Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Como oferecer o cartão de benefícios na sua empresa

Saiba quais as vantagens de utilizar um cartão de benefícios como o Caju na sua empresa!

Criado em

Atualizado em

por Caju

Leia em 19 minutos

Homem e mulher olhando para a tela de um notebook, em um parque. A mulher segura um cartão na mão.

O cartão de benefícios é uma maneira de oferecer ganhos aos profissionais que vão além do pagamento de um salário atrativo. Esse cartão é aceito em diversos estabelecimentos e pode ter variadas categorias de benefícios, proporcionando mais autonomia ao colaborador para escolher onde vai usar o cartão.

O mercado de benefícios está em constante evolução. O principal indicativo é o uso do cartão benefícios, que passou por atualizações e continua trazendo novas tendências para o setor de recursos humanos para apoiar as empresas na retenção de talentos e gestão ágil e segura desses incentivos. 

Mas há um detalhe: oferecer apenas os benefícios corporativos previstos pela lei já deixou de ser um diferencial competitivo há muito tempo. É isso que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half com 620 profissionais brasileiros. Segundo o levantamento,  86% dos entrevistados desejam mudanças nos auxílios e vales oferecidos pelas organizações. Entre os principais novos desejos estão o auxílio home office e o auxílio saúde, com foco nos cuidados com saúde mental. 

Com esse cenário, há muitas coisas que devem ser consideradas ao avaliar uma empresa de benefícios para contratar, como a qualidade do serviço, tecnologia e experiência, além da simplicidade do uso do cartão de benefícios.

Neste conteúdo vamos te contar que nem todos os cartões de benefícios para funcionários são criados da mesma forma. Ao comparar suas opções, reunimos aqui algumas coisas que você deve se atentar ao fazer a sua escolha. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é um cartão de benefícios ou multibenefícios?

Como falamos logo no início, o cartão de benefícios ou cartão multibenefícios é uma das maneiras que o empregador pode utilizar para fornecer benefícios corporativos aos funcionários.

Há diversas modalidades de cartão de benefícios para funcionários. Existem, por exemplo, cartões que dão descontos em farmácias e serviços médicos em clínicas parceiras e outros que permitem que o colaborador faça compras em estabelecimentos e depois desconte esse valor da folha de pagamento, além dos mais conhecidos, como os cartões de vale-refeição e vale-alimentação.

Além disso, existe ainda a possibilidade de contar com um cartão de multibenefícios, no qual o próprio funcionário escolhe no que gastar o valor depositado pela empresa, podendo contar com categorias como: cultura, educação, saúde, home office, mobilidade, além do clássico auxílio-alimentação e refeição. 

Quais as vantagens de oferecer um cartão de benefícios para funcionários?

O ponto mais interessante do cartão de multibenefícios é que ele gera uma espécie de círculo virtuoso para a empresa. Um bom pacote de benefícios atrai mais candidatos, e geralmente os talentos mais qualificados, o que dá à organização a possibilidade de escolher aqueles que têm melhor fit cultural com a companhia e que são mais adequados à vaga.

Com isso, a empresa melhora o clima organizacional e forma uma equipe de alto nível, que vai contribuir para que a organização amplie seus resultados. Ao mesmo tempo, os benefícios diferenciados ajudam a reter esses talentos, o que reduz o índice de turnover (a rotatividade de funcionários). 

Isso representa uma redução de custos para a companhia, considerando que demissões são caras e geram um novo processo de recrutamento e seleção, o que também representa gastos.

Por fim, um pacote de benefícios que o colaborador valoriza o mantém engajado, uma vez que ele sente que a empresa de fato entende suas necessidades, o que facilita a identificação com a companhia e até melhora a produtividade do time. 

Vantagens exclusivas do cartão de multibenefícios

Para que os colaboradores se sintam valorizados, é importante que a organização tenha uma política de benefícios bem estruturada, com cuidado e esforço redobrado para proporcionar vantagens exclusivas para eles.

Por isso, o cartão de multibenefícios é uma modalidade muito interessante se você pensar na diversidade dos seus colaboradores. Além da variedade de valores e interesses, os diferentes momentos de vida também interferem nas preferências pessoais. Suas principais vantagens são: 

  • Com um único cartão, fornecer vários benefícios aos funcionários pode ajudar a reduzir a administração do time de pessoas;
  • É possível concentrar em um só lugar todos os benefícios tradicionais (vale-alimentação, refeição, transporte) e flexíveis (benefícios não previstos pela lei, auxílio-saúde, vale-cultura, educação e mobilidade);
  • Assim, um colaborador com um bebê pequeno pode ter mais interesse em descontos em farmácias, enquanto um jovem solteiro pode valorizar mais os ingressos para atividades culturais.

