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Gestão de pessoas

O que é employee relationship management ou ERM?

Garantir a boa gestão dos colaboradores de uma empresa é uma tarefa mais simples com a abordagem de employee relationship management. Entenda mais!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 6 minutos

Employee relationship management é uma estratégia usada por empresas para gerenciar e melhorar o relacionamento com os colaboradores, resultando em menos turnover e mais produtividade.

Sabia que 90% dos candidatos a um cargo consideram o ambiente de trabalho como um fator significativo na sua decisão de aceitar uma oferta de emprego? Isso é um dado da Zoom Shift e mostra o poder que tem a boa gestão de colaboradores.

Na busca por oferecer melhores experiências ao bem mais valioso de uma companhia — as pessoas —, muitas coisas têm sido feitas, e o employee relationship management é uma delas.

Quando você gerencia o relacionamento com funcionários, passa a entender os pontos fracos e pode aprimorá-los. Também conhece os pontos positivos, podendo usá-los de forma mais intencional, seja para atrair ou manter colaboradores.

Então, como melhorar essa gestão? Neste conteúdo, a gente traz mais detalhes sobre o employee relationship management e como essa forma de gerir pessoas traz diferenciais à sua companhia.

O que é employee relationship management (ERM)?

Employee relationship management (ERM) é uma sigla que, traduzida ao português de forma livre, significa gestão de relacionamento com o colaborador. Essa prática consiste em acompanhar os funcionários desde a contratação até o momento da sua saída, o que também chamamos de offboarding.

A ideia do ERM tem a ver com o fato de fazer uma gestão adequada dos colaboradores, envolvendo comunicação eficaz, satisfação dos funcionários e implementação das ferramentas e tecnologias certas.

Da comunicação dos benefícios às férias, passando por políticas da empresa e motivação para que todos cumpram suas obrigações, além de compreender com os colaboradores como está o clima organizacional, o employee relationship management passa por todos esses pontos.

O objetivo da gestão do employee relationship management é cumprir as metas da empresa mantendo os times engajados, produtivos e proativos.

Por que é o employee relationship management é importante?

Quando bem aplicado, o employee relationship management traz muitas vantagens à empresa. Dentre as principais, podemos falar de:

Engajamento dos funcionários

O ERM se concentra em criar um ambiente de trabalho no qual os colaboradores se sintam valorizados, ouvidos e motivados. Isso é importante porque funcionários engajados tendem a ser mais produtivos, comprometidos e leais à empresa.

Retenção de talentos

Uma boa gestão do relacionamento com os funcionários ajuda a reter talentos valiosos. Quando os funcionários se sentem satisfeitos e apreciados, são mais propensos a permanecer na organização no longo prazo — e indicar a empresa para outros bons profissionais.

Isso reduz os custos associados à rotatividade de pessoal e mantém o know-how dentro da própria empresa.

Desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades

O ERM envolve a identificação das necessidades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Isso ajuda a melhorar suas habilidades e competências, tornando-os mais eficazes em seus papéis.

É tão importante tanto para soft skills quanto para as hard skills.

Comunicação eficiente

As práticas de employee relationship management têm um pilar bem claro: promover uma comunicação aberta e transparente entre a administração e os funcionários. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e conflitos, melhorando o clima organizacional.

Seja na divulgação de uma nova política ou na hora de promover colaboradores, por exemplo.

Evolução da cultura organizacional

Uma cultura positiva e saudável no local de trabalho é fundamental para o sucesso da empresa. O ERM ajuda a criar, atualizar ou manter essa cultura, garantindo que os valores e objetivos da organização sejam compartilhados e apoiados pelos funcionários.

Desempenho e produtividade

É fato: colaboradores satisfeitos e motivados tendem a ser mais produtivos. 

Com o employee relationship management, sua empresa consegue identificar e resolver problemas que afetam o desempenho dos funcionários, melhorando a eficiência operacional.

Satisfação do cliente

Funcionários felizes e valorizados são mais propensos a fornecer um melhor atendimento ao cliente ou a desenvolver melhores produtos e serviços, pois estarão mais satisfeitos. 

Em geral, adotam um pensamento mais inovador para a solução de problemas, e isso pode levar a uma maior satisfação do cliente — e, por sua vez, ao sucesso dos negócios.

Inovação e criatividade

Como dissemos acima, uma boa gestão de colaboradores pode estimular a inovação e a criatividade. Funcionários engajados e motivados estão mais inclinados a propor ideias e soluções fora da caixa, otimizar processos e colaborar mais.

Qual é o papel do RH no ERM?

O RH desempenha um papel fundamental em todo o processo de employee relationship management, já que a principal entrega do time de recursos humanos é a gestão de pessoas.

Na prática, pensando no ERM, o RH fica responsável por treinar ou organizar treinamentos para as lideranças, mostrando como podem criar e manter relacionamentos com os funcionários de maneira mais eficaz e embasada.

Além disso, o departamento de RH mede e monitora a cultura, o clima e os relacionamentos para verificar se tudo está no caminho certo e funcionando perfeitamente.

Uma vez que o employee relationship management está relacionado a uma gestão de transparência e clareza na comunicação, o papel do RH também tem a ver com criar um ambiente seguro para a troca de feedbacks entre todos.

Dicas para colocar em prática o employee relationship management

Veja o que fazer:

  1. Tenha uma visão clara dos objetivos do negócio e mantenha as pessoas envolvidas cientes sobre isso.
  2. Garanta um sistema que atualize todos os dados de cada colaborador, como avanços de PDIs, marcação de férias, bônus etc. Essa transparência faz toda a diferença na gestão.
  3. Repense as políticas de salários e benefícios de tempos em tempos para que todos se mantenham satisfeitos.
  4. Estabeleça uma rotina de treinamentos para os colaboradores, seja para novas habilidades ou atualização do que já fazem.
  5. Crie e estimule o hábito de ter reuniões one on one para alinhar pontos e manter a proximidade do time.
  6. Avalie como anda a cultura organizacional e o nível de satisfação dos colaboradores sempre que possível.

Apesar do termo pouco comum ainda no Brasil, o employee relationship management é uma prática acessível e que traz diferenciais importantes à gestão de pessoas.

Gostou de saber mais sobre esse modelo? Aproveite para ler também nosso artigo sobre motivação no trabalho: o que é, qual sua importância e como manter sua equipe motivada.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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