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Gestão de pessoas

B2E (Business to Employee): como melhora a relação com a equipe?

Neste artigo, vamos explicar a importância do B2E para as empresas, como esse conceito ajuda a melhorar a relação com a equipe e como aplicá-lo na prática. Continue a leitura para saber mais!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

O Business to Employee, comumente abreviado como B2E, é uma estratégia de negócios que apresenta algumas semelhanças com outros modelos conhecidos, como o Business to Client (B2C) e o Business to Business (B2B).

Porém, em vez de ser uma estratégia para desenvolver ações voltadas para o cliente final ou para outras empresas, o foco do B2E é nos colaboradores da empresa.

Neste artigo, vamos explicar a importância do B2E para as empresas, como esse conceito ajuda a melhorar o clima organizacional e como você pode aplicá-lo na prática. Continue a leitura para saber mais!

Qual o significado de B2E?

A expressão Business to Employee pode assustar em um primeiro momento, mas é algo simples de entender. Ela tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas e pode ser que a sua até já aplique algumas das técnicas dessa estratégia.

Você já deve ter ouvido falar do B2C, que é focado na relação com o cliente final. Ou no B2B, que tem seu foco na relação de uma empresa com outras empresas.

O B2E é, então, uma forma de pensar na relação da empresa (o business) com o colaborador (o employee). O objetivo é tornar essa relação melhor para as duas partes, com ações, políticas e atividades pensadas com esse propósito.

Na prática, é uma forma de uma empresa fazer negócios com o seu colaborador, mas de um jeito o benefício seja mútuo e todas as partes continuem querendo ter essa relação de trabalho.

O que é B2E?

O B2E é uma forma de levar o marketing de uma empresa para dentro dela mesma, pensando em formas de trabalhar o impacto que a organização tem nos funcionários com o objetivo de gerar um retorno para ambos.

Hoje em dia, em um mundo conectado na internet, os colaboradores conseguem ter acesso a informações importantes para as carreiras deles de forma muito rápida. Também podem saber de tudo o que acontece na empresa.

Essa relação mais rápida entre o funcionário e seu local de trabalho também foi responsável por gerar novas dinâmicas, das quais o B2E se aproveita para desenvolver produtos, serviços e benefícios personalizados para os colaboradores.

Uma empresa que adota o modelo B2E vai fazer com que os colaboradores se sintam identificados com ela e essa identificação pode vir de várias formas.

Algumas empresas apostam em produtos de qualidade que seus funcionários podem adquirir com preços melhores. O mesmo vale para serviços, que podem ser desfrutados primeiro por seus colaboradores.

Além disso, existem formas de se atrelar benefícios a essas práticas, gerando incentivos para que os empregados estejam engajados com a empresa.

Qual a importância do B2E nas empresas?

O principal objetivo do B2E é fazer com que os próprios colaboradores consumam o que é produzido pela empresa. O ponto de atração são as promoções, condições e descontos especiais.

Assim, a companhia pode incrementar suas vendas com uma alta margem de conversão, ao mesmo tempo em que fortalece o relacionamento com o seu público interno.

É uma forma de conquistar vantagens tanto para o empregador quanto para o empregado. Sua marca ganha mais visibilidade e seus colaboradores ganham produtos de qualidade com preços acessíveis.

Isso pode fazer a retenção de profissionais aumentar também. Uma vez que a dinâmica de benefícios, serviços e produtos exclusivos são assimilados pela cultura da empresa, passam a ser desejadas pelos colaboradores.

No fim das contas, o objetivo é sempre ter uma cultura organizacional positiva, que faça com que as pessoas sejam felizes e se sintam realizadas em seus empregos.

Quais são os benefícios do B2E?

As estratégias envolvidas no modelo B2E podem ajudar a melhorar a relação da empresa com suas equipes. Isso acontece por esse modelo ter o colaborador como ferramenta principal em todo o processo.

As empresas que adotam o B2E vêm obtendo excelentes resultados nos processos internos e melhorando o clima organizacional. Vamos falar mais sobre isso na sequência!

Potencializa a capacidade de atração e retenção de talentos

Uma das estratégias mais comuns e com os melhores resultados é a de atrair novos talentos com um bom plano de carreiras e benefícios interessantes.

Soma-se a isso uma aplicação de apuradas técnicas de recrutamento e seleção, para encontrar pessoas interessadas, competentes e que estejam interessadas em desenvolver a carreira.

