Confira os 5 melhores benefícios para funcionários

June 30, 2020
Benefícios

Se você é profissional do setor de recursos humanos sabe que a captação e a retenção dos talentos na organização é um grande desafio, pois requer boas doses de dedicação, planejamento e pesquisas. Por isso, uma das primeiras estratégias a serem implementadas é um plano com os melhores benefícios para os funcionários.

Um bom pacote de vantagens pode agradar a maioria dos profissionais e é capaz de motivar, engajar, elevar a qualidade de vida e auxiliar na produtividade dos talentos, gerando maior lucratividade e fortalecimento da marca empregadora.

Neste post, vamos apresentar as vantagens de oferecer benefícios diferenciados e quais deles podem fazer a diferença para a empresa e os funcionários. Curioso? Então não perca a leitura por nada!

As vantagens de um plano de benefícios

Não importa o tamanho da instituição, é preciso manter-se atualizado em relação às tendências de valorização dos talentos e colher os bons frutos do investimento.

Quando o RH decide colocar isso em prática, a empresa percebe mudanças quase imediatas, pois o clima organizacional melhora consideravelmente. Além disso, é possível observar no corpo funcional:

  • aumento da motivação;
  • maior engajamento;
  • incremento na produtividade;
  • redução de faltas e absenteísmo;
  • elevação do bem-estar;
  • promoção da qualidade de vida;
  • redução de licenças médicas;
  • maior interatividade entre os profissionais;
  • retenção dos talentos mais compatíveis.

Com tantos atrativos, é natural que um RH pense em criar um plano de vantagens para seus colaboradores.

Os melhores benefícios para os funcionários

Essa decisão não é tão fácil quanto parece, pois não falaremos dos benefícios obrigatórios por lei ou os mais comuns, mas sim aqueles que realmente podem fazer a diferença na vida pessoal e profissional dos colaboradores. Confira alguns deles.

1. Horário flexível

Se a função do profissional permitir essa liberdade, por que não conceder? É importante que exista um acordo firmado entre as partes e que cada um cumpra com o proposto. Dessa forma, todos saem ganhando e a empresa não precisa gastar com a medida.

Se o funcionário estiver em atividade há muito tempo conceder folgas ilimitadas também é uma ótima estratégia. Além do day off no dia do aniversário, que tal finais de semana prolongados para descanso? Vale o que mais agradar o profissional e impulsionar seu comprometimento.

Outra grande medida é o incentivo à família permitindo que o funcionário compareça aos eventos escolares dos seus filhos, sem que ele seja prejudicado. Além disso, uma licença maior nos casos de nascimento ou adoção são fundamentais para a qualidade de vida do colaborador e de sua família, que poderá desfrutar mais de sua presença.

2. Auxílio-creche

Essa é uma tática de grande sucesso nas empresas — oferecer uma ajuda de custo para que os filhos dos funcionários sejam bem cuidados enquanto os pais estão na empresa causa uma sensação de tranquilidade que é fundamental para o bom desempenho de suas funções.

Como não é um benefício obrigatório, o empregador tem liberdade para definir as regras e o valor do auxílio-creche, decisões importantes para não prejudicar a parte financeira do negócio.

3. Vale-cultura

Incentivar o gosto pela arte e pelo lazer fora do ambiente de trabalho é uma ótima estratégia para promover o bem-estar dos profissionais.

A empresa pode fornecer um cartão pré-pago que será utilizado para a compra de ingressos em cinemas, teatros, livros e demais atividades ligadas à cultura, benefício que fará grande diferença para quem aprecia tais atividades.

4. Academia

A frase “corpo são, mente sã” é muito valorizada nas empresas de sucesso e pelos profissionais que as integram. Portanto, investir nessa modalidade é parte importante para o crescimento interno da companhia.

Criar parcerias com redes de academia, principalmente aquelas que estão localizadas mais perto da empresa, favorece a adesão dos funcionários, que podem oferecer sugestões ao RH.

5. Desenvolvimento contínuo

Valorizar os talentos é desejar que eles se desenvolvam intelectualmente e queiram crescer na carreira. Por esse motivo, é importante investir naqueles que gostariam de continuar os estudos, proporcionando um auxílio para reduzir as despesas e ajudar no progresso do colaborador.

Outra tática é realizar parcerias com empresas que disponibilizem cursos on-line e oferecê-los aos profissionais — educação financeira, saúde e bem-estar, planejamento, entre outros. Ou seja, é importante que a pessoa evolua e que o RH acompanhe essa evolução.

Não é fácil estabelecer quais são os melhores benefícios para os funcionários, mas as empresas que pensam cuidadosamente no assunto, como Netflix, Google e Facebook, são as mais concorridas pelos talentos. Esses são apenas alguns dos exemplos de organizações que fazem a diferença quando o assunto é a valorização das pessoas.

Lembrando que os melhores benefícios para funcionários são aqueles em que eles enxergam valor e que os fazem se sentir importantes dentro e fora da empresa. Afinal, este é o propósito de um plano de vantagens: investir no que é importante para a qualidade de vida e o bem-estar do corpo funcional. Isso sim é fazer a diferença.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a aumentar o conhecimento de outros gestores!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form