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Gestão de pessoas

Conheça os tipos de conflito organizacional e como lidar com eles (ou evitá-los!)

A boa gestão de conflitos é crucial para o bom funcionamento de uma organização. Isso pode envolver a comunicação aberta e eficaz, a mediação de disputas, entre outros.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

Existem diversos tipos de conflito organizacional, como aqueles relacionados à mudança de processos, questões de valores da empresa, relacionamentos etc. Nem todos são negativos, mas é preciso entender como gerir e usar os conflitos para que a empresa se desenvolva.

Toda organização é composta por diferentes pessoas, com visões, habilidades e personalidades distintas. Mesmo que a empresa tenha seus valores, conflitos sempre vão surgir, porque são muitas pessoas distintas trabalhando juntas.

É por essa razão que existem diferentes tipos de conflito organizacional. Alguns mais focados em relacionamento e comunicação, outros que se dão por questões de metas de departamentos distintos etc.

Nem todo conflito de empresa é negativo — na verdade, muitos permitem que um negócio se desenvolva e cresça a partir deles. A questão é saber lidar com os conflitos e fazer uma gestão que não atrapalhe o rendimento da empresa, tampouco o relacionamento dos funcionários.

Neste artigo, você conhece os tipos de conflito e como lidar da melhor forma com eles!

O que é um conflito organizacional?

O conflito organizacional acontece em situações em que há discordância, divergência de interesses ou lutas de poder entre colaboradores, grupos ou departamentos dentro de uma organização. 

Esses conflitos podem surgir de várias fontes, como diferenças de objetivos, valores, recursos limitados, comunicação inadequada, competição por reconhecimento ou simplesmente por questões pessoais.

Os conflitos organizacionais podem se manifestar de várias formas, desde disputas interpessoais até disputas entre equipes ou unidades funcionais. Eles podem ocorrer em diferentes níveis da organização, desde conflitos entre funcionários de base até conflitos entre líderes de alto escalão. 

A boa gestão de conflitos é crucial para o bom funcionamento de uma organização. Isso pode envolver a identificação precoce de conflitos, a comunicação aberta e eficaz, a mediação de disputas quando necessário e a implementação de estratégias para resolução de conflitos de maneira construtiva.

Quais são os tipos de conflito organizacional?

Existem vários tipos de conflito organizacional. Abaixo, citamos os mais comum que podem surgir em sua empresa:

Conflitos de tarefa

Os conflitos de tarefas envolvem disputas sobre a alocação de recursos limitados, como orçamento, espaço, equipamentos, etc. entre os colaboradores e lideranças.

Também podem aparecer quando as metas de diferentes unidades ou membros da organização são incompatíveis.

Conflitos de relacionamento

Outro tipo de conflito organizacional bem comum são os desentendimentos pessoais, que envolvem diferenças de personalidade ou estilos de comunicação.

Também são questões relacionadas às expectativas em torno dos papéis e responsabilidades de cada pessoa na organização.

Conflitos de processo

É comum surgirem mal-entendidos, falta de comunicação clara ou falhas na transmissão de informações durante o dia a dia de trabalho.

Também existem os conflitos decorrentes de interpretações distintas de situações ou eventos.

Conflitos de valores

Outro exemplo de conflito organizacional são aqueles originados de divergências culturais, éticas ou morais.

Há também as disputas relacionadas a diferentes visões sobre o que é mais importante para a organização. Nesses casos, é sempre importante deixar os valores da organização bem claros, assim como metas e objetivos.

Conflitos de interesses

Disputas pelo controle ou influência na organização também acontecem em diversas camadas de uma empresa.

Incluindo aí os conflitos relacionados à distribuição de recompensas, salários, promoções, etc.

Conflitos externos

Disputas com partes externas à organização, como clientes, fornecedores, parceiros comerciais e stakeholders no geral, também são comuns.

Acontecem, por exemplo, quando mudanças de preço não são bem comunicadas, produtos saem de linha, o atendimento  deixa a desejar, entre outros.

Quanto aos fornecedores, qualidade das matérias-primas, serviços prestados, atrasos e mudanças de preço são os principais pontos etc.

Conflitos de mudança

Um dos tipos de conflito organizacional mais comum são aqueles relacionados à mudança. Eles surgem quando há resistência a mudanças organizacionais, como reestruturações, implementação de novas tecnologias, etc.

É possível evitar conflitos organizacionais?

Evitar 100% os diversos tipos de conflito organizacional é impossível, uma vez que as pessoas têm diferentes perspectivas, personalidades, valores e estilos de trabalho. 

No entanto, a gestão eficaz pode minimizar o impacto negativo desses conflitos e transformá-los em oportunidades de aprendizado e melhoria. 

Por exemplo, melhorar a comunicação, trazer ideias inovadoras etc. Por isso, é inteligente aceitar os conflitos e entender como evoluir a partir deles.

Quando os conflitos organizacionais deixam de ser saudáveis?

