Remuneração estratégica: descubra as opções para cada objetivo

June 30, 2020
Benefícios

Na última década, surgiram qualidades desejáveis no trabalho que vão além de emprego estável e bom salário. Ambientes descontraídos, lanchonetes com comidas de graça na empresa e espaço para soneca foram alguns dos benefícios que agregaram valor aos ambientes laborais. Além disso, há a remuneração estratégica, que valoriza aqueles que estão mais empenhados em bater metas e alcançar os objetivos da empresa.

Pensando na retenção de talentos ou no estímulo para aumentar o desempenho dos colaboradores, a remuneração estratégica tem a vantagem de reconhecer quem traz resultados para a empresa, dando retribuições quando isso acontece.

Neste artigo, separamos os principais formatos dessa premiação e os ganhos para a empresa que oferece esse bônus. Boa leitura!

Aposte no pacote de benefícios

Existem benefícios que são um estímulo para diminuir a rotatividade de funcionários. Plano de saúde, vale-refeição e vale-alimentação são alguns deles. Entretanto, é possível criar uma opção de benefícios flexíveis, que são as vantagens que a empresa não entrega. Assim, o funcionário escolhe qual a destinação ideal para a verba. Por exemplo:

  • plano odontológico;
  • vale-cultura;
  • auxílio-medicamento;
  • auxílio-creche;
  • bolsa de estudo;
  • celular;
  • cartão de benefícios.

Ofereça bônus por produtividade

Ideal para engajar os funcionários em torno dos objetivos da empresa, essa bonificação é uma remuneração variável que não está dentro do salário fixo dos colaboradores. A maior vantagem é que ela é percebida como uma renda extra, que às vezes é oferecida como um pagamento a mais no final do mês, mas também pode ser chamada de 14º salário, no caso de metas anuais.

Pense na oportunidade da participação acionária

Às vezes os funcionários ficam estimulados com o crescimento da empresa, e a remuneração acionária é essencial nesses casos. Como o objetivo é destinar parte dos lucros para os colaboradores, essa estratégia mostra que eles também são beneficiados quando o negócio vai bem. É uma valorização pelo esforço de todos para o sucesso da organização.

Aproveite a previdência privada como forma de incentivo

A previdência privada é uma remuneração estratégica que estimula a produtividade e melhora o clima organizacional. Afinal, o sistema de aposentadoria público nem sempre permite que a pessoa mantenha o padrão de vida que tinha durante o período produtivo. Assim, essa é uma segurança que o colaborador percebe em longo prazo, podendo planejar a forma que deseja sacar as aplicações.

Use a gamificação com elementos mais lúdicos

Além dos bônus financeiros, que são excelentes para estimular o desempenho dos funcionários, uma técnica que tem sido muito usada é a gamificação. A ideia é usar recursos lúdicos, como:

  • trilhas de conquistas que precisam ser alcançadas;
  • títulos e troféus de reconhecimento;
  • layouts e enredos que se assemelham aos jogos de videogame.

A remuneração estratégica traz bonificações que vão além do salário do colaborador. Ela serve como estímulo para aumentar a produtividade dos funcionários, mas também pode ser direcionada a outras melhorias, como a redução de erros. Ao oferecer essa vantagem, é importante acompanhar os trabalhadores para garantir que eles não se comprometerão excessivamente, o que pode trazer impactos negativos, como estresse e até afastamento.

Se você gostou de conhecer mais sobre a remuneração estratégica, veja mais posts do nosso blog. E apreenda com nossas dicas e métodos para otimizar o desempenho dos seus colaboradores!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form