Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

5 ideias incríveis para investir na motivação de funcionários

A motivação no ambiente de trabalho é muito importante. Veja o que deve ser feito para manter os funcionários motivados!

Criado em

Atualizado em

por Caju

Leia em 3 minutos

Será que a motivação de funcionários afeta o desempenho no trabalho? Essa é uma dúvida bastante comum das empresas, que ainda não sabem completamente como manter os seus colaboradores engajados e motivados.

De acordo com um estudo da consultoria de recursos humanos Towers Watson, uma empresa que conta com funcionários engajados pode ter um aumento de até 30% no lucro. A motivação é um dos fatores que promovem o engajamento e aumentam o desempenho individual.

Por isso, neste artigo, vamos trazer algumas ideias para que você consiga promover a motivação na sua empresa. Acompanhe!

1. Ambiente de trabalho

As condições de trabalho são fundamentais para manter os profissionais motivados. Trabalhar em um ambiente que não dispõe das condições ideais e conta com materiais inadequados não contribui para manter a equipe motivada.

Por isso, é importante investir em um ambiente laboral que seja agradável, arejado, com materiais de qualidade e com as condições necessárias para que cada funcionário desempenhe a sua função corretamente.

2. Clima organizacional

Você já trabalhou em um local onde as pessoas não se respeitam e estão constantemente tentando tomar o lugar dos outros? Com certeza, a experiência não é satisfatória. O clima organizacional precisa ser positivo para que os colaboradores se sintam bem e satisfeitos.

Quando você perceber que esse clima não está favorável, faça uma pesquisa e veja o que precisa ser mudado para que o espírito da equipe seja transformado.

3. Remuneração

A remuneração adequada também é um fator decisivo. Ninguém gosta de trabalhar recebendo um valor abaixo do mercado ou que não corresponda ao serviço prestado. Quando os funcionários recebem bons salários, percebem que são valorizados e costumam entregar um desempenho acima da média.

Bons salários também ajudam a segurar os melhores talentos na empresa, evitando que busquem recolocação em outras instituições.

4. Capacitação

O mercado de trabalho é muito dinâmico e cheio de novidades, sendo importante manter a equipe sempre atualizada. Para isso, é interessante investir em capacitação para os funcionários, pois essa é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com a carreira de cada um e quer o desenvolvimento individual.

As capacitações podem ser promovidas na empresa, com cursos, palestras e outras oportunidades de desenvolvimento. Outra possibilidade é ajudar a pagar a graduação, a pós-graduação ou outros cursos que possam trazer melhorias para o funcionário.

5. Benefícios

Um dos pontos valorizados pelos colaboradores é o pacote de benefícios que a empresa oferece. Esse é um fator importante tanto para a atração quanto para a retenção de talentos.

Empresas de todas as áreas buscam melhorar essa fidelização do colaborador, uma vez que altos índices de saída são prejudiciais para o negócio. Uma alternativa interessante é contar com um cartão de benefícios para os funcionários, que perceberão que a organização está preocupada com o bem-estar de cada um deles.

Essas foram algumas ideias que promovem a motivação de funcionários no ambiente de trabalho. Como vimos, investir nessa área é essencial para a produtividade dos colaboradores e para conseguir uma equipe engajada e compromissada com o serviço, além de ajudar a preservar os talentos.

Quer saber como cuidar mais desse aspecto? Leia o nosso artigo e veja por que você deve investir em um cartão de benefícios para os funcionários!

Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site agora mesmo!‍

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Caju

A Caju é uma empresa de tecnologia fruto do empreendedorismo brasileiro para aqueles que enxergam pessoas por trás dos seus colaboradores. Oferecemos produtos mais flexíveis e inovadores que transformam as interações e relações entre pessoas e empresas em uma nova experiência.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.