4 dicas fundamentais para turbinar a sua retenção de talentos

June 30, 2020
Talentos

A alta rotatividade é sempre uma preocupação para as empresas. Ela aumenta os gastos, já que tanto a demissão quanto a contratação de um novo funcionário custam caro, e interrompe o trabalho que vem sendo feito, o que pode atrasar projetos ou causar uma descontinuidade em algum serviço.

Por isso, é essencial você trabalhar a retenção de talentos, especialmente daqueles colaboradores que apresentam desempenho diferenciado. O mercado reconhece esses talentos e não faltam ofertas para esses profissionais.Por isso, quanto melhor o colaborador, maior a chance de perdê-lo para a concorrência.

Para evitar que isso aconteça, ele precisa sentir que a sua permanência na instituição é valorizada e que ele tem um bom caminho pela frente. Por isso, neste post apresentamos 4 dicas para melhorar a retenção de talentos da sua empresa. Confira!

1. Faça um processo de onboarding

Vamos começar do começo, ou seja, por quem está chegando na empresa. Já foram relatados casos de funcionários que chegaram para trabalhar no seu primeiro dia na empresa, o gestor havia saído de férias e não deixou ninguém avisado sobre o novo colaborador ou o que fazer com ele. Imagine como essa pessoa se sentiu!

Fazer um processo estruturado de onboarding tem dois efeitos positivos. O primeiro é que, ao apresentar o novo colaborador para todo mundo, explicar o funcionamento das áreas, dos sistemas e dos processos, a empresa acelera o aprendizado e vai ter um jogador em campo mais rápido.

O segundo benefício é justamente o fato de o colaborador se sentir acolhido em um momento que costuma ser meio intimidante, colaborando para que ele se integre mais rápido ao ambiente.

2. Invista na carreira dos funcionários

Você quer subir na carreira, ter um cargo mais estratégico e ganhar mais? Bom, os demais colaboradores também, ou pelo menos a maioria quer.Esse é um dos principais motivos pelos quais alguém aceita trocar de emprego, não é? Um cargo mais alto, melhores perspectivas, salário melhor.

Para evitar que isso aconteça, é preciso investir na carreira dos funcionários. Eles precisam saber quais são os caminhos possíveis dentro da empresa para que possam crescer. Além disso, a empresa precisa investir em capacitação e treinamento, fazendo com que os colaboradores estejam aptos para dar o próximo passo.

3. Ofereça os benefícios corretos

Está claro que um bom pacote de benefícios é um item importante na retenção de talentos, mas a questão é: quais benefícios oferecer?Para ter essa resposta, a melhor forma é perguntando para os próprios colaboradores. Pessoas com idades e situações de vida valorizam coisas diferentes.

Você pode descobrir, por exemplo, que a possibilidade de tirar um dia de folga para resolver questões pessoais vale mais do que um plano de saúde muito caro. As demandas da atualidade podem ser ainda algo como possibilidade de fazer home office em alguns dias da semana ou ter uma copa para poder levar o almoço de casa ou ainda um dress code mais casual.

Ouvir os colaboradores na hora de definir os benefícios vai fazer com que você consiga oferecer itens que realmente os deixam satisfeitos e motivados e, ao mesmo tempo, evitar que a empresa tenha gastos com benefícios nos quais eles não veem valor.

4. Premie o desempenho diferenciado

Mais uma vez, quando falamos em retenção de talentos, é preciso sempre lembrar daqueles colaboradores que se destacam. Esses precisam de um reconhecimento diferenciado, seja financeiro, seja em termos de carreira.Na maioria das vezes as duas coisas.

Quando esse profissional está insatisfeito, ele vai embora rapidamente e leva consigo todo o seu conhecimento e histórico. Além disso, se ele fez a diferença na sua empresa, agora vai fazer na concorrência. Então ele precisa ter um acompanhamento mais próximo para que você não seja pego de surpresa com a sua saída sem nem ao menos saber que ele estava insatisfeito.

Por fim, vale lembrar que é preciso manter um ambiente de trabalho agradável na empresa. Pode parecer óbvio, mas não é. As companhias que têm um ambiente hostil ganham uma reputação negativa no mercado, o que prejudica tanto a atração quanto a retenção de talentos.

Gostou do texto? Siga a CAJU no LinkedIn e acompanhe os nossos conteúdos.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form