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Cultura organizacional

Inbound recruiting: o que é e como usá-lo no processo seletivo?

Inbound recruiting é uma técnica que atrai espontaneamente, via internet, candidatos para participar dos processos seletivos de uma empresa. Por meio de canais digitais e técnicas de inbound marketing, as pessoas sabem das vagas e se inscrevem, permitindo uma seleção mais ampla.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

 No dia a dia do time de recrutamento e seleção, principalmente quando se abrem novas vagas, existe sempre a expectativa de atrair bons candidatos. Porém, nem sempre o anúncio de vagas chega a todos os possíveis interessados. É por essa razão que o inbound recruiting tem sido uma opção dos recrutadores.

Com técnicas de marketing digital, sobretudo de inbound marketing (o termo inbound recruiting não existe por acaso), candidatos são impactados por conteúdos da empresa relacionado a vagas, emprego e cultura da organização e acabam se interessando espontaneamente, o que permite criar um banco de talentos mais diverso e ter candidatos que realmente querem trabalhar em uma determinada empresa.

Você se interessou pela técnica? Pois saiba que ela precisa de algumas etapas para acontecer. Neste artigo, tiramos todas as suas dúvidas a respeito. Boa leitura!

O que é inbound recruiting?

Inbound recruiting é uma forma de atrair espontaneamente, via internet, candidatos para participar dos processos seletivos de uma empresa. Por meio de canais digitais e técnicas de inbound marketing, as pessoas sabem das vagas, conhecem sua empresa, vão aumentando o interesse sobre assuntos relacionados e, assim, acabam se candidatando às vagas que fizerem sentido ao perfil.

Usar técnicas de inbound recruiting é um jeito mais natural de recrutar pessoas sem forçar a barra. Uma vez que os possíveis candidatos gostaram do que viram, eles vão se cadastrar em processos seletivos e se engajarem em todo o processo.

Também é interessante porque, usando técnicas de marketing digital, você consegue alcançar, de fato, pessoas que tenham o perfil esperado para determinadas vagas ou setores. Além disso, pode atingir pessoas do mundo inteiro — considerando que a empresa trabalha de forma remota; ou atrair pessoas de uma determinada região, usando segmentação específica e SEO local (vamos falar mais disso neste artigo, não se preocupe).

Qual a diferença entre inbound recruiting e inbound marketing?

Na verdade, o inbound recruiting usa as técnicas de inbound marketing no processo de seleção de pessoas, portanto, pense no inbound marketing como a técnica mais ampla e o inbound recruiting como a estratégia que usa os elementos da primeira.

Então, o que é inbound marketing?

Inbound marketing é um jeito de fazer com que as pessoas cheguem até as marcas, em vez de as marcas interromperem as pessoas em suas atividades cotidianas. Por exemplo, sabemos o quão chato é ver propagandas durante a telenovela ou ser abordado por um telemarketing no meio do almoço, certo? 

O inbound marketing não usa esse tipo de ação, mas, por meio de conteúdos e definição de persona, consegue atingir pessoas específicas que naturalmente se interessam pela marca até que se tornem clientes.

O começo de toda a estratégia inbound está na definição da persona, que se trata da representação do cliente ideal — pois se entende que nem todo mundo vai se interessar por uma marca (e tudo bem!). Depois dessa definição, começa-se a criar conteúdos específicos que possam atrair essas pessoas, como vídeos, blog posts e postagens em redes sociais.

Na sequência, o foco é fazer essas pessoas se tornarem leads (contatos), se cadastrando em alguma oferta e deixando o e-mail. Como muito provavelmente você já fez ao se cadastrar para ter um cupom de desconto ou assinar uma newsletter — a ideia é a mesma aqui. Feito isso, essas pessoas passam a receber comunicações especiais até se tornarem clientes.

Quais são as etapas do inbound recruiting?

Agora que você entendeu a essência do inbound marketing, confira como criar uma estratégia de inbound recruiting.

Atração

Você precisa atrair o interesse das pessoas para sua empresa, além da cultura organizacional e das possíveis vagas. Antes de mais nada, definir quem é sua persona é o passo zero para que toda a comunicação seja mais focada.

Depois, um bom caminho é ter um canal próprio, como site ou blog e publicar conteúdos que façam sentido a seu propósito, como histórias de colaboradores que cresceram na empresa, programas de benefícios que sejam mais atrativos, etc.

Porém, é preciso fazer as pessoas chegarem até esse canal. Anúncios de mídia paga e estratégias de SEO podem ajudar. Você pode até entender se faz mais sentido trabalhar SEO local ou não (caso sua empresa permita o trabalho remoto) e fazer segmentações de mídia paga para alcançar o público mais próximo da persona definida. 