Os benefícios corporativos são muito atrativos e valorizados pelos colaboradores. Ao optar por um benefício flexível, por exemplo, o colaborador tem poder de escolha de onde e como vai gastar com o seu cartão de multibenefícios.

Tendência: cartão de benefícios gerenciado pelo usuário 

Todo mundo tem necessidades e desejos e ama benefícios, certo? Pessoas diferentes equivalem a necessidades diferentes. Um colaborador pode preferir o vale-alimentação e o outro optar pelo vale-refeição, há ainda quem ame uma academia, um cineminha ou uma série em casa com a família. 

Por isso, com o cartão multibenefícios Caju o usuário é quem define suas regras. Isso acontece porque entendemos que o cartão deve ter o jeito de ser de cada pessoa. 

Sem contar que é muito fácil de usar: depois que a empresa fizer o cadastro dos colaboradores que utilizarão o cartão caju, cada um deles só precisa baixar o app, preencher o passo a passo para cadastro e desbloqueio, senha e pronto! O cartão estará apto para ir às compras com o colaborador.

Quais os tipos de cartão de benefício?

Percebeu o quanto um cartão de benefícios pode engajar o seu time de colaboradores? Por meio dele é possível atrair mais talentos e, com isso, conseguir montar um time cada vez mais qualificado. 

Mas, na prática, existem alguns tipos de benefícios específicos, muitos deles obrigatórios conforme a CLT. Listamos abaixo quais são os principais, lembrando que todos os benefícios já podem fazer parte de um único cartão que será entregue aos colaboradores da sua empresa com o Cartão de Benefícios Caju. Confira!

Alimentação

O Vale-alimentação é um benefício que as empresas oferecem para permitir que os funcionários tenham um valor extra, além do salário que já recebem, para comprarem alimentos. Podemos dizer que esse recurso é uma evolução da cesta básica, que, no passado, era oferecida aos colaboradores.

No entanto, um vale-alimentação é bem mais interessante para os profissionais, pois eles podem escolher os produtos que quer comprar com base no que mais usa em sua casa.

Esse benefício pode ser utilizado em supermercados, padarias, mercearias, açougues e outros estabelecimentos de alimentação. Na prática, isso significa que os funcionários podem contar com um valor que beneficia a eles e suas famílias. Afinal, esse valor é somado ao salário e não dele deduzido. 

Já que é possível economizar ou comprar alimentos de melhor qualidade e maior variedade, vale destacar que no modelo ideal eles são disponibilizados como cartões recarregáveis. Funciona assim:

  • A empresa contrata uma operadora que fornece os cartões de vale-alimentação;
  • Ela faz a solicitação dos cartões para cada funcionário;
  • Mensalmente, a empresa realiza o depósito dos valores referente ao benefício;
  • Cada funcionário recebe o valor acordado como saldo no cartão para utilizar da maneira que preferir para realizar as compras de itens de alimentação.

Vale destacar que se uma loja aceita o cartão com o benefício do vale-alimentação, o saldo não precisa necessariamente ser gasto apenas em comida. Todos os itens vendidos no local podem ser adquiridos, como itens de limpeza e higiene pessoal, por exemplo. É o que acontece com grandes redes de hipermercados.

Vale lembrar que oferecer vale-alimentação aos funcionários dá aos empregadores alguns incentivos fiscais. Se as empresas estiverem registradas no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador Brasileiro) elas podem reivindicar uma dedução de até 4% no Imposto de Renda.

Refeição

Esse benefício tem um sistema on-line de crédito que permite fazer o pagamento de suas refeições com mais praticidade. O serviço oferece uma grande rede de lanchonetes, restaurantes e padarias para comprar refeições prontas ao longo da jornada de trabalho ou do intervalo.

Esse benefício também é regulamentado pelo PAT e deve ser gasto conforme a sua especificidade, não sendo liberada a compra de bebida alcoólica. Ele visa à diminuição dos gastos com alimentação, mas é específico para a jornada de trabalho.

