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Cultura organizacional

Recrutamento e seleção: 10 dicas para selecionar bons colaboradores

Saber selecionar bons colaboradores no recrutamento e seleção é fundamental para sua empresa. Veja como fazer isso + 10 dicas práticas!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 17 minutos

O processo de recrutamento e seleção de funcionários é de extrema importância para garantir a contratação de colaboradores que tenham realmente fit com a empresa. Quando é feito com qualidade, ele ajuda a montar uma equipe eficiente e focada em alcançar os melhores resultados.

Além disso, garante o alinhamento dos colaboradores com os objetivos da organização, tornando o trabalho ainda mais eficaz e assegurando o sucesso do negócio por meio do engajamento de todos. Mas, para isso, é importante conhecer estratégias de identificação que ajudem a descobrir os perfis adequados.

Neste artigo, vamos mostrar:

  • tudo que envolve o processo de recrutamento e seleção;
  • os diferentes sistemas que existem;
  • as melhores estratégias para garantir a admissão de bons colaboradores;
  • técnicas utilizadas para a seleção online.

Continue a leitura para saber mais!

O que é o processo de recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção é uma abordagem proativa da área de RH (Recursos Humanos) para identificar e selecionar candidatos para empregos em aberto na empresa, com o objetivo de preencher essas vagas com os melhores profissionais.

Aqui estão alguns motivos pelos quais uma empresa abriria o processo de recrutamento:

  • preencher uma ausência temporária dentro da equipe (licença maternidade, licença médica, entre outros motivos);
  • substituir um funcionário que se aposentou;
  • auxiliar com uma carga de trabalho que já passou dos limites que os profissionais atuais conseguem atender;
  • abertura da empresa no mercado;
  • cobrir uma posição nova, recentemente criada dentro da empresa.

Esse trabalho de recrutamento, quando ocorre de forma planejada, inclui a identificação dos melhores métodos e canais de divulgação para se conectar com os candidatos mais qualificados. Entre os canais de recrutamento mais comuns estão:

  • jornais;
  • anúncio no Sistema Nacional de Emprego (SINE);
  • sites de empresas especializadas em recrutamentos;
  • quadro de empregos dentro do site da própria empresa;
  • mídia paga em diferentes formatos (sites de busca, redes sociais, TV, rádio, entre outros);
  • feiras de carreira em universidades.

Ao colocar seu tempo e recursos nos canais mais eficientes, você gera um grupo maior e mais qualificado de candidatos dispostos a assumir as vagas disponíveis.

Cada pessoa que você contrata se encaixa em sua organização como uma peça de quebra-cabeça. Uma boa contratação pode não apenas adicionar novas habilidades e talento à sua equipe, mas também trazer inspiração e melhorar o clima da sua empresa.

No outro extremo, uma má contratação pode prejudicar a moral de toda a sua equipe, seja com uma atitude ruim ou forçando outros membros da equipe a trabalharem mais para suprir demandas que não foram atendidas pela nova pessoa.

Quais as etapas de um processo de recrutamento e seleção?

O processo de seleção do candidato certo envolve planejamento e ação estratégica. Ao contratar novos talentos na prática, você verá que esse processo possui algumas etapas:

  • entender o perfil necessário para a vaga;
  • conferir referências e indicações;
  • ouvir os candidatos;
  • realizar testes com antecedência;
  • administrar o tempo das pessoas envolvidas na seleção dos profissionais de forma equilibrada.

Essas etapas também representam algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais responsáveis ​​pelo recrutamento e seleção.

Os desafios se tornam ainda maiores quando o processo seletivo é realizado por profissionais sem experiência. É o caso de empresas menores ou startups, que por falta de recursos acabam vendo seus CEOs ou gestores tendo que realizar entrevistas e analisar candidatos.

Lembre-se que, quando um processo de recrutamento e seleção é preciso, beneficia não só a empresa, mas também os candidatos. Além disso, os frutos serão colhidos no curto, médio e longo prazo, seja otimizando o tempo de todos os envolvidos ou com o menor índice de rotatividade de funcionários.

