Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
A escolha entre os dois modelos pode impactar na atração de talentos e até gerar economia de tempo e dinheiro. Saiba qual é o ideal para a sua empresa e seus colaboradores.
Imagine poder escolher recarregar o bilhete de ônibus, pagar combustível, estacionamento ou mesmo pedir um motorista por aplicativo na hora de ir ao trabalho?
Atualmente, além do já tradicional vale-transporte (VT), existem outras opções destinadas ao pagamento das despesas de locomoção dos colaboradores. A principal delas é o auxílio-mobilidade, que garante mais flexibilidade e liberdade para os funcionários escolherem como querem se locomover até a empresa.
Mas quais são as vantagens de cada uma dessas opções? O que traz mais benefícios para a empresa, o RH e os colaboradores?
Para te ajudar a entender, preparamos este conteúdo exclusivo aqui no blog da Caju com tudo sobre as diferenças entre o vale-transporte e o auxílio-mobilidade — e, principalmente, qual é a melhor opção para adotar na sua empresa.
Para começar, a principal grande diferença entre vale-transporte e vale-mobilidade é que o VT é utilizável apenas para deslocamento em transportes públicos. Já o auxílio-mobilidade pode ser usado de forma mais ampla entre meios de locomoção públicos e privados.
Vale lembrar que o VT é um benefício obrigatório de acordo com a Lei nº 7.418/85 e deve ser concedido a todos os colaboradores que precisam se deslocar até a empresa para trabalhar. Substituir esse benefício pelo auxílio-mobilidade é opcional e só pode ocorrer mediante um acordo formal entre empresa-colaborador.
Ainda ficou com dúvidas? Confira mais detalhes sobre as diferenças entre vale-transporte e auxílio-mobilidade no vídeo abaixo:
Que o auxílio-mobilidade traz mais possibilidades de escolha entre diferentes meios de transporte para os colaboradores você já sabe. Mas quais são as outras vantagens desse benefício?
A primeira vantagem do vale-mobilidade é a segurança para o colaborador e para a empresa no uso do benefício. Em caso de perda ou roubo do cartão, por exemplo, basta que a empresa ou o funcionário peça o cancelamento do vale, antes que ele seja gasto por outra pessoa. Assim, o saldo é transferido para um novo cartão e o uso dos valores se torna disponível imediatamente. Sem dor de cabeça e sem prejuízos.
O auxílio-mobilidade é um grande aliado para facilitar o dia a dia dos RHs, já que é possível fazer a gestão e controle dos gastos de todos os colaboradores por meio de um sistema automatizado. Isso evita que existam demoras, gastos desnecessários e desperdícios no pagamento do vale para os colaboradores.
No dia desejado, basta o profissional de RH responsável fazer o depósito do valor do benefício para os funcionários e pronto, rapidamente ele já estará disponível para o uso. Isso garante um processo mais dinâmico para o RH, mais pontual para os colaboradores e mais eficiente para toda a empresa.
Além disso, na plataforma de gestão do benefício, é possível consultar o extrato de uso e todas as movimentações feitas pelos colaboradores, com acesso a valores, datas e horários em que o vale-mobilidade foi utilizado.
Se para o colaborador o auxílio-mobilidade traz mais liberdade no trajeto, melhorando o aproveitamento das horas do dia e gerando mais produtividade, para a empresa, isso também significa economia de dinheiro.
Com colaboradores mais dispostos e felizes, a organização tende a alcançar melhores resultados e até a lucrar mais. Além disso, diminuem os gastos com absenteísmo, desligamentos e novas contratações em função do esgotamento dos colaboradores.
A atração e retenção de talentos é um dos maiores desafios para as empresas atualmente e, cada vez mais, os profissionais têm valorizado as ofertas com um bom pacote de benefícios.
Por isso, optar por um benefício dinâmico como o auxílio-mobilidade pode ser um atrativo que aumenta a competitividade da empresa e impacta positivamente na marca empregadora.
Funcionários com acesso ao auxílio-mobilidade podem evitar situações desgastantes para chegar ao trabalho, como pegar transportes públicos lotados ou passar horas no trânsito para chegar à empresa.
Quando o colaborador opta por ir com o seu próprio veículo ou escolhe um meio de transporte mais confortável, ele pode começar seu dia mais tranquilo e bem-disposto. E tudo isso interfere diretamente no seu nível de produtividade.
A Caju oferece soluções em multibenefícios, premiação e gestão de despesas corporativas para empresas de todos os portes. Dentre os multibenefícios, está o nosso auxílio-mobilidade, que garante flexibilidade de uso para os colaboradores e controle de gastos para o RH, por meio da nossa plataforma de gestão. Nela, é possível ter acesso ao extrato de uso e todas as transações feitas pelos colaboradores, além de fazer os pedidos de novos benefícios, que são depositados em até duas horas.
Tudo isso com a garantia de segurança e inovação presentes em todos os nossos produtos!
Ficou com alguma dúvida sobre o auxílio-mobilidade? Fale agora com um dos nossos especialistas e saiba como oferecer os melhores benefícios para os seus colaboradores através do cartão Caju!
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.