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Institucional

Como a área de Growth contribui para o crescimento do Cajueiro

Conheça a área de Growth da Caju, como ela nasceu, cresceu e tem contribuído para o desenvolvimento do Cajueiro

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 4 minutos

O nome em inglês pode soar estranho, mas Growth nada mais é do que a área responsável pelo crescimento estratégico de uma empresa. Com uma visão transversal do negócio, a área deve avaliar as oportunidades para ajudar no crescimento da organização, seja conquistando mais clientes ou aumentando o valor oferecido para cada um deles.

Aqui na Caju, Growth começou com a chegada do Fabiano Tiba, que veio para o time com a missão de estruturar essa área. “Na época em que entrei, a Caju já vinha crescendo bastante, mas estávamos em um momento de expansão do mercado de multibenefícios, e sabíamos que seria muito importante se desenvolver o mais rapidamente possível. Nesse sentido, ter uma área de Growth bem estruturada passou a ser fundamental para que pudéssemos explorar rapidamente novas avenidas de crescimento, tanto ganhos rápidos de curto prazo quanto apostas mais de longo prazo”, conta Fabiano.

De modo geral, a área de Growth busca encontrar maneiras de crescimento de forma escalável, e isso varia para cada empresa dependendo do contexto dela. “No caso da Caju, a estrutura de Growth foi definida de acordo com as oportunidades encontradas para atrair novos clientes e ir estruturando o que seria necessário para continuar identificando, testando e implementando essas apostas”, afirma Tiba. 

Primeiros passos para estruturar a área

Tiba explica que o primeiro passo para começar a estruturar Growth foi identificar e priorizar as oportunidades de crescimento. “Primeiro mapeamos quais eram as principais apostas de curto, médio e longo prazo, e priorizamos de acordo com o potencial e com a dificuldade de implementar”, afirma.

Com um mapa inicial em mãos, o segundo foco foi estruturar as áreas iniciais e encontrar os melhores perfis para compor o time. “O principal desafio foi encontrar pessoas muito boas, seja de dentro da Caju, onde deslocamos quem já tinha experiência em alguma das frentes importantes para o time, como o Lucas Munhoz, que já havia atuado em canais. E da mesma forma, fomos em busca de profissionais especialistas de fora, como o Guilherme Alvares, que já dominava a parte de aquisição”, conta. 

Por fim, foi importante alinhar bem os princípios e o modo de trabalho em Growth: ser bastante multidisciplinar (trabalhar em colaboração com todas as áreas em squads),focar em testar e aprender rapidamente, buscar parceiros que ajudaram a nos multiplicar e trabalhar de forma escalável com inteligência, automação e comunicação.

Desafios, resultados e perspectivas de Growth 

De forma simples, as principais atividades de Growth envolvem a identificação e estruturação de apostas de crescimento, o seu desenvolvimento e a rapidez em testar ideias. Assim, para conseguir evoluir rapidamente e entender o que funciona e o que não, um desafio importante foi o de estruturar as bases de informações e indicadores de resultados. 

Dois exemplos de iniciativas que nasceram em Growth e deram muito certo foram o Caju Mais e Canais de Revenda. “Foi um desafio por termos que começar essas iniciativas do zero, sem ter exatamente claro do como a gente ia chegar lá. Mas sempre com a convicção do que buscavámos como resultado”, explica Tiba. “Atualmente, esses canais de crescimento representam em torno de 15% das entradas de nossos novos clientes, e os novos negócios trazem hoje uma importante diversificação da receita”, afirma. 

Depois de incubar e crescer as iniciativas, a fase final de Growth é o de estruturar as novas áreas dentro da empresa. “O Marketing da Caju é um exemplo bem-sucedido de como Growth funciona como uma incubadora de projetos e novas apostas. A área cresceu e amadureceu dentro de Growth até o ponto em que precisava e merecia uma liderança à parte, e assim foi feito”, complementa. 

Atualmente, Growth se concentra em testar apostas de crescimento, apoiado por duas áreas transversais: a área de estratégia e novos negócios, focada na entrada da Caju em novos mercados e soluções, e a área de operações de negócio (Business Operations), que apoia a gestão das operações de receita, através de planejamento, gestão de resultados e melhorias operacionais. 

Essas duas áreas buscam identificar e capturar oportunidades para o negócio principal de multibenefícios, além de ajudar a construir as novas apostas futuras. “Com o foco sempre em testar e amadurecer oportunidades, hoje a única certeza que temos é que Growth vai continuar em constante transformação para trazer cada vez mais resultados para a Caju”, finaliza Tiba. 

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Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

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