5 ideias incríveis para investir na motivação de funcionários

June 30, 2020
Recursos Humanos

Será que a motivação de funcionários afeta o desempenho no trabalho? Essa é uma dúvida bastante comum das empresas, que ainda não sabem completamente como manter os seus colaboradores engajados e motivados.

De acordo com um estudo da consultoria de recursos humanos Towers Watson, uma empresa que conta com funcionários engajados pode ter um aumento de até 30% no lucro. A motivação é um dos fatores que promovem o engajamento e aumentam o desempenho individual.

Por isso, neste artigo, vamos trazer algumas ideias para que você consiga promover a motivação na sua empresa. Acompanhe!

1. Ambiente de trabalho

As condições de trabalho são fundamentais para manter os profissionais motivados. Trabalhar em um ambiente que não dispõe das condições ideais e conta com materiais inadequados não contribui para manter a equipe motivada.

Por isso, é importante investir em um ambiente laboral que seja agradável, arejado, com materiais de qualidade e com as condições necessárias para que cada funcionário desempenhe a sua função corretamente.

2. Clima organizacional

Você já trabalhou em um local onde as pessoas não se respeitam e estão constantemente tentando tomar o lugar dos outros? Com certeza, a experiência não é satisfatória. O clima organizacional precisa ser positivo para que os colaboradores se sintam bem e satisfeitos.

Quando você perceber que esse clima não está favorável, faça uma pesquisa e veja o que precisa ser mudado para que o espírito da equipe seja transformado.

3. Remuneração

A remuneração adequada também é um fator decisivo. Ninguém gosta de trabalhar recebendo um valor abaixo do mercado ou que não corresponda ao serviço prestado. Quando os funcionários recebem bons salários, percebem que são valorizados e costumam entregar um desempenho acima da média.

Bons salários também ajudam a segurar os melhores talentos na empresa, evitando que busquem recolocação em outras instituições.

4. Capacitação

O mercado de trabalho é muito dinâmico e cheio de novidades, sendo importante manter a equipe sempre atualizada. Para isso, é interessante investir em capacitação para os funcionários, pois essa é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com a carreira de cada um e quer o desenvolvimento individual.

As capacitações podem ser promovidas na empresa, com cursos, palestras e outras oportunidades de desenvolvimento. Outra possibilidade é ajudar a pagar a graduação, a pós-graduação ou outros cursos que possam trazer melhorias para o funcionário.

5. Benefícios

Um dos pontos valorizados pelos colaboradores é o pacote de benefícios que a empresa oferece. Esse é um fator importante tanto para a atração quanto para a retenção de talentos.

Empresas de todas as áreas buscam melhorar essa fidelização do colaborador, uma vez que altos índices de saída são prejudiciais para o negócio. Uma alternativa interessante é contar com um cartão de benefícios para os funcionários, que perceberão que a organização está preocupada com o bem-estar de cada um deles.

Essas foram algumas ideias que promovem a motivação de funcionários no ambiente de trabalho. Como vimos, investir nessa área é essencial para a produtividade dos colaboradores e para conseguir uma equipe engajada e compromissada com o serviço, além de ajudar a preservar os talentos.

Quer saber como cuidar mais desse aspecto? Leia o nosso artigo e veja por que você deve investir em um cartão de benefícios para os funcionários!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form