Como incluir um novo benefício na empresa sem prejudicar o financeiro?

July 21, 2021
Benefícios

Incluir um novo benefício na empresa não é uma missão fácil. Afinal, envolve recursos financeiros, muita pesquisa e, em alguns casos, mais burocracias. Contudo, ofertar algumas vantagens à sua equipe, além de uma boa remuneração, são práticas que podem impactar positivamente no seu negócio, considerando a valorização de benefícios pelos empregados.

Uma organização que proporciona um plano de saúde, vale alimentação, transporte, auxílio educação e outros, geralmente, consegue profissionais mais produtivos e engajados. Além disso, por aumentar o nível de satisfação dos funcionários, diminui o turnover e melhora o clima organizacional da empresa.

Nesse sentido, podemos notar o quanto é interessante inserir novos benefícios, não só para os empregados, mas também para o empregador. Porém, veja nesta leitura como fazer essa implementação, sem prejudicar a sua gestão financeira. Acompanhe!

Quais os desafios de implementar um novo benefício?

Muitas vezes, o empregador quer colocar um novo benefício na empresa, porém para isso acontecer precisa de um planejamento. A falta de recursos financeiros, um caixa que esteja no limite das contas e os valores altos dos serviços e produtos são alguns dos motivos que dificultam a realização da ideia.

No entanto, um gestor consciente sabe o quanto é necessário ter um financeiro saudável para conseguir sustentar os custos da empresa, bem como para alcançar os novos objetivos. Por isso, independentemente, se você tiver ou não nos planos um benefício, é indispensável cuidar da sua gestão financeira para garantir a longevidade da empresa. Além disso, facilita para quando você quiser fazer melhorias no negócio com foco na equipe.

Como administrar essa inclusão?

Contudo, para incluir um novo benefício, é necessário realizar uma boa administração por parte do RH, com foco em planejamento e pesquisa. Dessa forma, será possível garantir o sucesso desse tipo de investimento e evitar problemas no futuro. Portanto, veja como seguir com essa gestão relacionada aos benefícios.

Faça um planejamento financeiro

Para incluir um novo benefício na empresa, é ideal ter um planejamento financeiro, bem como o orçamento de quanto a ideia vai custar para a empresa. Afinal, não adianta saber o que você vai ofertar para a equipe, desenhar uma política de distribuição sem antes saber o tamanho desse investimento.

Coloque em uma planilha ou sistema, todos os valores para receber e contas a pagar ao longo do ano. Nesse passo, é fundamental ser realista com os números, pois uma conta errada pode comprometer a saúde do financeiro e RH da empresa. Na sequência, defina o orçamento de uma meta para o benefício.

Pesquise os seus concorrentes

Se a sua empresa está perdendo talentos para os seus concorrentes, é um sinal para avaliar o que existe de errado. Será que é a gestão, salário, benefícios e outros? Além disso, o RH tem dificuldade em preencher vagas e atrair profissionais mais qualificados? São questões para analisar com cautela e identificar os possíveis erros.

Afinal, uma equipe feliz, dificilmente pede demissão e bons profissionais procuram trabalhar nesse tipo de empresa. Portanto, pesquise o que a concorrência tem de diferencial focada na equipe, se são as condições de trabalho, horários, remuneração mais atrativa e, principalmente, benefícios adequados aos perfil dos colaboradores.

Corrija o seu plano se necessário

Por fim, na etapa de planejamento e pesquisa, pode acontecer a necessidade de fazer alguns ajustes e, até mesmo, correções. Por isso, sem problema algum em mudar o plano, inclusive é ideal fazer isso quantas vezes forem necessárias, em vez de insistir em uma estratégia que não dá resultados.

Nessa hora é relevante analisar se a empresa consegue oferecer um novo benefício que as outras organizações oferecem. Além disso, estudar a possibilidade de criar algum diferencial para que a equipe se sinta mais valorizada e diminua os pedidos de demissão. No entanto, o RH pode conversar com os colaboradores ou criar pesquisas para ver o que pode melhorar.

O que considerar antes de incluir um novo benefício?

Agora que você já sabe como fazer a administração prévia de um novo benefício, é relevante considerar desde o início que o investimento precisa ser bem recebido pela equipe. Afinal, caso isso não aconteça, todo o esforço não terá valido a pena, não é mesmo? Nesse sentido, é importante pensar em algumas questões antes de definir o benefício oferecido.

Conheça as preferências da sua equipe

A pesquisa de satisfação, conversas coletivas ou individuais, e os feedbacks vão orientar o RH para entender o perfil da equipe. Contudo, esse processo deve ser feito rigorosamente para certificar que a proposta trará bons resultados e satisfação à equipe. Afinal, não basta escolher um novo benefício com base no que a empresa julga ideal para o colaborador.

Dependendo do perfil da equipe, eles vão preferir benefícios como auxílio creche, refeição e outros. Portanto, o ideal é sempre buscar atender a todos ou, pelo menos, a maioria. Sendo assim, já será possível sentir as diferenças no clima da organização. Além disso, o RH pode incluir os benefícios preferidos aos poucos, conforme o orçamento disponível.

Pesquise os benefícios flexíveis

Está cada vez mais comum as empresas lidarem com a diversidade nas equipes. Por isso, vermos pessoas de idade, gênero, culturas etc., diferentes em um mesmo negócio. Essa dinâmica é interessante para o desenvolvimento da organização, mas pode ser um desafio para o novo benefício.

Por isso, o RH pode considerar os benefícios flexíveis, pois essa vantagem tem justamente a proposta de atender às necessidades da empresa com um todo. Afinal, dá para contratar vários serviços e liberar para o colaborador apenas os mais atrativos para ele.

Contrate uma empresa especializada

Por fim, mas não menos importante, é essencial contar com uma empresa especializada em benefícios. A Caju é uma parceira do RH que oferece todo o suporte para contratação de um novo benefício. Além disso, oferta essa flexibilidade que citamos no tópico anterior. Por isso, o RH pode ter mais controle do serviço e administrar com mais facilidade.

A plataforma da Caju oferece um cardápio de opções e inclusive acompanha as tendências de RH para incluir um novo benefício quando necessário. Contudo, tem um custo que pode ser muito mais atrativo e vantajoso para o empregador, sem gerar altos impactos no caixa.

Agora você sabe tudo sobre como inserir um novo benefício sem comprometer o financeiro da empresa. Portanto, aproveite para entrar em contato com a Caju benefícios para saber mais como implementar na sua gestão!

Caju Team

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