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Cultura organizacional

Treinamento corporativo: o que é e como implementar?

O treinamento corporativo orienta e desenvolve os colaboradores de uma empresa para melhores resultados. Entenda a fundo como realizá-los!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 6 minutos

O treinamento corporativo é uma forma de educar e orientar os colaboradores de uma empresa com foco em habilidades necessárias para desenvolver as funções atuais ou também prepará-los para novos desafios, sempre de forma alinhada aos objetivos do negócio.

Não adianta esperar que novos funcionários vão chegar e simplesmente entender todas as regras do seu negócio. Ou ter certeza de que funcionários com mais tempo de casa vão seguir engajados e buscando melhorar suas habilidades. Também não é válido esperar que novas lideranças entendam, com exatidão, qual é seu papel. É para todos esses fins que servem um treinamento corporativo.

Inclusive, existem diversos tipos de treinamento corporativo e eles são uma necessidade às companhias que desejam se manter competitivas e ter uma baixa rotatividade de colaboradores e ainda atrair e reter talentos.

Para facilitar seu dia a dia como profissional de RH, a Caju reuniu todas as informações mais relevantes sobre treinamento corporativo. Confira e coloque em prática!

O que é treinamento corporativo?

Treinamento corporativo são todas as iniciativas de educação que visam uma melhor performance dos colaboradores para que a empresa se mantenha competitiva e relevante no mercado. Seja porque ajudam os colaboradores a se desenvolverem melhor tecnicamente ou conseguem mantê-los mais engajados.

Podem ser treinamentos de curto ou longo prazo, mas que sanem as necessidades da companhia como um todo. De acordo com a Pesquisa Panorama de Treinamento no Brasil, feita em 2021, R$ 997 é o valor médio gasto pelas empresas para treinar seus colaboradores no ano e 55% desses treinamentos têm foco em desenvolver as lideranças. 

Também, são investimentos que vêm crescendo pouco a pouco, devido às vantagens para as empresas que os realizam. De 2019 para 2020, esse crescimento foi de 20%.

Quais são os tipos de treinamento corporativo?

Como você viu, 55% deles têm foco em liderança, mas os treinamentos não precisam ser apenas desse tipo. A seguir, listamos os principais para se ter em mente quando o RH é acionado para mais treinamentos corporativos.

Onboarding

Logo que um colaborador chega à empresa, é importante repassar a ele a cultura do negócio, valores e conhecimentos essenciais para que este esteja apto a realizar suas atividades.

Muitos negócios costumam ter uma semana de onboarding para que todas as dúvidas sejam sanadas sobre a empresa. A quantidade de tempo, na verdade, é indiferente desde que seja bem aproveitado.

Comportamental

Sabemos que as soft skills são tão essenciais quanto as habilidades técnicas — ou até mais. E por mais que tenham a ver com nossa personalidade, elas podem sim ser aprimoradas.

Treinamentos que ajudem numa comunicação assertiva podem trazer menos ruído às empresas. Já treinamentos corporativos sobre empatia e inteligência emocional fazem com que uma companhia consiga desenvolver melhores produtos e fazer ações de marketing mais impactantes.

Técnico

Pense só: se a empresa vai começar a usar um novo software, aqueles diretamente envolvidos vão necessitar de um treinamento sobre seu uso. Se o negócio está passando por uma reestruturação, também é necessário deixar todos a par dos novos objetivos.

Assim, treinamentos corporativos com foco em habilidades técnicas precisam acontecer sempre que uma novidade chegar ou quando novos colaboradores forem contratados.

Liderança

Muito do trabalho das lideranças hoje tem a ver com dar exemplos de atitudes a seus liderados. Mais do que falar e ter discursos inspiradores, sabemos que inspirar a partir de atitudes é mais interessante.

Assim, os treinamentos corporativos com foco em liderança buscam desenvolver soft skills essenciais para que os líderes ajam de forma engajadora.

Reciclagem e motivacional

É comum que alguns negócios tenham funcionários mais antigos de casa. Fazer treinamentos de reciclagem de conhecimento ou com foco em motivá-los pode fazer sentido para dar um gás a mais na produtividade.

Como implementar treinamentos corporativos numa empresa?

Por mais que todos esses treinamentos corporativos sejam necessários em algum momento ou outro, nem sempre eles serão essenciais. Então, para implementar com sucesso, siga as dicas abaixo!

Entenda as principais dores

Fazer um mapeamento das principais dores de um negócio é essencial para estabelecer o treinamento corporativo mais eficaz. Se liderados estão agindo sem sintonia, pode ser necessário fazer alinhamentos com a liderança. Já se novos funcionários se sentem perdidos no começo da nova jornada, desenhar um onboarding é essencial.

Por isso, cabe aos profissionais de RH fazer pesquisas constantes em cada setor e com cada colaborador para entender o que falta aprimorar e, assim, definir o objetivo certo.

Entenda quem são os colaboradores a serem desenvolvidos

Com o objetivo definido, liste quais colaboradores devem entrar para o treinamento corporativo, alinhe isso com suas lideranças e estabeleça como o desenvolvimento pode impactar as entregas. Tenha em mente que o foco não é sobrecarregar esse funcionário.

Elabore os treinamentos

Os treinamentos podem ser dados dando por funcionários da companhia como por uma equipe de fora, isso varia de acordo com o objetivo. Pense em cargas horárias possíveis e ofereça certificações para engajar os envolvidos.

Execute os treinamentos

A execução dos treinamentos podem ser feita de diversas maneiras, de forma imersiva usando algum dia de fim de semana ou diluída em diversos momentos da semana. É importante entender com a diretoria e os envolvidos qual é a melhor maneira de fazer e que vai engajar o time.

Meça os resultados

A mensuração de resultados nem sempre pode ser feita do dia para a noite, até porque estamos falando de pessoas, produtividade e habilidades que não surgem de forma automática. Mas é preciso estabelecer formas de medir a eficácia para mostrar à diretoria e demais envolvidos.

Quais são as vantagens de realizar treinamentos corporativos?

As vantagens são variadas e envolvem:

  • engajamento dos colaboradores — visto que se sentem mais valorizados pela companhia;
  • menor turnover e mais retenção dos funcionários, fato diretamente ligado ao engajamento;
  • maior produtividade, até porque novas técnicas são ensinadas;
  • melhora no clima organizacional, contanto que a comunicação melhora, tal qual o engajamento;
  • torna a empresa mais competitiva, já que todos trabalham com foco no mesmo objetivo.

O treinamento corporativo é essencial para que os negócios se mantenham no mercado por bastante tempo e com competitividade.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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