Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Guia da saúde do colaborador: como cuidar e qual é a sua importância?

Grande parte dos trabalhadores passa cerca de um terço do dia no trabalho, portanto, há um grande risco de impacto na saúde do colaborador quando a empresa não está comprometida com a promoção da qualidade de vida da sua equipe.  Dados demonstram que essa área tem muito a evoluir: nos últimos anos, os óbitos e […]

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Grande parte dos trabalhadores passa cerca de um terço do dia no trabalho, portanto, há um grande risco de impacto na saúde do colaborador quando a empresa não está comprometida com a promoção da qualidade de vida da sua equipe. 

Dados demonstram que essa área tem muito a evoluir: nos últimos anos, os óbitos e acidentes de trabalho no Brasil aumentaram cerca de 30%, causando prejuízos humanos irreparáveis.

Além da perda de saúde e até da vida dos colaboradores, as empresas também acabam no prejuízo, uma vez que acidentes de trabalho diminuem a produtividade e a motivação da equipe.

Para ajudar sua empresa a enfrentar esse cenário desafiador, criamos este guia com as principais dicas para que você possa cuidar da saúde física e mental dos colaboradores. 

Continue a leitura!

O que significa saúde no trabalho?

Também conhecida como saúde ocupacional, a saúde no trabalho diz respeito a todas as práticas para cuidar do bem-estar do colaborador, tanto no ambiente do trabalho quanto fora dele.

Isso envolve desde a política de benefícios da empresa, até a ergonomia do ambiente de trabalho e campanhas de endomarketing para o incentivo de boas práticas para melhorar a saúde do colaborador. 

Qual a importância da saúde dos colaboradores nas empresas?

As empresas mais inteligentes já sabem que seus negócios são movidos pelas pessoas e que quanto mais comprometidos elas estiverem com os objetivos do negócio, maiores serão a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, os lucros.

Assim, cuidar da saúde dos colaboradores é fundamental para que as organizações possam realizar as suas melhores entregas.

Veja, a seguir, os principais benefícios: 

Redução do absenteísmo

Quando os funcionários estão saudáveis, eles ficam mais motivados para o trabalho e faltam menos para ir a consultas médicas ou fazer exames.

Além disso, quando estão saudáveis no ambiente laboral, ficam mais focados nos objetivos dos negócios, se comprometem mais com a equipe de trabalho.

Todos esses fatores ajudam a diminuir o absenteísmo e elevar a qualidade dos serviços entregues, conferindo importantes diferenciais competitivos para a empresa.

Retenção de talentos

Ninguém quer trabalhar em um lugar em que as pessoas não estão saudáveis, não é mesmo?

Investir na saúde do colaborador ajuda a elevar positivamente a qualidade do clima organizacional, contribuindo para que as pessoas se sintam felizes na empresa, o que ajuda a reter esses talentos.

A redução do turnover é um dos grandes desafios da gestão de pessoas, pois é fundamental para a lucratividade e para a competitividade das empresas no mercado.

Diminuição dos riscos de acidentes

Quando os funcionários estão com a saúde em dia, fica mais fácil manter os níveis de atenção, o que colabora para a diminuição de acidentes e outros sinistros que possam comprometer o bem-estar do colaborador e a produtividade da empresa.

Quais cuidados devem ser tomados com o colaborador no ambiente de trabalho?

O Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho no mundo, registrando mais de 700 mil ocorrências por ano. Além dos perigos para a saúde e vida do colaborador, ter altos índices de acidentes é prejudicial para os negócios, uma vez que afeta a produtividade e a motivação da equipe.

Portanto, uma parte bastante relevante do cuidado com a saúde do colaborador é garantir um ambiente laboral seguro para que os trabalhadores possam desenvolver suas funções sem riscos de acidentes.

A promoção para um ambiente de trabalho mais seguro começa com o cumprimento das 37 normas regulamentadoras (NRs) obrigatórias para empresas e colaboradores. São direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e empregados, para que o trabalhador possa desempenhar suas funções com segurança.

