Por que investir em um cartão de benefícios para funcionários?

March 29, 2021
Benefícios

Na hora de analisar as propostas do mercado de trabalho, é claro que os candidatos observam questões como salário e perspectivas de carreira. Outro fator que tem bastante peso na escolha é o pacote de benefícios. Em pesquisa feita pela Catho, 40% dos respondentes afirmaram que esse é um ponto que eles valorizam em uma oferta de emprego.

Assim, os benefícios são um fator importante tanto para a atração quanto para a retenção de talentos. Empresas de todos os portes e setores buscam melhorar essa fidelização do colaborador, uma vez que altos índices de turnover são prejudiciais à organização. Uma alternativa inteligente para isso é contar com o cartão de benefícios para funcionários.

Neste artigo, vamos explicar como funciona esse cartão e as vantagens que ele traz para empresa e colaborador. Acompanhe!

Como funciona um cartão de benefícios para funcionários?

Há diversas modalidades de cartão de benefícios para funcionários. Existem, por exemplo, cartões que dão descontos em farmácias e serviços médicos em clínicas parceiras e outros que permitem que o colaborador faça compras em estabelecimentos e depois desconte esse valor da folha de pagamento, além dos mais conhecidos, como o vale-alimentação e o vale-refeição.

Há ainda a possibilidade de contar com um cartão de benefícios flexível, no qual o próprio funcionário escolhe aquilo que é mais importante para ele, como uma academia de ginástica, cursos de idiomas, streamings de música e de filmes, ingressos para cinema, parques, teatro, shows etc.

Essa é uma modalidade muito interessante se você pensar na diversidade dos seus colaboradores. Além da diversidade de valores e interesses, os diferentes momentos de vida também interferem nas preferências pessoais.

Assim, um colaborador com um bebê pequeno pode ter mais interesse em descontos em farmácias, enquanto um jovem solteiro pode valorizar mais os ingressos para atividades culturais.

Quais as vantagens que um cartão de benefícios traz para a empresa e para os funcionários?

O ponto mais interessante do cartão de benefícios é que ele gera uma espécie de círculo virtuoso para a empresa. Um bom pacote de benefícios atrai os candidatos, o que dá à organização a possibilidade de escolher aqueles que tenham melhor fit cultural com a companhia e que sejam mais adequados à vaga.

Com isso, a empresa melhora o clima organizacional e forma uma equipe de alto nível, que vai contribuir para que a organização amplie seus resultados. Ao mesmo tempo, os benefícios diferenciados ajudam a reter esses talentos, o que reduz o índice de turnover.

Isso representa uma redução de custos para a companhia, considerando que demissões são caras e geram um novo processo de recrutamento e seleção, o que também representa gastos. Depois, ainda há o treinamento do novo funcionário, sem contar o tempo em que as atividades ficaram paradas nesse processo, prejudicando o andamento dos trabalhos.

Por fim, um pacote de benefícios que o colaborador valorize o mantém engajado, uma vez que ele sente que a empresa entende de fato as suas necessidades, o que facilita a identificação com a companhia e eleva a satisfação. Viu só como um cartão de benefícios pode ser importante tanto para a empresa quanto para os funcionários?

O que considerar na hora de contratar um cartão de benefícios para o funcionário?

Primeiro, você precisa descobrir o que os seus colaboradores querem. Para isso, nada melhor do que perguntar a eles mesmos. Com essas respostas em mãos, você pode começar a comparar os diferentes fornecedores e entender se eles entregam aquilo de que a sua empresa necessita.

Além disso, como em tudo na vida, é importante verificar se existem taxas e tarifas das emissoras dos cartões e, em caso afirmativo, quais são elas. Compare com as demais opções do mercado, pesando custos e benefícios.

É muito importante também checar quais são as possibilidades de uso. Não adianta, por exemplo, oferecer descontos em 2.000 farmácias se todas elas ficam no Nordeste e seus colaboradores moram em São Paulo.

Quais os benefícios que podem fazer parte do cartão?

Alimentação

Aqui, você pode dar aos funcionários a oportunidade de optar entre uma série de supermercados, mercados, açougues, sacolões e padarias para comprar os gêneros alimentícios de sua preferência, oferecendo mais liberdade em sua escolha de alimentos. Inclusive, isso também reduz as despesas com transporte e estocagem da antiga cesta básica.

Geralmente, esse benefício é mais vantajoso para o funcionário do que o vale-refeição, devido ao fato de que, com ele, é possível comprar o que o colaborador precisa para a sua casa. Assim, ele pode preparar suas próprias marmitas, possibilitando uma alimentação bem mais saudável. Esse benefício ainda ajuda a não comprometer o salário do funcionário, pois diminui o gasto com a alimentação.

Conforme a CLT, no artigo 457, o vale-alimentação não está incluído no salário, assim, ele pode ser retirado a qualquer momento, sem que haja aviso prévio. Além disso, de acordo com a Norma Regulamentadora 24, as instituições que têm mais de 300 funcionários devem ter um refeitório, não sendo permitido que eles se alimentem em outro local da empresa.