O Programa de Alimentação do Trabalhador foi regulamentado pelo Decreto 5/91 e criado pela Lei 6.321/96. Seu foco é otimizar a nutrição do profissional brasileiro, já que, com uma das Metas do Milênio que foram assumidas diante da ONU, o país objetiva dar um fim à fome.

Quando o trabalhador se alimenta bem, apresenta maior capacidade física e resistência, contribuindo também para sua saúde mental. Ainda são reduzidos os riscos de doenças e acidentes de trabalho ligados à falta de uma dieta correta e a uma alimentação precária.

Nova categoria de auxílio-alimentação

Você sabia que agora as empresas podem oferecer um único auxílio aos colaboradores que engloba alimentação e refeição junto? 

Isso tem uma explicação: em setembro de 2022, entrou em vigor a Lei 14.442/2022, que visa a garantir que os valores destinados exclusivamente ao auxílio-alimentação de que trata o artigo 457, § 2º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sejam utilizados para compra apenas e somente de alimentos in natura ou alimentos preparados.

A principal diferença entre a nova categoria e as duas já existentes (refeição e alimentação) é que a nova categoria contempla todos os estabelecimentos de refeição e alimentação, sem a necessidade de separação na hora de realizar o depósito do pedido.

Com isso, e em observância ao que dispõe a lei, é que os saldos depositados nestas três categorias não podem mais ser flexíveis. Eles passam a ser sempre fixos, assim como aqueles depositados nas categorias alimentação e/ou refeição, o que oferece ainda mais segurança para o RH. 

Entenda melhor sobre esse assunto:

Convênio médico 

Esse benefício é um recurso inteligente para a gestão de convênios e do fluxo de caixa da organização. De modo simples e sem nenhum custo adicional, a empresa consegue acessar ferramentas exclusivas para realizar o monitoramento de limite de crédito, extrato e saldo, realizando um controle eficaz de gastos com convênios.

É possível que tudo isso seja feito de modo on-line, com um sistema de integração com a folha de pagamento. Há, inclusive, a possibilidade de personalizar o cartão, com controle eficaz dos gastos e otimização da qualidade de vida do funcionário, pois isso proporciona a agregação de valor ao pacote de benefícios da instituição.

Além disso, vale mencionar que o convênio traz mais segurança ao colaborador, uma vez que esse benefício o incentiva a cuidar mais da sua saúde — visto que ele não precisará recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) nem ter que desembolsar uma alta quantia para realizar consultas e exames. Logo, há uma redução significativa no índice de absenteísmo da empresa.

Vale-cultura

O vale-cultura é uma ótima estratégia para possibilitar o bem-estar dos profissionais e incentivar o gosto pelo lazer e pela arte fora do ambiente de trabalho. A organização pode disponibilizar um cartão pré-pago, que poderá ser usado para a compra de livros e de ingressos em teatros e cinemas e para as demais atividades relacionadas à cultura. Esse benefício fará muita diferença para quem gosta de tais atividades.

A arte é algo que precisa ser apreciada por todos. Portanto, ao oferecer um vale-cultura, o próprio colaborador pode escolher qual espetáculo deseja ver — filmes e musicais são os preferidos.

E o que o colaborador tem a ganhar com esse benefício? É oferecida a ele a possibilidade de ter novas experiências sem precisar comprometer seu orçamento por isso. Além disso, a arte ajuda a melhorar o desenvolvimento pessoal, uma vez que, por meio dela, é possível aprender sobre muitas coisas.

Não podemos esquecer de mencionar que eventos culturais ajudam a aliviar o estresse do dia a dia do trabalho. Com isso, ao retornar às suas atividades, o profissional estará mais descansado e leve para lidar com as situações difíceis do dia a dia.

Auxílio home-office

Desfrutar do conforto do seu lar para trabalhar já é uma grande vantagem — diga-se de passagem. Porém, não é só desse prazer que vive um funcionário, certo? Há outros custos envolvidos, como energia elétrica, internet, materiais para escritório etc.

O auxílio home office vem para ajudar os colaboradores a custear os gastos com o trabalho a distância. Ou seja, por meio desse benefício, é possível oferecer aos profissionais melhores condições de trabalho.

Auxílio-creche

Só quem é pai e mãe entende o quanto é difícil deixar seu filho com terceiros para trabalhar. Embora seja uma ação necessária, não é uma decisão fácil. Nesse momento, oferecer um auxílio-creche é fundamental para ajudar esses profissionais a ficarem mais tranquilos, uma vez que poderão escolher aos cuidados de quais profissionais deixarão os seus filhos.

