Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Auxílio-faculdade: conheça as vantagens do benefício

Aumentar a capacitação dos colaboradores da empresa é importante para uma mão-de-obra mais qualificada e o auxílio-faculdade ajuda nisso.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 7 minutos

Pessoa com a mão esquerda sobre um celular e a mão direita sobre um caderno, em cima de uma mesa.

O auxílio-faculdade, que também pode ser chamado de auxílio-educação, é um valor disponibilizado pela empresa para que seus colaboradores sigam estudando, seja em um curso de ensino superior, cursos de aprimoramento ou mesmo fazendo uma pós-graduação.

Existem inúmeras maneiras de fazer com que os colaboradores de uma empresa se mantenham engajados e permaneçam por mais tempo no negócio, diminuindo taxas de turnover. Uma delas é o auxílio-faculdade, que ainda faz com que o time esteja mais preparado e capacitado para as atividades cotidianas, evoluindo com a empresa. É um benefício extra e não está previsto em Lei, mas tem o amparo desta.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o auxílio-faculdade corporativo e como sua organização pode implementá-lo. Lembrando que a Caju Benefícios também pode ser sua fornecedora para este auxílio.

Bora lá?

O que é o auxílio-faculdade?

O auxílio-faculdade da empresa consiste em um valor disponibilizado como incentivo para a formação contínua dos funcionários.

Uma vez que não está previsto em lei, o empregador tem mais flexibilidade na hora de oferecê-lo. Por exemplo, pode ser concedido a todos os colaboradores sem nenhum tipo de restrição ou pode ser um programa que premia colaboradores que se destacam no time — como no caso de funcionários que batem metas individuais e foram recomendados por seus pares.

Outra ideia é para empresas que contratam menor aprendiz — oferecer o auxílio-educação pode fazer parte de um programa maior de desenvolvimento, tornando esse colaborador cada vez mais capacitado.

O que a lei fala sobre auxílio-faculdade?

Quando a empresa fornece um tipo de auxílio-faculdade para os colaboradores, contribui para que o funcionário siga em formação e atualizado quando as melhores práticas do mercado de atuação.

Entenda que o auxílio-faculdade não é um benefício previsto pela CLT, ou seja, cabe à sua empresa decidir ou não por ele. Em caso positivo, o artigo 458 da CLT traz respaldo:

“Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros. Compreendendo os valores relativos à matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático’’.

O que acaba sendo interessante também para o colaborador, já que ele não terá nenhum desconto na folha.

Qual é a diferença entre auxílio-faculdade e bolsa de estudo?

A principal diferença entre auxílio-educação pago pela empresa e bolsa de estudo é que o primeiro dá autonomia para que o colaborador escolha como e onde o benefício será aplicado, isso, claro, desde que faça sentido para o desenvolvimento profissional na empresa. Ele recebe uma quantia pré-determinada em um cartão e pode usar o valor para estudar onde quiser.

Já a bolsa de estudos concede descontos parciais ou integrais somente nas instituições que têm parceria com a empresa, limitando um pouco o poder de escolha.

Nada impede que uma organização tenha algumas parcerias com instituições de ensino que aceitem a modalidade de auxílio-faculdade, permitindo descontos maiores em faculdades e plataformas de ensino. Dessa maneira, o colaborador tem até mais poder com o valor recebido pelo auxílio-educação.

Quem tem direito a receber o auxílio-faculdade?

Isso acaba sendo uma escolha da própria política de desenvolvimento da empresa, que deve ser validada entre RH e gestores de cada área. 

Na prática, a organização pode definir que todos os colaboradores vão receber uma quantia de auxílio-educação ou que apenas uma parcela vá receber, de acordo com critérios, como desempenho, batimento de metas, necessidade de aprimoramento de acordo com novos cargos, etc.

Porém, essa escolha precisa estar bem explícita para todos os colaboradores e deve aparecer na política da firma, além de ser comentada em vários momentos. Por exemplo, pode ser um atrativo para o processo de recrutamento e seleção e, por isso, merece mais divulgação.