Devido ao fato de ser um cartão intransferível e pessoal, que apresenta a tecnologia de chip, ele tem uma senha, assegurando maior segurança ao trabalhador. Inclusive, esse benefício traz uma real economia em tributos a serem pagos — isentos de encargos sociais — e abate 4% no Imposto de Renda da empresa, por meio da utilização do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Refeição

Esse benefício tem um sistema on-line de crédito que permite aos funcionários o pagamento de suas refeições com mais praticidade. O serviço oferece uma grande rede de lanchonetes, restaurantes e padarias para comprar refeições prontas ao longo da jornada de trabalho ou do intervalo.

Esse benefício também é regulamentado pelo PAT e deve ser gasto conforme a sua especificidade, não sendo liberada a compra de bebida alcoólica. Ele visa à diminuição dos gastos com alimentação, mas é específico para a jornada de trabalho.

O Programa de Alimentação do Trabalhador foi regulamentado pelo Decreto 5/91 e criado pela Lei 6.321/96. Seu foco é otimizar a nutrição do profissional brasileiro, já que, com uma das Metas do Milênio que foram assumidas diante da ONU, o país objetiva dar um fim à fome.

Quando o trabalhador se alimenta bem, apresenta maior capacidade física e resistência. Também são reduzidos os riscos de doenças e acidentes de trabalho ligados à falta de uma dieta correta e a uma alimentação precária.

Convênio

Esse benefício é um recurso inteligente para a gestão de convênios e do fluxo de caixa da organização. De modo simples e sem nenhum custo adicional, a empresa consegue acessar ferramentas exclusivas para realizar o monitoramento de limite de crédito, extrato e saldo, realizando um controle eficaz de gastos com convênios.

É possível que tudo isso seja feito de modo on-line, com um sistema de integração com a folha de pagamento. Há, inclusive, a possibilidade de personalizar o cartão, com controle eficaz dos gastos e otimização da qualidade de vida do funcionário, pois isso proporciona a agregação de valor ao pacote de benefícios da instituição.

Vale-cultura

O vale-cultura é uma ótima estratégia para possibilitar o bem-estar dos profissionais e incentivar o gosto pelo lazer e pela arte fora do ambiente de trabalho. A organização pode disponibilizar um cartão pré-pago, que poderá ser usado para a compra de ingressos em teatros, cinemas, livros e demais atividades relacionadas à cultura. Esse benefício fará muita diferença para quem gosta de tais atividades.

Quais os diferenciais que a Caju oferece?

A Caju é uma plataforma que democratiza a forma como você usa seus benefícios da empresa. Com ela, é fácil organizar e carregar o saldo de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, vale-cultura e outros.

A empresa define previamente quais benefícios vai oferecer aos seus funcionários, de acordo com o perfil da organização e com as informações que ela tem sobre os seus próprios colaboradores.

Em seguida, o RH da empresa decide se os usuários terão ou não autonomia para flexibilizar os saldos de cada vale. Por exemplo, se sobrar vale-refeição, o colaborador poderá direcioná-lo para outro saldo, como o vale-cultura. Ou pode usar o saldo do vale-transporte na recarga do Bilhete Único e em aplicativos de caronas.

A grande vantagem é que, para empresas e usuários, não há nenhum custo. O cartão da Caju é totalmente gratuito, sem nenhuma tarifa.

A plataforma da Caju foi pensada para dar essa flexibilidade e autonomia ao usuário, ao mesmo tempo em que permite que a empresa controle o que está sendo oferecido e tenha acesso a todos os dados de uso. Além disso, toda a plataforma foi trabalhosamente programada para garantir que tudo está dentro da legalidade.

Para quem busca uma solução sob medida para oferecer benefícios diferenciados aos seus colaboradores e quer ter todas as vantagens que mencionamos acima, a Caju é uma ótima escolha.

Lembre-se de que essa flexibilidade e autonomia também vão ao encontro de uma das principais demandas dos profissionais da atualidade: a vontade de serem tratados como adultos, como indivíduos que sabem o que é melhor para si e não desejam ser tutelados pela empresa. Isso caminha no mesmo sentido de outras tendências do mundo corporativo, como o no dress code e o home office.

Agora você já sabe como funciona um cartão de benefícios para funcionários e entende que ele pode trazer vantagens para o seu negócio. Quando falamos em vantagens, entramos numa reação em cadeia que termina lá na frente, com lucros maiores. Quem não quer lucrar mais, não é mesmo? O capital humano é essencial para isso, e manter os colaboradores motivados e engajados é a receita do sucesso.

Você quer entender melhor como funciona a nossa plataforma e de que maneira a Caju pode ajudar a sua empresa a oferecer benefícios mais atraentes para os seus funcionários? Então, entre logo em contato com a gente!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form