Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Educação corporativa: descubra 10 benefícios de investir nessa iniciativa

A educação corporativa é muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores. Saiba como investir na área e os principais benefícios!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 12 minutos

O mercado de trabalho hoje é muito competitivo, e a falta de um sistema de educação corporativa forte pode levar à estagnação das empresas e a desafios com a retenção de funcionários. A falta de investimento em educação profissional é frequentemente citada como uma das razões pelas quais os profissionais deixam seus empregos.

Uma coisa é certa: toda empresa pode apoiar seus colaboradores por meio de incentivos à educação e treinamento. Com um cartão de benefícios flexíveis, por exemplo, é possível dar a oportunidade para que eles encontrem as melhores soluções educacionais para se desenvolverem. O importante é garantir que todos tenham opções de crescimento.

Agora a sua curiosidade para saber tudo sobre educação corporativa aumentou? Então continue aqui porque vamos explicar o que é e trazer a lista de benefícios que pode garantir ao investir na educação corporativa. Confira!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é o processo de capacitação de profissionais que visa trazer resultados para a empresa. Ela não é apenas a soma de treinamentos e cursos, mas um esforço organizado para melhorar o desenvolvimento dos colaboradores de acordo com o objetivo do negócio.

Na prática, esse trabalho de educação corporativa consiste tanto em programas de educação financiados pela empresa, que promovem o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários, como também estudos de caso e exercícios de simulação de negócios.

Essas práticas são frequentemente usadas ​​para complementar palestras interativas ministradas por um especialista no assunto que vai na empresa para falar com os profissionais. Cada forma diferente de aperfeiçoar as habilidades dos profissionais pode proporcionar benefícios para ambas as partes.

Atualmente, um número cada vez maior de organizações toma a iniciativa no que diz respeito à qualificação dos seus profissionais, recorrendo principalmente a cursos online para tornar este processo mais simples e económico.

Qual a diferença entre treinamento e educação corporativa?

Embora essas duas atividades às vezes possam se sobrepor, o entendimento geral nos negócios é que treinamentos e a educação corporativa se diferem tanto em termos de conteúdo como também de objetivos.

Os treinamentos buscam sempre desenvolver habilidades e conhecimentos específicos, com um conteúdo mais enxuto e objetivo bastante direcionado relacionado a uma ação de curto prazo. Um exemplo é fazer o treinamento sobre uma nova versão de uma linguagem de programação de software para os desenvolvedores da empresa.

Já os programas de educação corporativa tendem a ter um escopo mais amplo, com conteúdos mais completos e objetivos de médio a longo prazo. Um exemplo seria aprender tudo sobre a nova estratégia de mercado de uma empresa e o que cada profissional e sua equipe podem fazer para ajudar a implementar essa estratégia.

Quais os objetivos da educação corporativa?

Afinal, qual o papel da educação corporativa? Existe um propósito mais específico para investir nessa frente?

Podemos dizer que o objetivo final da educação corporativa é ajudar uma empresa a alcançar e sustentar seu sucesso. Seja com o objetivo de desenvolver seus principais talentos ou jovens com grande potencial, fornecer acesso a conhecimento dentro do processo de trabalho vai prepará-los para novas funções e competências profissionais.

As empresas têm muito a ganhar oferecendo oportunidades de assistência educacional. Primeiro vale dizer que as pessoas são mais propensas a ingressar em uma empresa que oferece benefícios educacionais generosos

Profissionais que passam por esse tipo de aprimoramento também são mais propensos a permanecer na empresa por muito mais tempo.

Veremos mais detalhes sobre esses benefícios em breve, mas ainda dentro dessa linha de traçar os objetivos da educação corporativa, podemos dizer que está dentro dessa estratégia ter profissionais mais engajados e mais felizes, criando um ciclo de sucesso:

  • Funcionários mais felizes estabelecem metas maiores;
  • Profissionais capacitados têm maior probabilidade de alcançar essas metas;
  • Essas pessoas tendem a ter um desempenho melhor e a ser mais saudáveis.

É uma forte reação em cadeia: as empresas investem em aprendizado e os resultados positivos são o crescimento conjunto dos profissionais com as metas alcançadas.

Quais as características da educação corporativa?

Uma característica da educação corporativa sempre foi proporcionar um aprendizado mais rápido e conveniente em comparação com um ambiente de sala de aula tradicional. Acontece que dificilmente as empresas conseguem ir de encontro a isso e fugir de métodos mais tradicionais.

