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Cultura organizacional

Presentes corporativos: como escolher a melhor opção para seus colaboradores?

Os presentes corporativos são frequentemente usados como parte de estratégias de marketing e relações públicas para construir uma imagem positiva da empresa e fortalecer os laços com clientes e colaboradores.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 7 minutos

Presentes corporativos são dados por uma empresa a seus clientes, parceiros de negócios, funcionários ou outros stakeholders como uma forma de expressar gratidão, fortalecer relacionamentos, promover a marca e, claro, garantir a satisfação dos colaboradores. 

Os presentes corporativos são muito úteis no final de ano, na chegada de novos colaboradores e também para agradar clientes visitam a empresa, assim como fornecedores e parceiros.

Mas qual tipo de presente realmente faz a diferença e cai no gosto das pessoas? Considerando que temos uma marca empregadora em jogo, é importante acertar mais do que errar, concorda?

A sorte é que você está no texto certo! A seguir, trazemos várias dicas de presentes corporativos!

O que são presentes corporativos?

Presentes corporativos são brindes ou lembranças dadas por uma empresa a seus clientes, parceiros de negócios, funcionários ou outras partes interessadas como uma forma de expressar gratidão, fortalecer relacionamentos ou promover a marca. 

Esses presentes costumam ser personalizados com o logotipo da empresa e podem variar em termos de valor e tipo, dependendo do contexto e da relação entre a empresa e o destinatário.

A categoria de presentes corporativos é composta por uma variedade de itens, como canetas personalizadas, calendários, produtos de escritório, itens de tecnologia, cestas de alimentos, brindes promocionais, entre outros. 

Eles são frequentemente utilizados como parte de estratégias de marketing e relações públicas para construir uma imagem positiva da empresa e fortalecer os laços comerciais. Também podem ser usados para manter o engajamento dos colaboradores.

É importante considerar o contexto cultural e ético ao escolher presentes corporativos, para garantir que eles sejam apropriados e bem-recebidos pelos destinatários.

Algumas empresas têm políticas específicas sobre presentes corporativos para evitar situações de conflito de interesse ou má interpretação.

Por que dar presentes corporativos?

Dar presentes corporativos pode ser uma prática estratégica e benéfica por várias razões. A gente lista os principais motivos pelos quais as empresas optam por dar presentes corporativos na sequência.

Relacionamento com clientes

Presentes corporativos podem fortalecer os laços com clientes, mostrando apreço pela parceria e construindo relacionamentos positivos. Se você tem clientes fiéis, pode considerar o mimo como uma forma de trazer mais longevidade à relação.

Reconhecimento de funcionários

Oferecer presentes aos funcionários é uma maneira de reconhecer e recompensar o bom desempenho, promovendo a moral e a satisfação no local de trabalho.

A premiação por aniversário de empresa e metas batidas além do esperado são sempre motivos de comemoração!

Marketing e branding

Presentes corporativos também são usados como uma ferramenta de marketing, apresentando a marca de forma positiva e aumentando a visibilidade da empresa.

Eles podem ser enviados após a primeira compra de um cliente ou para influenciadores que conversem com seu público.

Fidelização de clientes

Oferecer presentes aos clientes pode incentivar a lealdade à marca, tornando-os mais propensos a continuar fazendo negócios com a empresa. Nesse caso, escolher bem o presente é muito importante para que a estratégia funcione.

Celebrações e eventos

Presentear durante eventos corporativos, como aniversários da empresa, lançamentos de produtos ou festas de final de ano, acaba criando uma atmosfera festiva e promove o espírito de equipe.

Outra ideia é entregar um kit férias para o colaborador aproveitar melhor os dias de descanso.

Agradecimento

Presentes corporativos funcionam bem para expressar gratidão a clientes, parceiros de negócios e funcionários por seu apoio contínuo.

Reconhecimento de parcerias

Presentear parceiros de negócios pode fortalecer alianças estratégicas, construindo uma relação sólida e de confiança.

Motivação e incentivo

Presentes podem servir como gratificação aos funcionários que alcançaram metas específicas, motivando equipes e indivíduos a também alcançarem seu melhor desempenho.

Diferenciação competitiva

A prática de dar presentes corporativos diferencia uma empresa da concorrência, destacando-a como uma organização que valoriza seus relacionamentos e se preocupa com seus clientes e funcionários.

Por exemplo, no kit de onboarding que muitas organizações entregam: isso gera um buzz interessante, sobretudo no LinkedIn.