O recrutamento e seleção deve acontecer de forma rápida?

De imediato, você precisa saber que fazer um recrutamento lento pode ser um gargalo para o crescimento da sua empresa.

Processos complicados e equipes sobrecarregadas podem tornar o trabalho de preenchimento de vagas mais longo e mais caro. Pior ainda, pode causar uma impressão negativa da marca para os candidatos.

Por outro lado, o recrutamento mais rápido gera uma série de efeitos positivos para o desempenho da sua empresa: melhora a experiência do candidato e dá suporte à sua equipe o quanto antes. É uma forma de aproveitar novas oportunidades com o time completo, ser competitivo e crescer mais rápido.

Conheça os diferentes sistemas de recrutamento e seleção de candidatos

Conhecer os tipos de recrutamento e seleção e saber optar por um ou por outro no momento adequado pode fazer muita diferença na hora de buscar talentos para compor a equipe.

A seguir, conheça as características de cada modelo!

Recrutamento interno

Encontrar novos talentos nem sempre é procurar alguém novo, de fora da empresa. O recrutamento interno pode eliminar despesas de contratação e economizar tempo.

Nesse sistema, sua organização busca talentos na própria empresa, entre os colaboradores já contratados. Seus principais benefícios são:

  • conhecimento prévio do candidato;
  • baixo custo na seleção;
  • valorização dos funcionários.

Se você realizar o recrutamento interno, os candidatos já estarão adaptados à cultura e ao ambiente de trabalho da empresa. Além disso, recompensar os funcionários por seu trabalho incentiva ainda mais o seu desenvolvimento e progresso.

Recrutamento externo

No modelo externo, a busca pelo candidato é feita fora da empresa, em grupos definidos por critérios como especialidades, ramos de atuação, salários, entre outros. Esse sistema tem como principais vantagens:

  • admissão de grandes talentos;
  • traz novas perspectivas e um olhar de fora para dentro da empresa
  • aumento de opções para executar novas tarefas.

Recrutamento misto

Como o próprio nome indica, o recrutamento misto é a junção da modalidade interna e externa, podendo ser feita das seguintes maneiras:

  • tentar localizar um bom candidato na empresa e, caso não consiga, buscar no mercado;
  • pesquisar o mercado antes de abrir a vaga para os funcionários já contratados;
  • recrutar interna e externamente, proporcionando uma competição igualitária entre os candidatos.

Recrutamento online

Nesse modelo, que é o mais utilizado atualmente, é realizado com base em plataformas próprias, que conseguem um número elevado de candidatos e otimizam as etapas de seleção.

As principais vantagens desse sistema são:

  • aumento do alcance da vaga;
  • divulgação dos anúncios por meios digitais;
  • filtragem dos currículos de maneira automática.

Qual a importância de realizar um bom processo de recrutamento e seleção?

Os departamentos de recursos humanos que são bem-sucedidos sabem da importância do processo de contratação. A contratação, além da retenção de talentos, é incrivelmente importante para o sucesso a longo prazo da empresa e para os objetivos futuros.

Citando alguns dos principais benefícios de processos eficazes de recrutamento e seleção, podemos falar do forte grupo de candidatos, da qualificação precisa e do alinhamento estratégico dos candidatos com as metas da empresa. Mas ainda existem outras vantagens que vamos conferir agora!

Diminui a taxa de rotatividade dos funcionários

As empresas que têm um processo de recrutamento mais completo tendem a ter uma taxa de rotatividade menor.

Quase sempre, uma empresa que leva tempo pode encontrar um candidato que se encaixe tanto no cargo quanto no ambiente de trabalho da empresa. Ter a estratégia de recrutamento adequada é vital para garantir esse benefício!

Reduz os custos

Quando você contrata a pessoa errada, você precisa realizar o mesmo processo de contratação mais de uma vez, treinamentos para integrar o novo funcionário e fazer sua imersão na cultura organizacional. Tudo isso basicamente dobra os custos.

