5 dicas poderosas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

October 19, 2021
Recursos Humanos

Uma pesquisa entre CEOs mostra que para 95% deles a comunicação interna é um fator crucial. Ainda assim, somente 22% disseram achar o método das próprias empresas efetivo. Como o seu time vai entender o que é preciso fazer para alcançar um objetivo se a comunicação interna da empresa entre gestores, RH e funcionários - e entre os próprios colegas de trabalho - em geral não é boa?

Se em um cenário de escritório, proximidade física e comunicação (teoricamente) facilitada já existem tantas dificuldades, imagine em 2021 com uma pandemia global e o crescimento do trabalho remoto [link meu texto sobre trabalho remoto]. Desenvolver uma boa comunicação interna na empresa é essencial para os relacionamentos e também para a produtividade. 

Falhas comuns na comunicação interna

É provável que a comunicação dentro da sua empresa seja falha por alguns dos seguintes motivos:

  • Falta de diálogo: A comunicação é um diálogo. Claro que você deve falar e expor seus sentimentos e ponto de vista, mas é primordial saber ouvir. Isso vai propiciar que todos estejam na mesma página, tenham o mesmo objetivo e saibam o caminho para atingi-lo.
  • Comunicação sem plano e padrão: Os seres humanos são individuais, cada um com sua particularidade e diferentes experiências. É necessário ter um plano que personalize a maneira como você vai se comunicar com um trabalhador de 20 anos que acabou de entrar como estagiário e um de 50 que já tem 10 anos de casa.
  • Comunicação tediosa: Você precisa comunicar algo para os seus profissionais, independente se o meio escolhido foi uma newsletter, um vídeo, um aplicativo de chat, é necessário que esse "produto" seja interessante, chamativo e condizente com o seu corpo de funcionários, pois eles são seu público-alvo, eles precisam consumir aquela informação, então faça ela ser apelativa para eles.

Benefícios de uma boa comunicação interna

Uma boa comunicação interna vai garantir para o ambiente de trabalho expectativas alinhadas entre gestores e times. Com isso em ordem a produtividade aumenta e, consequentemente, melhora o relacionamento com os clientes, que estarão recebendo seus resultados de forma mais satisfatória. A recompensa por um ótimo trabalho faz com que o funcionário fique feliz e assim mais engajado com a firma. Colegas de trabalho felizes se sentem mais à vontade tanto com o ambiente quanto entre si como pessoas, obtendo uma cultura positiva nessa esfera profissional. É um efeito cascata.

Para que essa cascata caia sobre a sua empresa, separamos 5 dicas poderosas para melhorar a comunicação interna nela.

5 dicas poderosas para melhorar a comunicação interna da sua empresa


  1. Concentre-se, ouça atentamente e interaja: Ouvir atentamente faz com que a outra pessoa se sinta ouvida e respeitada, criando um forte senso de time/companheirismo, isso não somente em diálogos separados, mas também em reuniões. A linguagem corporal tem um papel importante aqui, se você está ouvindo atentamente, mostre para a pessoa: olhe para ela, não fique no celular ou no computador, interaja para que ela saiba que você está ouvindo. Presencialmente isso é mais fácil, se você está trabalhando remotamente, faça uma rápida chamada de vídeo, faz a diferença.
  2. Seja claro: A HR Magazine citou um estudo dizendo que dentre "4000 funcionários, 46% ficaram em dúvida sobre o que o gestor espera deles e 37% diz experienciar isso entre uma e três vezes por dia", resultando em cerca de 40 minutos de tempo desperdiçado por dia. A falha na comunicação pode destruir todo um projeto e desperdiçar tempo valioso. O que você entende com facilidade pode não ser válido para outra pessoa, então não só explique de uma maneira clara, mas também encoraje quem está ouvindo a perguntar, se mostre aberto para tirar dúvidas, tenha certeza que todo mundo está na mesma página. 
  1. Organize reuniões individuais ou de times: Se para ouvir os profissionais forem necessárias reuniões semanais ou mensais de maneira individualizada ou focada em times, faça! Às vezes abrir esse espaço é tudo o que estava faltando. Seu funcionário pode achar que irá atrapalhar se interromper no meio do dia para compartilhar alguma preocupação, então garanta para ele um período fixo e recorrente, dessa maneira você irá conhecer melhor o grupo de profissionais, os desafios que eles enfrentam e como os gestores podem ajudar.
  2. Faça um follow up das reuniões: Depois de reuniões, distribua um resumo escrito do que foi falado, ou peça para um dos participantes ficar responsável por essas notas. Isso garante que todos os envolvidos tenham foco e depois possam compartilhar dúvidas e informações relevantes. Talvez não seja necessário em todas as reuniões, mas as mais específicas e individuais. Este tópico anda de mãos dadas com a comunicação interna clara e personalizada.
  3. Identifique o que não está dando certo: Organize pesquisas constantes para ouvir as opiniões dos trabalhadores, entenda o que está claro e o que está confuso. Busque, além disso, mecanismos que tracem padrões de comunicação dos grupos e entenda o que funciona ou atrapalha.  A partir disso, trace metas para corrigir erros e agilizar processos e projetos.

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