Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Gestão de pessoas

Gestão de relacionamento com stakeholders: passo a passo para aprimorá-la

A gestão eficaz do relacionamento com stakeholders é crucial para o sucesso e sustentabilidade de uma organização, afinal, os negócios precisam de uma boa rede para crescerem e seguirem fortes.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

A gestão de relacionamento com stakeholders engloba todas as interações com as partes interessadas de uma organização (a quem chamamos de stakeholders). Essas partes podem ser desde colaboradores e fornecedores, até investidores e, claro, clientes.

A gente sempre diz que nenhum ser humano é uma ilha, no sentido de sermos seres sociais. O mesmo vale para as empresas: toda organização é um ecossistema que depende de muita gente para seguir viva e se destacando no mercado.

Clientes, fornecedores, funcionários, investidores, a comunidade local onde está situada a empresa… Todas essas pessoas são stakeholders, ou seja, gente interessada e que está conectada à empresa em algum nível.

Assim, a gestão de relacionamento com stakeholders é uma preocupação real para todo negócio, não importando segmento ou tamanho. Para facilitar sua missão, neste artigo, trazemos boas práticas para se relacionar com stakeholders. Boa leitura!

O que é relacionamento com stakeholders?

Relacionamento com stakeholders refere-se à gestão e interação com as partes interessadas ou stakeholders de uma organização ou de uma iniciativa desta, podendo ser clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, comunidades locais, reguladores governamentais, entre outros.

A gestão eficaz do relacionamento com stakeholders é crucial para o sucesso e sustentabilidade de uma organização, afinal, os negócios precisam de uma boa rede para crescerem e seguirem fortes.

Na prática, o relacionamento com stakeholders envolve a identificação, análise e compreensão das necessidades, expectativas e preocupações de cada um deles. Cabe às empresas envolver-se e comunicar-se regularmente com essas pessoas para construir relações positivas e transparentes.

A gestão de relacionamento com stakeholders pode abranger diversas áreas, como comunicação aberta, consulta, participação em decisões, prestação de contas e responsabilidade social corporativa. 

A compreensão das dinâmicas de stakeholders é fundamental para construir relações mutuamente benéficas e sustentáveis ao longo do tempo.

Quem são os stakeholders da minha empresa?

Os stakeholders da sua empresa podem variar dependendo da natureza do seu negócio. Empresas de maior porte podem ter mais stakeholders do que as pequenas empresas. De qualquer forma, listamos os principais a seguir!

Clientes

Trata-se dos consumidores que compram seus produtos ou serviços. Podemos incluir aqui também o público que pode se interessar pelo que você vende ou pelos conteúdos que produz.

Investidores ou acionistas

Também são stakeholders as pessoas ou entidades que investiram ou investem financeiramente na empresa em troca de participação acionária, assim como acionistas que possuem ações da empresa.

Comunicar mostrando todas as contas e mantendo a transparência contábil, por exemplo, é muito importante para seguir recebendo investimentos.

Fornecedores

Empresas ou indivíduos que fornecem insumos, matérias-primas ou serviços essenciais para suas operações também são stakeholders cujo bom relacionamento faz toda a diferença para sua empresa.

Por exemplo, a garantia de ter insumos para sua produção ou preços atrativos para diminuir seu custo final. Fornecedores são parte vital de qualquer negócio!

Funcionários

Todos os colaboradores da empresa, desde a equipe de liderança até os funcionários de nível operacional são fundamentais para seu negócio.

Mantê-los motivados e engajados faz toda a diferença para a produtividade e na retenção de talentos.

Comunidade local

Moradores da comunidade onde a empresa está localizada, organizações locais ou grupos comunitários também são afetados direta ou indiretamente por seu negócio.

Governo e autoridades reguladoras

Agências governamentais locais, estaduais ou nacionais que regulamentam o setor em que a empresa opera fazem parte do grupo de stakeholders.

Concorrentes

Empresas que operam no mesmo setor e podem ser afetadas pelas ações da sua empresa. Da mesma forma, o que a concorrência faz ou deixa de fazer também afeta sua organização.

Parceiros de negócios

Empresas ou indivíduos com os quais você tem parcerias estratégicas ou acordos comerciais também precisam ser levados em conta. Afinal, boas parcerias trazem mais interesse aos seus produtos ou serviços.

Mídia

Jornalistas, blogueiros e outros formadores de opinião podem influenciar a percepção pública da sua empresa.

Fechar parceria com influenciadores é uma ação que talvez gere mais clientes, quando você acerta na comunicação. Da mesma forma, divulgar seu compromisso ambiental via release para a imprensa pode trazer mais atenção ao seu negócio.

Qual é o objetivo da gestão de relacionamento com stakeholders?

O objetivo da gestão de relacionamento com stakeholders é desenvolver e manter relações positivas e eficazes com as partes interessadas ou stakeholders de uma organização. 