É por isso que uma boa contratação evita tanto o segundo processo de contratação quanto o custo adicional de lidar com a perda de um funcionário.

Lembrando que cada desligamento – seja voluntário ou involuntário – acarreta também em várias despesas que podem comprometer o balanço financeiro da empresa, como o pagamento de direitos trabalhistas.

Evitar demissões começa por saber como contratar o profissional mais alinhado com as exigências, com as responsabilidades do cargo e com a cultura.

Mantém a eficiência das equipes

Executar um processo de contratação significa retirar membros de alto nível de sua equipe de suas rotinas do dia a dia e fazer com que revisem as inscrições e realizem entrevistas. 

Quando você tem quatro ou cinco entrevistas todos os dias por algumas semanas, é difícil fazer muito do seu outro trabalho. Isso significa que fazer um processo de contratação rápido e completo permite que você tenha seu time de volta ao trabalho mais cedo e com maior eficiência.

Traz profissionais comprometidos com os objetivos da empresa

Formar equipes com pessoas alinhadas aos valores e objetivos da empresa, além de estar tecnicamente preparado para enfrentar os desafios propostos, é sempre garantia de maior produtividade. E é justamente em um processo seletivo sério e focado que esses novos talentos são identificados. Quando isso acontece, os resultados aparecem rapidamente.

Afinal, um profissional que sabe desenvolver suas funções da forma que a empresa precisa pode trazer novas ideias e está comprometido com o serviço que precisa executar. O funcionário tende a ter mais intimidade com a rotina diária e pode desenvolver suas tarefas com mais qualidade e rapidez.

Aumenta o engajamento dos colaboradores

Além de tudo isso que vimos até aqui, um funcionário engajado com o trabalho está mais propenso a propor estratégias que possam eliminar tarefas improdutivas e que desperdiçam tempo.

Quando engajado, o profissional quer apresentar resultados cada dia melhores e, para isso, identifica o que não está dando certo para apresentar ideias que eliminarão etapas frustrantes.

10 melhores estratégias de recrutamento e seleção para escolher bons colaboradores

Há uma série de estratégias que podem ser utilizadas para obter eficiência no processo de recrutamento e seleção de talentos. Esses métodos, combinados com uma imagem clara do que o trabalho em questão envolve e qual deve ser a cultura da empresa, ajudarão você a encontrar a contratação certa.

Sabemos que, ao fazer a seleção dos profissionais, é preciso tomar alguns cuidados, como conhecer as atribuições do cargo, organizar o processo, perceber se o candidato é adequado à cultura da empresa e outras ações demonstradas. Dessa forma, você pode melhorar todo o processo, com mais organização, eficiência e praticidade.

Conheça agora as 10 principais ações adotadas pelo mercado!

1. Detalhe o perfil da vaga

O perfil da vaga tem como objetivo descrever claramente quais atribuições serão desempenhadas pelo futuro colaborador. Embora pareça uma tarefa simples, ela exige muita atenção, do contrário o candidato não atenderá aos seus anseios e o processo de recrutamento e seleção ficará desorganizado.

Com um perfil de vaga bem definido, encontrar o profissional ideal para a empresa se tornará muito mais fácil. Entre as principais informações que devem constar na descrição da vaga estão:

  • cargo a ser preenchido;
  • condições mínimas para concorrer à vaga;
  • breve listagem das incumbências do candidato na empresa;
  • localização da empresa e detalhes sobre o ambiente de trabalho.

Essas informações são importantes para chamar a atenção dos talentos para um segmento, atraindo os candidatos mais qualificados.

2. Defina os processos

Nesse momento, também é importante estabelecer os processos de recrutamento e seleção. Você pode seguir o seguinte padrão:

  • recrutamento interno e externo;
  • avaliação do banco de currículos;
  • divulgação da vaga;
  • entrevista com candidatos;
  • dinâmicas de grupo e avaliação psicológica.