Os conflitos organizacionais, quando gerenciados adequadamente, podem ser saudáveis e até mesmo benéficos para uma organização. Eles podem estimular a criatividade, promover a inovação, gerar discussões construtivas e levar a decisões mais fundamentadas. 

A questão é que os conflitos podem se tornar prejudiciais quando atingem um nível em que interferem na produtividade, no clima entre funcionários e na eficácia geral da organização.

Abaixo, a gente listou alguns sinais de que os conflitos organizacionais podem estar se tornando prejudiciais:

Escalada de tensões

Se os conflitos não são resolvidos ou gerenciados adequadamente e continuam a se intensificar, isso pode criar um ambiente tóxico e prejudicial.

O ideal é gerir os conflitos logo no começo, evitando que escalem ou se intensifiquem. Ao perceber os primeiros sinais, marque conversas e construa planos de ações.

Perda de foco

Quando os conflitos começam a desviar a atenção dos objetivos organizacionais e das tarefas essenciais, a produtividade pode ser prejudicada. Mais uma vez, é necessário agir para que eles não sejam alimentados em conversas de corredor.

Comportamento destrutivo

Se as disputas levam a comportamentos destrutivos, como fofocas, sabotagem, intimidação ou retaliação, isso é um sinal claro de que os conflitos estão se tornando prejudiciais.

Clima organizacional pesado

Conflitos persistentes podem criar um ambiente de trabalho negativo, afetando a moral e a satisfação dos funcionários. Por mais que a empresa tenha valores, muitas vezes o clima ruim pode se sobrepor a eles.

Turnover alto

Se os conflitos resultam em uma alta taxa de rotatividade de funcionários, ou turnover excessivo, isso pode indicar que o ambiente de trabalho não é saudável. O ideal é  identificar os problemas antes que isso aconteça.

Impacto na saúde mental

Conflitos organizacionais prolongados podem levar ao estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental entre os funcionários.

Tomadas de decisões ruins

Se os conflitos impedirem a tomada de decisões eficazes ou se resultarem em decisões baseadas em vingança ou emoções negativas, é mais um sinal de que eles estão prejudicando a organização.

Como fazer a gestão dos conflitos organizacionais?

O ideal é não deixar que os conflitos organizacionais se prolonguem. Para tanto, confira nossas sugestões!

Comunicação transparente

Estabeleça canais de comunicação abertos e transparentes para permitir que os colaboradores expressem suas preocupações e ideias.

Também vale se certificar de que as informações relevantes sejam compartilhadas de maneira clara e acessível a todos os envolvidos, sejam clientes, fornecedores ou funcionários. Promova sempre a honestidade e a sinceridade na comunicação.

Metas departamentais alinhadas aos objetivos macro da empresa

Garanta que as metas individuais e departamentais estejam alinhadas aos objetivos gerais da organização. Assim, todos os colaboradores unem esforços com foco em um bem comum.

Outra dica é facilitar a compreensão de como o trabalho de cada equipe contribui para o sucesso da empresa como um todo.

Valores organizacionais bem trabalhados

Reforce os valores da organização e certifique-se de que sejam compreendidos por todos os membros da equipe.

Use os valores como uma base para resolver conflitos, incentivando comportamentos que estejam alinhados com esses princípios.

Cultura de feedback

Promova uma cultura onde o feedback seja regular e construtivo. Incentive os colaboradores trocarem opiniões e críticas construtivas uns aos outros, promovendo a melhoria contínua.

Mediação e resolução de conflitos

Desenvolva procedimentos eficazes para lidar com conflitos, como ter um mediador ou um processo de resolução estruturado. Além disso, encoraje a resolução de conflitos no nível mais baixo possível, antes que eles se intensifiquem.

Treinamento em habilidades interpessoais

Ofereça treinamento em habilidades de comunicação, resolução de conflitos e inteligência emocional. É superimportante ajudar os colaboradores a desenvolverem empatia e a compreenderem diferentes perspectivas.

Liderança com bons exemplos

Líderes devem servir como modelos de comportamento positivo e eficaz. Demonstre abertura para lidar com conflitos e buscar soluções construtivas.

Reconhecimento e recompensa

Reconheça e recompense comportamentos que contribuam para a resolução eficaz de conflitos e para a manutenção de um ambiente de trabalho positivo.

Deu pra perceber que são vários os tipos de conflitos organizacionais e muitos deles são causados por falta de eficiência na comunicação, ineficiência na gestão de conflitos, além de lideranças com postura inadequada. Por isso, treinamentos para garantir boa comunicação e bons exemplos de liderança são essenciais.

No mais, tenha em mente que os conflitos não são necessariamente ruins. Eles só são negativos quando não são resolvidos a tempo e fazem a organização ter problemas, seja de produtividade, falta de foco ou com a marca empregadora.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre os benefícios da Comunicação Não Violenta nas empresas e aprenda a manejar conflitos e dificuldades com mais equilíbrio.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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