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Loft implementa pacote de multibenefícios da Caju durante a pandemia

A Loft implementou um pacote de mudanças ao longo da pandemia para os funcionários, o que resultou em índices expressivos de satisfação, 19% acima da média de mercado.

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Atualizado em

por Izabela Linke

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Até cinco ou dez anos atrás, a área de Recursos Humanos era vinculada a processos administrativos e burocráticos. Os benefícios também, quase como uma commodity. Quando um candidato ia fazer uma entrevista, por exemplo, já sabia que o pacote de benefícios era sempre o mesmo, sem poder de escolha. E depois de contratado, ele sabia que seria sempre da mesma forma: era aquele valor a receber e pronto. Ele não via nos benefícios um diferencial competitivo da empresa.

No entanto, as áreas de Pessoas, Gente & Gestão, e tantos nomes que podemos ter para os Recursos Humanos, vêm ganhando uma importância cada vez maior na estratégia do negócio. Uma evidência é o papel de HRBP (Human Resources Business Partner), profissional responsável por tratar das necessidades das pessoas dentro das empresas.

Mudanças no cenário de benefícios trabalhistas

Mais recentemente, a reforma trabalhista de 2017 trouxe mudanças significativas, permitindo a flexibilização da oferta de benefícios pelas empresas, dentro dos critérios definidos conforme os acordos coletivos sindicais para cada área de atuação, e regulamentando o teletrabalho. Somado a isso, a pandemia acelerou a digitalização dos processos de gente (admissão, desligamento, avaliações, feedback, etc.).

O resultado é que hoje já se fala inclusive de RH 4.0, com uma visão mais automatizada dos processos de RH. Esse movimento se intensificou com a chegada das HRTechs, startups que dão suporte aos profissionais de Recursos Humanos nos pilares de atuação da área: recrutamento e seleção, desenvolvimento e gerenciamento de talentos e administração de RH.

As HRTechs têm ajudado de forma definitiva nos processos, aumentando o leque de opções, as possibilidades e potencializando a ação para um viés mais estratégico – inclusive para os benefícios. De acordo com um estudo da Distrito, são 373 HRTechs no Brasil hoje, a maioria (42,9%) voltada para desenvolvimento e gerenciamento de talentos, seguida por recrutamento e seleção (28,2%) e HR Core (administração), com 25,5%, Operações (2%), HRMS (1,3%) e Onboarding (0,3%). Há, ainda, um boom de novos negócios inovadores no mercado de RH entre 2014 e 2018, quando surgiram 85,2% dessas empresas.

Os dados mostram que o RH ocupa um lugar cada vez mais estratégico nos organogramas das empresas e a gestão de benefícios se tornou mais relevante, fato que ganhou força com a mudança de hábitos de consumo dentro de casa durante a quarentena. Os benefícios são ferramentas importantes de atração e retenção de talentos, e estão mudando a visão dos colaboradores sobre fatores decisivos para tornar uma empresa interessante para se trabalhar. As startups de RH vêm trazendo soluções inovadoras e vêm transformando um mercado que, historicamente, é tido como bastante engessado e que pouco evoluiu.

Como a Caju se tornou “xodó” dos colaboradores da Loft

Um caso muito legal de citar é o da Loft, que implementou um pacote de mudanças ao longo da pandemia para os funcionários, o que resultou em índices expressivos de satisfação, 19% acima da média de mercado. A adesão ao modelo de benefícios flexíveis faz parte desse processo de reconstrução do engajamento no atual cenário. Com os benefícios flexíveis, a empresa entende que o momento de vida de cada colaborador é muito particular, bem como suas necessidades.

A Loft passou a oferecer multibenefícios, como refeição, alimentação, mobilidade, cultura, saúde e educação, para o colaborador ter liberdade de utilizar da melhor forma, sempre respeitando as regras definidas pela empresa.

Sarah Kim, Especialista em Remuneração e Benefícios na Loft, conta que ser um profissional de Recursos Humanos dentro de uma startup exige pensar muito fora da caixa. Isso acontece porque esse modelo de empresa exige um movimento de mercado mais veloz, trazendo cada vez mais flexibilidade e autonomia para as pessoas que utilizam benefícios corporativos

Diante desse cenário, a Loft começou a procurar novas soluções de benefícios corporativos, analisando os prós e contras para entender por qual empresa seguir. A Caju brilhou os olhos da Loft, pois, diferente das demais empresas de benefícios flexíveis, o respaldo jurídico estava sendo cuidado com muita cautela. 

Outro fator de destaque na tomada de decisão foi o atendimento diferenciado. Sarah relata que o time da Caju atuou como parceiro ao longo de todo o processo, então o atendimento humanizado e personalizado também foi um ponto muito decisivo na hora de migrar de plataforma de benefícios

A princípio, a ideia era fazer a troca de benefícios no meio de 2020, mas com a chegada da Covid-19 no Brasil e o início da pandemia, a implementação precisou ser acelerada. Esse processo foi muito importante para a Loft, pois é uma premissa importante para a empresa mostrar que a gestão se preocupa em garantir que os benefícios ofertados estão sendo muito bem aproveitados. 

Logo depois da implementação, o Caju já se tornou o xodó dos colaboradores. O cartão de benefícios não é só usado recorrentemente, mas também em eventos pontuais que têm o foco em integrar o time. 

O colaborador precisa ser o grande foco nas prioridades de todas as empresas. É necessário entender suas individualidades, dar oportunidades, e permitir que eles cresçam junto com o negócio. Claro que cada empresa tem sua cultura e sua forma de atuar, mas a área de Gente, em grande parte, está em um momento de avanço e disposta a testar soluções.

Empresas são diferentes e uma coisa que dá certo em uma pode não funcionar em outra. Não há problema algum nisso. O problema não é testar e errar. O risco maior é ficar parado e não avançar.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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