparente

Compartilhe regularmente os resultados do monitoramento com as partes interessadas relevantes, como a equipe de gerenciamento, investidores e funcionários-chave. É dessa forma que sua empresa mantém todos informados e alinhados com os objetivos financeiros da organização.

Passo 6: Considere realizar ajustes conforme necessário

Prepare-se para ajustar as estratégias e táticas conforme necessário com base nas análises de KPIs financeiros. O ambiente de negócios está em constante mudança, assim como a economia, e é importante ser ágil e adaptável para garantir o sucesso financeiro a longo prazo.

Os KPIs financeiros bem elaborados são parte essencial de empresas saudáveis. Cabe a você e demais gestores entenderem quais KPIs vão abraçar e passar a analisar.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre como calcular a margem de contribuição de seus produtos e serviços!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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