Vemos que essa iniciativa ainda passa muito pela contratação de professores ou equipes que trazem os ensinamentos para os profissionais através de aulas. Hoje em dia os programas de educação corporativa podem ser descritos a partir de 3 formas diferentes:

Com base em treinamentos internos

São realizados pelos próprios colaboradores, para os colaboradores, sem custo adicional. Apenas o tempo dos funcionários é utilizado para isso e garante que serão repassados ensinamentos usando como base as práticas e objetivos da própria organização, assim como os exemplos utilizados.

Com base em treinamentos externos

São realizados por instrutores externos contratados e pagos para realizar esses treinamentos. Eles são contratados somente quando o instrutor interno não está disponível ou não é capaz de realizar um treinamento que traz novos aprendizados.

Com treinamentos online

Refletindo uma geração mais conectada e confortável com o ambiente virtual, os empreendedores estão percebendo que usar a internet para realizar educação corporativa é a melhor opção para todos.

Além de representar uma economia significativa em infraestrutura, os próprios colaboradores preferem fugir dos métodos convencionais de treinamento, optando por utilizar a tecnologia e a flexibilidade que ela oferece.

A pandemia de Covid-19 foi o fator que acelerou o crescimento da educação corporativa online e serviu como um “ponto de virada” para muitas empresas, pois acelerou a tendência de migrar para ambientes virtuais de aprendizagem e procurar soluções para isso

Pilares da educação corporativa

Chegando até aqui já passamos pelos principais pilares que descrevem a educação corporativa. Citando eles, podemos listá-los da seguinte forma:

  • Estar alinhado com os objetivos da empresa;
  • Promover o desenvolvimento profissional para além da empresa atual;
  • Aperfeiçoar habilidades já existentes em cada profissional.

É importante lembrar deles para avaliar se algum treinamento que pensa em realizar está realmente dentro de um plano de educação corporativa. Acontece que, em muitos casos, as ideias fogem desses pilares e não ajudam a trazer os benefícios esperados.

Por isso, sempre avalie se determinados aprendizados passados aos colaboradores vai realmente ajudar a trabalhar de maneira alinhada como os objetivos da empresa, se esse determinado aprendizado vai ajudar não só no hoje mas também no futuro – independente de onde o profissional trabalhar – e se está evoluindo em determinada skill.

10 benefícios da educação corporativa

Todo o trabalho de educação corporativa é realizado dentro da organização com o objetivo de alcançar os 10 benefícios que listamos a seguir.

1. Compartilhamento de conhecimento interno

Acontece quando funcionários experientes conduzem estes treinamentos. Isso aumenta os recursos das organizações e cria aprendizado compartilhado para todas as tarefas e processos internos.

Lembrando que aqui podem ser treinamento técnico ou não técnico. Isso também ajuda a garantir uma entrega sem problemas com o conteúdo que é repassado e definir as expectativas corretamente. Este é um benefício e tanto!

2. Aprimorar as habilidades dos funcionários

Os funcionários que participam desse processo de educação aumentam as capacidades que já possuem em prol das organizações. Também podem ser treinamento de habilidades técnicas ou não técnicas. 

Isso ajuda as organizações a incentivar os funcionários a agregar valor em cada ação que realizam, melhorando processos e sistemas.

3. Adicionar novas habilidades e capacidades na organização

Sempre que uma organização deseja adicionar uma nova habilidade que não existe atualmente na organização, instrutores externos com essas habilidades são contratados e treinam os funcionários existentes.

Com a tendência atual, em que as tecnologias e a abordagem para impulsionar os negócios estão mudando rapidamente, toda organização precisa acompanhar o ritmo. Às vezes, isso pode ser essencial para sobreviver à competição do mercado.

4. Aumentar a motivação dos funcionários

Os funcionários sentem-se bem com acesso a educação corporativa porque a organização está pensando neles, investindo neles e, portanto, permanecem motivados por muito mais tempo.

Sua curva de aprendizado também melhora, o que leva a muitos outros benefícios para cada pessoa, como o autoconhecimento das suas habilidades.

5. Autorrealização do profissional que ministra treinamentos

Quando funcionários experientes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, habilidades e conhecimentos com outras pessoas na organização, começa a perceber um benefício claro: a autorrealização de cada um e a percepção de que são uma referência dentro da sua área de trabalho.

Isso indiretamente ajuda a controlar o desgaste de trabalhar mais tempo em uma mesma empresa e a manter os funcionários experientes motivados.

6. Pessoas com crescimento pessoal além do profissional

Há muito treinamento que é feito para fins de evolução pessoal e não só profissional. Ter essas possibilidades dentro da sua organização, com educação que proporciona o crescimento pessoal, garante ótimos benefícios.

Isso ajuda os funcionários a entender suas responsabilidades sociais e profissionais, o que os ajuda não apenas a crescer dentro da organização como indivíduo e como profissional, mas também ajudam as organizações a obterem o melhor de seus funcionários.