Vale a pena uma leitura cuidadosa do documento por parte das lideranças e profissionais de RH para avaliar se todas as normas estão sendo cumpridas, mas já podemos adiantar algumas ações que você deve colocar em prática o quanto antes para ter um ambiente de trabalho mais seguro:

  • realizar treinamentos sobre segurança do trabalho e prevenção de doenças ocupacionais;
  • promover o uso de EPIs;
  • fazer um trabalho de endomarketing para comunicar boas práticas prevenção de acidentes;
  • se assegurar que todos os trabalhadores tenham boas condições de ergonomia para que possam desempenhar suas funções sem riscos de desenvolver lesões;
  • incentivar pausas para ginástica laboral e descanso no ambiente de trabalho.

Como cuidar da saúde dos colaboradores?

Além dos cuidados com o ambiente laboral, há outras formas de cuidar da saúde dos colaboradores e colher todas as vantagens de uma equipe mais saudável e produtiva.

Conheça as principais formas de melhorar a saúde da sua equipe!

Contrate um plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios mais desejados pelos colaboradores das empresas. Ele pode ser usado para fazer acompanhamentos médicos e evitar o surgimento de doenças, o que é fundamental para garantir a saúde dos funcionários.

Além disso, também é uma segurança para a própria empresa, pois pode resguardar seus colaboradores em caso de acidentes.

Incentive a alimentação saudável

O incentivo a uma alimentação saudável é fundamental para evitar que os funcionários adquiram patologias envolvendo o sobrepeso, aumento da pressão arterial, entre outros males.

Uma forma simples de conquistar isso é oferecer alimentos nutritivos, com baixos índices de açúcar, sal e gordura no restaurante e na cantina da empresa.

Além disso, para as empresas que oferecem vale-refeição, uma boa prática é fazer campanhas de endomarketing envolvendo o tema.

Ofereça benefícios flexíveis

Outra maneira de ajudar o funcionário a cuidar da saúde é oferecer benefícios flexíveis, que possam ser utilizados para o cuidado com a saúde e alimentação. 

Um exemplo é o Caju, cujo saldo pode ser transferido diretamente no app para a categoria de Saúde e ser usado pelo colaborador para a compra de medicamentos, realização de exames e no pagamento de espaços de bem-estar, além de aplicativos como Gympass, Headspace e Zenklub.

Promova a prática de atividade física

A prática de atividades físicas, além de ajudar a manter o peso corporal ideal, também ajuda na regulação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Isso afasta males como depressão, ansiedade e a síndrome de burnout.

Portanto, promover a prática de exercícios por meio de programas de incentivo e convênios com academias pode ser uma forma eficaz de cuidar da saúde dos seus colaboradores preventivamente. 

Tenha atenção à ergonomia

A postura correta no ambiente de trabalho ajuda a evitar vários problemas de saúde, como lesão por esforço repetitivo (LER), problemas de coluna e outras enfermidades.

Portanto, é importante oferecer um ambiente de trabalho adequado para que os funcionários consigam desenvolver suas funções sem lesões. 

Da mesma forma, o incentivo à ginástica laboral é fundamental para elevar a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários no trabalho, o que ajuda a afastar doenças ocupacionais.

Incentive a meditação no trabalho

Dentro das empresas é comum as pessoas se sentirem pressionadas pelos prazos e metas cada vez mais apertados. Por isso, é importante apostar em métodos que podem trazer o equilíbrio emocional para a equipe, como as meditações guiadas.

Especialistas defendem que alguns minutos por dia de meditação no trabalho são suficientes para ajudar a evitar transtornos causados pelo estresse.

Qual é a importância de cuidar da saúde mental do colaborador?

A promoção da saúde mental do trabalhador tornou-se uma prática indispensável dentro das empresas. Ao adotá-la, você reduz os riscos de o colaborador desenvolver transtornos mentais comuns do ambiente corporativo, como depressão, ansiedade e síndrome de burnout.

