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Cultura organizacional

Talent Acquisition: descubra o que é, como aplicar e as principais diferenças em relação ao recrutamento

Descubra o que é Talent Acquisition, como aplicar e quais são as diferenças entre essa estratégia e o recrutamento. Leia agora!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Talent Acquisition, ou aquisição de talentos, são as estratégias e processos necessários para atrair, selecionar e contratar os talentos de que uma empresa precisa. Além de preencher as vagas em aberto no momento, uma boa equipe de Talent Acquisition olha também para as necessidades futuras do negócio.

A contratação de novos colaboradores é um processo extremamente estratégico para uma empresa. São essas pessoas, afinal, que vão dar conta do crescimento que o negócio deseja alcançar. 

Ainda assim, muitas organizações tratam a aquisição de talentos de maneira pouco planejada, focando apenas em preencher as vagas em aberto no momento, sem olhar para as necessidades futuras.

Para essas empresas, pode ser interessante adotar o Talent Acquisition, uma abordagem que consiste em construir um portfólio de candidatos considerando também os funcionários que serão necessários no longo prazo.

Quer saber o que é, como aplicar e no que esse modelo diferente do recrutamento? Continue a leitura do guia completo que preparamos!

O que é Talent Acquisition

Talent Acquisition é uma estratégia usada pelos departamentos de recursos humanos das empresas que tem como objetivo identificar, atrair e contratar colaboradores para que atendam as necessidades do negócio.

Uma boa estratégia de Talent Acquisition é voltada não só para o preenchimento das vagas em aberto no momento, mas também para a atração dos profissionais que serão necessários para atingir os objetivos de longo prazo da empresa.

Por isso, a área procura criar um bom relacionamento com os candidatos, mesmo aqueles que não foram aprovados em um processo seletivo. Dessa maneira, a empresa constrói um portfólio que pode ser valioso quando houver necessidade de contratação.

É difícil determinar quando o Talent Acquisition surgiu. Porém, pode-se dizer que a estratégia é fruto das mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas.

Se, para gerações anteriores, o que contava era a estabilidade na carreira, hoje é a satisfação que pesa mais. A maioria dos colaboradores atuais não hesita em mudar de trabalho caso esteja se sentindo infeliz.

Além dessa característica geracional, é preciso considerar o surgimento das novas tecnologias, que exigem mão de obra mais qualificada. Isso leva as empresas a disputarem talentos, exigindo um processo de recrutamento e seleção mais estratégico.

Talent Acquisition vs. recrutamento: qual é a diferença?

Se você leu a definição, talvez tenha surgido a dúvida: mas, afinal, qual é a diferença entre Talent Acquisition e recrutamento?

Os termos são muitas vezes usados como sinônimos. À primeira vista, podem mesmo parecer similares, mas na prática não é bem assim. 

  • O recrutamento consiste em esforços para preencher vagas em aberto, com a equipe de RH procurando os perfis adequados para cada oportunidade. O foco é no curto prazo. 
  • Já na aquisição de talentos a empresa olha para o futuro e tenta antecipar os colaboradores que serão necessários para acompanhar seu crescimento. A estratégia abarca as atividades acima, mas não só: é preciso também criar um portfólio de talentos e relacionar-se com eles. A ideia é que Talent Acquisition seja algo contínuo, que siga sendo praticado mesmo depois que a empresa já preencheu as vagas abertas.

O que faz o profissional de Talent Acquisition?

Um profissional de Talent Acquisition atua dentro da área de recursos humanos da empresa, ficando responsável pelas estratégias de recrutamento e seleção dos candidatos. Além disso, pode ajudar a conduzir onboardings e a aplicar técnicas de employer branding.

Em paralelo, trabalha para criar e desenvolver um banco de talentos para a empresa, mantendo um relacionamento inclusive com aqueles profissionais que não foram selecionados agora, mas que podem ser relevantes no futuro. 

Além de formação em áreas como recursos humanos, gestão de pessoas, administração ou psicologia, o profissional de Talent Acquisition deve conhecer bem os objetivos da empresa, não só os atuais como os de longo prazo. Também deve ter domínio da cultura organizacional.