7. Retenção de talentos

Devido à motivação dos funcionários e aos benefícios de autorrealização, a retenção dos principais talentos pode ser controlada de forma eficaz.

As dificuldades de retenção são um grande problema que as organizações estão enfrentando atualmente e vem com um custo muito alto. Às vezes, só isso pode ser uma razão pela qual a educação corporativa é essencial hoje em dia.

8. Aumento do Employer Branding

Este é um benefício indireto e intangível em que, devido à alta motivação dos funcionários e ao bom feedback, o valor da marca empregadora, ou chamado Employer Branding, aumenta.

Se o valor da marca das organizações melhorar, melhores talentos podem ser contratados e retidos ao longo do tempo.

9. Economias financeiras

Este é um benefício direto. A maioria dos custos incorridos na realização de treinamentos em qualquer forma são bem menores na comparação com gastos para substituir profissionais ou contratar pessoas que já chegam com os conhecimentos necessários para a organização.

10. Garantir ética e conformidade com as determinações internas

A educação corporativa também é importante porque pode ser usada para realizar treinamentos de ética e conformidade dentro da organização. Muitos desses treinamentos são obrigatórios para todos os funcionários porque envolvem ações que precisam acontecer de maneiras específicas.

Isso é reconhecido como um benefício porque ajuda a reunir todos com o objetivo de ter esse tipo de aprendizado e garantir que os procedimentos sejam seguidos conforme o esperado e que as políticas não sejam violadas.

Como fazer educação corporativa?

Existem diferentes maneiras de implementar programas de educação corporativa. Apesar disso, existem formas mais claras que ajudam a implementar o programa da melhor maneira possível. Conheça os principais:

Tenha objetivos claros

A primeira dica é ter objetivos claros para o investimento em educação corporativa. Pode ser o aumento da produtividade, o desenvolvimento de novas habilidades ou qualquer outra intenção. Desse modo, fica mais fácil escolher que tipo de treinamento utilizar, qual ferramenta e quem serão os profissionais que vão passar por essa etapa.

Essa é uma forma de garantir que os treinamentos não sejam desperdiçados em setores ou conhecimentos que não trazem vantagem para a sua empresa. Eles devem ser direcionados de acordo com os objetivos da organização, contribuindo de maneira direta para a evolução.

Ofereça treinamentos na empresa

Uma das maneiras de conseguir o engajamento dos profissionais é oferecendo treinamentos na empresa. Esses momentos são uma oportunidade para trazer novos conceitos, ensinar rapidamente um novo procedimento da organização e contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores.

Auxilie a realização de cursos por meio do cartão

Usar o cartão de benefícios também pode ser um incentivo para que colaboradores invistam em cursos. A organização pode demonstrar que valoriza a busca pelo conhecimento de seus profissionais, contribuindo com bolsas de estudo, auxílio-educação e treinamentos específicos de algumas habilidades importantes para o negócio.

Aposte nas aulas online

Uma das metodologias de capacitação que tem crescido é o ensino a distância. As aulas online acontecem em um ambiente adequado para o profissional, que terá acesso aos vídeos, dinâmicas e exercícios para que seu ensino seja avaliado.

Essa modalidade tira a necessidade de investimento em deslocamento, materiais e contratação de tutores. Sendo assim, existe mais flexibilidade para os treinamentos, tornando mais fácil o engajamento dos colaboradores.

Acompanhe os resultados

Seja qual for a modalidade de educação escolhida, é fundamental acompanhar o desenvolvimento da estratégia. Isso pode ser feito ao pedir o feedback dos colaboradores, ao monitorar o crescimento da produtividade e ao perceber o aumento nos resultados.

Esse acompanhamento é essencial para detectar falhas no processo de capacitação e buscar soluções ou aperfeiçoamentos. Desse modo, os benefícios serão rapidamente notados, trazendo grande vantagem competitiva para a sua empresa.

Quais são os principais desafios da educação corporativa?

Neste artigo, trouxemos algumas dicas sobre como investir na educação corporativa. As organizações que não se preocupam em capacitar e desenvolver seus profissionais terão impactos negativos nos resultados, visto que eles podem ficar ultrapassados e desatualizados.

Com o cartão multibenefícios da Caju, a sua empresa também pode investir na educação dos funcionários através do nosso auxílio-educação. É só disponibilizar qualquer valor na carteira de Educação do cajuzinho para que os colaboradores possam investir em cursos online, treinamentos, livros e diversos outros materiais para aprender cada vez mais! 

Quer saber mais sobre esse benefícios? Então, é só entrar em contato com a Caju e aproveitar tudo o que podemos oferecer para o crescimento do seu time!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.