Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Roteiro para entrevistas: confira o passo a passo para montar um

Conheça o passo a passo para elaborar um roteiro de entrevista de candidato a uma vaga e saiba quais perguntas não podem faltar!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

Aprender a preparar um bom roteiro para entrevistas de emprego é um passo importante no processo de recrutamento e seleção para novas oportunidades. 

Quando bem-feito, o roteiro para entrevistas promove o desenvolvimento de um diálogo fluido e eficiente entre o entrevistador e o candidato. Isso permite a obtenção de dados essenciais para o alinhamento da contratação de acordo com os objetivos da empresa.

Neste artigo, vamos explicar o que é um roteiro para entrevistas, a importância dentro do processo seletivo e o passo a passo de como fazer uma roteirização objetiva e eficiente para contratar o candidato certo. 

Continue a leitura e saiba como montar esse importante instrumento de seleção de talentos!

O que é um roteiro para entrevistas?

O roteiro para entrevistas é um guia que ajuda o recrutador a questionar e obter informações sobre as habilidades e competências de um candidato a partir de um diálogo direcionado. 

Quando o recrutador utiliza a técnica de desenvolvimento de roteiro para entrevistas de emprego, a conversa com os talentos selecionados fica mais fluída e objetiva, simplificando o processo e garantindo que não se perca nenhuma informação relevante. 

A importância de um roteiro para entrevistas

Esse tipo de técnica possibilita que a entrevista seja conduzida com base nas necessidades da empresa e das características exigidas pela vaga, sem que nenhum aspecto importante seja esquecido.

Com as perguntas certas, o recrutador consegue obter as informações de que precisa para avaliar de maneira eficiente se aquele talento selecionado é realmente o ideal para determinada vaga. 

Uma boa contratação proporciona benefícios para a empresa, como:

  • alinhamento da equipe com a cultura organizacional;
  • formação de um time de alto desempenho;
  • otimização do clima organizacional;
  • redução do turnover.

Estrutura de um roteiro para entrevistas

Para estruturar um bom roteiro, é necessário, inicialmente, fazer o levantamento das características da vaga, como habilidades e competências técnicas requeridas. 

Com esses dados reservados, está na hora de partir para o clima organizacional. Qual é o perfil profissional e pessoal que os gestores buscam para suprir as necessidades, além das técnicas, da empresa?

Entender como é o perfil do candidato esperado em termos de comunicação, integração com os demais, desejo de crescimento e vontade de aprender são pontos que podem ser avaliados em conjunto com as demais habilidades. 

Outros pontos a serem considerados: formação acadêmica e técnica, cursos complementares, tempo de permanência nas empresas anteriores, possíveis pausas na carreira e os respectivos motivos. 

Vamos entender melhor sobre a estrutura no tópico a seguir. 

Perguntas que não podem faltar em um roteiro para entrevistas

Algumas perguntas são fundamentais para um processo seletivo eficiente, tais como:

  • perguntas introdutórias — devem levar o candidato a falar um pouco sobre ele e por que se candidatou à vaga;
  • perguntas de fit cultural — para avaliar se a pessoa é compatível com a cultura da empresa;
  • perguntas sobre habilidades técnicas — questões sobre softwares que o candidato domina, experiências e outros conhecimentos técnicos, além dos adquiridos em cursos formais;
  • perguntas para fechamento — para saber se o candidato tem alguma dúvida ou deseja mais informações sobre a empresa.

Como elaborar um roteiro para entrevistas?

Para elaborar um roteiro de entrevista eficiente, é preciso considerar diversos aspectos, como os que mostramos no passo a passo a seguir. Acompanhe!

Defina o formato

Em geral, o esquema utilizado para a organização de entrevista presencial é:

  • pergunta (entrevistador);
  • resposta (entrevistado).

As perguntas devem ser fechadas, com objetividade, para evitar que o entrevistado se perca enquanto responder. 

Além das perguntas presenciais, existe a possibilidade de incluir algumas questões para serem respondidas antes mesmo da entrevista presencial. Neste caso, o entrevistador precisa determinar se deseja as respostas por escrito ou em vídeo. 

Se a entrevista contar com uma etapa de envio de vídeo, o roteiro prévio precisa conter, ainda, uma sequência de perguntas que se espera que sejam respondidas na gravação, o tempo de duração do vídeo e especificações de formato. 

Determine a duração da entrevista

Ao elaborar as perguntas, é preciso estabelecer a duração da entrevista, já que é esse aspecto que determinará a quantidade de perguntas por seção. 

Para entrevistas de uma hora, por exemplo, uma a três questões para cada assunto podem ser suficientes. Caso necessite de uma conversa mais longa, basta adicionar mais questões ou aprofundar detalhes captados durante a resposta do entrevistado.