Além disso, incentiva a qualidade de vida, o que é fundamental para construir times engajados, criativos e apaixonados pela marca empregadora.

Como cuidar da saúde mental do funcionário?

Agora que você entendeu a importância de cuidar da saúde mental do colaborador, que tal algumas dicas de como fazer isso?

Confira, a seguir, práticas indispensáveis para preservar a saúde mental dos trabalhadores!

Adote um programa de saúde mental

O programa de saúde diz respeito a um conjunto de ações pensadas para ajudar na orientação, na prevenção e na reabilitação dos indivíduos.

Quando ele é feito dentro da empresa e com foco na saúde mental, permite implementar medidas que resolvam problemas no ambiente de trabalho e evitar transtornos mentais nos colaboradores.

Por isso, o primeiro passo para adotá-lo é fazer um diagnóstico para mapear os fatores psicossociais aos quais os colaboradores estão propícios.

Dessa maneira, fica evidente quais são os problemas que devem ser resolvidos, como excesso de jornada de trabalho e lideranças autocráticas.

Incentive a implantação da ergonomia

Quando falamos de ergonomia, estamos nos referindo à ciência que é capaz de estudar as condições do ambiente de trabalho para que este esteja compatível com as características do colaborador.

Essa prática permite reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas aos riscos ergonômicos. O que poucos sabem é que a ergonomia não diz respeito apenas às questões físicas do trabalho, mas também às emocionais. 

Por exemplo, ambientes com pouca iluminação, ruídos excessivos e móveis desconfortáveis podem impactar os fatores motivacionais que levam às doenças mentais.

Estimule hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis, como ter momentos de lazer e praticar atividades físicas, são ações fundamentais para a saúde mental dos colaboradores.

Afinal, o exercício físico libera hormônios que aumentam a disposição e a produtividade, como a serotonina e a endorfina. Porém, isso não deve ser uma preocupação apenas dos funcionários, mas também do time de gestão de pessoas.

Você pode estimular a prática de atividades físicas por meio de campanhas, eventos e até parcerias com profissionais da área, como nutricionistas e personal trainers.

Contudo, também existem medidas simples que podem ser feitas dentro da empresa, como a ginástica laboral, a alimentação saudável no refeitório e o incentivo ao consumo de água.

Aposte em plataformas de bem-estar

Plataformas online, como o Headspace o Calm, são uma ótima opção para promover uma melhoria no bem-estar da equipe. O usuário paga uma mensalidade fixa e tem acesso a uma rede de serviços ligados à saúde mental e física.

Nesses apps, por exemplo, o usuário tem acesso a serviços de meditação para tratar desde insônia até ansiedade, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida. E o melhor: com preços acessíveis. 

E o Caju pode ser utilizado no pagamento para o acesso dessas plataformas, basta o 

colaborador transferir seu saldo para a categoria Saúde do aplicativo.

Ofereça benefícios corporativos

Outra medida eficaz para ajudar na saúde mental é oferecer benefícios diversos aos funcionários.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Harvard e feita com mais de 400 mil empregados nos EUA, reconhecimentos e recompensas motivam as pessoas duas vezes mais do que o salário. Aqui, destaca-se que, apesar de o plano de saúde ser um dos benefícios mais conhecidos, saiba que ele não é o único.

Você pode oferecer tanto benefícios tangíveis, como seguro de vida, bolsas de estudo e vale-cultura, quanto benefícios intangíveis, como o home office e os convênios com academias.

Além disso, ter um cartão de benefícios permite ao colaborador adotar práticas de bem-estar e qualidade de vida, reduzindo o risco de doenças mentais e aumentando os índices de felicidade no trabalho.

Como vimos ao longo desta leitura, é possível promover a saúde dos colaboradores com medidas simples e também inovadoras, como a adesão de um cartão de benefícios que traz várias possibilidades de uso para os funcionários.

Se você gostou deste post, entre em contato para saber mais sobre como a Caju pode ajudar a melhorar a saúde de seus colaboradores!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.