Por que o RH deve considerar investimentos em tecnologia?

May 21, 2021
Recursos Humanos

A tecnologia sempre foi algo em que vale a pena investir para os negócios — é uma forma de aumentar a produtividade e passar na frente de seus concorrentes. O fato é que se tornou cada vez mais indispensável para o setor de RH. O investimento em tecnologia nessa área traz muitas melhorias, com plataformas fáceis de usar que permitem agilizar tarefas repetitivas e simples e, em alguns casos, automatizar processos.

A pandemia ensinou a indústria a se adaptar rapidamente a situações emergentes, movendo-se em direção a tecnologias integradas, a fim de aplicar transformações digitais. Esta interrupção incentiva a indústria a buscar fluxos de trabalho e operações inteligentes, com o intuito de trazer eficiência aos negócios por meio da automação.

Neste post, listaremos os principais motivos para a gestão de RH apostar em tecnologias que otimizam seus processos. Continue a leitura!

Economiza tempo e dinheiro

Obviamente, novas tecnologias às vezes podem vir com um grande custo inicial. No entanto, graças ao aumento de novas empresas e ao aumento da concorrência, as tecnologias de negócios estão se tornando cada vez mais acessíveis. Não apenas isso, mas pense em todo o tempo e dinheiro (e reclamações) que você poderia economizar, se fosse capaz de automatizar uma tarefa repetitiva para sua equipe.

Analisa melhor os resultados

É importante que os setores da empesa possam medir o sucesso das atividades que estão realizando. A tecnologia pode ajudar nisso, permitindo que as empresas produzam resultados mensuráveis, ​​usando interfaces cada vez mais acessíveis. Isso pode ser tão simples quanto configurar um e-mail de pesquisa de feedback automatizado, voltado para os candidatos no final de um processo de entrevista e relatar os níveis de satisfação.

Permite que o RH se concentre nos funcionários

Um RH eficiente precisa se concentrar nas pessoas. No entanto, a papelada e os processos podem atrapalhar essa questão. A tecnologia de RH correta libera profissionais treinados, para serem capazes de colocar o foco exclusivamente nas pessoas — automatizando tarefas demoradas para liberar espaço para análises profundas, interação face a face e pensamento estratégico.

Os funcionários são a parte mais importante de qualquer negócio, portanto, garantir sua felicidade é essencial para a retenção de talentos.

Ajuda a entender onde investir

Ao realizar um investimento em tecnologia no RH de sua empresa, se torna mais fácil entender onde você deve investir capital, como em benefícios para seus funcionários, por exemplo. A área de RH, como todas as outras da empresa, apresenta disponível uma quantidade de recursos limitada. Logo, para obter bons resultados é preciso fazer o melhor uso possível dos recursos.

Com a tecnologia é possível investir de forma correta em recursos, a fim de oferecer benefícios para seus colaboradores da forma correta e sem utilizar mais do que os recursos que sua empresa tem disponível.

Centralizar as informações

Muitas empresas têm uma enorme quantidade de currículos no seu sistema, mas será que elas analisam todos? Os gerentes de RH precisam analisar toneladas de dados e currículos apenas para descobrir quem é o profissional mais indicado para o trabalho. Como eles podem descobrir quem tem a melhor habilidade e cultura para suas organizações e as vagas abertas, sem gastar muito tempo?

É aí que a tecnologia pode ajudar os recrutadores a centralizar informações, além de prever e analisar dados para economizar tempo. Uma solução de software como serviço (SaaS) para aquisição de talentos, pode ajudar os recrutadores a economizar seu valioso tempo, recomendando os candidatos mais adequados, mesmo de seu banco de dados privado, onde eles têm milhares de currículos arquivados.

Por fim, a transformação digital se tornou uma realidade inevitável para a gestão de RH. Enquanto as empresas dão passos inovadores nesse processo e usam a tecnologia para oferecerem benefícios aos funcionários, por exemplo, eles também procuram se adaptar à situação atualizando suas habilidades.

No processo de investimento em tecnologia, o setor de RH precisa primeiro preparar uma boa estratégia e estrutura. Para ajudar você nessa missão, a Caju pode automatizar a gestão de benefícios para seus funcionários e tornar esse processo mais prático.

Deseja otimizar esse processo de investimento em tecnologia? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form