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Cultura organizacional

Como firmar uma parceria comercial no RH?

Acompanhe nesta leitura algumas dicas para você firmar uma parceria comercial a favor da sua equipe e engajar a sua empresa!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

Atualmente os colaboradores não consideram apenas o salário ofertado pela empresa para decidir se é ou não uma proposta de trabalho atrativa. Nesse sentido, os benefícios são cada vez mais interessantes e definitivos para manter o engajamento do time e melhorar o clima organizacional. Além de ajudar a diminuir o turnover na organização.

Portanto, investir em uma parceria comercial pode ser uma excelente opção que essas empresas têm para oferecer benefícios a equipe, sem aumentar os custos para o negócio. A ideia é baseada em duas organizações ofertarem entre si uma proposta relevante à outra, como troca de serviços e marketing.

Afinal, as duas empresas podem se beneficiar, conseguindo melhorar resultados interna e externamente, sem precisar aumentar os gastos da operação.

Por isso, acompanhe nesta leitura o que é uma parceria comercial no RH, como usá-la a favor da sua equipe e de que forma usar esse recurso para engajar a sua empresa!

O que é uma parceria comercial envolvendo o RH?

Uma parceria comercial é a troca de serviços entre duas empresas buscando o benefício de ambas. Nesse tipo de prática, cada organização oferece algo que a outra precisa, de forma a reduzir custos, ao mesmo tempo em que preenche alguma necessidade ou lacuna da empresa.

Existem parcerias entre os mais diferentes setores da empresa e com objetivos também variados, mas neste artigo vamos focar nas parcerias comerciais entre o RH e outras empresas que podem fornecer benefícios para os funcionários.

Essas parcerias podem ser entre empresas locais, como restaurantes e academias da cidade em que está a empresa, quanto com empresas maiores, que oferecem benefícios corporativos como vale-alimentação ou descontos para a compra de medicamentos e prática de atividades físicas, por exemplo.

O que esperar de uma parceria comercial?

Uma parceria comercial do RH com outras empresas pode trazer diversas vantagens para a organização. Acompanhe as principais a seguir!

Economia para a empresa

Ao estabelecer uma parceria com outra empresa para oferecer benefícios para seus funcionários, é possível economizar, pois por meio da parceria você pode obter melhores condições para obter um serviço que beneficia toda a empresa.

Muitas parcerias podem se dar em benefício mútuo, com o encaminhamento de clientes para a empresa parceira, divulgação da marca ou até mesmo troca de serviços, o que ajuda a desonerar o RH, ao mesmo tempo em que é possível possibilitar ações efetivas para melhorar o engajamento e o employer branding.

Aumento do engajamento dos funcionários

Com benefícios exclusivos sendo oferecidos pelo RH por meio da parceria comercial, os funcionários podem se sentir mais valorizados pela empresa, além de desfrutarem das vantagens dos serviços que terão acesso.

Assim, fica mais fácil aumentar o sentimento de pertencimento e o engajamento do time, além da motivação diária para realizar entregas cada vez melhores. 

Melhora na saúde

Ao oferecer mais benefícios para os funcionários por meio das parcerias comerciais, é possível melhorar a qualidade de vida do time, seja por meio do oferecimento de descontos em academias, farmácias e restaurantes, seja por meio de benefícios flexíveis.

Dessa forma, é possível incentivar o cuidado à saúde e reduzir a incidência de doenças evitáveis, o que possibilita um time mais produtivo e uma redução na taxa de absentismo.

Aprimoramento do clima organizacional

Investir em parcerias comerciais para ações do RH pode ter impactos diretos no dia a dia da empresa. Um time mais feliz, motivado e saudável reflete diretamente no clima organizacional, que se torna mais leve e produtivo.

Além disso, esse investimento passa uma mensagem clara de que a empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários, o que gera um sentimento de pertencimento ainda mais forte entre os colaboradores.

Fortalecimento do employer branding

Outra grande vantagem de investir em parcerias comerciais para oferecer benefícios aos funcionários é o fortalecimento do employer branding.

A empresa se torna uma marca empregadora mais atrativa ao demonstrar que tem diferenciais em relação às outras organizações e oferece benefícios além do que é obrigatório.

Além disso, ao ter ações voltadas para os funcionários, a empresa mostra que se preocupa com o bem-estar do time, aumentando a percepção positiva tanto de quem pode se candidatar às vagas da empresa, quanto das pessoas que já trabalham na organização.