Vale reforçar, tanto no processo de seleção quanto nas avaliações, o quanto a empresa se preocupa com a formação do funcionário e as maneiras que encontra para ajudar no processo educacional. Nesse sentido, o auxílio-faculdade da empresa entra como um fator positivo para a empresa frente aos talentos e funcionários.

Como funciona o pagamento do auxílio-faculdade?

O pagamento do auxílio-faculdade também acaba sendo uma decisão do empregador. Ou seja, uma ideia é pagar mensalmente ou pagar uma quantia paga de forma periódica — no caso do atingimento de metas, o auxílio-faculdade pode ser pago a cada trimestre ou a cada seis meses.

É importante ter o auxílio-faculdade vinculado a algum objetivo maior, como:

  • Manutenção dos funcionários na empresa;
  • Desenvolvimento dos colaboradores;
  • Engajamento e satisfação.

Portanto, a dica aqui é entender como o auxílio-faculdade vai trabalhar a favor da empresa para, depois, decidir qual seria a melhor maneira de pagar o benefício.

Já o pagamento em si, pode ser realizado através de uma plataforma de benefícios, como é a Caju. Nós oferecemos um cartão multibenefícios (alimentação, saúde, transporte, auxílio-faculdade, entre outros). O cartão tem bandeira Visa, facilmente aceito em qualquer estabelecimento de educação.

Com um cartão multibenefícios, o colaborador pode decidir onde utilizar o benefício da melhor maneira que encontrar. 

Como implementar o auxílio-faculdade?

O primeiro passo é definir o objetivo com esse valor, seja evoluir o desenvolvimento dos colaboradores, compensá-los por desempenho, mantê-los mais engajados e na empresa por mais tempo, atualizá-los para algum novo movimento do negócio, etc.

Na sequência, é preciso entender o valor do orçamento para esse benefício e também quantos serão os colaboradores agraciados com o auxílio-faculdade. Nesse ponto, também já é possível definir a periodicidade do pagamento, se mensal, semestral, etc.

Por fim, é importante escolher quem será o fornecedor do auxílio, que, preferencialmente, pode ser o mesmo fornecedor dos demais auxílios, facilitando a gestão do RH.

Feito tudo isso, coloque todas as informações na política da empresa e divulgue para que os colaboradores fiquem sabendo.

Quais são os benefícios de oferecer o auxílio-faculdade?

Listamos os principais a seguir:

  • Funcionários mais engajados, pois sabem que a empresa se preocupa com o desenvolvimento deles;
  • Taxa menor de turnover, já que não faz sentido buscar outro trabalho sabendo que se está numa organização preocupada com os colaboradores;
  • Mão-de-obra mais qualificada, facilitando processos de inovação no negócio sem precisar buscar gente de fora;
  • Employer branding da empresa fortalecido, facilitando a atração de novos colaboradores.

Oferecer auxílio-educação é mais uma forma das empresas se destacarem no mercado, garantindo, ao mesmo tempo, motivação e colaboradores mais capazes!

Conte com a Caju nessa etapa!

Você já entendeu como o auxílio-faculdade fornecido pela empresa traz grandes vantagens para o colaborador e para a empresa, que passa a contar com um funcionário atualizado e em formação constante.

Agora, sabia que a Caju pode ser uma grande aliada no fornecimento de benefícios corporativos?

Além de um único cartão e facilidade de gestão de benefícios pelo RH, nós não cobramos nada além do que você for pagar de benefícios para seus colaboradores. Converse com a gente pra saber os detalhes!

Dúvidas frequentes

Como funciona o auxílio-faculdade?

O auxílio-faculdade, ou auxílio-educação, consiste em um valor fornecido pela empresa além do salário-base, para que o colaborador utilize para subsidiar cursos e formações. 

Qual valor e como é pago o auxílio-faculdade?

Depende de fatores como: orçamento da empresa, objetivo da empresa com o auxílio-educação, cursos desejados pelos funcionários, entre outros. Não é um valor previsto na CLT, portanto cabe à empresa escolher o valor. 

Qual a vantagem das empresas oferecerem o benefício de auxílio-faculdade?

Quando a empresa fornece auxílio-faculdade corporativo, contribui para a formação constante dos funcionários, auxiliando no desempenho dos mesmos e aprimorando a relação entre empresa e colaborador.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.