As redes sociais também são importantes, como LinkedIn e Instagram, mas não devem ser seu único canal, e, sim, um complemento, ou seja, elas não substituem site ou blog porque, com algoritmos complexos, nem sempre o conteúdo será entregue ao seu público. 

Um cuidado essencial aqui neste pilar do inbound recruiting é trazer conteúdos relevantes e que ajudem sua organização a fortalecer o employer branding.

Conversão

Então, você começou a atrair pessoas para seus canais e também para as redes sociais da empresa, ótimo! Mas somente isso não basta, é preciso que elas se convertam em seus conteúdos, deixando um e-mail, para assim se tornarem Leads (contatos) e você estreitar o relacionamento com essas pessoas.

A conversão pode acontecer com formulários no blog para que a pessoa assine uma newsletter (e aí seu time deve criar newsletters periódicas), em Landing Pages, que são páginas com foco em conversão, para acessar alguma oferta, como um webinar ou um eBook.

Por exemplo, seu time pode criar um material com dicas para que os candidatos tenham sucesso em processos seletivos ou algo para dominar a ansiedade durante as entrevistas de emprego. Esse tipo de material é chamado de conteúdo rico e deve ser bem relevante (completo em informações), para que a pessoa realmente queira deixar um contato em troca.

Fechamento

Feita a conversão, garantindo que você já tem e-mail dos contatos, é hora de nutri-los, encaminhando para o destino que sua organização deseja, que pode ser levá-los para as páginas de vagas, garantindo que se cadastrem no processo seletivo.

Isso pode ser feito por meio de e-mails falando em vantagens das vagas, mas também é interessante usar os demais canais da sua estratégia, como mídia paga, SEO (site e blog) e redes sociais. 

Encantamento

Agora que você já tem pessoas no processo seletivo, garanta que elas tenham uma ótima experiência, sendo tratadas com transparência e empatia — afinal, processos seletivos mexem com o ânimo de todos nós.

Mesmo que a pessoa não avance no processo seletivo, mostre o porquê com clareza e compaixão, isso vai fazer com que elas entendam o motivo e possam tentar outra vaga mais à frente.

Processos seletivos humanizados são relevantes para ajudar na construção e fortalecimento do employer branding de toda empresa.

Como implementar o inbound recruiting na prática?

Com a teoria do inbound recruiting explicada, chegou a hora de colocá-la em prática. Veja como começar!

Tenha canais de atração

Canais próprios de atração são essenciais para que uma empresa transmita suas mensagens. Como falamos, não é interessante depender apenas de redes sociais, por isso, sites e blogs são a base mais forte neste ponto.

Trabalhe com a conversão dos visitantes

Além do site próprio, é preciso ter páginas próprias para que os visitantes convertam, como landing pages (ou páginas de destino). Essas páginas facilitam a conversão das pessoas porque são mais convidativas e otimizadas para isso.

Também é interessante usar formulários nos blog posts para que uma pessoa deixe seu contato em troca de algo (como newsletters, eBooks ou webinars).

Considere a jornada da sua persona

O inbound recruiting, tal qual o inbound marketing, trabalha muito em função de jornadas, ou seja, a trajetória de uma pessoa em seus canais. 

Se elas se interessam pelo conteúdo de seu blog, qual seria o passo seguinte? Oferecer um material mais rico, que fale diretamente sobre as vantagens de trabalhar em sua empresa, e por fim trazer propostas de processos seletivos para que ela tenha a chance de conquistar a vaga.

Nem sempre uma pessoa fará esse caminho linear: se interessar pelo blog, converter e se candidatar. Muitas vezes, pessoas se candidatam para depois conhecer o blog. Não há nenhum problema nisso, mas é importante ter pontos de contato que sempre sanem as dúvidas. Em geral, isso significa conteúdos bem completos, com links que levem para outras informações

Use boas ferramentas

Tanto o processo de recrutamento quanto o trabalho de inbound recruiting pede ferramentas específicas. Ou seja, serão necessários um software que facilite a publicação de vaga e análise de currículos e um software de inbound marketing para criar as ações (como campanhas de email, landing pages e anúncios de mídias paga).

Lembre-se de que o inbound recruiting é uma missão compartilhada tanto pelo time de RH quanto por profissionais de marketing, especialistas em inbound. Dessa forma, sua empresa garante que está colhendo os resultados mais proveitosos.

A Caju Benefícios é uma vantagem no recrutamento

Como falamos, os benefícios chamam a atenção dos candidatos e ter um pacote de benefícios flexíveis, como os oferecidos pela Caju em um único cartão com a bandeira Visa, é muito atrativo. Para contar com a Caju como sua fornecedora, saiba que você não paga nada além dos benefícios que oferece aos colaboradores. Converse com nosso time!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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