Aprenda agora como criar programas de incentivo nas empresas

April 20, 2021
Recursos Humanos

A falta de engajamento tem sido um grande problema em muitas empresas e pode resultar de exaustão excessiva, gerenciamento ineficaz ou desalinhamento em toda a organização. O engajamento dos funcionários deve ser uma grande preocupação, pois a insatisfação leva a altas taxas de rotatividade e baixa da produtividade. Talvez a melhor estratégia para manter os funcionários engajados seja incentivá-los de forma eficaz.

Os programas de incentivo oferecem aos colaboradores algo pelo qual se empenhar e fornecem um reconhecimento tangível de seu excelente trabalho. Eles são recompensas e benefícios usados ​​com o intuito de motivar comportamentos positivos em sua força de trabalho. É válido ressaltar que é muito importante criá-los nas empresas, pois ajudam a motivar os funcionários e otimizar os resultados em suas funções.

Mas você sabe como fazer isso? Neste post, daremos algumas dicas de como criar programas de incentivo nas empresas. Confira!

Faça um planejamento e orçamento precisos

Alguns fatores relacionados ao programa de incentivo tornam o seu planejamento mais difícil do que outros. Por exemplo, por quanto tempo você pretende executar o programa de incentivos? Quantos parceiros participarão? Você terá um orçamento fechado ou aberto para fomentar atividades de incentivo? Seus objetivos determinarão muitos desses pontos para você.

É importante definir o orçamento que terá disponível para analisar e determinar o que poderá oferecer aos seus funcionários.

Defina os objetivos para seus funcionários

Identifique quais são os objetivos que seus colaboradores precisam cumprir, por exemplo: aumento de vendas, melhor atendimento, tempos de ciclo reduzidos etc. Eles devem ser simples, específicos e alcançáveis. Defina objetivos claros e resumidos e comunique-os a todos os envolvidos.

Determinar objetivos razoáveis, que não sejam muito difíceis ou fáceis de alcançar, ajudará a mantê-los focados e motivados. As melhores metas são desafiadoras, mas também alcançáveis.

Conheça bem os colaboradores

Antes de criar um programa de incentivos, é preciso conhecer muito bem seus colaboradores. Identifique quais são os colaboradores ou equipes que podem atingir suas metas; esses são os que participarão do programa de incentivo. Compreender os fatores que motivam seus funcionários é um elemento-chave para impulsionar o desempenho e saber quais incentivos os motivam.

Certifique-se de que seu programa recompense os comportamentos desejados, com os incentivos que os colaboradores mais desejam. Lembre-se de que você pode precisar oferecer vários incentivos para motivá-los individualmente.

Tenha uma comunicação clara e objetiva

Primeiramente, decida como você anunciará e lançará o programa. Depois, desenvolva uma estratégia de comunicação clara e objetiva, para manter os funcionários atualizados e engajados durante todo o programa.

O gerenciamento do treinamento na execução do programa é extremamente importante para que haja uma comunicação clara e objetiva, além do sucesso do programa ou campanha.

Promova seus programas de incentivo

Certifique-se de que todos saibam sobre seus programas de incentivo, a fim de aumentar a conscientização e incentivar a participação da empresa como um todo. Para conseguir isso, o setor de RH (Recursos Humanos) deve construir um plano de promoção e de comunicação, para conscientizar todos os funcionários sobre os programas de incentivos disponíveis.

Eles podem acompanhar isso trabalhando com seus líderes para executar campanhas contínuas que envolvam os colaboradores e os mantenham participando. Essas campanhas podem incluir táticas de marketing, como anúncios, mensagens divertidas usando o e-mail ou a intranet da empresa ou jogos que vinculem os incentivos.

Além disso, forneça informações sobre seus programas de incentivos em sua lista de verificação de integração de funcionários, a fim de que cada nova contratação seja comunicada já no primeiro dia.

Ofereça benefícios criativos

Personalizar a experiência de incentivos e oferecer benefícios criativos é de extrema importância. Os membros da equipe não trabalharão arduamente em direção a uma meta se não forem compensados ​​por isso de uma forma significativa para eles.

Embora a maioria dos funcionários pense que seu empregador deve entendê-los tão bem quanto eles devem executar suas funções, a maioria dos funcionários não acha que as empresas para as quais trabalham estão atendendo a essa expectativa. Aproveite a tecnologia como IA (Inteligência Artificial) e análises avançadas, com o intuito de começar a personalizar a experiência do colaborador,

Estabeleça recompensas

As recompensas e o reconhecimento dos funcionários devem ser consistentes com a marca de sua empresa e atrair esses profissionais ao mesmo tempo.

Não tome essas decisões no escuro! Quanto mais você solicitar sugestões do público sobre os tipos de recompensas que eles desejam receber, mais eficaz será o seu programa. Obviamente, seu veículo de recompensa precisará se ajustar aos parâmetros de orçamento decididos.

Analise os resultados

O programa de incentivos atingiu seus objetivos? Os funcionários foram motivados a produzir mais? Quais fatores externos contribuíram para o sucesso (ou não) do programa? Cada elemento que você mede pode informar os parâmetros das próximas iniciativas, a fim de garantir maior sucesso no futuro.

Peça feedback

Ouvir seus colaboradores é a única maneira de obter um feedback preciso sobre seus programas de incentivos. Reserve um tempo para ver como seus incentivos atuais estão sendo recebidos e para entender o que realmente desejam. Para começar a ouvir, use uma plataforma de feedback de funcionários que permita realizar pesquisas.

Isso pode fornecer insights importantes: os funcionários podem fornecer ideias nas quais você não teria pensado, e são a melhor fonte para obter um melhor entendimento de quais tipos de programas de incentivo terão o maior impacto.

Considere ter um canal de feedback sempre ativo, que mantenha a porta aberta para os funcionários, para que eles possam compartilhar suas opiniões a qualquer hora e em qualquer lugar também. Personalize seus programas de incentivo com base no feedback dos funcionários, a fim de demonstrar que você se preocupa e levou em consideração a opinião deles.

Em seguida, verifique continuamente as pesquisas de engajamento para ter certeza de que seus ajustes estão funcionando bem.

Por fim, com essas dicas, fica mais fácil criar programas de incentivo em sua companhia. É importante ressaltar que é muito útil para desenvolver benefícios flexíveis nesses programas, pois os funcionários terão mais liberdade para escolher seus prêmios. Além disso, é essencial contar com um serviço especializado para essa missão.

A CAJU pode ajudar você! Ela é uma empresa de tecnologia, que oferece benefícios às organizações que as ofertam para seus colaboradores, tudo em uma única plataforma.

Precisa de ajuda para oferecer esses benefícios para seus colaboradores? Entre já em contato conosco e saiba como podemos ajudar.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form