É com este bom relacionamento que a gente consegue atender às expectativas e necessidades dessas partes interessadas, promovendo a transparência, a comunicação aberta e o engajamento. Dessa forma, confira quais são os principais objetivos!

Construir confiança

Estabelecer confiança é fundamental para o sucesso de qualquer organização. A gestão de relacionamento com stakeholders busca criar relações baseadas na confiança mútua, o que pode levar a parcerias mais sólidas.

Isso vale tanto para o relacionamento com clientes quanto com acionistas e funcionários. Com clientes e fornecedores, por exemplo, ter contratos claros e bem redigidos é um ótimo começo. Para a marca empregadora, também faz toda a diferença.

Gerenciar expectativas

Compreender e gerenciar as expectativas dos stakeholders é crucial para evitar conflitos e garantir que as ações da organização estejam alinhadas com as expectativas de seus diversos grupos de interesse.

Minimizar riscos

Identificar e abordar as preocupações dos stakeholders ajuda a minimizar riscos associados à reputação, regulamentação e outros aspectos que possam afetar a sustentabilidade da organização.

Promover a sustentabilidade

O envolvimento proativo com os stakeholders pode ajudar a organização a entender e responder às preocupações ambientais, sociais e de governança, contribuindo para práticas mais sustentáveis.

Isso é muito importante na hora de se relacionar com a comunidade e também com o mercado, mostrando as boas práticas e intenções honestas da empresa.

Inovação

O diálogo constante com os stakeholders é capaz de proporcionar insights valiosos para impulsionar a inovação, uma vez que as necessidades e expectativas do mercado podem ser compreendidas e incorporadas às estratégias organizacionais.

Comunicação eficaz

A gestão de relacionamento com stakeholders envolve uma comunicação aberta e transparente, garantindo que as informações relevantes sejam compartilhadas de maneira clara e compreensível.

Como fazer uma boa gestão de relacionamento com stakeholders em 9 passos

Elencamos 9 maneiras essenciais de começar a aprimorar sua gestão de relacionamento com stakeholders!

1. Identificação e priorização de stakeholders

O primeiro passo é identificar e categorizar os stakeholders mais relevantes nesse primeiro momento, já que são vários interessados, como mostramos antes.

Crie estratégias de priorização com base em seu impacto e influência ou nos seus objetivos. Por exemplo, está perdendo clientes? Então, este é um bom começo.

2. Comunicação clara e efetiva

Desenvolva planos de comunicação transparentes e regulares. Vale usar diferentes canais de comunicação para atender às preferências dos stakeholders.

Além disso, garanta que sua linguagem é clara. Por exemplo, não adianta usar termos muito jurídicos ou científicos para falar com a comunidade local.

3. Entendimento das necessidades e expectativas

É interessante coletar feedback e compreender as expectativas dos stakeholders. Depois, você pode adaptar as estratégias com base nas necessidades e feedback recebidos.

4. Gestão de conflitos

A boa gestão de relacionamento com stakeholders também passa pela criação de estratégias para antecipar e lidar com conflitos de interesses.

Que tal desenvolvimento de planos de ação para resolver disputas de maneira eficaz?

5. Transparência e prestação de contas

A implementação de práticas transparentes para manter as partes informadas é mais um mecanismo essencial da boa gestão de relacionamento com stakeholders.

Engana-se quem acha que isso é importante apenas para acionistas: colaboradores e fornecedores também se beneficiam dessa comunicação.

Para investidores e acionistas, estabeleça formas de prestação de contas para demonstrar o progresso e o desempenho organizacional.

6. Envolvimento dos stakeholders no processo decisório

Crie oportunidades para a participação ativa dos stakeholders nas decisões relevantes. 

A prática de co-criação de soluções em conjunto com os stakeholders é bem interessante. Aqui, ouvir clientes, colaboradores e acionistas faz muito sentido.

7. Avaliação contínua do relacionamento

Implemente processos regulares de avaliação do relacionamento com os stakeholders. Defina uso de métricas e indicadores para medir o sucesso da gestão de relacionamentos.

8. Desenvolvimento de parcerias estratégicas

Também é superválido mapear oportunidades para desenvolver parcerias estratégicas com stakeholders-chave, tornando o relacionamento mais próximo e ativo.

9. Adaptação às mudanças no ambiente externo

Crie estratégias para se adaptar a mudanças nas expectativas e necessidades dos stakeholders, seja no produto, na relação com funcionários ou nas práticas que impactam o meio ambiente.

É preciso ter flexibilidade na abordagem para manter relações eficazes em um ambiente dinâmico.

Relacionamentos são vitais para uma empresa se manter longeva e sempre inovando. Por isso, vale a pena entender o que pode evoluir e usar nossas ideias para aprimorar sua gestão de relacionamento com stakeholders. A verdade é que o bom relacionamento é uma prática que nunca fica ultrapassada!

A gestão de multibenefícios é uma forma de aprimorar o relacionamento com colaboradores. Baixe agora o nosso Dossiê dos Multibenefícios 2024 para entender mais sobre o tema!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.