Auxílio-farmácia

Apenas quem já teve que “contar as moedas” para conseguir comprar um remédio sabe o quanto um auxílio-farmácia faria diferença naquela hora tão difícil.

Esse benefício aumenta o poder de compra do colaborador e proporciona a ele mais tranquilidade ao gerir suas finanças. Assim, você passa a ter, em seu negócio, profissionais engajados e motivados, uma vez que eles acreditam no quanto a sua empresa se preocupa com eles.

Por que oferecer cartão de benefícios para funcionários?

Na hora de analisar as propostas do mercado de trabalho, é claro que os candidatos observam questões como salário e perspectivas de carreira. Outro fator que tem bastante peso na escolha é o pacote de benefícios. Em pesquisa feita pela Catho, 40% dos respondentes afirmaram que esse é um ponto que eles valorizam em uma oferta de emprego.

Assim, os benefícios são um fator importante tanto para a atração quanto para a retenção de talentos. Empresas de todos os portes e setores buscam melhorar essa fidelização do colaborador, uma vez que altos índices de turnover são prejudiciais à organização. Uma alternativa inteligente para isso é contar com o cartão de benefícios para funcionários.

Quem pode usar o cartão de benefícios?

Todos os colaboradores de qualquer empresa que forneça o cartão para pagamento de benefícios.

A empresa pode ainda delimitar um valor fixo a todos os funcionários que é depositado mensalmente e fazer premiações pontuais de acordo com as regras estabelecidas pela própria empresa caso escolha aderir uma solução de multibenefícios. 

Alguns casos comuns do uso do cartão de benefícios em premiações são, vales-presentes e PLRs. A utilização desse benefício traz vantagens tanto para os colaboradores quanto para a empresa, pois, é uma ferramenta estratégica que consolida os valores da empresa. 

Entenda como o cartão de multibenefícios da Caju funciona!

Agora você deve estar pensando: por que considerar a Caju como parceira da minha empresa? Será que dá para usar em todo lugar mesmo? 

Logo abaixo listamos tudo que precisa saber. Venha conferir!

Quais os diferenciais que a Caju oferece?

A Caju é uma plataforma que democratiza a forma como você usa seus benefícios da empresa. Com ela, é fácil organizar e carregar o saldo de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, vale-cultura e outros. Por isso existem uma série de benefícios exclusivos para todos que utilizam:

  • Mais facilidade na organização dos benefícios: A empresa define previamente quais benefícios vai oferecer aos seus funcionários, de acordo com o perfil da organização e com as informações que ela tem sobre os seus próprios colaboradores;
  • Menos custos: A grande vantagem é que, para empresas e usuários, não há nenhum custo. O cartão da Caju é totalmente gratuito, sem nenhuma tarifa;
  • Mais benefícios diferenciados: Para quem busca uma solução sob medida para oferecer benefícios diferenciados aos seus colaboradores e quer ter todas as vantagens que mencionamos acima, a Caju é uma ótima escolha.

Lembre-se de que esses diferenciais, como flexibilidade (exceto nas categorias de alimentação, que por lei são sempre fixas) e autonomia trazem mais satisfação para os funcionários, que podem decidir onde e com o que gastar os seus benefícios. 

→ Leia também: Beneflex: o que é e qual seu impacto na gestão de benefícios?

Onde usar seu cartão de benefícios?

O Cartão de multibenefícios da Caju pode ser utilizado nos mais variados lugares que aceitam a bandeira Visa, inclusive durante as férias ou em viagens corporativas, desde que tenha saldo suficiente na categoria associada à maquininha daquele estabelecimento.

Sim, bandeira Visa, pois o cartão de benefícios para funcionários é pré-pago, à vista. E por ser pré-pago, não há como parcelar as compras, embora seja um cartão de crédito.

Ah! E com o cartão multibenefícios da Caju, é possível emitir uma versão virtual para compras online, além de usar o cartão físico que poderá chegar diretamente na casa do colaborador. 

É necessário configurar os benefícios?

Cada categoria de benefícios é uma carteira virtual disponível no aplicativo da Caju e a empresa lança nelas os valores para uso conforme a destinação. 