Com bons benefícios e um plano de carreira claro, você vai conseguir fazer com que esses novos talentos queiram continuar, já que buscam garantir oportunidades de desenvolvimento profissional.

Aumenta o engajamento dos colaboradores

A venda de serviços ou produtos em condições exclusivas para os funcionários é uma estratégia para aumentar a motivação e o engajamento deles com a empresa.

Isso pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos funcionários e acelerar o desenvolvimento dos processos internos de melhoria contínua.

Colaboradores engajados normalmente estão mais preocupados com o desenvolvimento de suas carreiras. Isso acontece porque o modelo B2E gera uma série de incentivos reais que ajudam a manter o clima.

Melhora o clima organizacional

O método B2E de abordagem com foco nos colaboradores está sendo cada vez mais adotado por empresas de todo o tipo e em todo o mundo.

O que as une é a preocupação em implementar modelos de negócios que valorizam o seu capital intelectual. Para isso elas investem em estratégias que agregam valor ao ambiente de trabalho e aumentam a qualidade de vida dos funcionários.

A oferta de benefícios e descontos especiais em serviços e produtos podem ajudar os colaboradores em diversas situações, inclusive em momentos de lazer ou com a família.

Ter uma boa oferta de planos de carreira e aplicar técnicas de motivação também podem proporcionar um sentimento de gratidão entre as equipes.

Tudo isso pode causar um impacto bastante positivo no clima organizacional da empresa, favorecendo a todos e melhorando os resultados.

Como implementar o B2E?

Para ter sucesso com a implantação do modelo B2E é fundamental fazer um bom planejamento para sua empresa, que contemple todas as necessidades e objetivos.

Você vai precisar implementar o modelo por meio de ações objetivas, que gerem confiança em todas as equipes e mostrem que a empresa está do lado deles. 

Veja, a seguir, os principais pontos que devem ser trabalhados para que a implementação funcione bem.

Aproveite as informações disponíveis

Utilizar as informações que já constam nos bancos de dados das empresas é importante para a formulação das estratégias de implementação.

É uma boa forma de entender quem são os colaboradores por dados básicos como idade e gênero. Esses dados dos colaboradores podem ser de grande ajuda na hora de propor ações dirigidas a eles.

Uma ideia é, por exemplo, procurar saber quantos dos seus colaboradores têm filhos ou convivem com crianças. A partir daí fica fácil desenvolver produtos e serviços que sejam úteis para eles, assim como os benefícios, que podem ser direcionados.

Crie um portal B2E

Outra coisa que você pode fazer é criar uma página inicial da sua empresa que pode ser vista pelos colaboradores. Essa página personalizada é normalmente exibida nos navegadores dos colaboradores e pode ser usada para melhorar a comunicação interna.

É uma boa forma de permitir que os funcionários acessem treinamentos, colaborem com seus colegas e tenham acesso a informações e notícias relevantes para eles, sejam da empresa ou do mercado.

Vai ser nessa página inicial que os colaboradores também vão poder acessar lojas com produtos com descontos e outros benefícios.

Um portal com esse foco em B2E pode ser customizado e personalizado para atender melhor às necessidades individuais de cada funcionário. Por isso, conte sempre com o feedback de todas as equipes.

Dessa forma, é possível criar uma página eficiente que aumenta o senso colaborativo, e ajude a melhorar o engajamento das equipes.

Trabalhe os canais internos de vendas

Essa é uma ação importante do B2E, pois permite que os funcionários adquiram os produtos da empresa em condições especiais.

Essas condições variam bastante, mas costumam ser coisas como preços bem menores do que os normalmente praticados e formas de pagamentos diferenciadas.

A implantação dessa estratégia deve ser planejada com o RH e ser oferecida como um benefício aos colaboradores da empresa. Isso pode gerar um sentimento de autovalorização e auxiliar no engajamento e no clima organizacional.

Utilize o espaço físico da empresa

Além do espaço online, uma boa ajuda na hora de aplicar o B2E é utilizar os ambientes da empresa. Quando bem aproveitados, eles facilitam a aproximação entre os produtos/serviços e os colaboradores.

Isso também permite obter feedbacks em tempo real, que vão te ajudar a validar a qualidade do que é oferecido e mensurar a satisfação interna em relação às estratégias de B2E que estão sendo aplicadas.

Como vimos, o modelo B2E é uma estratégia adotada por empresas que desejam ampliar suas vendas com foco nos colaboradores. Quando bem implantada, ela pode ser um diferencial competitivo e garantir o sucesso nos negócios.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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