Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Plano de cargos e salários: entenda o que é, qual a importância e como montar em 4 passos

Sabia que o plano de cargos e salários, além de tornar o seu RH mais organizado, ainda motiva os colaboradores? Veja como fazer na prática!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 9 minutos

Ter um plano de cargos e salários (também chamado de PCS) faz parte da estratégia de qualquer empresa de sucesso. Ele serve para a organização e estruturação das funções e da parte financeira dos negócios, além de ser motivacional para os colaboradores.

Do ponto de vista dos profissionais, podemos dizer que é através disso que eles conhecem as possibilidades de crescimento dentro da organização e passam a ser mais produtivos, na intenção de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais naquele local.

Um plano de cargos e salários atraente e competitivo demonstra que a organização valoriza seus funcionários. Quando todos sabem os detalhes do plano, é mais provável que se sintam motivados e engajados.

Claro que só um plano justo pode estimular o respeito entre funcionários e empregadores, estabelecendo as bases para uma atmosfera positiva e uma cultura empresarial próspera. Sabe o que é melhor? Não é difícil ter um PCS! Confira agora o guia para que a sua empresa monte o seu próprio plano e retenha talentos.

O que é o plano de cargos e salários?

O planejamento de cargos e salários é o processo de definição e implementação das atribuições e da remuneração para cada posição de trabalho, que acontece dentro das empresas. Essa é uma das principais estratégias que serão usadas para atrair, motivar e reter talentos.

Geralmente, ele envolve a lista de responsabilidades que cada profissional em determinado cargo precisa ter, além do valor do salário, bônus, benefícios corporativos que vai receber e outros tipos de remuneração.

É sempre importante equilibrar o que os funcionários merecem e o que os empregadores podem pagar ao decidir sobre o plano de cargos e salários. Claro que os profissionais querem sempre receber mais e a intenção dos líderes é aumentar a remuneração paga, mas, sem um processo organizado e estrutura, isso dificilmente irá acontecer.

Vale destacar que o planejamento de cargos e salários é um aspecto da gestão de talentos, mas os responsáveis trabalham em colaboração com outros departamentos, como finanças, contabilidade e jurídico. Eles garantem a conformidade da empresa com a legislação tributária e outros regulamentos trabalhistas, como a CLT.

→ Leia também: O que é salário de benefício e como calculá-lo?

Quais são os componentes de um plano de cargos e salários?

Falando primeiro sobre salários, além da remuneração direta, há no plano a informação sobre remuneração indireta, como benefícios e programas baseados em desempenho. Sim, essa é uma parte igualmente importante do seu plano.

Os planos tem termos de remuneração dos funcionários também incluem:

  • Cronogramas de aumento;
  • Todos os benefícios adicionais;
  • Quaisquer regras sindicais ou descontos feitos pelo empregador na folha de pagamento.

Agora falando sobre os cargos, o plano deve incluir um desenho do organograma da organização. Além disso, é preciso deixar claro quais os aspectos serão avaliados para que um profissional possa evoluir de cargo ou de nível dentro do mesmo cargo, além da periodicidade em que essas avaliações acontecem.

→ Leia mais: PLR: o que é, como funciona e o que diz a legislação?

Qual a importância de um plano de cargos e salários?

Uma filosofia de remuneração e cargos estrategicamente projetada, mantida atualizada, relevante e de acordo com as leis trabalhistas, oferece suporte a vários componentes importantes de um negócio, ou seja, se mostra fundamental para diferentes aspectos, como por exemplo:

  • Definição de orçamento e metas;
  • Planejamento de desafios competitivos da indústria;
  • Levantamento de necessidades operacionais;
  • Criação de estratégias de recompensa total que apoiam a retenção dos melhores talentos da empresa.

Na prática, as empresas precisam de um PCS bem pensado para se manterem competitivas em seu setor e atrair e reter os melhores talentos. Os empregadores que não atualizam sua estrutura para ter esse plano bem definido perderão lentamente os melhores profissionais para os seus concorrentes.

Além disso, gerenciar uma força de trabalho sem um orçamento predeterminado para gerenciar aumentos e promoções é um erro. Os programas desse tipo de remuneração que é o salário permitem ter um orçamento e planejamento consistentes e previsíveis focados nessa frente de atuação.

Por fim, esses são os principais benefícios que deixam claro qual a importância de desenvolver um plano de cargos e salários consistente:

  • Ele descreve como as filosofias de pagamento e compensação de sua organização apoiam a estratégia de negócios, competitividade dentro do setor, objetivos operacionais e necessidades do setor de RH;
  • Isso ajuda a atrair candidatos qualificados para ingressar nas vagas em aberto;
  • Funciona como um forte motivador para que os funcionários tenham um desempenho de alto nível e superem as metas;
  • Ele ajuda a manter sua empresa competitiva no mercado em termos de remuneração base, incentivos, remuneração total e entrega de benefícios.

Quem deve elaborar um plano de cargos e salários?

As empresas que estão passando por momentos difíceis sempre precisam encontrar e manter talentos qualificados para atender a todas as suas necessidades. Para atrair e reter os melhores funcionários que desejam, mais organizações estão se concentrando na construção de uma marca empregadora.