Estruturar bem as etapas de seleção e os procedimentos a serem adotados é importante para que haja mais organização e para gerar uma boa impressão com a oferta da vaga. Com a sistematização das informações, o processo de tomada de decisão fica mais fácil.

Pense nas perguntas, testes e ferramentas que serão usadas, quem serão os entrevistadores, qual será a dinâmica e quantas etapas do processo. Esse é apenas um exemplo prático, que pode ser adaptado conforme as necessidades da sua empresa.

3. Divulgue nos lugares certos

Avaliar os canais em que as vagas serão divulgadas é essencial para fazer um processo de recrutamento e seleção de qualidade. Hoje, existem muitas possibilidades de alcançar fortes candidatos, por isso não se limite apenas às ações tradicionais.

Redes sociais como LinkedIn e Facebook são excelentes para encontrar profissionais competentes e que se encaixam no perfil da vaga disponível, uma vez que os anúncios podem ser compartilhados até mesmo pelos próprios colaboradores da empresa.

4. Busque por competências comportamentais

Considerar apenas a experiência e a formação dos candidatos é um erro que muitos empreendedores ainda cometem. Nesse sentido, também é importante considerar a influência dos aspectos psicológicos de cada potencial colaborador no ambiente de trabalho.

Existem algumas ferramentas no mercado que ajudam a identificar, de acordo com o perfil do candidato, se ele terá uma boa produtividade, como é o caso do Profiler. Com uma análise de competências comportamentais adequada, é possível ter uma ideia mais clara do que esperar do candidato.

Uma ferramenta que pode auxiliar seu processo de recrutamento e seleção é a Gupy, na medida em que te ajuda a selecionar a pessoa ideal para cada vaga com Inteligência Artificial.

Por sua vez, a plataforma Revelo auxilia a inverter o processo de contratação, fazendo com que a empresa busque profissionais em vez de eles irem atrás de uma vaga.

5. Aposte em um programa interno de indicações

O programa interno de indicações pode ser um grande aliado para empresas que apresentam uma boa estrutura de RH, com políticas internas consolidadas, pois, do contrário, o projeto pode não funcionar.

Para ser eficiente, a empresa precisa investir na divulgação da proposta, expor as regras de maneira clara e engajar os colaboradores no projeto. Nesse sentido, para fazer uma indicação, os funcionários precisam respeitar alguns critérios, como:

  • conhecer as responsabilidades da vaga;
  • saber se o indicado apresenta os requisitos técnicos para exercer a função;
  • identificar se a pessoa tem o fit cultural necessário;
  • verificar se o profissional tem um real interesse na vaga.

É importante observar que a indicação não deve substituir as etapas de uma seleção, para que o candidato seja aprovado em todas as fases, evitando possíveis falhas no processo. Mas é claro que todo colaborador indica alguém próximo e em quem confia, pois sabe que sua reputação estará em jogo se o indicado não fizer um bom trabalho. 

6. Use a tecnologia para achar candidatos

A tecnologia no RH permite buscar candidatos em diferentes ambientes digitais, como as redes sociais. Essa é uma forma interessante para observar o perfil de um potencial colaborador.

Existem excelentes ferramentas para ajudar na triagem e escolha de profissionais. Esses softwares de recrutamento e seleção apresentam formas específicas de testar habilidades e separar candidatos com as características que a empresa exige.

No LinkedIn, rede social que aproxima candidatos e recrutadores, é possível verificar antecedentes buscando referências com antigos gestores e colegas de trabalho. Essa é uma importante estratégia para conhecer um pouco mais da postura e índole da pessoa.

7. Leve em consideração a cultura da empresa

Quando as empresas não se preocupavam com a maneira como eram vistas pelo mercado, ocorria o chamado “post and pray” (poste e ore). Assim, elas publicavam uma vaga e depois torciam para aparecer um candidato.

Atualmente, com o surgimento do conceito employer branding (marca empregadora), as organizações atraem grandes talentos mesmo não tendo vagas disponíveis.