Motivos para presentear os colaboradores

Existem vários momentos que os presentes corporativos podem ser entregues ao time. Nossas sugestões são:

  • Meta alcançada além do proposto, como reconhecimento e estímulo aos demais.
  • Aniversário do funcionário.
  • Aniversário de firma, o que é interessante para melhorar taxas de turnover.
  • Final de ano, pode ser a famosa cesta de natal ou algo relacionado às férias de verão, se for o caso.
  • Kit de onboarding para quem acabou de chegar na empresa, vale agenda, garrafa squeeze, caneta e camiseta.
  • Presente para recém-nascido filho do colaborador ou da colaboradora.
  • Aniversário da empresa ou para comemorar novos lançamentos.

O importante aqui é deixar os motivos bem claros para todos os colaboradores, dentro da política da empresa. Dessa forma, garantimos que todos os funcionários serão tratados igualmente.

18 ideias de presentes corporativos para seus funcionários

Os presentes corporativos podem vir sozinhos ou em kits. A gente reuniu diversas ideias para facilitar seu dia a dia!

  1. Agendas personalizadas com o logotipo da empresa ou o nome do destinatário para um toque pessoal.
  2. Blocos de notas de alta qualidade com capas personalizadas.
  3. Canetas personalizadas com gravuras.
  4. Garrafas térmicas de aço inoxidável, ideais para manter bebidas quentes ou frias.
  5. Canecas de cerâmica ou aço inoxidável com o logotipo da empresa ou nome do funcionário.
  6. Camisetas corporativas de alta qualidade com o nome ou logotipo da empresa.
  7. Calendários de mesa compactos e personalizados com informações relevantes da empresa.
  8. Materiais de escritório estilizados, por exemplo, conjuntos de clipes, organizadores de mesa, grampeadores e outros itens de escritório com um design moderno.
  9. Kits de home office, como conjuntos completos com itens como suportes para laptop, mouse pads e organizadores de cabos.
  10. Mochilas executivas de qualidade para laptop, ideais para profissionais em movimento.
  11. Porta-retratos digitais, bem funcional para a mesa de escritório, permitindo exibir fotos digitais rotativas.
  12. Acessórios de tecnologia, como fones de ouvido, carregadores sem fio ou hubs USB personalizados.
  13. Chinelos de dedo personalizados com a logomarca da empresa. Vai muito bem como presente de fim de ano
  14. Toalhas de banho personalizadas com a marca da empresa. Junto do chinelo, pode virar um kit férias.
  15. Livros de negócios inspiradores, como best-sellers relacionados a negócios, liderança ou desenvolvimento pessoal.
  16. Assinatura de serviço de streaming, de música ou vídeo.
  17. Vale-presente.
  18. Premiação no cartão multibenefícios do colaborador.

Bonificações em dinheiro são uma boa opção de presente corporativo?

Sim! Principalmente para o caso de colaboradores que estão há mais tempo na empresa, ou que bateram alguma meta importante, por exemplo. Você pode depositar o valor em um cartão corporativo, dando liberdade e segurança para seu funcionário aproveitar.

Essa é uma ótima ideia também para os presentes de fim de ano.

Para isso, você pode usar o Caju Premiações!

Quem oferece benefícios com a Caju, tem a opção de adicionar um valor extra como presente usando o Caju Premiações, que permite ao colaborador usar com mais autonomia para comprar o que quiser.

Ele funciona como um crédito que a empresa adiciona no mesmo cartão Caju que o seu time já usa, porém em uma carteira separada, trazendo mais liberdade de escolha ao funcionário e com toda a segurança jurídica.

As vantagens do presente corporativo em saldo de premiação são:

  • Os colaboradores podem sentir-se mais incentivados a alcançar metas, superar desafios e melhorar seu desempenho.
  • Existe mais flexibilidade e autonomia ao colaborador para decidir como usar o prêmio.
  • É mais justo e equitativo, garantindo que todos saiam ganhando.
  • Colaboradores que se sentem valorizados financeiramente têm mais probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo.
  • Mais facilidade para o RH, que não precisa correr atrás de fornecedores.
  • A questão da qualidade do presente não entra em pauta, já que o valor agrada a todos.

Presentes corporativos são sempre bem-vindos, cabe a empresa dosar itens, como garrafas, agendas e camisetas, com valores no cartão de benefícios para que os funcionários se mantenham sempre satisfeitos.

Outra dica é ter um calendário de premiações para não se perder e acabar deixando passar datas importantes. E a gente pode te ajudar com isso! Baixe agora o nosso ebook com as melhores dicas de como aproveitar datas comemorativas para engajar os colaboradores!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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