São justamente essas organizações que devem elaborar um plano que inclui uma abordagem mais estratégica para remuneração e carreira, bem como melhores benefícios.

Já quando falamos de quais profissionais dentro de uma organização devem elaborar esse plano, esta posição geralmente é preenchida por alguém da área de recursos humanos. Nesse caso, sua função é:

  • Alinhar o plano com o que cada posição paga no mercado;
  • Definir como as evoluções de cargos serão determinadas;
  • Determinar como a remuneração será paga.

Lembre-se de criar uma filosofia de remuneração. É ela que deve seguir independentemente de mudanças na diretoria da empresa e isso vai determinar o quão competitivo você será no mercado de trabalho do seu setor.

Você quer liderar o mercado em termos de remuneração direta ou oferecer um salário mais modesto mas com grandes benefícios corporativos? Independente da resposta, o caminho é preparar o PCS.

→ Leia também: Remuneração estratégica: descubra o que é e como colocá-la em prática

Quais são as 4 formas básicas de se estruturar um programa de remuneração de cargos e salários?

Aqui estão algumas sugestões para guiar você ao longo do processo de construção do plano de cargos e salários:

1. Definição e detalhamento dos cargos

O primeiro passo é, talvez, o mais importante, pois é ele que dará os insumos necessários para todos os outros. Por isso, tenha bastante atenção e defina com cautela junto à sua equipe:

  • O organograma — é a estrutura organizacional, pela qual é possível visualizar a hierarquia entre os setores;
  • A tabela salarial — faça uma tabela com o salário de cada um dos cargos vistos no organograma;
  • A quantidade de pessoal necessária — em outra tabela, liste quantas pessoas são necessárias (e que sua empresa é capaz de ter) em cada cargo.

Além disso, para que todos os cargos estejam bem desenhados com suas especificações, é preciso ter um documento individual sobre cada um deles, o qual deve conter:

  • identificação do cargo, com o departamento a que pertence e o horário de trabalho;
  • responsabilidades inerentes ao cargo;
  • relação com outras funções;
  • requisitos do cargo, o que envolve nível de escolaridade, tempo de experiência e habilidades pessoais;
  • equipamentos e ferramentas utilizadas, das quais se deve ter conhecimento.

2. Especificação da progressão de carreira

A progressão de carreira é a promoção do colaborador de uma função para outra, o que vai engajar seu funcionário a alcançar um nível superior àquele em que está no momento. Existem dois tipos de progressão:

  • Horizontal — quando há um aumento de salário, mas o funcionário continua exercendo o mesmo cargo. Exemplo: um profissional trabalha como Analista nível 1 e passa para Analista nível 2;
  • Vertical — o funcionário passa para um cargo ligeiramente superior ao que ocupava e, consequentemente, também recebe um aumento salarial. Exemplo: um profissional trabalha como Analista nível 2 e passa para Gerente.

Então, deixe preestabelecidos os critérios que levam um colaborador à progressão, assim, você não corre o risco de ser injusto ou de parecer que proporciona benefícios apenas a pessoas escolhidas, tendo em vista que as atitudes são embasadas em um material documentado.

Os critérios de progressão podem ser os mais diversos, dependendo da realidade da sua empresa, por exemplo:

  • ter vaga disponível;
  • boas avaliações de desempenho;
  • perfil definido pela descrição de cargos;
  • determinado tempo de trabalho no cargo anterior.

3. Montagem e divulgação do plano

Depois disso, chegou a hora de unir todas as informações que foram colhidas e/ou definidas nos passos anteriores em um único documento, com linguagem clara e fácil para que todos os níveis de sua empresa possam entender. Afinal, sempre vai surgir a dúvida Quem tem direito ao plano de cargo e carreira? e você precisa deixar a resposta clara para todos.

Seja transparente e divulgue o plano de cargos e salários, explicando a sua importância e os caminhos que aqueles colaboradores poderão percorrer dentro da empresa, até chegar ao mais alto nível. Isso vai os incentivar a trabalhar mais motivados para crescer profissionalmente.

4. Coleta de feedbacks e revisão

Durante todo esse processo, colete opiniões de todos os níveis, desde o estratégico ao operacional, seja por formulários, seja por conversas informais, mas busque entender o que sua equipe pensa com relação ao plano de cargos e salários. Assim, o PCS construído será realmente motivador, pois terá, na medida do possível, aquilo que os colaboradores desejam.

Após a divulgação do plano finalizado, aplique um formulário a fim de coletar feedbacks e pontos de melhorias. Caso veja que é necessário, revise o documento e elimine as deficiências apontadas no exercício de feedback.

Fazer essa etapa ajuda a resolver possíveis problemas que podem ser evitados com o plano de cargos e salários.

Caso tenha dúvidas ou não tenha uma equipe especializada para realizar a montagem do plano de cargos e salários, conte com a ajuda de uma consultoria de RH. Sem dúvidas, eles realizarão um trabalho excelente em sua empresa e ajudarão a acelerar o processo com eficiência.

Agora que você já sabe tudo sobre o plano de cargos e salários, que tal continuar trabalhando para ter uma equipe extremamente motivada e produtiva? A Caju pode ser uma grande aliada nesse processo porque oferecemos um programa de multibenefícios para os seus colaboradores. Entre em contato com a gente agora e conheça mais!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.