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Garantir a boa gestão dos colaboradores de uma empresa é uma tarefa mais simples com a abordagem de employee relationship management. Entenda mais!
Employee relationship management é uma estratégia usada por empresas para gerenciar e melhorar o relacionamento com os colaboradores, resultando em menos turnover e mais produtividade.
Sabia que 90% dos candidatos a um cargo consideram o ambiente de trabalho como um fator significativo na sua decisão de aceitar uma oferta de emprego? Isso é um dado da Zoom Shift e mostra o poder que tem a boa gestão de colaboradores.
Na busca por oferecer melhores experiências ao bem mais valioso de uma companhia — as pessoas —, muitas coisas têm sido feitas, e o employee relationship management é uma delas.
Quando você gerencia o relacionamento com funcionários, passa a entender os pontos fracos e pode aprimorá-los. Também conhece os pontos positivos, podendo usá-los de forma mais intencional, seja para atrair ou manter colaboradores.
Então, como melhorar essa gestão? Neste conteúdo, a gente traz mais detalhes sobre o employee relationship management e como essa forma de gerir pessoas traz diferenciais à sua companhia.
Employee relationship management (ERM) é uma sigla que, traduzida ao português de forma livre, significa gestão de relacionamento com o colaborador. Essa prática consiste em acompanhar os funcionários desde a contratação até o momento da sua saída, o que também chamamos de offboarding.
A ideia do ERM tem a ver com o fato de fazer uma gestão adequada dos colaboradores, envolvendo comunicação eficaz, satisfação dos funcionários e implementação das ferramentas e tecnologias certas.
Da comunicação dos benefícios às férias, passando por políticas da empresa e motivação para que todos cumpram suas obrigações, além de compreender com os colaboradores como está o clima organizacional, o employee relationship management passa por todos esses pontos.
O objetivo da gestão do employee relationship management é cumprir as metas da empresa mantendo os times engajados, produtivos e proativos.
Quando bem aplicado, o employee relationship management traz muitas vantagens à empresa. Dentre as principais, podemos falar de:
O ERM se concentra em criar um ambiente de trabalho no qual os colaboradores se sintam valorizados, ouvidos e motivados. Isso é importante porque funcionários engajados tendem a ser mais produtivos, comprometidos e leais à empresa.
Uma boa gestão do relacionamento com os funcionários ajuda a reter talentos valiosos. Quando os funcionários se sentem satisfeitos e apreciados, são mais propensos a permanecer na organização no longo prazo — e indicar a empresa para outros bons profissionais.
Isso reduz os custos associados à rotatividade de pessoal e mantém o know-how dentro da própria empresa.
O ERM envolve a identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Isso ajuda a melhorar suas habilidades e competências, tornando-os mais eficazes em seus papéis.
É tão importante tanto para soft skills quanto para as hard skills.
As práticas de employee relationship management têm um pilar bem claro: promover uma comunicação aberta e transparente entre a administração e os funcionários. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e conflitos, melhorando o clima organizacional.
Seja na divulgação de uma nova política ou na hora de promover colaboradores, por exemplo.
Uma cultura positiva e saudável no local de trabalho é fundamental para o sucesso da empresa. O ERM ajuda a criar, atualizar ou manter essa cultura, garantindo que os valores e objetivos da organização sejam compartilhados e apoiados pelos funcionários.
É fato: colaboradores satisfeitos e motivados tendem a ser mais produtivos.
Com o employee relationship management, sua empresa consegue identificar e resolver problemas que afetam o desempenho dos funcionários, melhorando a eficiência operacional.
Funcionários felizes e valorizados são mais propensos a fornecer um melhor atendimento ao cliente ou a desenvolver melhores produtos e serviços, pois estarão mais satisfeitos.
Em geral, adotam um pensamento mais inovador para a solução de problemas, e isso pode levar a uma maior satisfação do cliente — e, por sua vez, ao sucesso dos negócios.
Como dissemos acima, uma boa gestão de colaboradores pode estimular a inovação e a criatividade. Funcionários engajados e motivados estão mais inclinados a propor ideias e soluções fora da caixa, otimizar processos e colaborar mais.
O RH desempenha um papel fundamental em todo o processo de employee relationship management, já que a principal entrega do time de recursos humanos é a gestão de pessoas.
Na prática, pensando no ERM, o RH fica responsável por treinar ou organizar treinamentos para as lideranças, mostrando como podem criar e manter relacionamentos com os funcionários de maneira mais eficaz e embasada.
Além disso, o departamento de RH mede e monitora a cultura, o clima e os relacionamentos para verificar se tudo está no caminho certo e funcionando perfeitamente.
Uma vez que o employee relationship management está relacionado a uma gestão de transparência e clareza na comunicação, o papel do RH também tem a ver com criar um ambiente seguro para a troca de feedbacks entre todos.
Veja o que fazer:
Apesar do termo pouco comum ainda no Brasil, o employee relationship management é uma prática acessível e que traz diferenciais importantes à gestão de pessoas.
Gostou de saber mais sobre esse modelo? Aproveite para ler também nosso artigo sobre motivação no trabalho: o que é, qual sua importância e como manter sua equipe motivada.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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