Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Institucional

A era dos talentos

Por as grandes empresas são cheias de top talentos? Saiba mais sobre o que foi discutido no primeiro evento Caju.

Criado em

Atualizado em

por Caju

Leia em 4 minutos

Vivemos na era dos talentos. Hoje não há nada mais importante que talentos em uma organização. Na Caju sabemos bem disso e resolvemos organizar um encontro entre profissionais de recursos humanos de diversas empresas para discutir, durante um almoço, quais os maiores desafios que eles encontram no dia-a-dia.

Começamos o evento apresentando alguns dados: As melhores empresas para se trabalhar de acordo com o ranking do Linkedin “Top Companies” vemos respectivamente Google, Facebook, Amazon, Salesforce e, em sétima posição, Apple. Todas elas somadas valem cerca de USD 3.5 trilhões e, em comparação, todas as mais de 300 empresas da B3 juntas valem apenas USD 1 trilhão. Essas não são apenas as empresas que atraem os melhores talentos, são nelas onde os maiores talentos estão hoje.

Qual seria a relação de um ambiente desejável para se trabalhar e o valor de uma empresa? Segunda uma pesquisa da Harvard Business Review, top talentos, os 5 a 10% melhores em uma habilidade específica, chegam a ter um impacto 4 vezes maior em produtividade que talentos médios. De acordo com um outro estudo da McKinsey & Company, esse gap de produtividade aumenta conforme a complexidade do trabalho, para um trabalho de complexidade super alta, o gap é de até 8 vezes.

Nos dias de hoje, em que um software desenvolvido em Palo Alto é utilizado em todas as partes do mundo, e a diferença competitiva de uma empresa de varejo reside na capacidade dela de criar robôs operadores para seu centro de distribuição, talentos são imperativos. São cada vezes menos pessoas, tendo um maior impacto e realizando tarefas mais complexas.

CD da Amazon: Menos pessoas, atividades mais complexas

Como atrair talentos?

Existem inúmeras fórmulas para atrair talentos, são tantas que ficamos até perdidos tentando achar a fórmula certa. A verdade é que cada empresa tem sua Proposta de Valor, e ela pode ser totalmente diferente e funcionar!

Agora, se você pensar que talentos são também seres biológicos, sujeitos aos mesmos incentivos que qualquer um, podemos começar a traçar um caminho para atrai-lós.

Talentos escolhem onde trabalhar, e quando analisamos as necessidades humanas em forma de uma pirâmide de Maslow podemos notar a importância dada a cada um dos fatores em tal escolha.

A necessidade fisiológica, ou seja, a base da pirâmide é um bom salário. Após tal necessidade ser realizada, o candidato irá buscar segurança na forma de um bom seguro e de bons benefícios. A próxima necessidade é o sentimento de pertencimento encontrado em um time bom e acolhedor. O estágio acima na pirâmide, é a busca por estima, ou seja, de poder se gabar e de se orgulhar da empresa onde trabalha. No topo da pirâmide temos a busca por realização pessoal, isto é, a busca por causar um impacto positivo no mundo.

A atração de talentos ocorre conforme se vai subindo a pirâmide. Por exemplo duas empresas: a empresa A e a empresa B. Ambas oferecem um bom salário, bons benefícios, um bom time e são renomadas, porém a empresa A tem uma boa cultura e seus funcionários sentem que estão impactando o mundo, enquanto a empresa B não. Um top talento que está na escolha entre as duas empresas irá escolher a empresa A. Portanto, para vencer a guerra dos talentos é necessário não apenas garantir o básico, mas também garantir que consegue suprir todas as necessidades

a-era-dos-talentos-maslow
Maslow: Para atrair talentos, é necessário se diferenciar no topo

E aí, como empresas podem atrair top talentos? Durante o encontro, concluímos que é essencial criar um diferencial em sua empresa para atrair talentos. Essa característica desejável pode ser desde ter um programa de mentoria e ter uma cultura de engajamento que ajude na retenção de talentos até ter um programa de benefícios. Benefícios não apenas são a segunda camada da pirâmide de Maslow, mas também são como empresas modernas atraem os melhores talentos.

Empresas que investem na felicidade dos funcionários contratam 150% mais rápido

– Harvard Business Review

Benefícios como cultura e alimentação são tão importantes quanto benefícios de saúde para 68% dos funcionários

– Zenefits

80% dos funcionários preferem melhores benefícios a um aumento de salário

– Glassdoor

70% dos funcionários afirmam que os benefícios adicionais são importantes ao decidir onde trabalhar (e por quanto tempo)

– Zenefits

Confira algumas fotos do nosso evento:

Você já sabia disso? Gostaria de saber mais sobre a Caju? Agende um horário com o nosso time e tire suas dúvidas!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Caju

A Caju é uma empresa de tecnologia fruto do empreendedorismo brasileiro para aqueles que enxergam pessoas por trás dos seus colaboradores. Oferecemos produtos mais flexíveis e inovadores que transformam as interações e relações entre pessoas e empresas em uma nova experiência.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.