Como funciona o Talent Acquisition? 8 dicas para implementar a aquisição de talentos na sua empresa

Ter uma boa estratégia de aquisição de talentos não é uma tarefa simples. Isso exige diversas ações da área de RH. 

A seguir, listamos as principais:

Entenda as necessidades da empresa

Uma boa estratégia de Talent Acquisition começa por entender as necessidades da empresa, principalmente no longo prazo. É preciso levar em conta projeções de crescimento do negócio para saber quais profissionais serão necessários para dar conta disso. 

Identifique aqueles cargos mais difíceis de preencher, como vagas de alta senioridade ou que exigem muitas hard skills. É interessante dar prioridade a eles, pois o negócio pode levar meses para encontrar os candidatos ideais. 

A partir dessas informações, a área de recursos humanos consegue traçar o seu planejamento para atrair os talentos necessários. 

Divulgue as vagas nos canais certos

É importante divulgar as vagas em aberto. Elas devem ser publicadas nos canais certos, onde os seus colaboradores em potencial estão presentes. Isso inclui grupos de vagas em redes sociais como o LinkedIn e portais especializados. Eventos, fóruns online e comunidades são outros bons canais. 

Além da publicação nos canais certos, parte de fazer uma boa divulgação de vagas é caprichar nas descrições. É importante que elas sejam bem detalhadas. Descreva as habilidades técnicas e comportamentais exigidas pelo cargo, fale sobre os valores e a cultura da empresa. E, claro, não esqueça de mencionar o pacote de benefícios

Tenha foco nas pessoas durante todo o processo

Outro papel de Talent Acquisition é ter foco nas pessoas. É preciso lembrar que candidatos não são só números. Eles empregaram tempo participando do processo seletivo, que muitas vezes pode envolver diversas etapas e testes.

O mínimo que a empresa deve fazer, portanto, é dar um retorno ágil, seja a resposta positiva ou negativa. É recomendado, também, trazer feedbacks com sugestões de melhoria que possam ajudar o profissional na sua carreira. Isso vai, inclusive, facilitar o próximo item. 

Mantenha um relacionamento com os candidatos que não foram selecionados

Como falamos, parte de uma estratégia de aquisição de talentos é manter um bom relacionamento com os candidatos que não foram selecionados no momento.

Se você identificou que determinado candidato tem fit cultural, mas a empresa optou por outra pessoa no momento, por que não mantê-lo informado sobre outras oportunidades? 

Se o processo seletivo foi conduzido de maneira correta, sem dúvida os candidatos ainda terão interesse no seu negócio. Isso pode facilitar bastante o preenchimento de vagas futuras, uma vez que uma triagem inicial já foi feita.

Trabalhe sua marca empregadora

Para formar um bom banco de talentos, é necessário também ter uma marca empregadora positiva. O primeiro passo para isso é ter colaboradores satisfeitos. Assim, a empresa desperta o desejo de outros talentos do mercado de também fazerem parte dela.

Você também pode caprichar no seu site, focando não só nos seus clientes, como também em potenciais candidatos. 

Conheça outras dicas de employer branding no artigo: Employer Branding: o que é e como implementar esse conceito + cases de sucesso.

Atenção ao pacote de benefícios oferecido

Além de oferecer salários competitivos, ter um bom pacote de benefícios é essencial para atrair talentos. 

Uma dica são os benefícios flexíveis, que permitem que os colaboradores dividam um valor mensal nas categorias que fazem mais sentido para seus estilos de vida. 

Se a sua empresa deseja oferecê-los aos funcionários, então precisa conhecer a Caju. Por meio do nosso cartão de benefícios flexíveis, os colaboradores podem dividir a quantia recebida da empresa em diversas categorias, como alimentação e cultura, conforme desejarem. Tudo isso sem nenhum custo para a empresa. Acesse nosso site e saiba mais.

Envolva toda a empresa

Toda a empresa, e não só a área de RH, pode contribuir para a aquisição de talentos. É possível criar, por exemplo, programas de indicação de candidatos e dar premiações aos colaboradores que trouxeram a sugestão, caso o nome sugerido de fato seja contratado. 