Inicie a conversa

Para uma entrevista de sucesso, o primeiro passo deve ser no sentido de “quebrar o gelo”, deixando o candidato mais relaxado. Isso porque no início pode haver um certo nervosismo para o entrevistado, o que pode acabar prejudicando as respostas.

Você também pode incluir ações mais dinâmicas, como apresentar o que a empresa espera do candidato, comentando sobre a cultura organizacional, estilo de trabalho e benefícios que ela proporciona aos colaboradores.

Uma boa técnica para este momento é elaborar questionamentos leves, questionando, por exemplo, sobre gostos pessoais, conquistas, viagens preferidas, entre outros temas agradáveis.

Foque em perguntas objetivas

As perguntas devem ser pensadas de modo a serem objetivas, já que elas precisam ajudar na descoberta não somente dos conhecimentos técnicos necessários para preencher a vaga, mas também dos pontos fortes e fracos do candidato.

Para exemplificar, podemos relacionar os principais pontos que devem constar no roteiro. Eles devem ser apresentados em forma de perguntas objetivas que respondam aos seguintes aspectos:

  • requisitos técnicos da vaga — aprofunda pontos do currículo quanto à formação profissional e experiência na área;
  • necessidade ou não de trabalho em equipe — para avaliar o comportamento buscado;
  • perfil requerido em relação à cultura da empresa — para analisar o alinhamento de valores pessoais e profissionais com os da empresa, a fim de prevenir a alta do turnover.

Com perguntas objetivas, o entrevistador direciona o entrevistado para o caminho que deseja descobrir sobre a vida profissional e pessoal da pessoa. Ao fazer perguntas com respostas muito abertas, ou subjetivas, existe o risco do candidato divagar no momento da resposta e perder o foco do roteiro de entrevista.

Fale sobre as informações do cargo

Mesmo que o candidato tenha uma prévia sobre a vaga, a entrevista deverá ser mais específica, detalhando aspectos importantes do cargo em questão, como salário e pretensão salarial, benefícios, modalidade do contrato, entre outros.

Dê espaço para que o candidato possa falar

Considere um tempo no roteiro para permitir que o candidato se expresse após a rodada da entrevista. Isso ajuda a avaliar a capacidade de expressão, bem como as opiniões próprias e o vocabulário do potencial colaborador.

Planeje o encerramento

Termine com questões de encerramento e conclusão. Elas devem se referir às informações sobre o andamento do processo seletivo, bem como esclarecer possíveis dúvidas do entrevistado.

Feedback após a entrevista 

Além do roteiro para entrevista de emprego, é importante determinar um roteiro para o feedback do entrevistado. Receber uma resposta da empresa, mesmo que seja negativa, é melhor do que nenhuma resposta. 

Para incluir feedbacks positivos e negativos no roteiro após a entrevista, você pode utilizar três diferentes scripts, dependendo do comportamento do candidato. 

Feedback aberto

Utilizado quando não há certeza se a empresa continuará o processo seletivo com determinado candidato. Veja um exemplo:

“No momento, estamos considerando alguns candidatos para essa posição. Esperamos finalizar o processo no prazo de x semanas (incluir o prazo). Os selecionados serão chamados para uma nova entrevista. A decisão será confirmada até xx/xx (incluir a data). Em breve entraremos em contato para atualização sobre o processo”.

Feedback positivo

É uma resposta padrão para os candidatos que avançaram no processo de seleção. Nesse caso pode ser adotada a seguinte abordagem:

“Agradecemos a sua disponibilidade e gostaríamos de avançar para a próxima etapa do processo. Nela, prevemos entrevistas pessoais nas próximas semanas e uma proposta até o final do mês. Você tem espaço em sua agenda?”.

Feedback negativo

Esse tipo de feedback é utilizado quando um candidato não é adequado para a posição. O “não” definitivo encerra o processo com aquele participante e demonstra a preocupação da empresa em trazer algum tipo de retorno, sem deixar o candidato no limbo.

Para isso, é possível elaborar um texto, conforme o exemplo:

“Agradecemos a sua disponibilidade em participar de nosso processo seletivo. Contudo, devido a (incluir o motivo, se houver), não poderemos avançar no momento. Mas recomendamos fortemente ficar de olho na página de carreiras de nosso site para acompanhar as oportunidades que possam ser mais apropriadas ao seu perfil. Desejamos sucesso em sua carreira!”.

Seguindo o passo a passo que mostramos, é possível ter questionamentos objetivos para ajudar em uma contratação mais assertiva de talentos alinhados com a empresa, reduzindo custos e otimizando o processo de recrutamento e seleção.

Se você gostou deste artigo sobre gestão de pessoas, que tal dar um próximo passo e trabalhar para dar liberdade de escolha nos benefícios que o seu colaborador quer, tudo isso com custo zero para a sua empresa? É só falar agora com o nosso time e conhecer os benefícios da Caju!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.