Se a empresa desejar deixar os benefícios flexíveis (tirando os das categorias de alimentação/refeição) poderão ser realizadas movimentações entre as carteiras, alocando os valores nas categorias em que o colaborador deseja consumir seus benefícios.

  • As categorias podem ser habilitadas ou desabilitadas. Para disponibilizar valores em uma determinada categoria no cartão de benefícios, é necessário que ela esteja habilitada;
  • Caso uma categoria seja desabilitada e ainda tenha saldo nela, a categoria ficará disponível no aplicativo até que o saldo seja consumido por inteiro (ou seja, quando uma categoria é desabilitada, ela será deletada do aplicativo somente se não tiver saldo nela). 

Que carteiras e categorias são essas?

As categorias compõem as carteiras virtuais dentro do aplicativo. E todas elas são disponibilizadas num só cartão de benefícios para funcionários. 

Entre as categorias, temos: auxílio-alimentação ou refeição e alimentação, mobilidade, cultura, saúde, educação e home office

Saldo flexível e saldo livre: o que significam?

Saldo flexível é o saldo disponível que pode ser transferido entre as categorias de benefícios habilitadas para a empresa pelo aplicativo. Essa função é definida na criação do pedido de benefícios. 

Saldo livre é uma categoria específica que pode ser usada em qualquer compra de qualquer estabelecimento que aceite pagamentos com cartões de crédito Visa, à vista. Além de pagamentos de boletos pelo aplicativo. 

O saldo livre não é considerado benefício, portanto, não é transferível entre categorias, vice-versa. 

8 vantagens do cartão multibenefícios da Caju

Com o cajuzinho, a empresa e os colaboradores contam com as seguintes vantagens:

1. Todos os benefícios reunidos em um único cartão;

2. Controle de saldo, uso dos benefícios, consultas e demais operações;

3. Possibilidade de definir as regras dos programas de benefícios;

4. Facilidade para realizar o cadastramento e desbloqueio do benefício;

5. Dupla autenticação, para garantir maior segurança ao usuário;

6. Antes mesmo de chegar o cartão físico, é possível realizar o acesso virtual no aplicativo e fazer compras online;

7. Valores depositados no Saldo Livre e na categoria home office para pagar boletos de água, luz, internet e afins;

8. Mantém os colaboradores motivados e engajados, e essa é a receita do sucesso para reter seus talentos;

A plataforma da Caju foi pensada para dar essa flexibilidade e autonomia ao usuário, ao mesmo tempo em que permite que a empresa faça uma boa gestão de beneficios, com controle do que está sendo oferecido e acesso a todos os dados de uso. Além disso, toda a plataforma foi trabalhosamente programada para garantir que tudo está dentro da legalidade.

E é por isso que, entre tantas outras possibilidades, a sua parceria com a Caju é especial. Somo uma empresa que quer ir além do cartão de benefícios, potencializar ainda mais o seu diferencial e oferecer o que há de melhor para as empresas. 

Acesse agora o site e clique em Quero Caju para falar com nosso time!

Dúvidas frequentes:

O que é cartão de benefícios?

Um cartão de benefícios é um cartão de crédito e/ou pré-pago muito utilizado por empresas para oferecer benefícios aos seus funcionários e pode incluir serviços como vale-alimentação, vale-refeição, vale-mobilidade, vale-cultura, auxílio Educação e até auxílio saúde. Um cartão de benefícios flexíveis permite que o usuário aloque o valor disponível em diferentes categorias, como alimentação, transporte, cultura, saúde, entre outras.

Quem tem direito ao cartão benefício?

O cartão de benefício é geralmente oferecido pelas empresas como um benefício aos seus funcionários. Portanto, aqueles que possuem vínculo empregatício com uma empresa que oferece esse tipo de benefício geralmente têm direito ao cartão de benefícios flexíveis.

Quais as vantagens de oferecer cartão benefício?

Oferecer cartão benefício aos colaboradores pode trazer diversas vantagens para as empresas, tais como: aumento da satisfação e motivação dos colaboradores, facilidade na gestão e controle dos gastos dos colaboradores, além da atração e retenção de talentos.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Caju

A Caju é uma empresa de tecnologia fruto do empreendedorismo brasileiro para aqueles que enxergam pessoas por trás dos seus colaboradores. Oferecemos produtos mais flexíveis e inovadores que transformam as interações e relações entre pessoas e empresas em uma nova experiência.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.