Se os colaboradores sabem o que você está procurando e quais são os objetivos da empresa, certamente você encontrará bons candidatos mais rapidamente. 

Faça o acompanhamento de métricas

Por último, mas não menos importante, uma boa estratégia de Talent Acquisition envolve a definição e o acompanhamento de métricas. Assim, a área consegue saber o que está e o que não está dando certo e pode implementar melhorias. 

Confira 15 indicadores de RH para começar a acompanhar agora.

Talent Acquisition em 2022: principais tendências

Agora que você já sabe o que é e como aplicar uma estratégia de Talent Acquisition, veja algumas tendências atuais que podem impactar na sua aquisição de talentos.

Nutrição automatizada dos candidatos

Falamos sobre a importância de manter um relacionamento com os candidatos, mesmo os que não foram aprovados em um processo seletivo.

Porém, fazer isso de maneira manual é um desperdício de tempo, além de ser pouco eficaz. Atualmente, é possível encontrar ferramentas que permitem fazer essa nutrição de maneira automatizada, eliminando tarefas repetitivas. 

Não quer dizer, no entanto, que a comunicação não seja personalizada, uma vez que é possível adicionar variáveis como o nome do candidato e a vaga para a qual ele concorreu. 

Por meio dessas comunicações a empresa pode enviar dicas, novas vagas, feedbacks e outras informações. 

Contratações internas

As contratações internas são uma excelente maneira de reter talentos e também de preencher vagas sem ter que recorrer a um processo seletivo externo. 

Seus colaboradores atuais já conhecem a cultura organizacional e os processos internos da empresa. Sendo assim, por que não dar prioridade a eles quando houver a abertura de novas vagas? Essa é uma grande tendência atual, ainda mais em mercados concorridos, que carecem de mão de obra especializada.

Basta divulgar as vagas internamente e deixar claros os critérios necessários para se inscrever, como determinado tempo de empresa e senioridade. A empresa também pode oferecer treinamentos e capacitações que ajudem os colaboradores a melhorarem suas habilidades e crescerem no negócio.

Experiência dos candidatos

Muitas vezes, as empresas esquecem de pensar na experiência dos candidatos. É preciso encantá-los desde o recrutamento até a contratação. 

Pense no candidato como se fosse um cliente ao longo de todo o processo. Permita candidaturas simplificadas por meio do LinkedIn, seja transparente, ofereça feedbacks, personalize a comunicação. 

Se o candidato tiver uma boa experiência durante a aplicação para uma vaga, aumentam as chances não só de ele aceitar a sua proposta como também de indicar a empresa para outros conhecidos. 

Foco na diversidade e inclusão

Esse é outro ponto crítico atualmente. É cada vez mais importante para os candidatos que as empresas sejam comprometidas com diversidade e inclusão

Os negócios precisam pensar em como ter uma equipe diversa em termos de etnia, necessidades especiais, religião, orientação sexual, classe social.

Para isso, é importante coletar dados sobre a composição atual da sua equipe, identificar grupos pouco representados e desenvolver estratégias para incluir mais diversidade. Lembre-se de comunicar suas iniciativas para a equipe e medir os resultados. 

Trabalho remoto ou híbrido

Depois da pandemia, não há como evitar o tema do trabalho remoto ou híbrido. Enquanto alguns negócios estão voltando para o modelo presencial, muitos outros estão abraçando novos modelos.

Portanto, os negócios que querem fazer uma boa aquisição de talentos precisam levar em conta essa exigência dos colaboradores atuais e oferecer a possibilidade de trabalharem remotamente caso desejem. 

Os benefícios também se estendem à empresa, que tem acesso a mais talentos, já que não fica restrita a aqueles que estão em uma região próxima.

Lembre-se de que uma boa aquisição de talentos pode contribuir para que o seu negócio alcance níveis mais rápidos de crescimento. 

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando o blog da Caju para ficar por dentro de tudo sobre o universo de recursos humanos e benefícios corporativos!

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Izabela Linke

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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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