O boca a boca dessas ações pode ajudar nos processos de recrutamento e seleção, mas é possível dar uma ajuda nessa divulgação por meio de posts em redes sociais sobre as parcerias. Dessa forma, fica mais fácil atrair talentos e reter os funcionários que já estão na empresa há algum tempo.

Retenção de talentos

Com todas as vantagens que listamos até agora, você já deve ter deduzido que o investimento em parcerias comerciais pode impactar também no turnover da empresa.

Com um clima organizacional mais leve, incentivo ao cuidado à saúde, benefícios diferenciados, employer branding fortalecido e um time engajado, fica mais fácil reter talentos, que vão comparar as vantagens que têm na empresa com o que é oferecido no mercado e perceber que a melhor opção é continuar se desenvolvendo onde estão.

Dessa forma, você reduz a taxa de turnover e ainda reúne profissionais cada vez mais qualificados e fiéis à empresa. 

Como fazer uma parceria comercial no RH?

Agora que você já sabe o conceito de parceria comercial no RH, que tal ver 3 dicas para implementar essa estratégia na sua empresa? Continue a leitura e acompanhe!

1. Entenda as prioridades do colaborador

O primeiro passo antes de firmar uma parceria comercial é entender os valores que podem gerar mais satisfação para sua equipe. Por exemplo, se os colaboradores são pessoas mais jovens, podem se interessar por um vale-cultura.

No entanto, se tem profissionais mais velhos, com família ou que moram sozinhos, podem se interessar por um vale-alimentação ou refeição mais robusto, ou um auxílio voltado para a compra de medicamentos.

Além disso, vale a pena considerar os benefícios que estimulam os cuidados com a saúde e crescimento profissional. Afinal, a empresa pode, dessa forma, incentivar o colaborador a focar no seu autocuidado — oferecendo um plano de saúde, por exemplo —, ou continuar os estudos e desenvolvimento profissional, com um vale-educação para cursos, aprendizado de idiomas, compra de livros e outros.

2. Procure prestadores de serviço

Depois de entender as necessidades dos colaboradores, comece a buscar os prestadores de serviço parceiros para tirar do papel os benefícios que você pensou em implementar.

No entanto, lembre-se de que quando falamos desse tipo de vantagem, precisa gerar valor, economia e bem-estar para a equipe. Afinal, você quer que eles utilizem o benefício, não é mesmo?

Portanto, é possível tanto procurar empresas que oferecem benefícios corporativos em diferentes modalidades para você escolher, quanto fazer uma parceria com uma empresa local de transporte, por exemplo. Assim a equipe terá mais conforto para ir e vir ao trabalho.

Além disso, é possível firmar parceria comercial com academias e restaurantes, para que a equipe tenha descontos ou acesso a pacotes promocionais para cuidarem da saúde ou realizarem a sua alimentação diária.

Contudo, é preciso ter atenção para escolher estabelecimentos que estejam nas proximidades da empresa ou nos bairros em que os colaboradores moram para estimular o uso dos locais e evitar que a parceria comercial não dê certo.

3. Busque diferenciais

Para estimular o uso do benefício pela equipe e evitar que o investimento seja em vão, é importante que a empresa ofereça alguns diferenciais.

Nesse sentido, busque serviços mais difíceis de serem achados ou liberados por outras organizações. Um benefício flexível é uma opção interessante, principalmente se estiver incluso um saldo livre para o colaborador utilizar como achar necessário.

Isso também pode destacar a sua empresa no processo de recrutamento de pessoas, já que os talentos podem preferir entrar para uma organização com benefícios interessantes e diferentes dos que são oferecidos normalmente no mercado.

Além disso, considere também o cenário atual de trabalho da sua empresa. Se o modelo de trabalho for híbrido ou home office, você pode oferecer um benefício que ajuda os funcionários a melhorar a ergonomia do seu ambiente laboral, pagar despesas de internet e luz, entre outras ações.

Com essa ajuda, a empresa se mostra uma facilitadora para o trabalho da equipe, valorizando os profissionais.

Para firmar uma parceria comercial, a sua empresa precisa ter algo atrativo para oferecer à outra em troca. Nesse sentido, a Caju pode ajudar nessa colaboração visando o sucesso do seu negócio.

Afinal, a Caju oferece um cardápio de benefícios flexíveis atrativos para a sua equipe. Além disso, proporciona controle total para o RH, menos burocracia na contratação e facilidade de uso dessas vantagens.

Por isso, conheça como funciona a implementação dessa vantagem para garantir uma parceria de sucesso e veja neste artigo onde usar o cartão de benefícios da Caju!

Quer contar com uma ajuda especializada para definir os benefícios oferecidos por sua empresa? Entre em contato com a gente!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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