Isso ocorre porque incorporam em seu ambiente interno diversas práticas que encantam os profissionais, como benefícios múltiplos, horários flexíveis de trabalho, políticas de premiações, entre outros.

8. Dê uma atenção especial para as entrevistas

A entrevista é o momento de colocar seu currículo à prova e conhecer o candidato de forma eficaz. Construa um roteiro de perguntas que mantenha o foco do diálogo, mas também dê abertura para o profissional falar.

Pergunte sobre metas, desempenho e opiniões sobre outros trabalhos. Verifique se o candidato conhece a empresa e entende o motivo pelo qual deseja a vaga. Preste atenção também à postura, modo de falar e expressão corporal.

Falar sobre os acertos e erros que o candidato teve em experiências de trabalho anteriores é uma estratégia de seleção interessante. Isso é essencial para entender melhor a forma como o candidato lida com os conflitos, o grau de autocrítica e a compreensão profissional.

9. Priorize a diversidade

Realizar um esforço por implementar diversidade, equidade e inclusão nas contratações é crucial para o processo de recrutamento. Isso fará com que todos os candidatos se sintam à vontade para se candidatar e pertencer a uma empresa que valoriza sua participação.

Quanto mais vozes e perspectivas forem ouvidas no local de trabalho, mais forte e mais inovadora será a empresa.

10. Deixe claro os benefícios que sua empresa oferece

Hoje em dia, você precisa oferecer aos seus funcionários um pacote de benefícios que encante e seja visto como algo realmente valioso. Por isso é fundamental usar isso no momento que começa a divulgar a vaga, falando principalmente de benefícios flexíveis.

Pesquise como os concorrentes pagam pelo mesmo trabalho e os tipos de benefícios que eles oferecem. Muitos candidatos vão realmente optar por trabalhar para um empregador que pague um pouco menos se houver benefícios diferenciados, como vale-cultura, auxilio educação, home office, mobilidade, saúde e etc.

Conheça o mercado, estabeleça um orçamento e procure um sistema de benefícios que traga vantagens para todos os seus colaboradores.

Precisamos falar do processo de recrutamento e seleção online

O recrutamento online ocorre quando a internet é utilizada como principal forma de contato com os candidatos. Esse tipo de recrutamento proporciona economia de diversos recursos e permite segmentar com eficiência o público-alvo, sendo um conceito cada vez mais considerado para a seleção dos candidatos.

Há excelentes ferramentas em tecnologia de RH para auxiliar na localização de bons profissionais, como os softwares de recrutamento e seleção. São soluções que apresentam formas específicas para testar habilidades e selecionar candidatos com as características que a empresa requer.

Assim, é possível realizar:

  • testes de personalidade;
  • entrevistas a distância por videoconferência;
  • provas de proficiência em uma segunda língua;
  • provas de raciocínio lógico;
  • entre muitas outras coisas.

Além disso, os sistemas oferecem feedbacks ao longo do processo e, por utilizarem o armazenamento das informações em nuvem, proporcionam mais segurança, agilidade e praticidade.

É hora de começar o seu processo de recrutamento e seleção!

Como vimos, há diversas maneiras para garantir a escolha de bons colaboradores no processo de recrutamento e seleção. As estratégias e ferramentas a serem utilizadas vão depender da cultura da empresa e dos recursos de que ela dispõe.

Lembre-se que o recrutamento eficaz pode ajudar sua empresa a alcançar níveis mais rápidos de crescimento. Processos de recrutamento simplificados e eficientes proporcionam contratações de maior qualidade e mais engajadas, proporcionando uma vantagem competitiva que impacta diretamente no desempenho do seu negócio.

Para isso, pode ser importante disponibilizar diferentes tipos de benefícios além do salário e daqueles que já são obrigatórios. Então, que tal conhecer a plataforma tem os benefícios flexíveis que sua empresa precisa provar? É só acessar o site da Caju e conhecer todos os detalhes!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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